O Escorregador de Gelo - Lemony Snicket

Livro: O Escorregador de Gelo
Autor (a): Lemony Snicket
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2004
ISBN 9788535905755

''Por mais azarados que sejam, até agora os órfãos Baudelaire pelo menos sempre estiveram juntos. Pois neste livro décimo a tragédia é ainda maior: separados do bebê Sunny, Klaus e Violet são obrigados a descer uma montanha escorregadia, enquanto tentam salvar a irmã mais nova das garras do temível conde Olaf. Será que os Baudelaire finalmente descobrirão o significado da sigla C.S.C.? Será que, desta vez, o final será feliz? É provável que não. Como sempre, a história está repleta de mistérios e mensagens secretas, situações absurdas, desgraça e mal-estar para todos - menos para o leitor, é claro. Mas quem gosta de alegria não deve nem abrir este livro, avisa o autor, pois a vida dos Baudelaire é sempre uma desventura pior do que a outra.''

Nesse 10º livro, Violet e Klaus estão em um trailler de aberrações, descendo a toda velocidade em direção às águas do Arroio Enamorado. Ao descobrir que os irmãos estavam disfarçados de aberrações, Olaf ordena que um dos capangas cortasse a corda que ligava o trailler ao carro e seguiu tranquilamente a viagem com seus comparsas e Sunny, enquanto os Baudelaire mais velhos despencavam montanha abaixo.

Com a utilização de drag chuts eles se salvam da morte e Violet e Klaus ficam sozinhos escalando uma imensa montanha. Sunny está nas garras do vilão e por estarem próximos à base de operações de C.S.C eles enchem-se de coragem e sobem ao topo para tentar descobrir sobre a suposta morte dos pais. O que eles não esperavam é que no caminho encontrariam um voluntário de C.S.C disfarçado entre os escoteiros da neve.

Perto dali, no topo da montanha, Sunny está sozinha no meio dos vilões. Tendo que montar barraca, cozinhar e limpar tudo, a pequena e indefesa Sunny vira empregada doméstica de Olaf e sua terrível trupe. A sua única esperança é descobrir onde os voluntários de C.S.C se reunirão e onde será o último santuário, fazendo com que a mais jovem dos Baudelaire se torne uma espiã.

Um grande mistério surge: os irmãos descobrem que seus pais não estão vivos realmente. O sobrevivente do incêndio que falava a página 13 do dossiê Snicket, referia-se a Quigley Quagmire, o trigêmeo dado por morto, irmão de Isadora e Duncan Quagmire. Assim, eles passam a buscar pistas de C.S.C e preparam tudo para o encontro no último santuário, em uma imensa reunião com todos os voluntários.

Nesse livro temos o surgimento do romance entre Violet e Quigley. Os dois trocam olhares apaixonados e um suposto beijo acontece (Lemony não se aprofunda na cena, mas entrega pistas reveladoras sobre os dois). As crianças de ''Mau começo'' não existem mais, agora, no lugar de crianças, existem três voluntários de uma organização secreta intitulada C.S.C (Não falarei mais sobre este assunto para não dar spoilers).

Há também a procura das partes da cisão de um objeto: O açucareiro. Ao que tudo indica é algo muito importante que Beatrice roubou do aparelho de chá de Esmé Squalor e o entregou para Lemony Snicket. Tanto as pessoas nobres quanto os vilões empenham-se em uma só missão: encontrar o açucareiro.

Espero que tenham curtido a resenha. Comentem e esperem a resenha de A Gruta Gorgônea. Vejo vocês em breve.

Bjos, Camila Gonçalves : )

7 comentários

  1. Nossa que livro diferente e interessante, não tinha lido nenhuma resenha sobre ele!
    Vou pesquisar sobre ele e incluir na minha leitura 2014,pois esse ano
    a lista está encerrada e livros definidos!!!!
    bjs
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  2. Sempre tive vontade de ler a série Desventuras em Série. Muita gente simplesmente a ignora por causa do fracasso do filme (que, aliás, eu gostei, rsrs), mas eu a acho muito atraente. Parabéns pela resenha, ficou ótima!
    Gostei muito do seu blog, já estou seguindo!
    O meu ainda está no início, se quiser fazer uma visitinha lá depois, ficaria muito feliz em te receber!

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. acho que eu já falei aqui, mas eu só li alguns livros avulsos da coleção, e quero muito ler todos. Eu achava que esse era um dos que eu tinha lido, mas não lembro de algumas coisas que vc contou. achei que vc contou muita coisa o.O sério que não deu spoiler? rs
    bjs
    felicidadeinventada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza!Fiz o máximo possível para não contar aquilo que eu lutei para descobrir e desvendar.Eu contei cerca de 10% dos segredos que a série esconde...
      Mas tipo,continue lendo a série e sucesso no blog.
      Bjos:)

      Excluir
  4. Como sempre adorei a resenha! Você está descrevendo muito bem as desventuras dos órfãos.
    Eu preciso reler essa série. Ainda mais depois do que você comentou sobre as pistas que passam desapercebidas.
    Você já leu a "Autobiografia Não Autorizada do Lemony Snicket"?? Eu achei que fosse encontrar mais explicações ali, mas isso não aconteceu... talvez tenha que ler de novo também.

    Beijusss;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim ,eu li Autobiografia não autorizada.
      Como sempre, Lemony coloca pistas escondidas em tudo.Na primeira vez que li,fiquei confusa,mas acabei por entender tudo.
      Continue acompanhando as resenhas e releia a série!!!!
      Beijos,Camila:)

      Excluir
    2. Eu vou reler a série primeiro, depois releio a autobiografia de novo. Acho que se passou muito tempo desde que eu terminei a série até eu conseguir ler a autobiografia.
      Espero ansiosa as novas resenhas!
      Beijusss;

      Excluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin