Quissama - Maicon Tenfen

Livro: Quissama - O Império dos Capoeiras
Autor (a): Maicon Tenfen
Editora: Biruta
Ano: 2014
ISBN 978-85-7848-137-7

"O moleque Vitorino Quissama foge da senzala para procurar a mãe desaparecida. Recorre ao viajante Daniel Woodruff, ex‑agente da Scotland Yard que pode ajudá‑lo em sua missão. Transitando entre os salões da corte e as precárias moradias dos cortiços, a dupla terá de enfrentar os perigos e as injustiças de uma sociedade sustentada pelo trabalho escravo. Baseado nos manuscritos de Daniel Woodruff (1832-1910), O Império dos Capoeiras reconstitui a saga de uma cidade dividida pela guerra secreta dos Nagoas e Guaiamuns, duas das maiores e mais temidas maltas do século XIX."

*Livro cedido em parceria com a Editora Biruta.

Oie, tudo bom?

Quando eu estava escolhendo um livro da Editora Biruta para ler, acabei encontrando Quissama no catálogo da editora e fiquei interessada depois de ler a sinopse e resolvi solicitar para fazer resenha. Eu adoro história e esse livro possui elementos históricos do período colonial misturado com a escravidão no Brasil. Vamos conferir como foi a leitura?

O autor criou Quissama baseada nos manuscritos do inglês Daniel Woodruff, que também é o protagonista da história. Maicon Tenfen descobriu os escritos de Woodruff no Arquivo Histórico do Rio de Janeiro e com eles conseguiu criar uma trama cheia de aventuras e reviravoltas.

Daniel Woodruff está indo embora do Brasil e está passando seus últimos dias bebendo na taverna quando é abordado pelo escravo Vitorino Quissama. Com a ginga de um capoeira, Quissama pede que Woodruff encontre sua mãe que fugiu das garras do famoso bandido Alemão Muller. Quissama é um garoto esperto, com ginga de capoeira e vê no inglês sua oportunidade de encontrar sua mãe. Woodruff nega o pedido por receio do desconhecido, mas acaba envolvido no universo dos capoeiras e em uma trama que pode mudar a história do Brasil.

"Eis um detalhe que nunca compreendi na história deste país. Não era Pedro I um português de pia e coração? Não era filho do rei de Portugal? Então como é possível que o próprio herdeiro do trono, e não um grupo de brasileiros descontentes, tenha desempenhado o papel de libertador? Concluo errado ou isso significa que o Brasil se livrou de Portugal para continuar nas mãos de portugueses?" (pág.190)

O ponto mais interessante desse livro foi misturar uma premissa ficcional com a história do Brasil. Eu já li algumas coisas que falam sobre a capoeira no período colonial e como esse estilo de luta era visto com maus olhos pela sociedade da época. É engraçado quando o autor citar a "ginga" dos capoeiras e como as lutas eram proibidas nos locais públicos. Além disso, o livro fala sobre os Nagoas e Guaiamuns, maltas, uma espécie de gangue daquele período, que rivalizavam na capoeira e dividiam a cidade do Rio de Janeiro.


Gostei bastante das informações que ele colocou sobre o período e o uso de personagens da nossa história como Dom Pedro II, Princesa Isabel e até o autor José de Alencar como Ministro da Justiça.

Com uma escrita envolvente e instigante, o autor conseguiu me prender durante a leitura com uma trama histórica de tirar o fôlego. Mesmo usando palavras em desuso (ex: nauseabundo) ou diálogos mais coloquiais, o autor criou uma história dinâmica, fluida e envolvente. Daniel Woodruff não é um protagonista cativante, mas o escravo Quissama me conquistou e emocionou em vários momentos.

A escravidão é um dos assuntos importantes do livro e ele conseguiu mostrar como era difícil a vida dos escravos na época. Além disso. é possível perceber a existência e o conflito que havia entre as forças escravocratas e abolicionistas no período colonial.

Um ponto negativo do livro é que a busca pela mãe de Quissama acabou ficando em segundo plano com o surgimento de tramas paralelas na história. Para mim o autor se perdeu nesse momento por não focar sua obra no tema que dá título ao livro. Mesmo que isso tenha prejudicado a narrativa, não deixou o livro ruim. Outra coisa que me incomodou um pouco foram as informações adicionais que o autor colocou e que foram numeradas no final do livro. Ele inseriu esses comentários no final e isso quebrava meu ritmo da leitura e ficariam melhores se estivessem como notas de rodapé.

A Editora Biruta sempre se preocupa com a diagramação e com Quissama não foi diferente. A capa tem uma bela ilustração e ao longo do livro temos outras ilustrações que retratam algum momento importante da história. As folhas são brancas, mas isso não me incomoda nos livros.

Quissama - O Rei dos Capoeiras é uma obra nacional rica de detalhes históricos, com uma trama cheia de aventuras. Indico a leitura não só para quem gosta de história, mas para todos os leitores que apreciam boas histórias e ótimos personagens.

Beijos!

40 comentários

  1. O que mais me atraiu nesse livro foram os detalhes históricos. Nunca fui muito fã de capoeira, mas como amo história, vou dar uma chance a ele. Creio que vou gostar. A capa está muito bonita, também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada nele!
    Achei interessante, pois Quissamã é um município aqui pertinho de mim rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Gostei bastante desse livro, principalmente porque traz muitos fatos históricos, bem detalhado e por trazer a tona a discussão sobre a escravidão e sua história, muito bom mesmo.

    http://luadeneonblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline! Gosto muito das publicações da editora por sempre terem temas históricos como pano de fundo, além disso, sempre tenho oportunidade de conhecer novos autores. Acredito que este livro seja bem interessante, só foi mesmo uma pena o autor perder o foco de alguns assuntos.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros sobre escravidão e colonização do Brasil. Atualmente estou lendo um chamado "O Guarani" e fala sobre o preconceito com os indígenas... Acredito que você ia gostar, assim como eu já gostei de "Quissama", só pela sua resenha!

    Malfeito Feito | FanPage

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    O livro me parece interessante, mas no momento tenho valorizado a literatura da história do Brasil do ponto de vista de negros e negras e índios e índias, questões ideológicas.... A exemplo da Eliane Potiguara.
    Quanto a resenha, ficou ótima!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu sou apaixonada por livros que misturam ficção e história de verdade. Os que retratam nosso período colonial ainda mais!
    Apesar de que estas histórias me deixam bem tristes. Era uma vida dura a do escravo.
    Espero poder ler e acrescentar mais à minha bagagem!
    Beijos, Amanda!
    http://www.expressodenarnia.com/

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro. E é tão bom quando estamos olhando o catalogo da editora que escolhemos um livro assim e ele nos ganha. Realmente parece um bom livro, gostei de ele misturar a história do Brasil, para quem gostar de História é um otimo livro. Creio que eu não iria curti muito, mas daria uma chance com certeza.
    Otima resenha!!!
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Tenho um carinho imenso por livros que retratam momentos históricos e sinto que Quissama renderia uma leitura muito legal. O tema da escravidão é bem sério, mas acho que nesse livro ele parece ser tratado de uma forma não tão dramática, o que me chama atenção. Ah, fiquei boba só de ver a Scotland Yard sendo citada, pois isso me remete demais às histórias de Sherlock Holmes, que eu adoro :)

    http://leitoresforever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que enredo interessante, adoro livros que falam de nossa ancestralidade,
    e esse é cheio de ação, adorei, não conhecia mas fiquei muito curiosa depois
    da sua resenha.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Não sou muito fã de livros com muita história, mas fico muito feliz que existam bons livros sobre a história do nosso período colonial.
    http://corujasdebiblioteca.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Eu adorei a premissa e a sua resenha, eu gosto bastante de livros que se passam nessa época e que abordam o tema escravidão e tal, com certeza o livro ira para a minha lista de desejados.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. A resenha ficou linda parabéns e acredito que o livro seja bem interessante por trazer estes elementos históricos a baila por isso me chamou a atenção para ele. Tenho certeza que a leitura deva ser muito gratificante. bjs
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiee.

    Não conhecia o livro, mas o achei interessante. A roupagem é bonita e bem trabalhada. Bom, livros que trata de escravidão me chamam um pouco mais a atenção. Apesar de ficar aflita com os acontecimentos gosto de conhecer um pouco mais

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Fiquei bem curiosa quanto ao livro. Adoro quando colocam a história real como elemento para a história fictícia. E concordo com a citação. Acho muito estranho o Brasil ter ficado independente e continuar nas mãos de um nobre português (que depois voltou para Portugal clamar o seu trono - oi?).
    Beijos,
    Deia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro e realmente me empolguei! *-*

    http://tedioescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, eu gostei do livro, adoro leituras assim, mas ultimamente ando tão sem paciencia para elas! Vai entender né kk
    mas sua resenha tá otima
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Aline, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha e parece ser um livro muito interessante, gostei dessa mistura do ficcional com a história do Brasil... mesmo não gostando muito de história, me interessei a ler. Gostei também dele ter tratado da escravidão. É uma pena realmente que ele perdeu o foco da ideia original. Achei a edição muito bonita e gostei das ilustrações.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  19. Oii!
    Não conhecia o livro, e acho que talvez nem solicitasse se não fosse sua resenha. Fiquei curiosa para ler. Sabe, acho que eu já gostaria das histórias paralelas, mesmo tendo deixado a outra parte de lado, pois adoro quando os livros possuem esse tipo de trama com várias histórias.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Aline...
    Também adoro livros neste estilo, mas ainda não tinha ouvido falar neste.
    Gostei bastante do enredo, e adoraria fazer a leitura.
    A maioria dos livros tem alguns pontos negativos mesmo, mas leria o livro sim.

    livrosvamosdevoralos.blosgspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oii, tudo bem?
    Que interessante esse livro!
    Estamos precisando mesmo de livros envolvendo a história do Brasil!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  22. Poxa que bacana as ilustrações! Fiquei interessada, ainda mais que faz parte da história. É um prato cheio de conhecimento, sem falar que é bem bonitinho :D
    vou comprarrrr kkkk

    ResponderExcluir
  23. Oi não conhecia a historia, mas fico feliz que tenha gostado. Confesso que esse é o tipo de leitura que não me agrada, não sei porque... mas não curto mesmo :/

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Aline.
    Que livro legal.
    Adoro história então quando vejo um livro assim, meus olhos brilham!
    kkk
    Gostei muito da sua resenha.

    Beijos
    Carolina
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oie
    Nossa, achei super interessante os detalhes historicos!
    E o livro tem uma capa MUITO bonita!
    Nao conhecia o livro e nem o autor, mas adorei a resenha
    BEijao
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Aline

    Não conhecia o livro e adorei o contexto, pena que o uso de palavras não mais utilizadas tenha atrapalhado um pouco e assim como você também prefiro notas no rodapé da página, no final tira toda a concentração da leitura.

    Mas se o livro valeu a pena vou querer ler um dia com certeza, dica anotada!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oláá
    Nossa, o livro parece ser muuuito interessante e diferente do que estou acostumada a ler, não faz meu gênero, mas fiquei curiosa hein haha
    Ótima resenha viu?

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Reality Of Books

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Não conhecia o livro mas achei interessante por abordar nossos fatos históricos. Não sei dizer se é um livro que eu leria agora mas achei o contexto muito interessante.
    Adorei a resenha!
    Beijinhos.
    http://ressacamusiliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro e adorei a premissa. É uma forma bacana de conhecer um pouco mais sobre a história de uma forma prazerosa. Muito bacana sua resenha!
    Beijos, Gabi
    www.reinodaloucura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi Aline. Tudo bem???

    Adorei a resenha. Sabe que não tinha ouvido falar sobre esse livro ainda e, acho, que nunca li nada da editora Biruta. Gostei bastante da temática do livro. Amo quando mistura história com ficção. :D :D
    Bjoks da Gica.

    Uma Leitora Aquariana

    ResponderExcluir
  31. Oi Aline, sua linda, tudo bem?
    Eu também gosto muito de história. Essa capa lembrou os livros juvenis que eu lia na escola.E as ilustrações ficaram muito legais. Adorei esse trechinho que você colocou, pois quem ainda não pensou sobre isso? Temos tanta política por trás da nossa história.....
    Gostei que o autor trabalhou o tema da escravidão, é algo que não pode ser esquecido, são nossas marcas, temos que discuti-las para elas nãos erem repetidas. Fiquei muito interessada na leitura. Dica anotada.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi, tudo bem? Sou dessas que adora romances históricos e de época. O que mais me atraiu foi isso mesmo: a História por trás da estória. Acho que quando se mistura a realidade com a ficção tudo fica mais enriquecedor e envolvente. Gosto muito do período colonial, apesar de não ser muito fã da História do Brasil. Adorei a resenha, parabéns!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Oi!
    Uau, esse estilo me agrada bastante e não conhecia o livro.
    Eu AMO livros que abordam fatos históricos, e parece abordar também a cultura do nosso Brasil.
    Vou anotar aqui!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  34. Oi, faz tempo que não leio nada do gênero. Entendi o que você quis dizer sobre o autor se perder com o tema principal, deixa-lo mais como secundário, eu também não ia gostar muito disso, mesmo não tendo desaprovado a leitura.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  35. Oi Line! Cadê Miguel que não chega logo \o/ ansiosa demais!!! hehe
    Menina a última vez que li um livro desse gênero foi na escola e faz um tempão, não acredito que conseguiria continuar uma leitura dessas.

    Vou passar flor! Fica pra próxima ;)
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  36. Olá =)

    Os livros da Biruta são amores demais! Faz tempo que não leio nada com esse tema. Mas esse livro me agrada! Gosto de livros com fatos históricos e para trabalhar em sala de aula é ótimo também! Ficarei de olho!! Parabéns pela resenha!

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  37. Oiee ^^
    Acho que nunca li um livro que falasse principalmente de escravidão, e, sinceramente, não tinha muita vontade de ler, sempre me sinto angustiada com livros assim *-* Fiquei bastante curiosa para ler esse livro, parece ser bastante interessante. A editora caprichou na diagramação, hem :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Olá!
    Acho o catalogo da Biruta lindo, esse era um livro que não iria ler, pq eu não gosto geralmente de livros que tratam da escravidão, pre-conceito literário meu, mas amei a resenha e os elogios quando a historia e personagens!
    Beijos

    ResponderExcluir
  39. Oi Aline, tudo bem?

    Que livro interessante. Eu não conhecia, mas gostei da história e gostei também das imagens.

    Espero poder ler em breve.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Olá,
    nunca li nada da Biruta... Pelo menos não que eu lembre. Não sou fã de capoeira, mas história sempre me atrai. Resenha bacana! Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin