Autor (a): FML Pepper
Editora: Valentina
Ano: 2015
ISBN 978-85-65859-66-0
"Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas. E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho! Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude. Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina! Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados? Seria a Morte sua companheira para toda a vida? É chegada a hora da verdade."
*Livro cedido em parceria com a Editora Valentina.
Oie, tudo bom?
Acho que essa é a primeira vez que resenho uma releitura aqui no blog, mas vai ser de um livro bem especial e que merece vários posts sobre ele. Resolvi reler os dois primeiros livros da série Não Pare! depois que descobri que tinham sido feitas algumas modificações na versão da Editora Valentina. Além disso, esse romance sobrenatural me marcou muito por ter feito com que eu me interessasse por um gênero que leio com pouca frequência. Para não escrever mais do mesmo, não vou me ater muito a história e vocês podem conferir a resenha de Não Pare que fiz em 2014 e lá explanei um pouco da sinopse.
Nina Scott é a protagonista dessa história, uma garota que sempre mudou de país por causa do trabalho da sua mãe Stela, que atua na indústria oftalmológica criando lentes de contato. Quando chegou na adolescência, Nina começou a se incomodar com o estilo nômade e passou a sentir falta de relações duradouras com outras pessoas. Quando as duas chegam a Nova York, ela vislumbra a cidade como um lar, mas tudo muda quando sua vida é invadida pelo sedutor Richard, o detentor de um par de olhos azuis hipnotizantes.
"Eu tinha que aprender a aceitar a mudez e o temperamento de minha mãe. Se ela não queria falar do seu passado é porque devia existir uma boa razão. A dor que podia ser vista por trás do seu semblante sofrido me paralisava." (pág. 13)
Não Pare! é uma história que começa com uma certa normalidade e aos poucos vai ganhando ação e momentos eletrizantes. Dessa vez, senti o início mais lento por situar o leitor na vida da protagonista, mas o tempo todo a autora deixou claro que tinha um segredo sobre a Nina. Mesmo com essas primeiras 100 páginas mais lentas, o restante do livro é literalmente "tiro, porrada e bomba".
A FML Pepper tem a incrível capacidade de conquistar o leitor a cada capítulo com uma trama que só fica mais eletrizante. Essa história tem diversos elementos criativos que foram explicados minunciosamente, mas sem a necessidade de tornar o texto chato e extenso sem necessidade. A autora consegue colocar muitos elementos sobrenaturais, regras e lendas, sem deixar o leitor perdido nas explicações.
A ingenuidade da Nina sempre me incomodou, porém passei a entender melhor essa personagem. Ela cresceu no universo criado pela mãe e sem familiares e amigos próximos. Acredito que seja por isso que a protagonista foi enganada com frequência ao longo do livro por pessoas que não inspiram confiança.
O mocinho dessa história, se é que podemos chama-lo assim, é o Richard, um rapaz lindo e de belos olhos azuis. Ele surge na vida da Nina inesperadamente e parece ser a resposta para todas as dúvidas da garota. Como eu destaquei na primeira resenha, Richard não está aqui para agradar e a autora sempre deixa o leitor desconfiando dele. Ele tem atitudes reprováveis, mas não é da sua natureza ter bons sentimentos pelo próximo.
"Não temos os bons sentimentos. Só os maus, como a ira, a inveja, o egoísmo, a avareza, a soberba, entre outros. Nós somos a antítese da vida; todos nós." (pág. 191)
A escrita da Pepper é muito envolvente, concisa e criativa. Poucos autores conseguiram me deixar tão confortável dentro do gênero sobrenatural e ela sem dúvidas tem o dom de conquistar o leitor. Senti que revisaram e arrumaram alguns pontos da trama que tinham ficado confusos na versão em e-book e isso foi extremamente positivo e enriqueceu a leitura.
A diagramação da Editora Valentina está impecável com uma capa linda e pequenos detalhes nas páginas e início de capítulos. Foi emocionante ter essa história impressa em minhas mãos depois de ver o trabalho de divulgação da Pepper.
Não Pare é um livro bem introdutório da trilogia, porém não deixa de responder várias perguntas desse universo. O desfecho derruba muitos forninhos e vai deixar você morrendo (olha a morte!) para ler Não Olhe!
Beijos!
Beta,
ResponderExcluirMuuuuito obrigada pelo carinho. A re(resenha) ficou linda!!!
Mega beijocas,
Pepper
Aline, acho que estou ficando velha!!!kkk
ResponderExcluirTroquei seu nome pelo da Beta. Mil desculpas!
Beijocas,
Pepper!
Eu tenho muita vontade de ler esse livro. A única coisa que não me anima 100% é o fato de ser uma trilogia. Sempre fico com o pé atrás. É muito difícil, sagas ou séries serem constantes em todos os livros. Vou esperar sua opinião sobre a trilogia inteira.
ResponderExcluir;D
Profissão: Leitora
Eu sou apaixonada por essa série! *-* A FML Pepper é realmente uma autora incrível que consegue nos conquistar facilmente com a sua escrita! Fico feliz que a edição da Valentina ficou bonita :)
ResponderExcluirBeijos,
Déia
Own Mine
Oi, Aline
ResponderExcluirA autora parece ser mesmo ótima na escrita e criação dos personagens, pois dificilmente vejo algum fazendo crítica a este livro. Acho que sou uma das poucas que ainda não leram, mas não por falta de vontade. Poucas autoras me fazem sentir a vontade no gênero sobrenatural também, acho que por isso não curo muito o gênero, mas quem sabe goste desse. Quero muito ler.
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
O primeiro capítulo desse livro me deixou bem confusa, eu jurava que a Nina estava na praça com uma amiga ai do nada ela a chama de mãe e eu fiquei bem perdida só depois fui entender que ela chama a mãe pelo nome. Eu acho que a Pepper poderia ter explicado isso em algum paragrafo porque foi uma informação que chegou muito rapidamente.
ResponderExcluirA Nina não me incomodou com a ingenuidade dela ela me irritou pra caramba porque ela ficava fazendo as mesmas perguntas sempre e sempre e sempre e as respostas eram dada de maneiras diferentes, mas eram as mesmas respostas. Ok, que ela vivia em um mundo completamente diferente, mas poxa vida não entender de primeira o que foi lhe dito já é burrice!
Apesar dos pontos negativos eu gostei do enrredo, achei diferente. Não posso negar que esperava mais da Pepper, infelizmente ela não conseguiu preencher todas as minhas expectativas.
Blog
Blog Miih e o Mundo Literário
Xará adorei sua resenha, suas palavras me deixaram ainda mais curiosa para ler esse enredo sobrenatural, adooooro.
ResponderExcluirTempos atrás vi os livros da autora na Amazon, mas acabei nem lendo. Então vi a entrevista que ela deu ao Jô Soares e simplesmente me apaixonei por ela e sua história de vida. Já estou com os dois primeiros livros aqui em casa e pretendo comprar o último mês que vem, então aí poderei ler os três seguidos.
Valeu pelo incentivo e parabéns pelo apoio ao autor nacional!!!
Leituras, vida e paixões!!!
Olá, Aline!
ResponderExcluirNão dá para ler sua resenha e não imaginar uma história super forte e emocionante, com tantas mudanças, mortes e acidentes, além de revelar o que a protagonista sente e pensa.
A capa é intrigante, faz o leitor ficar realmente com vontade de saber o que acontece nesse romance, que você menciona ser sobrenatural, o que só aguçou mais a minha curiosidade!
Quando você nos conta sobre o final inesperado, aí sim é que fiquei com água na boca por esse leitura. Vou procurar saber mais sobre ela (de qual nível de sobrenatural estamos falando), para saber se vou conseguir ler.
Beijos!
Karla Samira
http://pacoteliterario.blogspot.com.br/
oi Aline,
ResponderExcluiressa série é mesmo perfeita, Pepper diva! Eu também vou reler, e é ótimo saber que é possível sentir as mudanças de revisão e apuração das pontas soltas
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Sou fanzona da Pepper ela tem um carisma sem igual, quando li em e-book o livro me apaixonei de cara pela escrita dela! Vc vai gostar dos demais! Bjs
ResponderExcluir