Harry Potter e a Pedra Filosofal - J.K. Rowling

capa livro Harry Potter
Livro: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autor (a): J.K. Rowling
Editora: Rocco
Ano: 2000
ISBN 85-325-1101-5

"Harry Potter é um garoto cujos pais, feiticeiros, foram assassinados por um poderosíssimo bruxo quando ele ainda era um bebê. Ele foi levado, então, para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural. Pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo."

Olá leitores! Venho aqui nesse post confessar que nunca tinha lido Harry Potter. Então...li e gostei. O que eu acho mais interessante é a capacidade que a autora teve de inventar toda uma sociedade, um mundo, uma legião, poções, feitiços, tramas...a mulher inventou tudo. Só isso já é um crédito para todo mundo ler pelo menos o primeiro livro.

Harry Potter é um menino de 11 anos que perdeu os pais ainda bebê após o ataque do bruxo Voldemort, ops..."aquele que não deve ser nomeado". Ele foi o único a sobreviver e passou a infância na casa de seus tios Válter e Petúnia e seu primo insuportável Duda. Vive em um armário embaixo da escada e nunca entende porque coisas estranhas acontecem quando ele está por perto.

No seu aniversário de 11 anos a situação fica realmente estranha quando ele começa a receber cartas misteriosas por todos os lados e seu tio Válter tenta esconde-las. Harry fica cada vez mais desconfiado até a chegada de Hagrid, um homem enorme, barbudo, que chega dizendo que ele não apenas é um bruxo, mas também um bruxo famoso.

Com todas as dúvidas que se instalam na cabeça do menino, ele descobre que as cartas eram uma convocação para Hogwarts, a melhor escola para bruxos. Depois dessa descoberta ele e Hagrid partem para comprar o “material escolar” necessário. Na estação de trem, que leva todos os alunos a escola de bruxos, ele conhece Rony, um menino ruivo e atrapalhado que faz parte de uma enorme família de bruxos. É nessa parte que ele conhece Hermione, uma menina inteligente e ansiosa, filha de trouxas (como são chamadas as pessoas que não são bruxos) que se torna amiga de Rony e Harry.

Na escola eles vivem diversas aventuras conciliadas com aulas de todos os tipos. E coisas suspeitas passam a ocorrer no colégio depois que Dumbledore, o diretor de Hogwarts passa a guardar, a pedido de um amigo, a Pedra Filosofal.

Esse primeiro livro da série tem uma leitura leve falando principalmente do primeiro ano dele em Hogwarts e o mistério do enredo fica por conta da Pedra Filosofal. A resenha ficou enorme...rsrsrs. Não tive como evitar até porque mesmo tendo visto os filmes achei a versão literária bem melhor. Gostei muito das cenas mais cômicas e da amizade desenvolvida entre os meninos.

- Quadribol: Jogo de bruxos em que os jogadores ficam montados em vassouras;

- Sonserina, Lufa-Lufa, Grifinória e Corvinal: A escola é dividida em casas e quando um aluno novo entra há um chapéu mágico que define para qual casa você irá.

Gostei bastante e indico a leitura para todos aqueles que ainda não tiveram a oportunidade. Harry Potter é leve, engraçado, triste nos momentos certos e extremamente interessante.

Espero que tenham gostado. Um beijo!

2 comentários

  1. Muito boa a postagem. Essa trilogia foi responsável por fazer com que muitas crianças e adolescentes tomassem gosto pela literatura. Um deles talvez tenha sido eu.

    Depois de ler a série toda, perceberá que os filmes parecerão "vazios" devido a complexidade do universo inventado, e construído pela autora

    O livros são educativos, tratam de preconceito, e indiretamente fala de racismo (relação entre trouxa x bruxos tratados pelo clã do mal) repudiando esse comportamento.

    Algo interessantes para que os jornalistas observem, a abordagem do jornal profeta diário: o exemplar trazido pelas corujas mostra a visão do governo local, o ministério da magia, assim, alterando juízos de valores quando esta entidade é dominada pelas forças das trevas. Ou seja, o jornal faz com que seus leitores acreditem, algumas vezes, que os bons são os malvados da história e vice e versa.

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha!!
    Sou muito fã de Harry Potter e também indico os livros para todos!
    A leitura (pelo menos dos primeiros) é muito rápida e leve, e mesmo depois, quando o tamanho dos livros aumenta, a leitura continua fluindo com muita rapidez!!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin