Autor (a): Meg Cabot
Editora: Editora BestBolso
Ano: 2011
ISBN 978--85-7799-335-2
"Suzannah passou o último verão no Pebble Beach Hotel and Golf Resort. Não, ela não estava hospedada com os ricaços. Em vez disso, tomava conta dos filhos deles. Foi assim que ela conheceu Paul Slater. Suzannah era a babá do irmãozinho dele, Jack, e Paul se encantou por ela. Mas é claro que quando um garoto bonitão se interessa por ela as coisas não podem simplesmente dar certo."
Oie, tudo bom?
Como vocês sabem esse mês estou empolgada nas leituras da série A Mediadora e li os quatro livros que faltavam para termina-la. Na última semana li Assombrado e Crepúsculo e digo que essa série fica apenas atrás de O Diário da Princesa quando falamos de Meg Cabot. Para quem acompanha a série, o 4º livro termina de uma forma bem bonitinha e no 5º livro Suze não sabe como está e nem como ficará seu relacionamento com Jesse.
- A Mediadora: A Terra das Sombras
- A Mediadora: O Arcano Nove
- A Mediadora: Reunião
- A Mediadora: A Hora Mais Sombria
Quando Suze volta para o segundo ano na Academia Missão ela descobre que terá um novo colega de classe. O único problema é que esse colega é o mesmo que no verão quase a matou e ainda parecia ter uma paixão por ela. Estamos falando de Paul Slater e finalmente descobrimos o que ele é realmente. Ele explica que ela pode ser mais do que uma mediadora e também ficamos sabendo sobre ocupação de corpos e passeios pelo mundo dos mortos.
Eu ainda não consigo gostar nem um pouco desse personagem porque ele é muito antipático e presunçoso. E também porque sou Team Jesse. Aliás, a relação entre ela e Jesse está cada vez mais complicada porque não é fácil namorar um fantasma de 150 anos que não envelhece e que você não pode apresentar para os pais.
"Se algum dia nós realmente namorássemos, eu sabia que seria necessário assistir a um monte de programas da Oprah antes que Jesse superasse seu machismo do século XIX." (pág. 63)
Jesse não parece retribuir os sentimentos da Suze por ele e decide mudar-se para a reitoria da escola para não ter que ficar mais no quarto da mediadora. Ela não entende, fica triste e com muita raiva do fantasma e do Padre Dominic que aceitou a ideia.
"Só que havia uma mesa enorme nos separando, por isso eu não podia, como desejava agarrar sua batina e gritar por quê? Por quê?, na sua cara." (pág. 129)
O texto da Meg Cabot continua jovem e divertido nessa narrativa e acredito que seja o melhor trunfo dessa série. As frases da protagonista são recheadas de ironia e momentos hilários. Tanto quando ela está com o padre, com sua família ou na escola. Isso faz com que a série seja para todas as idades mesmo tendo uma temática juvenil e fantasiosa.
O gancho que a autora deixou para o último livro estava evidente no desenvolvimento de Assombrado, pois em algum momento o relacionamento dela com Jesse seria um problema. Resolvi fazer uma resenha dupla, pois esses últimos livros são relacionados e não fazia sentido separá-los.
Autor (a): Meg Cabot
Editora: Editora BestBolso
Ano: 2011
ISBN 978--85-7799-335-2
"Quando ela e Paul Slater – mediador de força inegável e intenções dúbias – descobrem que seus poderes vão muito além de ajudar fantasmas a resolver seus problemas terrenos, Suze pira de vez. É muito aterrorizante ter o destino dos fantasmas em mãos, podendo alterar o curso da história, principalmente porque Paul também sabe como fazer isso. E ele adoraria evitar o assassinato de Jesse, impedindo-o de virar fantasma e lhe garantindo uma vida tranquila, finalmente... mas no século XIX. Isso significaria que Jesse e Suzannah jamais se conheceriam."
O aguardado final da série finalmente chegou para mim. Eu sei que ela já foi lançada há alguns anos, mas muitas pessoas não leram o livro ainda. Para quem não conhece, o livro fala sobre a Suzannah, uma adolescente que tinha tudo para ser normal, mas seu dom impede que isso aconteça. Suze é uma mediadora, os mediadores são pessoas capazes de se comunicar com fantasmas. O trabalhos se resume em ajudar os fantasmas a resolver pendências que deixaram antes da morte para que eles possam finalmente descansar.
Em Crepúsculo o relacionamento entre ela e Jesse está bem melhor do que nunca esteve em nenhum dos livros anteriores. Gosto desse casal não pelas cenas românticas, mas principalmente pelas conversas entre eles, dos comentários ácidos e da diferença de pensamento.
"Seu predileto até agora era O Poderoso Chefão. Eu esperava curar essa fraqueza mostrando E.T.Como alguém poderia preferir Don Corleone a uma Drew Barrymore de 6 anos?" (pág. 121)
Jesse entra para a lista de mocinhos legais, gentis e corajosos. Ele passou 150 anos entre o mundo dos vivos e mortos estudando, lendo e admirando todas as evoluções do mundo. Como Suze cita nesse livro ele é capaz de arriscar tudo por ela e sempre a protegeu nos momentos de maior perigo.
Paul Slater está novamente na cola de Suze e os dois estabelecem um acordo controverso de aprendizagem sobre a mediação. O avó de Paul era um mediador e tentou contar ao mundo sobre esse dom, mas todo mundo achou que ele era doido e ele caiu em descrédito. Então Paul começa a passar essas informações obtidas pelo seu avó para Suzannah.
Continuei odiando Paul nesse último livro, mas entendo sua importância para o desenvolvimento da narrativa. Ele é muito egoísta e mesmo apaixonado pela Suze não dá para concordar com suas atitudes.
O final que a Meg Cabot criou e a solução dada para Jesse e Suzannah foi algo muito inteligente e fofo (para bobonas como eu). Amei essa série e ela entrou para as queridinhas não apenas porque foi escrita por uma autora que acompanho há anos. Mas sim porque tem uma das protagonistas mais espirituosas do meio juvenil, pela história sobre mediação e fantasmas, porque o casal é fofo e .os protagonistas são interessantes.
A mensagem deixada por esse livro é: "(...) ditado. Deve ser: se você ama alguma coisa, deixe-a livre. Se tiver que ser, ela voltará para você."
Eu espero que todos vocês possam ler os livros e deixem seus comentários nas resenhas publicadas aqui no Livros y Viagens. Foi ótimo dividir minha opinião sobre a série com vocês.
Beijos!
A mensagem deixada por esse livro é: "(...) ditado. Deve ser: se você ama alguma coisa, deixe-a livre. Se tiver que ser, ela voltará para você."
Eu espero que todos vocês possam ler os livros e deixem seus comentários nas resenhas publicadas aqui no Livros y Viagens. Foi ótimo dividir minha opinião sobre a série com vocês.
Beijos!
Amo a forma que a Meg Cobat escreve, entretanto, foram poucos livros da autora que cheguei a ler e tenho um certo interesse em ler a série A Mediadora,porém, o meu medo de me decepcionar com sagas grandes não me deixam concluir o meu sonho. Espero que após a resenha tome coragem e na minha compra literária eu realize o sonho de ler a série A Mediadora.
ResponderExcluirenfim-dezessete.blogspot.com.br
Oie Débora, leia porque vale a pena!
ExcluirUma das melhores séries da autora!
Beijos!
:D
Vou ser sincera, não li a resenha. Ainda não li os livros mas estou muito curiosa, então não quero me influenciar. Beijos, Rê.
ResponderExcluirleituradeumageek.blogspot.com
Oie!
ResponderExcluirEu adoro a Meg, mas ainda não li esta série. Tenho muita curiosidade.
Beijos*
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
Oláaaaa!
ResponderExcluirAi, cara, relendo suas resenhas eu revivo toda o amor irrefreável que eu sinto por esses livros. Tenho que relê-los um dia desses, preciso mesmo...
Começando por Assombrado: eu acho, honestamente, que esse é o melhor livro da série todinha. E EU NÃO SEI DIZER O PORQUÊ HAHAHAHA acho que é porque tem mais emoção E mais Paul. Olha, eu adoro o Jesse, muito mesmo, eu o amo e o shippo com a Suze totalmente. Mas, mds, eu amo o Paul. Tipo. <Paul3. EU REALMENTE ESPERO QUE EU VEJA MEU QUERIDO SLATER NO SÉTIMO LIVRO DE A MEDIADORA, TÁ BOM, TIA MEG.
E, assim, tendo eu lido poucos livros da Meg Cabot (O diário da princesa SEM ESTAR INCLUSO, veja você), me apaixonei pela escrita dela através da Suzannah. Eu acho que ela tem tudo o que uma protagonista adolescente tem que ter. E, meu amor por YA veio bem daí.
Enfimmmmmmm. Faz um tempinho que eu li essa saga, mas eu me lembro bem de passar todos os livros querendo contato. CARA. EU FIQUEI. TODOS. OS. LIVROS. QUERENDO. BJO. E. NÃO. ROLAVA AUHEAUEHAUEH
Então, quando veio Crepúsculo, eu me senti nas nuvens pq <3 <3 jesse e suze <3 <3 <3
controle seus hormônios adolescentes, Sarah.
Já aconteceu de você ler um spoiler falso ou interpretar ele de um jeito errado, Aline? TIpo, foi o que houve comigo em Crepúsculo. Eu li a frase "Se você ama alguma coisa, deixe-a livre. Se tiver que ser, ela voltará para você." no Tumblr sem querer e me desesperei completamente.
COMPLETAMENTE.
Então eu li o Crepúsculo com o livro na mão e o coração na outra. Imagina. Eu tinha certeza ABSOLUTA que o Jesse iria ir embora (quase falei morrer, lol), e fiquei o tempo todo chorando pq... ai.
MAS AÍ VEM O PAUL E MUDA A VIDA aff eu amei o Paul em Crepúsculo, fiquei morrendo de dozinha dele ):
Você não falou, mas, cara, Cee Cee e Adam!!!!!!!!!!! Os amores da minha vida!!!!!!!!!!! Eu amei o fim que tia Meg deu pra eles, também.
Que mais. Eu tinha um monte de coisa pra dizer mas acabei me esquecendo.
O PAI DA SUZE!!!!!!!!! SÓ EU MORRI DE CHORAR COM O PAI DA SUZE EM CREPÚSCULO???????? ai eu acho que vou morrer rememorando essas coisas
As resenhas, como sempre, estavam lindas <3 Aguarde comigo até que Meg nos avise do lançamento desse livro. Depois disso, poderei morrer em paz.
(not dramatic at all)
BEIJO ALINE! <3
http://contextuando.blogspot.com.br/
kkkkk...drama é com você mesmo Sarah!
ExcluirAguardarei esse outro livro. Também chorei com o pai da Suze...
Terminei o livro com vontade de reler, pode isso?
Beijos e obrigada!
:D
Oi Flor tudo bem eu tinha anotado o Nome da Meg na minha lista tempos atrás, vendo aqui no seu blog, e li algumas resenhas suas e gostei do enredo do livro, pretendo ter os livros para ler, tentei ver aqui se alguém tinha pra emprestar, mas todos estão como eu tbm esperando para comprar um exemplar!
ResponderExcluirEm breve!
bjs
Leia Dani e aproveita essas promos que sempre aparecem no Submarino.
ExcluirA série vale a pena!
:D
que legal, resenha dupla! Confesso que não li tudo, só o início e final de cada uma, porque ainda não li os livros. Essa série é uma que me divide, porque tenho curiosidade, mas não o suficiente para colocá-la na frente dos livros que quero ler mais, rs
ResponderExcluirbjus
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/