O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson

Livro: O Diário de Suzana para Nicolas
Autor (a): James Patterson
Editora: Arqueiro
Ano: 2011
ISBN 978-85-8041-027-3

"Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard."

Oi, tudo bom?

Sabe aquele livro que você tem na estante e todo mundo fala que é bom? E quando você termina a leitura não acredita que esperou tanto para conhecer aquela história? Foi assim que me senti ao terminar O Diário de Suzana para Nicolas, um das narrativas mais emocionantes que já tive o prazer de ler. Acima de tudo, esse livro fala sobre o amor e como ele é importante para mudar vidas.

Matt Harrison é um poeta e namora a editora Katie Wilkinson. Tudo corria bem até que um dia ele termina o relacionamento sem muitas explicações, deixando Katie devastada e confusa. Um dia depois ela recebe um caderno enviado por ele com o título de Diário de Suzana para Nicolas. Sem entender nada ela descobre que o diário pertencia a Suzana, esposa de Matt, que escreveu aquele caderno para o filho do casal.

A história é contada através de capítulos que se alternam entre o que foi escrito por Suzana e as reações de Katie com a leitura. Sinceramente, eu não estava preparada para me emocionar tanto com esse livro. A história que a princípio é simples, ganha conotação de romance e drama em seu desenvolvimento. Suzana Bedford era uma médica que vivia na correria de Boston até que teve um infarto aos 35 anos. Ela sobreviveu e decidiu mudar sua vida indo morar na pacata cidade de Martha's Vineyard, onde passou a viver e trabalhar. Nessa cidade ela se apaixona por Matt e eles se casam.

"Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas - família, saúde, amigos e integridade - são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez." (pág. 23)

Quando Suzana engravida, ela decide escrever para o filho que ainda não nasceu todos os acontecimentos importantes de sua vida e seu relacionamento com Matt. O diário foi algo importante na leitura porque o relacionamento de uma mãe com seu filho começa na gestação. Eu não sou mãe ainda, mas sei o que sinto pela minha e é algo que ultrapassa qualquer sentimento ou explicação. A maneira como Suzana descreve seu cotidiano e explica sobre a vida para seu filho Nicolas foi algo que me emocionou.

"Espero que você consiga tudo o que quiser quando crescer, mas acima de tudo, amor. Quando o amor é verdadeiro, quando é certo, pode nos dar o tipo de alegria que não se consegue de nenhuma outra forma. Eu me apaixonei. Estou apaixonada. Então posso falar por experiência própria. Também tive longos períodos sem amor na minha vida e a diferença é indescritível." (pág. 85)

Esse romance retrata como as decisões de nossa vida podem interferem no futuro. A narrativa de James Patterson aproxima o leitor dos personagens e fica quase impossível não se sentir uma amiga compartilhando os segredos de Suzana. A personagem Katie exemplifica as mesmas reações que temos lendo esse livro. Em alguns momentos eu interrompia a leitura para respirar um pouco e pensar sobre aqueles personagens e suas histórias.

"Boas lembranças são como talismãs, Nicky. Cada uma delas é especial. Você as coleciona, uma a uma, até que um dia olha para trás e descobre que elas formam um longo cordão colorido." (pág. 65)

É um livro curto, com pouco mais de 200 páginas, que prende sua atenção de tal forma que as páginas chegam ao final rapidamente. Em alguns momentos você pode sentir necessidade de chorar e "respirar um pouco", mas isso é normal. Depois que terminei o livro, eu refleti muito sobre a brevidade da vida e como existem pessoas que estão aqui apenas para nos fazer bem e nos deixar felizes.

A escrita do autor aproxima o leitor de Suzana como um amigo que escuta suas confidências. É um livro triste, mas com uma linda história de amor. Se você é emotivo nas leituras, prepare os lencinhos. O final foi surpreendente, pois eu não esperava que a história tomasse esse rumo. Posso apenas insistir que você leia e se emocione também.

"A vida é um grande milagre, uma série de pequenos milagres a cada dia. A gente só precisa aprender a olhar para ela sob a perspectiva correta." (pág. 185)

Beijos!

72 comentários

  1. Awn, esse livro... Me emociono só de ver o título. Sem dúvidas é um muito especial e me sinto honrada de ter conhecido essa história. A sensibilidade que o autor transmite é algo inexplicável. Fico feliz que também tenha gostado. E parabéns por conseguir transmitir exatamente o que eu senti quando acabei o livro. Muito tocante!

    ResponderExcluir
  2. Oiee

    Faz tempo que quero ler esse livro, estou curiosa e sua resenha só confirmou que eu preciso ler esse livro logo.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que ler logo Dressa, o livro é lindo <3

      Excluir
  3. Sempre que vejo esse livro na Americanas minhas mãos coçam para pegá-lo. Já ouvi diversos elogios a respeito da obra e fico curiosíssima pra conhecer a narrativa do Patterson em um livro que não seja do gênero policial.
    Imagino quão importante deva ser o diário. Eu não sou mãe (e nem pretendo ser em um futuro próximo), mas consigo entender essa ligação, pois ajudei a minha irmã a criar o seu filho. Testemunhei de perto essa devoção que só uma mãe é capaz de entender, e achei muito interessante esse sentimento e ligação ser narrado por um homem.
    Quero ler o livro, e pretendo comprá-lo na próxima vez que vê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita. É um livro muito tocante sobre a relação de uma mãe com o filho. Compra mesmo, pois te garanto muita emoção e uma história bem escrita.
      :D

      Excluir
  4. Oi Aline, tudo bem?
    Primeiramente me pergunto se é o mesmo autor de B&B que está sendo lançado pela NC sabe, da a impressão de que são tão opostos pela sua resenha e dá a entender que ele se sai melhor escrevendo sozinho. Possa ser que num futuro eu venha ler esse livro, pois parece ser ótimo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li este livro, pois tenho medo e ficar toda triste depois que acaber de ler e também porque eu quero que Matt e Katie fiquem juntos no final.

    Eu estou do jeito que você estava, deixando o livro pra depois, mas se for como você disse vai valer a pena.

    beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Aline,

    Não faz isso comigo!!! Agora eu preciso desse livro, o que eu faço com você???
    Faz tempo que eu quero ler, eu dei esse livro de presente de amigo secreto e não comprei um pra mim... como fui boba.
    Adorei a sua resenha, acho que vou chorar horrores com o livro.

    Bjks


    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que esse é um daqueles livros que emocionam mesmo. Ainda mais que eu estava querendo ler ele faz um tempinho, mas sempre fico adiando e não comprando. Mas logo mais comprarei =)

    ResponderExcluir
  8. Vi esse livro algumas vezes, mas não me interessava muito pela estória, mas a sua resenha me deixou curiosa. Espero poder ler logo...
    Beijos!
    http://sobrelivrsesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu já havia visto alguns comentários sobre esse livro, mas ainda não li, ele parece ser bem emocionante. Pretendo lê-lo em breve, mas antes tenho que ler os que eu já comprei este mês *-*

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  10. Ainda não o conhecia, mas deve ser mesmo muito bom! A sinopse não tinha me chamado a atenção, mas gostei do primeiro trecho que você destacou do livro, parece ser uma estória muito emocionante e com muito a nos ensinar, muitas lições!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Dani, esse livro ensina muito sobre o amor. Recomendo demais!
      :D

      Excluir
  11. Gente eu ainda não li nada do James, mas todo mundo fala tão bem dele, adoraria que esse livro fosse o primeiro, pois já fiquei meio assim só com a resenha imagina quando ler o livro, eu achei simplesmente lindo isso da mãe relacionar com o filho ainda que ele esteja na barriga.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  12. Você mostra em sua resenha tanto sentimento! Deve ser muito bom e amei quando colocou: refleti sobre a brevidade da vida e como existem pessoas que estão aqui apenas para nos fazer bem e nos deixar felizes. Realmente a vida é muito curta, mais curta do que pensamos ou podemos imaginar, pode terminar a qualquer momento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha gostado da resenha Oliveira! A vida é muito curta mesmo.

      Excluir
  13. Oiii Aline!! Sempre vi esse livro em promoção mas ainda não comprei...passava outros na frente! Agora com a sua resenha fiquei morrendo de vontade e bateu arrependimento, quero para ontem!!! rsss

    Beijos,

    Mari

    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Vi esse livro algumas vezes, mas nunca tinha me interessado depois de ler um pouco aqui sobre ele até que acabei gostando, me encantei pelos trechos que você colocou aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha gostado Jéssyca.
      :D

      Excluir
  15. Pela sua resenha a história realmente parece linda e reflexiva, mas no momento não é o meu tipo de leitura. Mas como esse livro volta e meia aparece na promoção, acho que vou usar essa desculpa para compra-lo e mais tarde, quando estiver mais afim de uma história tocante e de derramar algumas lágrimas, o lerei.

    ResponderExcluir
  16. Só em ler a resenha fiquei louco para ler o livro. História linda. A resenha ficou ótima!

    meupedepagina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Ah queria tanto comprar esse livro, sua resenha me deixou mais curiosa. Amo livros assim, espero ter oportunidade para comprar e ler.
    Deve ser uma história linda e emocionante awn!!

    Beijos
    realityofbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Esse livro é tão, tão lindo! Em suas poucas páginas me mostrou uma história real de amor, superação e me surpreendeu com o final também. Eu imaginei algo parecido, mas não que [SPOILER] o filho estivesse lá também! Chorei demais.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito triste com o final dessa história Mandy!
      :D

      Excluir
  19. Eu nunca tinha ouvido falar do livro e confesso que tenho um certo receio de ler livros desse tipo pq tenho medo de ficar toda boba e chorona depois hahaha
    Mas o livro parece ser ótimo e já foi adicionado na minha pequena (ou nem tanto) listinha de desejados.
    xx, Ann
    bookaholicdiarys.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu amei demais esse livro e o final me pegou tão de surpresa que fiquei mega desconcertada, foi então que decidi ler tudo o que pudesse do Patterson, afinal a primeira experiência foi pra lá de maravilhosa.
    Essa lei das 5 bolas me marcou profundamente. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também achei super coerente a lei das 5 bolas.

      Excluir
  21. Já tinha ouvido falar do livro, e sua resenha ficou ótima, me deu mais vontade de lê-lo ainda!!
    http://cantinhos2livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Estou para ler esse livro tem um tempinho já, nunca tinha lido nenhuma resenha sobre ele, vendo a sua super-positiva me inspirou! Vou pegar logo para ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Eu li esse livro tem um tempo,peguei emprestado com minha irmã...é uma historia muito emocionante,tocante mesmo ...a relação de Suzana com o filho ainda na gestação é algo muito forte.Vale a pena até reler...

    ResponderExcluir
  24. Li esse livro tem algum tempo,peguei emprestado com minha irmã.
    É uma historia muito emocionante e tocante também,a relação de Suzana com o filho ainda na gestação é forte.Vale a pena ler e até reler...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é uma linda história. Nossa só de pensar já fico emocionada.

      Excluir
  25. Oi, Aline!
    Ganhei esse livro, acho, que no ano passado - de aniversário, da minha cunhada. Li rapidinho e amei demais!!! Foi através dele que me interessei pelo autor.
    Ótima resenha! Parabéns!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Esse livro tá a séculos na minha lista de leitura e não o leio, que coisa triste, em?
    Bom, quem sabe um dia eu consiga?
    Beijos e até mais,
    Ana.
    http://www.umlivroenadamais.com/

    ResponderExcluir
  27. O livro deve ser bem lindo *-* Ainda não tive a chance de lê-lo, mas quero muito!
    Adorei a sua resenha :D

    Beijos invernode1996.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Já ouvi falar tanto dele, e a sinopse dele me chama tanto. Agora, depois dessa resenha eu definitivamente necessito desse livro ><
    nerdworldofgirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Não conhecia o livro, mas li esta resenha, e fiquei louca para ler, me pareceu muito interessante. Obrigada por me apresentar a este livro; B

    ResponderExcluir
  30. Esse livro é batido, está sempre em promoção, eu quero ler, e? eu não tenho hahaha! Mas eu hei de comprá-lo!! Pra tb dizer depois que eu devia ter lido antes hahaha!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  31. Ai, parece ser tão emocionante, fiquei muito interessada, e curiosa pelo motivo que o levou a deixá-la.

    ResponderExcluir
  32. Sua resenha me instigou!!! Fiquei curiosa para conhecer a história *-*

    ResponderExcluir
  33. Sua resenha me instigou *-* Fiquei curiosa e ansiosa para ler :)

    ResponderExcluir
  34. Que vontade de ler essa história!!! Já tinha ouvido falar do livro, mas a resenha me deixou com mais vontade ainda!!! <3

    ResponderExcluir
  35. Que vontade de conhecer essa história!!!! Eu já tinha ouvido falar, mas agora lendo a resenha a vontade só aumentoooouu!!! <3

    ResponderExcluir
  36. Gostei muito, a história parece ser bem envolvente, e esta resenha maravilhosa deixa qualquer um com uma vontade enorme de ler!

    Bjs,

    ResponderExcluir
  37. Me parece legal, só que fiquei na duvida se o livro é dramático pois eu tenho andado em um estado de espirito muito feliz e estou fugindo de livros tristes, mesmo ficando curiosa sobre o livro!

    ResponderExcluir
  38. Vi o livro uma vez , mas não parei para ver como era a história , e bem, pela sua resenha agora fiquei curiosa e ao mesmo tempo já triste para ler . Histórias assim me envolvem muito, ainda mais quando acontecem tanto dramas , quero muito ler e já to me preparando desde já para chorar muito !

    ResponderExcluir
  39. Vi e ouvi várias pessoas falando sobre esse livro, mas nunca me chamou atenção. Deve ser porque nunca li uma resenha sobre ele..rs
    Parece bem legal, emocionante, e agora estou curiosa pra entender melhor essa história!
    Preciso ler esse livro! *--*

    ResponderExcluir
  40. Nunca li a sinopse desse livro, nem a resenha [sorry], mas é porque quando eu tenho certeza que vou gostar, nunca leio sobre o que se trata, porque tenho medo de influenciar na minha opinião e tudo mais. Li apenas as considerações finais e vi que realmente vou curtir esse livro.

    ResponderExcluir
  41. me emocionei só de ler a resenha, imagina o livro todo :(

    ResponderExcluir
  42. Olá querida, tudo bem??
    Este livro esta a muito tempo na minha lista de desejados, e somente leio resenhas positivas em relação a sua historia, pois amo livros deste gênero, apesar da capa não me chamar muito a atenção...vou querer conferir com toda certeza!!
    Beijos♥

    ResponderExcluir
  43. Sempre morri de vontade para ler o livro, principalmente pelo fato das pessoas comentarem tanto que se emocionaram e que este é, sem dúvidas, o melhor livro do autor.

    ResponderExcluir
  44. Parece ser bem emocionante, fiquei bastante interessada em ler esse livro!

    ResponderExcluir
  45. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas gostei de saber que tem uma estória muito emocionante que nos toca e nos faz refletir sobre a vida.
    Não faço nem ideia que rumo o livro toma, por isso gostei da resenha não aprofundar muito no que acontece.
    Me deixou curioso!

    ResponderExcluir
  46. Oi, Aline!
    Este é um livro que já tive em minhas mãos algumas vezes, mas, sempre deixo de lado e acabo não comprando.
    Mas, após ler a sua ótima resenha, percebi que preciso ler este livro urgentemente!
    A maneira como você expôs o enredo, me deixou instigada!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  47. Olá! Esse livro parece ser do tipo que emociona a pessoa que lê a cada página! Já tinha lido algumas outras resenhas sobre ele antes e todas tem a mesma opinião que a sua (ou parecidas). Quero muito ler esse livro! Ótima resenha.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  48. oi Aline, tudo bem?
    Eu adorei a resenha. quero muito ler esse livro, e é mais um que me arrependo de não ter comprado naquelas mega promoções do submarino, rs. Minha maior curiosidade é sobre o que aconteceu com Suzana e Nicolas. Eu suspeito um pouco, e é algo bem triste, mas justificaria algumas das lágrimas que você mencionou, rs
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Bruna, o livro te comove a tal ponto que é quase impossível não chorar.

      Excluir
  49. ansiosíssima para lê-lo, pela resenha já vejo que é emocionante <3

    ResponderExcluir
  50. Preciso ler esse livro, estou curiosa e sua resenha só confirmou que eu preciso ler esse livro logo!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin