Rotina Literária depois do Bebê


Oie, tudo bom?

Já tem um tempinho que estou pensando em fazer esse post, mas nunca parava para escrever sobre o assunto. Desde o início da minha gravidez, muitas pessoas me perguntam como faço para ler tantos livros com um bebê pequeno. No último dia 30 de dezembro o Miguel completou 9 meses e resolvi finalizar esse post tão pedido.

Quando eu estava grávida minha mãe disse uma frase: "pode esquecer esses livros quando o bebê nascer".  Aquilo doeu e eu fiquei bem chateada em pensar nessa possibilidade. Bom, o primeiro mês foi uma fase de adaptação na minha vida, pois eu estava aprendendo a ser mãe e até hoje estou em processo de aprendizagem. Aliás, não tem um dia que eu não aprenda algo novo sobre ele ou que eu não queime a sopa - esses dias ele caiu da cama :(

Conciliar nosso dia a dia com os filhos é um processo  moldado de acordo com nossas necessidades. Eu tive uma licença-maternidade de 4 meses e meio, voltei ao trabalho, fiquei por 2 meses trabalhando 5 horas por dia e fui desligada do emprego 3 meses depois que voltei. Foi um processo natural porque eu já imaginava que iria acontecer e atualmente estou em casa cuidado do Miguel.

Finalizei 2015 com 94 livros lidos, uma quantidade considerável, levando em conta que os primeiros meses de maternidade foi uma fase de bastante adaptação e li bem pouco. Mas, a pergunta que não quer calar é: como leio tanto?

Bom, eu sempre gostei muito de ler e busco priorizar as leituras. Por exemplo, ao invés de assistir milhares de snapchat's ou ficar de papo no Whatsapp, eu fico lendo. Também leio um pouco quando ele tira as sonecas durante o dia ou depois que ele dorme a noite. Eu tenho uma família que me ajuda muito com ele, principalmente minha mãe, fazendo com que fique mais fácil conciliar tarefas diárias, tarefas do bebê, blog e leituras.

Às vezes proponho pequenos desafios pessoais e fico lendo até chegar determinada página/capítulo. Esse tipo de desafio me ajuda a avançar uma história sem ficar enrolando. Outra coisa que ajuda são livros com narrativas dinâmicas e despretensiosas, obras que consigo ler muito rápido. Enquanto escrevo esse post, estou começando o 5º livro do ano e creio que minha "tática" esteja funcionando.

Vou contar um segredo: não tenho 3G no meu celular, ou seja, quando estou na rua uso meu tempo livre para ler. O período que passo no ônibus para ler e nada além disso. Vou para a pós-graduação duas vezes por semana de ônibus e uso o tempo que "perco" no trânsito para ler alguns capítulos. Sei que nem todo mundo consegue por causa dos olhos ou dos enjoos, mas é uma alternativa que funciona bem comigo. E as filas dos bancos, lotéricas e supermercados no início do mês? Dá pra ler muito por ali.

Eu poderia escrever vários parágrafos aqui, mas algo que é mais importante nisso tudo é a sua vontade de ler. Muitas vezes eu estou cansada e sem saco e resolvo não ler nada. Isso pode durar até três dias e se a canseira demorar muito, eu me forço a voltar porque a leitura é uma distração na minha vida e algo que amo.

Quem tem filho pequeno precisa conciliar as leituras com os dias em que o bebê está mais tranquilo. Algumas vezes o Miguel está mais choroso ou enjoadinho e fica mais difícil pegar no livro. Outras vezes tenho outras tarefas que me impedem de ler muito. Porém, nos dias mais tranquilos (a maioria), eu consigo progredir bastante.

Sempre digo aos meus amigos que não existe mistério para ler. São as próprias pessoas que criam as oportunidades de leitura. Me responde: quantos minutos do seu dia você dedica ao Whatsapp ou Facebook? Muito não é mesmo? E se você começar a separar meia hora por dia para ler um livro? Eu sei que você consegue colocar isso na sua rotina e te garanto que vai fazer um bem enorme.

Se você não consegue ficar um dia sem saber as novidades do "zap-zap", acho que você pode sentir falta de uma boa história diariamente. Faça o teste, viaje nas histórias ficcionais, se apaixone por algum personagem literário...deixe os livros entrarem na sua vida!

Bom pessoal, se você sobreviveu até o final desse post, fico feliz em ter compartilhado um pouco da minha rotina pessoal com vocês.

Beijos da Aline e do Miguel!

35 comentários

  1. Bom, eu adorei saber um pouquinho da sua rotina depois que teve essa fofura <3 Sei que não é fácil dedicar como antes ás leituras depois que teve o bebê, porém achei maravilhoso como você descobriu uma forma de continuar. Muitas pessoas inventam mil desculpas para não ler, e você tem a prova que é somente dedicar aquele tempinho que tem nas redes sociais em nossos amados livros.
    P.S: Espero que seu bebezinho esteja bem :/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua postagem, mas me responde uma coisa? Como consegue ler na rua? Gente, não consigo fazer isso. E é verdade nós criamos a oportunidade pra ler, e te digo uma coisa; Se não fosse o facebook eu conseguiria ler muito mais!

    ResponderExcluir
  3. A maternidade para as mães de primeira viagem e difícil, ainda mais quando tem que conciliar tarefas e deveres que você tinha antes do bebê, porém com o tempo vai passando você acaba se acostumando a nova rotina, e depois as coisas vão se encaixando, criando uma nova rotina, através da antigo, acho que isso não e nenhum bicho de sete cabeças, claro que você abrir mão de certas coisas por causa do bebê, porém da para ler sim se você é mãe. Para você conseguir ler muito livro você vai ter que deixar de fazer as coisas fúteis do dia a dia como redes sociais e filmes, seriados, fiz isso e já deu certo. Parabéns pelo filho lindo, e desejo muitas felicidades.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Já falei que o Miguel é lindo? Os olhos dele são incríveis!
    Que bom que tem conseguido conciliar tudo e que sua família ajuda!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Uau Aline! Te admiro demais por conseguir conciliar tanta coisa! Seu bebê é lindoooo e a sua cara! <3 Eu não sou, mas imagino que seja bem complicado dar conta de todas as coisas que um filho exige. Parabéns! E que venham muitos livros! Beijos

    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Aline, achei seu post muito bacana.
    Acho que dá pra aprender muito com ele.
    Imagino como deve ser difícil conciliar, mas você mostrou que não é impossível e isso é o mais bacana.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline!
    Em primeiro lugar que tenho que dizer: o que é o olho do seu filho?! Meu sonho de consumo era ter o olho dessa cor :c kkkk E ele é muito lindo!!
    Gostei de saber mais dessa sua rotina de leitura mesmo com a tarefa de ser mãe, mostra principalmente que a vida não para por causa do filho, como muitos pensam. É claro que você tem que dar toda a atençãodo mundo pra ele, mas não precisa se deixar de lado pra isso, né?
    Eu to bem preguiçosa com minhas leituras ultimamente e acho até que vou seguir essas dicas suas pra ver se funciona comigo também.

    Parabéns pelo post, por ler tanto e pelo bebê mais fofo!
    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. ^^ Que bom você explicar para seus leitores como que está ocorrendo tudo.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  9. eu não daria conta por isso nao tenho filhos, nem pretendo ter tão cedo...
    só o trabalho me toma muito o tempo, senão eu leria bem mais... mas imagino como foi sua adaptação, ainda bem que vc tá se saindo bem ^^

    ResponderExcluir
  10. Basta querer né Aline, sempre da uma jeitinho! E além do mais seu filho é lindo ♥

    Beijos Joi

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline! Assim como você, sou mãe de duas crianças e a mudança é drástica realmente, mas é preciso se adaptar com a nova rotina. Também sou leitora assídua e li 144 livros ano passado, até me surpreendi, não esperava ler tanto. Mas assim como vc leio em toda oportunidade que tenho. Não me prendo a tv nem fico tanto tempo online, então a leitura rende bastante.
    Parabéns pelo seu filho lindo e ótimas leituras...
    abraços!

    ResponderExcluir
  12. Aline, que postagem apaixonante. Miguel é lindo e parece muito feliz, parabéns e a você e sua família por essa criança tão maravilhosa. Acredito que realmente você aprenda todos os dias, crianças fazem isso conosco e que bom você consegue, mesmo com a rotina agitada, conciliar a vida de mãe com literatura. Acho que você poderia escrever um livro sobre isso.

    ResponderExcluir
  13. hi baby tudo bem? nossa seu bebe é lindo e você é uma mãe que prova que as mulheres não precisam anular suas vidas depois que os filhos nascem! ótimas leituras para você esse ano e um beijo nesse neném fofo!

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oinn...
    Parabéns pelo Miguel, ele é lindo!
    Admiro você conciliar tudo assim... Parabéns! E ótima leituras pra ti!

    Beijinhosss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Aline nossa seu bebê é muito lindo e que olho é esse meu Deus, eu amei o post você tem que fazer mais desses pra gente e colocar mais fotos dessa coisa mais linda bjs.

    ResponderExcluir
  16. Oi Aline, oi Miguel!!! Este post além de bem legal e bem escrito me mostra o quanto é importa te termos foco na vida, eu digo por mim, os anos de 2014 e 2015 foram bem ruins no quesito leitura, e se eu for analisar o motivo foi o ano que entrei no whatzapp e passei a ter acesso ao Facebook pelo celular, ou seja, estou conectada o te pó todo, e isso vinha tirando o meu tempo pra tudo, e eu percebi o quanto é ruim, tenho tentado diminuir ao máximo meu acesso, mas as vezes nessa de dar so uma olhadinha eu me perco. Minha meta este ano é ler 100 livros, talvez não consiga, mas o importante é tentar não é mesmo? Outra coisa que eu queria comentar é sobre muitas pessoas usarem os filhos como desculpa pra tudo, e acabam fazendo com que eles pareçam um fardo na vida delas, você e a prova viva de que u.a mulher pode manter sua rotina e se dedicar ao seu filho, me espelho em você e quando um dia ficar gravida com certeza irei me lembrar do seu exemplo e compromisso com a vida, porque por mais que o bebê tome bastante tempo de sua vida você ainda a tem para poder vive-la. Um grande beijo!!

    ResponderExcluir
  17. Oie

    Amei seu post Aline ;)

    Eu mesma sinto falta depois que casei de pegar ónibus ou metrô pois era ali que eu lia mais agora que tem carona não consigo ler por ser moto porque se fosse de carro também ia lendo fácil rsrs Achei legal colocar uma meta de tantas páginas também comecei a fazer isso e agora tem dado certo na minha nova fase de casada.

    Miguel cada dia mais lindo e seu comprometimento com o blog me admira muito muitas pessoas no seu lugar teria deixado o blog parado.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oiiie
    Nossa, quie criança mais liiiinda ahha eu querooo
    Adorei o post e é muito bom acompanhar a rotina do seu bebê, parabéns por ser uma mãe tão amorosa

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Que menino lindo!
    É raro conseguirmos conciliar nosso tempo com a escola, imagina com um filho! Fico feliz que você está conseguindo conciliar essas tarefas diárias.
    Beijos, Lara.

    http://imperioimaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Acredito que tudo é questão de organizar o tempo. Muitas vezes passamos horas procrastinando, o que não deveria, afinal, é um tempo que podemos fazer outra coisa mais estimulante, como ler mesmo, acredito que qualquer tempo destinado a leitura é uma boa opção, mesmo que seja aquela fila no banco ou etc, será de grande ajuda, principalmente para quem quer ler mais. Organização é a chave para auxiliar em nossas vidas.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  21. Realmente o 3g tira meu tempo pra ler. Fiquei muito chateada quando percebi q estava lendo menos e este ano estou tentando dedicar mais tempo as leituras. Lindo seu filho, muito lindo *_*

    ResponderExcluir
  22. Aline,realmente sua rotina bem corrida e com um filho pequeno fica mais ainda,sei disso pois tenho dois.Mas com certeza,quando amamos ler nada nos desanima e realmente sempre damos um jeitinho.Amo ler e mesmo que fique sem ler alguns dias,volto a ler ,é um hábito que sempre esteve presente em minha vida.Viajando pelas histórias ficcionais,me apaixonando pelos personagens,enfim livros...livros...livros....mil beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Aline!
    Acho que você merece parabéns por ter lido 94 livros mesmo com os contra tempos e tbm sendo uma super mãezona. Miguel é lindo! Espero que quando tiver os meus consiga conciliar como você consegue!
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Oláá! Criança é um amor. ótimo que você consegue conciliar toda a sua vida!
    Queria ter toda essa sua organização haha! Parabéns pela maternidadeee!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  25. Que lindo o Miguel!! Acho que tudo na vida é questão de prioridade, eu por exemplo costumo dizer pras pessoas que nem ligo a TV, então todo o tempo que elas ficam assistindo eu fico lendo... rs... Infelizmente não consigo ler em ônibus - sou da turma que enjoa - mas em filas leio sim. Você leu coisa demais pra quem tem um bebê pequeno!! Isso que é saber se organizar. :)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  26. Que bom que embora sua rotina seja cheias de afazeres tu ainda consegue arrumar tempo para suas leituras e para o blog. Como o meu tempo ainda é bastante livre, tenho tempo para ler bastante.

    PS: Teu filho Miguel é uma coisa fofa! Linda as fotos!

    ResponderExcluir
  27. Muito legal conhecer um pouco mais da sua rotina e o Miguel é a coisa mais fofa do mundo gente *-*

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Aline, eu te falei no insta que precisava ler essa postagem, por isso estou aqui. Já frase: "esqueça o blog e esqueça os livros", mais de uma vez. Como te falei, estou gravida de gêmeos, então tem sempre alguém "botando terror" em mim.
    Acredito que eu vou conseguir tempo para ler, pois é algo que amo. Também acredito que com o tempo as coisas vão se ajustando. Claro que não vou ler na mesma quantidade, bom um bom tempo.
    Foi ótimo saber da sua experiência.
    Ah, o Miguel é lindo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Olá!

    Adorei a sua postagem! Não sou mãe, mas sou professora e sei como é puxado toda essa fase e os cuidados com o bebê. E acho que você está lidando super bem! E além de tudo, adorei as dicas! Até anotei umas aqui, pois estou meio "enrolada" com as leituras ultimamente dkjasdlas

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  30. Adorei o texto e deve ter ficado super preocupada quando o bebê caiu, mas isso é normal! Bom, parabéns, já leu mais que o dobro que eu este ano! Haha! Eu tenho uma meta e não fico me cobrando, mas preciso! Cara, parabéns, amei esse texto e seu filho é lindo!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá,
    Que bom que você está conseguindo conciliar as coisas na nova fase da sua vida.
    Eu apoio quanto ao que você disse sobre não ter tempo de ler, mesmo quando eu trabalhava o dia inteiro e estudava a noite arranjava um tempinho, só não arranja quem não quer.

    ResponderExcluir
  32. Nossa, com filhos novinhos ainda é mais difícil ler, não? Tanta coisa pra fazer e....sei lá se conseguiria ler muito.
    Mas é daquele jeito né, aproveitando cada segundo de tempo livre pra ler. Parabéns pelo esforço e boa sorte pra continuar lendo! E que o pequeno cresça cercado de livros e seja um leitor também pelo exemplo, ele é uma gracinha *-*

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Adorei que você tenha compartilhado a experiência conosco! É realmente uma nova fase na sua vida, mas quando há força de vontade de dedicação, acaba-se arrumando tempo para tudo, né? Espero que o seu filho esteja bem (ele é muito lindo!) e que você avance muito nas leituras esse ano.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  35. Oi Aline, tudo bem? Em 2015 eu li bastante e me dediquei muito ao blog, mas este ano com o emprego novo e a minha nova rotina eu não tenho conseguido ler nem manter o blog tão atualizado quanto eu gostaria. Tem dias que eu chego em casa e que eu só quero dormir, mas me obrigo a pelo menos tomar um banho e comer algo. Nesse fim de mês eu fiz um planejamento, pois quero otimizar o meu tempo então espero que assim eu consiga conciliar tudo na minha vida e voltar para os livros e para o blog.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin