Autor (a): Ana Cristina Massa
Editora: Biruta
Ano: 2015
ISBN 978-85-7848-161-2
"Um grupo de meninos e meninas em busca de desafios - os Invencíveis. Assim eles se autodenominam para enfrentar outros grupos em jogos e disputas na internet. A aventura começa numa visita com a escola ao museu imperial de Petrópolis, onde compraram um quebra cabeças de três mil peças. Na tentativa de montá-lo o mais rápido possivel. Os invencíveis percebem que estão diante de um mistério que poderá levá-los a um desafio maior uma investigação que é um verdadeiro quebra-cabeças. a curiosidade os faz voltar a Petrópolis e ao Museu Imperial. antiga residência de verão de D.Pedro II e procurar as informações do presente e também do passado - que ajudem a desvendar o mistério."
*Livro cedido em parceria com a Editora Biruta.
Oie, tudo bom?
Olha quem voltou!!!! Desculpa a semana inteira meio sumida, mas tive um bom motivo, estou trabalhando novamente. Yeah, depois de um tempo em casa com meu bebê, voltei a trabalhar e estou feliz demais. Ainda estou entrando na rotina e aos poucos vou conseguir deixar as coisas mais encaminhadas aqui no blog.
Eu estava com saudade de livros com uma pegada juvenil e aproveitei para incluir essa leitura no desafio da #vedatona, que era ler um gênero que eu li pouco esse ano.
Mistério no Museu Imperial chamou minha atenção por ter uma ligação com a história do Brasil e ainda ter uma pegada misteriosa de aventura. O livro fala sobre um grupo de amigos formados pelas crianças: Eugênio, Goma, Isadora, Sofia e Jonas. Eles estão sempre envolvidos em aventuras e participam de um passeio no Museu Imperial de Petrópolis, onde ficam sabendo um pouco sobre os anos em que a Coroa Portuguesa estava no Brasil. Eugênio compra um quebra-cabeça na loja do museu e percebe que tem algo estranho na imagem, despertando sua curiosidade e dos seus amigos.
Elas decidem descobrir o mistério e retornam ao museu em Petrópolis para investigar. As crianças conseguem uma semana de férias para ficar na cidade e começam a investigar o que está acontecendo por ali. Aos poucos eles vão descobrir que aquilo pode ser amedrontador e perigoso, mas também vão aprender valores importantes como o companheirismo e a dedicação aos objetivos.
A premissa e o desenvolvimento desse livro são bem simples, com uma história sem grandes reviravoltas, mas que não deixa de ser emocionante e cativante. É o tipo de narrativa linear, sem muitos impactos, porém ela possui um pouco de emoção no momento certo. A trama não inventa muito, e nem precisa, uma vez que a história consegue ser coerente e atrativa para o público-alvo.
Eu senti falta de mais aprofundamento sobre a personalidade dos personagens, pois não me senti ligada às crianças, mas queria que isso tivesse acontecido. Outro ponto negativo foram alguns diálogos que pareciam irreais e não condizentes com nossa realidade.
Apesar disso, gostei da relação de amizade entre eles e como isso passa lições importantes ao leitor. É tão engraçado ler livros com crianças como personagens, pois remetem a minha própria infância e como é divertido fazer essa avaliação do nosso passado.
Apesar disso, gostei da relação de amizade entre eles e como isso passa lições importantes ao leitor. É tão engraçado ler livros com crianças como personagens, pois remetem a minha própria infância e como é divertido fazer essa avaliação do nosso passado.
A diagramação da Biruta dispensa comentários, mas sempre consegue manter seu padrão de qualidade. A capa é muito bonita, atrativa e foi um dos motivos que me fizeram solicitar a obra para leitura.
Mistério no Museu Imperial não chega a surpreender como uma aventura juvenil, mas consegue entreter de uma maneira interessante, principalmente as crianças e os jovens. Possui boas lições e aprendizados. A editora tem outro livro com essa turma que eu espero ler em breve.
Beijos!
Oie, tudo bem? O enredo parece bem legal, porém, por ser um infanto-juvenil eu talvez não leia. Não faz muito o meu gênero e fiquei com medo de, como você, não me conectar com as crianças.
ResponderExcluirOioi! Tudo bem?
ResponderExcluirQuase nao leio os livros da Editora Biruta, falta de oportunidade mesmo.
Não conhecia o livro Mistério no Museu Imperial, mas ja fiquei animada, adoro livros assim que as peças vao encaixando e so no final a gente entende tudo.
Muito bom o post.
Beijos
Livros e Sushi • Facebook • Instagram • Twitter
Oi, tudo bem? Gostei da resenha e sinceridade, mas confesso que nesse momento o livro não me chamou atenção, mas quem sabe no futuro.
ResponderExcluirOlá, adoro o gênero e acredito que a história seja muito interessante. Já anotei a dica! Abraços
ResponderExcluirOi, Aline!
ResponderExcluirA Biruta sempre capricha nos livros, né?
A história parece ótima. Não compro mais livros juvenis, mas se um dia esse chegar às minhas mãos, lerei feliz da vida! rsrs
Beijos!
Oi!
ResponderExcluirNão sou muito chegada em livros mais juvenis então esse não me atraiu :/
Abraços
Olá! Li muito este tipo de livro na escola, caramba como li muitos livros deste gênero e sinto muita falta. Sempre releio livros do Pedro Bandeira, meu favorito! Gostei da premissa deste, vou procurar ele para ler!
ResponderExcluirBeijão da Lari!
Brilliant Diamond |Fan Page
oi tudo bem?
ResponderExcluirEsse livro tem a pegada dos livros que saiam na coleção vaga-lume e parece ser bem interessante.
bjos
Pah
Lendo e Escrevendo
Oie, tudo bem? Que bom que você pode retornar! É sempre bom poder voltar a fazer o que gostamos. Interessante a obra por se passar no Brasil. Não sou muito de comprar esse tipo de livro, mas esse parece ser uma boa pedida. Parabéns pela resenha :)
ResponderExcluirBeijos!
Academia Literária DF
Oie.
ResponderExcluirAdorei o livro.
Me fez lembrar dos livros que eu gostava de ler quando eu era mais novinha... com certeza se eu lesse este livro há 10 anos atrás eu iria AMAR!.
Hoje em dia gosto de passear pelo gênero de vez em quando. No momento não estou com esta vibe, mas acho legal!
Beijos
Blog Relicário de Papel
relicariodepapel.wordpress.com
Olá!
ResponderExcluirGosto de livros Infanto-juvenis, e não conhecia esse livro. Essa capa me fez lembrar dos livros que lia na escola e me trouxe uma nostalgia deliciosa. Acho que leria só pra recordar.
Abs
Ni
Cia do Leitor
Que bom que voltou a trabalhar e isso te deixa feliz, é o mais importante. O livro da Biruta parece ser interessante, mas não me convenceu muito, quer dizer, não sou uma leitora assídua de literatura infantil, somente o que compro para minhas sobrinhas ou quando faço algum tipo de seleção de livro para o trabalho. Mas, acho que não me empolgaria me comprar esse livro para minhas sobrinhas, por exemplo. Aí quando você começou a citar os pontos negativos, da falta de aprofundamento dos personagens, me desestimulei mais ainda.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirTe entendo sobre solicitar livros da Biruta pela capa cof cof faço isso sempre cof cof.
Mas eu gosto dos livros infantis, mesmo sendo um tanto quanto previsíveis.
http://euinsisto.com.br
Eu sou apaixonada por esses livros infantis que a Biruta publica, eles fazem um trabalho maravilhoso com esse público e com certeza esse livro vai entrar pra minha lista.
ResponderExcluirhttp://laoliphant.com.br/
Nao chega a surpreender, mas entretém. Pra mim é o suficiente! Não pretendo ler, mas posso dar de presente para a próxima criança da família que fizer aniversário. :)
ResponderExcluir