Os Bons Segredos - Sarah Dessen

Livro: Os Bons Segredos
Autor (a): Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Ano: 2015
ISBN 978-85-65765-76-3

"Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho."

*Livro cedido em parceria com a Editora Seguinte.

Oie, tudo bom?

Esse livro foi um daqueles em que eu tinha dúvida se ia gostar ou não porque quando começaram a sair as resenhas dele, cheguei a ler algumas que não gostaram muito da narrativa. Apesar disso, eu tinha boas expectativas porque minha primeira experiência com a Sarah Dessen foi ótima. Ainda bem que mergulhei nesse livro porque foi uma leitura incrível.

Os Bons Segredos conta a história da Sidney, uma adolescente que sempre viveu na sombra do seu irmão encrenqueiro Peyton. Ele se envolveu com drogas e pequenos delitos que sempre o obrigava a prestar serviços comunitários e ficar internado na reabilitação. Dessa vez, Peyton foi responsável pelo acidente que deixou um adolescente paraplégico e o fez ir para a cadeia.

"Um fenômeno estranho acontece quando uma coisa deixa de ser um fato isolado para se tornar um hábito. Como se o problema já não fosse um visitante temporário, mas alguém que se mudou de vez para a sua casa." (pág. 16)

Mesmo causando vários problemas, os pais de Sidney continuaram a passar a mão na cabeça do Peyton, o tratando como uma vítima do acidente e não o réu. Sidney se sente mal pelo que passou e tudo o que perdeu por causa das atitudes do seu irmão mais velho. Ela decide mudar de escola para fugir desse estigma e nesse novo colégio ela conhece Layla, a caçula da numerosa e afetuosa família Chatham. Essa família tem uma pizzaria que Sidney passa a frequentar na tentativa de passar o maior tempo possível fora de casa.


Parece que esse foi o mês do YA aqui no blog e foram gratas surpresas. A Sidney tem a consciência de que o que seu irmão fez foi errado, mas não consegue se expressar na própria casa. Ela é uma pessoa boa, mas precisa melhorar sua auto estima e restabelecer a relação com os pais. Ser deixada de lado por causa do irmão fez com que ela desacreditasse na sua própria capacidade. Tudo muda quando ela conhece a família Chatham, principalmente a Layla e seu irmão Mac.

"Estava acostumada a ser invisível. As pessoas raramente me viam e, se viam, nunca me olhavam de perto. Eu não era radiante e encantadora como meu irmão, linda e graciosa como a minha mãe, ou inteligente e dinâmica como minhas amigas. Mas essa é a questão. Você sempre acha que quer ser notada. Até ser notada." (pág. 9)

Boa parte do livro eu fiquei com muita raiva da mãe da Sidney por não enxergar suas atitudes. Ela é uma ótima mãe, metódica, preocupada e responsável. Porém, seu amor de mãe a cegou e ela não percebeu que isso estava fazendo mal aos próprios filhos. Agora que sou mãe, entendo que tentamos acertar cometendo erros e isso reflete positivamente ou negativamente nos filhos.

A Sarah Dessen tem uma escrita deliciosa e agradável. O livro tem praticamente 400 páginas, mas a leitura é rápida e despretensiosa. Ela insere momentos dramáticos em seus livros com muita leveza e delicadeza. Cada frase ou quote são pequenos ensinamentos para o leitor. A autora também conseguiu colocar o romance no livro sem ser clichê ou forçado. Aliás, o romance é bem fofo, jovial e cativante.


O livro tem personagens fortes e interessantes, mas minha preferida foi a Layla, por ter uma característica peculiar de sempre se preocupar com a pessoa que está com ela. No início parece que ela é só doidinha - é mesmo - mas, ela também sempre está interessada e fazendo o possível para ajudar seus amigos e familiares. Apesar do seu vício por batatas fritas e sua queda por caras safados, a Layla tem um grande coração.

"Ambas permanecemos caladas por um momento. Então, em silêncio, ela pôs um pirulito de coca-cola ao lado do meu prato. Compensação? Um gesto de simpatia? Podia ser as duas coisas e nenhuma delas. Não importava. Fiquei grata." (pág. 175)

A diagramação segue o padrão da editora Seguinte e tem folhas amareladas e fonte de tamanho confortável. Eu não gostei do título em português porque o original mostrava melhor a essência dos personagens, mas Os Bons Segredos também tem relação com a narrativa.

Os Bons Segredos é um Young Adult que faz você pensar em muitos assuntos: tem drama familiar, romance, superação, sistema prisional e amizades. Esse livro me ensinou que não podemos fechar os olhos para o que acontece a nossa volta. Precisamos tomar atitudes e aceitar que não podemos consertar tudo. 

Cada vida retrata um pedaço de uma história bem maior e cada trecho de história tem sua importância. Através dos olhos da Sidney, conseguimos analisar nossa própria sociedade com seus defeitos e qualidades. Com ela, aprendemos que é muito bom ter sempre alguém olhando por nós.

Beijos!

32 comentários

  1. Oi, Aline. Eu conheci a Sarah Dessen por meio dos muitos bons comentários feitos pela Pâm Gonçalves à ela, a partir daí a Sarah entrou para os meus desejados, mas não li nada da autora ainda. Os Bons Segredos é um livro que vem sendo muito elogiado nos últimos meses e agora entendo o porque dos elogios, pois a escrita da autora é cativante. Gostei bastante da construção dos personagens e de todos os problemas que eles enfrentam, relatados de forma muito tocante.

    Resenha | Mulheres, arafaelagodoy.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Tenho visto bastante resenhas positivas desse livro.
    Algo que me agradou muito foi saber que a personagem é forte e que que corre atrás do que quer. A premissa do livro é realmente instigante e mesmo não tendo lido nada da Sarah Dessen... Esse me parece um ótimo jeito de começar.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Bom, ainda não li nada da autora Sarah Dessen. Pela sua resenha posso adiantar que já aguçou todos meus sentidos, adoro esse tipo de romance e drama. E pelo pouco que senti acredito que a autora nos faz mergulhar em cada personagem. Nada melhor começar por este pelo qual já me apaixonei pelo conteúdo da história.
    Gostei da historia e ele está definitivamente em minha meta de leituras para este ano.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma vontade grande de ler esse livro ♥
    Assim como você li umas resenhas que não foram muito boas, mas como eu gosto do que é diferente, pra mim talvez iria funcionar.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline, eu não conheço nenhum livro dessa autora, mas fiquei interessada com essa resenha é o tipo de gênero literário que eu gosto de ler já esta na minha lista de leitura obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oi Alibe!
    Só li um livro da autora até hoje, gostei do livros, mas não foi aquela coisa. Acho que como você mesma disse é uma leitura despretensiosa. Acho que não lerei o livro porque não me empolguei muito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Aline,sempre quis ler esse livro e conhecer de perto os conflitos que recaíram sobre a família de Sidney e como tudo veio sobre ela,devido ao acidente ocasionado por seu irmão desajustado,Peyton. Gostaria de saber como se desenvolve o relacionamento dela com a família Chatham,Layla e seu irmão Mac.Gosto muito da leveza e delicadeza da Sarah.Amei saber que o romance é fofo,jovial e cativante e que a personagem Layla tem um grande coração.Mil beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  8. Hello. Bem depois de ler a sua resenha a minha impressão ruim das resenhas diminuiu, muitos falaram que o livro não era bom, mas eu ainda tinha esperanças de encontrar um ponto positivo. O enredo é interessante e gostaria de saber se o irmão mais velho vai tomar vergonha na cara de vez. Dica anotada. Bjkas

    ResponderExcluir
  9. Olá! Não conhecia esse livro e a autora, mas parece ser bem legal, gostei da premissa do livro e este já ganhou um ponto positivo comigo, folhas amareladas! rssss
    www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline!
    Eu simplesmente amooo livros com este tipo de temática, vários dramas familiares, acho que tem tanto a nos ensinar...
    Ao contrário de vc eu leio as resenhas e tenho certeza que vou amar o livro, só me falta tempo mesmo pq até comprar eu já comprei rsrsrs.
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline
    Ainda não li nada dessa autora, mas morro de curiosidade. Este livro parece ser muito bom. Adorei saber sua opinião.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que interessante! Estive passando por umas coisas que quase me fizeram desistir de coisas que quero para minha vida, adoro livros assim, sabe, que fazem a gente refletir, nos ajudam muito!! Sempre mto bom!
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu teria uma dificuldade imensa pra ler esse livro sem desejar dar uns safanões na família da Sidney. Tenho uma certa dificuldade pra ler qualquer historia que tenha algum drama familiar porque acabo somando as dores dos personagens a minha própria degradante historia familiar. mas há elementos que você apresentou resenha que fazem eu me interessar pelo livro, especialmente a questão da amizade. Já me agradei de Layla e sei que seria ótimo conhece-la através da leitura deste livro <3

    ResponderExcluir
  14. Li esse livro com muito entusiasmo, pois tinha ouvido muitos elogios em relação a escrita da autora, porém o livro não superou minhas expectativas, não chegou nem perto, achei a trama muito parada, nunca acontecia nada de mais, e isso fez com que eu não acabei não gostando tanto quando imaginei que iria.

    ResponderExcluir
  15. Oi Aline.
    Sempre tive muita vontade de ler os livros dessa autora. Esse livro parece muito interessante, vi que muitas pessoas tem feito a leitura dele nesses últimos dias. E você me fez ficar ainda mais curiosa com ele. Gosto de livros que nos fazem refletir de alguma forma.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Aline, também tive boas experiências com Sarah Dessen antes de ler Os Bons segredos, e quando vi tantas resenhas negativas eu me assustei, mas ao terminar a leitura cheguei a conclusão que as pessoas não conseguiram compreender o estilo da autora, a forma como ela sempre conduz suas narrativas e como ela é especialista em frustrar expectativas de uma forma boa, se é que isso é possível kkkkkkkkk... Bom, quanto a esse livro também queria socar a mãe da Sidney, faze-la enxergar o mau que estava causando, mas infelizmente não consiguimos interferir em livros kkkk. Eu tbm amei essa narrativa e adoro a forma como a Dessen transcreve assuntos sérios com leveza

    ResponderExcluir
  17. Oie Aline,

    Essa é a primeira resenha do livro que eu leio, achei a capa muito linda. Tenho muita vontade de ler algum livro da Sarah, porém ainda não tive oportunidade. A história me chamou atenção por alguns aspectos, ter uma personagem forte, por tratar de vários temas, a única coisa que eu acho que também não iria gostar é da mãe da Sidney.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  18. Não me dou bem com livros dela, sempre acabo querendo mais ou achando menos do que esperava e com esse fiquei bem relutante se pegava ou não. Ainda não deu coragem. As resenhas que vejo dele estão bem boas e de novo vejo que parece valer a pena. Mas sei lá....tenho medo de pagar outro livro dela e senti que perdi meu tempo. Até que esse parece ser diferente dos outros que li e começo a pensar que gostaria mais, só que....aquela pulga atrás da orelha não permite que pegue pra conferir. Ao menos não tão cedo =/

    ResponderExcluir
  19. Oi. Eu não curto muito YA, mas curti o enredo desse livro, achei sugestivo. Também vi alguns blogueiros dizendo que não gostaram, mesmo assim, fiquei curiosa com a obra.

    ResponderExcluir
  20. Não sou fã de livros com público alvo. Ou mesmo músicas, filmes... pronto falei! rs

    A história parece cativante mesmo, mas acho que prefiro ficar só com a resenha, muito boa, por sinal! ;)

    ResponderExcluir
  21. Olá Aline!
    Eu tb adoro a escrita da Sarah, valeu muito a pena ter lido esse livro, embora tb tenha passado por umas partes que fiquei irritada pelo livro não andar, pela personalidade sistemática da mãe do sidney... irritante, mas muito bom, valeu a pena!
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oiiie
    eu adoro a autora e me identifiquei muito com o enredo, espero ler em breve e adorar, pois só vejo elogios e sua resenha está ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá Aline!
    Recentemente acabei de ler um livro da Sarah e foi meu primeiro contato com a autora e eu amei a sua narrativa. E já estou louca por mais livros dela. Sua narrativa é mesmo fluida. E ela retrata temas familiares muito bem, o livro que li também tinha essa pegada familiar e eu gostei muito. Gostei da sua resenha e espero poder ler logo. A capa está muito linda mesmo. E sério que são 400 páginas? Não parece, mas é bom que a leitura flui e nem percebemos!

    beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oiie
    sua resenha está ótima, eu adoro a autora e estou louca para ler o livro, espero ler esse ano pois já o tenho aqui

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Que bacana, eu adoro livros que ensinem algo ao leitor e deu para ver que aconteceu exatamente isso contigo. Já estava com vontade de ler esse livro e agora estou ainda mais empolgada. Espero poder ler logo!

    ResponderExcluir
  26. Oie! Eu nunca havia lido uma resenha desse livro, ma já tinha ouvido falar bem da autora, e esse livro está na minha wish list desde que lançou e foi bom ler a sua resenha para ter de cara uma boa impressão do livro! Eu gosto de livros com essa temática de drama familiar e tudo mais, sempre acho que posso tirar boas lições desse tipo de literatura, na verdade sempre gostei de drama pelo motivo que citei acima. Eu amo essa capa, acho linda de mais, raramente a seguinte faz uma capa blah! Então e isso! Bjokas

    ResponderExcluir
  27. Prestando bem atenção na capa do livro ela é bem bonita, fiquei curiosa para saber o significado, tenho muito interesse em ler o livro e sei que ele é altamente recomendando por blogueiros.

    ResponderExcluir
  28. Olá linda,

    Conhecia a autora, mas não a obra da mesma.
    O livro parece cheio de lições e reflexões pertinentes que nos fazem mais sensíveis aos problemas ao nosso redor e mais receptivos com as pessoas.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Eu sou doido para ler esse livro da Sarah Dessen, eu conheci ele no skoob e a sinopse me chamou muito atenção. Espero ler.

    ResponderExcluir
  30. Oiii, Aline!
    Eu gostei muito desse livro, apesar de achar que não tinham tão bons segredos assim!! mas, a escrita da Sarah é ótima e o livro nos faz mesmo refletir muito sobre alguns assuntos, o que mais gostei foi o drama familiar.
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  31. Oee,
    Eu sou doido por esse livro por causa da capa, até gostei da sinopse, mas a capa me conquistou mais. Vejo muitas opiniões diferentes sobre o livro, então sempre vou deixando ele de lado.

    Étreintes!!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi Aline, tudo bem??
    Eu curti muito a premissa dessa história... e já venho namorando esse livro há algum tempo, porque li um livro da autora que gostei muito... fico chocada com certos pais... que passam a mão na cabeça do filho pelos seus feitos errados... isso só dá vazão para que eles achem que podem tudo e fazem o que querem e quando querem... quero muito conhecer esse enredo... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin