O Casamento da Princesa - Meg Cabot

Livro: O Casamento da Princesa
Autor (a): Meg Cabot
Editora: Galera Record
Ano: 2015
ISBN 978-85-01-10520-2

"O tão aguardado décimo primeiro volume da série que encantou milhões de adolescentes pelo mundo. A série mais amada pelas adolescentes dos anos 2000 está de volta em um romance para os jovens adultos. No novo volume de O diário da princesa, cinco anos se passaram desde que Mia se formou na faculdade — e sua vida anda bem agitada. Ela coordena um centro comunitário em Nova York, continua perdidamente apaixonada por Michael e está sempre cheia de compromissos reais na agenda. E por falar em compromisso... A imprensa não perde uma oportunidade de maldizer a vida do casal. Por que não se casaram até hoje? Existe outro pretendente? Como a família real permite que ela passe as noites fora de casa? Os paparazzi vivem atrás da princesa, mas ela tem outras prioridades. Até passar um fim de semana romântico com seu amor nas Bahamas. Será que chegou mesmo a hora do “felizes para sempre”?"

Oie, tudo bom?

Resenhar esse livro aqui no blog é voltar uns bons anos até minha adolescência quando eu conheci os livros da Meg Cabot. Mesmo não sendo uma autora tão famosa no Brasil nos últimos anos, a Meg era um dos principais nomes da literatura juvenil na primeira década nos anos 2000. Eu ainda acho ela uma escritora incrível e com séries maravilhosas.

O Casamento da Princesa é o 11º livro dessa série que conta a história da Mia Thermopolis, a princesa e herdeira do trono de Genovia. Ela descobriu que fazia parte da realeza durante a adolescência e sua vida só teve mudanças depois disso. Essa série é narrada pela Mia através do diário que ela escrevia e esse livro acompanha a personagem 5 anos depois da sua formatura na faculdade. Ela voltou a escrever no diário por causa de uma recomendação médica pelo estresse que ela tem passado depois que seu pai é preso por excesso de velocidade no trânsito.

Mia não mudou muito, ela continua ficando nervosa com tantos compromissos como princesa Genovia, é apaixonada por Michael e continua preocupada com os animais e o meio ambiente. O fato dela não ter amadurecido muito foi o único ponto negativo dessa leitura porque muitas vezes não consegui identificar uma Mia adulta porque ela tinha muitas preocupações que se pareciam demais com sua versão adolescente.

Apesar desse pequeno defeito, foi MUITO BOM rever personagens de uma série que gosto tanto e cada "reencontro" era marcado de saudosismo. A família e os amigos da Mia continuam sendo ótimos personagens secundários com suas manias. Lilly, Tina, Boris e Grandmère estão de volta com suas loucuras.


Obviamente o livro fala sobre o casamento da Mia com o Michael, mas nada é simples na vida da princesa e ela tem que lidar com muitos problemas antes do "Sim". Eu shipava muito esse casal nerd e foi muito bonito vê-los adultos, independentes e apaixonados.

"A coisa mais frustante de ser apaixonada pelo Michael Moscovitz é que é impossível ficar irritada com ele, ainda mais quando ele está com a mão no meu pescoço e a testa apoiada na minha e o seu cheiro de banho toma conta dos meus sentidos." (pág. 372).

A Meg Cabot tem uma escrita deliciosa e como eu estava com saudade do seu texto (se nunca leu nada dela, leia!). Que narrativa leve, engraçada e despretensiosa. Eu ri muito durante essa leitura! A Meg é uma contadora de histórias excepcional e estava com saudade do seu estilo. Também estava com saudade da narração em formato de diário, um dos meus formatos preferidos.

Foi muito interessante ver como a autora amadureceu a história, inserindo elementos da cultura pop atual e dessa forma, conseguiu deixar os personagens mais reais e coerentes com nossa atualidade.

"- Jatinho? Ele alugou um jatinho particular?
 - Quem  ele pensa que é agora, Christian Grey?" (pág. 100)

O Casamento da Princesa é realmente um livro que fecha com maestria uma das mais bem sucedidas séries juvenis. A história fez um apanhado da vida atual da Mia e conseguiu surpreender, emocionar e cativar. Se você já leu a série, essa é uma leitura obrigatória, se não leu ainda, está esperando o que para começar? 

Uma narrativa dinâmica, agradável e envolvente com uma protagonista cativante.Esse foi um livro que li com um sorriso no rosto do início ao fim e que me trouxe ótimas lembranças.

Beijos!

48 comentários

  1. Oi Aline, eu não conhecia essa serie de livros lendo a sinopse o livro parece ser bem interessante adoro livros adolescentes com certeza vou le-lo obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline! Dessa série só conheço mesmo o filme, do qual gostei bastante. Mas não sabia que era uma série de livros. Tbm nunca li nada da autora, mas pretendo corrigir isso o quanto antes. Valeu pela dica! Você fez uma ótima resenha, como sempre.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Aline, com certeza esse livro é de certa forma desde seu lançamento o livro mais aguardado com ansiedade pelos fãs da série. É muito gratificante realmente poder fazer essa leitura e termos mais de Michael e Mia, agora próximos a realizar o casamento. Bem nostálgico e imperdível!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Adorava demais a Meg Cabot. Sei lá. Acho que fiquei uns dois anos só lendo coisa dela. Mas não conhecia esse livro. Deve seguir o mesmo estilo dos outros né? Que legal. A Mia de volta ao diário haha. Nossa, quase na mesma idade que eu de novo haha.

    Vou dar uma olhada.
    Parabéns pela resenha.


    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oiii, sabia sempre vejo resenha sobre este livros, nao me vejo lendo ele mas outros da Meg me atraem quem sabe eu não vire uma fã dela não e? Parabéns pela resenha. Linda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Você tem toda essa série de livros? Sempre fui louca para ler essa série, saber qual e o desenrolar da trama, até porque já assisti aos filmes, e sou apaixonada, no entanto com tantos livros na lista de desejados, esses acabam ficando por ultimo, mas pretendo futuramente ler com certeza.

    ResponderExcluir
  7. Oee,
    Eu já li algumas resenhas do livro da autora e não me interesso pelos livros dela :/


    Étreintes
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu ainda não li essa série mas já li outros livros da autora e gosto bastante da escrita dela. Gostei da resenha, me pareceu uma leitura bem agradável e divertida.

    Participe do sorteio da trilogia A Caverna Cristalina petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  9. Aline,também gosto muito da Meg e fiquei muito feliz com esse lançamento e poder rever a Mia Thermopolis depois de tanto tempo.Pena que a versão mais adulta da Mia não tenha convencido muito e ela continuar com traços da antiga adolescente.Amei o quote da página 372.Gosto também da narração em formato de diário.Que bom que leu com um sorriso no rosto do início ao fim.Mil beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  10. Bom, o fato de ela não ter amadurecido, para mim é um grande ponto negativo. Eu conheço a história, mas acho que não leria a continuação, talvez em outra época.

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca li esses livros e nunca tive interesse, lembro de um amigo que leu na minha época de colégio e ficava me azucrinando pra ler, haha.

    ResponderExcluir
  12. 11° livro e ela ainda não age como adulta? Estranho né rs Eu não sabia que tinha tantos livros! Como só vi os filmes, fico presa a história das telas também e delas pelo menos gosto.

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Oiee, parei um pouco de ler livros assim, mas confesso que esse aparenta ser muito amor! Ou seja, quero ler haha <3

    ResponderExcluir
  14. Olá, ótima resenha.
    eu nunca li nenhum livro da Meg, mas reconheço que ela tem um bom publico e séries bem aclamadas, uma pena não ser tão popular quanto no inicio dos anos 2000. Confesso que já assisti aos filmes dessa série, mas nunca me ocorreu querer lê-los, apesar disso, fiquei um pouco decepcionado por a autora não ter colocado no último volume uma Mia mais madura. Enfim, a resenha ta ótima.

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oii!
    Não conhecia essa série, e parece ser bem legal! Parabéns pela resenha!

    Vitória,
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Ainda não li nenhum livro da Meg, assim como não conferi essa série da princesa. Já me indicaram várias vezes para começar a leitura, mas sabe quando nunca coincide a minha vontade de ler com a disponibilidade do livro? É isso que acontece comigo, rs. Mas ainda vou conseguir ler.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Aline
    Ouvi outras pessoas comentando sobre isso também, o fato da Mia não ter amadurecido tanto. Bom, não li os livros, mas imagino pois vi o filme.
    Sobre a escrita da Meg, tenho curiosidade. Ainda mais depois de tantos elogios.

    livrosvamosdevoralos.bogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Aline, li a série há alguns anos e lembro que na época todos os livros já estavam lançados, então eu não era mais nenhuma adolescente, mas a escrita de Meg me pegou de jeito e li todos os livros em questão de uma semana, sim, 2 livros por dia exatamente, fiquei tão encantad e apaixonada por Michael que não conseguia largar a série, fiquei frustadas com alguns acontecimentos e apaixonada de novo depois. Então...EU NECESSITO DESSE LIVROOOOOOOO. Mas antes quero reler toda a série e claro ter ela na estante. Sua resenha me deixou saudosa e com uma vontade tremenda de ler tudo o mais rápido possível!

    ResponderExcluir
  19. Oiie
    preciso muuuito ler esse livro pois já li a série toda e sou apaixonada, sua resenha me deixou mega curiosa e espero poder ler em breve e amaaaar, a meg sempre linda né?

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Ola Aline ainda não li nada da série assisti o filme e amei ( não sei de qual livro ) concordo com você a escrita da Meg é maravilhosa e flui muito bem, pena que a protagonista não amadureceu muito, mas tenho certeza que valeu muito a pena a leitura, a capa é linda demais. beijos


    Joyce
    wwww.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  21. Nossa, deve ser super legal pra quem acompanhou quando era jovem. E já leu todos e pode ler esse com nostalgia e saudade daqueles tempos. Ainda não li essa série da autora, mas já conferi outras e ela faz um trabalho muito bom de acompanhar. Gostaria de ler. Esse parece ser um belo agrado aos fãs e outra trama muito boa.

    ResponderExcluir
  22. Aline, acho que nunca li nada da Meg e adoraria começar por essa série porque assisti ao filme do primeiro livro e acho a história bem legal.
    É o tipo de livro que me agrada.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  23. Eu amo os livros da Meg!!! Me sinto uma menina de quinze anos, sempre! A escrita dela é deliciosa e frenética. Não poderia dizer não a esse livro!

    http://www.osnosdarede.com/

    ResponderExcluir
  24. Oie Aline,
    Eu li uns 3 livros da série a um bom tempo, vou tentar ler o resto logo para poder ler esse, parece estar muito bom apesar da Mia não ter amadurecido muito.
    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  25. eu não li nenhum livro da série, só assisti o filmes baseado neles, um dia talvez eu leia mas por enquanto não me atraem.

    ResponderExcluir
  26. Olá!

    A série O Diário da Princesa me lembra... Anne Hathaway! Eu não li a série mas vi o filme, e adorei! Ainda não sou tão fã da Meg, li dois livros dela: um bom e um ruim, então ainda estou indecisa. Sempre bom reler livros que marcaram algum momento da nossa vida!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Aline!

    Acompanhava seu blog uns anos atrás e adorava, me perdi um pouco por aí e foi muito bom voltar! Continua tudo lindo. Resenhas objetivas mas ótimas.

    Também amei esse livro! Que nostalgia...

    Beijinhos! Agora vou estar sempre por aqui de novo.

    Leituras & Fofuras

    ResponderExcluir
  28. Confesso: não li os livros da série, mas foi a primeira que conheci e amo os dois filmes lançados! Ótimo post. Beijocas e sucesso.

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  29. Oi oiii!
    Essa série é enorme né? E também me elogiada.
    Apesar do gênero não ser o meu favorito, tenho muita curiosidade e espero poder ler um dia.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  30. Oi Aline,
    Realmente essa série é nostalgia pura! <3
    Reencontrar a princesa Mia - que basicamente acompanhou grande parte da minha adolescência - deve ser uma experiência fantástica. Ainda não li o desfecho da série, mas aposto que tem essa alma cômica e dramática de Meg. Adoro a forma como ela consegue fazer a narrativa fluir e causar gargalhadas nos leitores kkkk

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Oiii!

    Sou mega fã da Meg, mas ainda não li essa série :(
    Tenho muita vontade mas são livros demais para dinheiro de menos
    A escrita dela é sensacional e tenho certeza que a leitura foi agradabilíssima.
    Gostei da sua resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  32. Já ouvi falar dos livros da serie O Diario da Princesa mas não sabia que tinha 11 livros, não li nenhum livro da autora ainda mas gostei bastante da resenha embora eu saiba tão pouco a respeito de Mia.

    ResponderExcluir
  33. Que resenha gostosa de ler. Eu só li um livro extra da série O diário de princesa mas pretendo ler os outros livros da autora porque eu realmente gostei da escrita. Tenho amigas que são apaixonadas pela autora.

    ResponderExcluir
  34. Oi, tudo bom? Ainda não li o primeiro livro da série, mas sinto bastante vontade. E discordo de você quando diz que Mag não é tão famosa nos dias de hoje quanto era no ano de 2000. Tem taaaanto jovem, mas tanto jovem lendo ela que é até gratificante saber que eles leem algo tão bom quanto Mag.
    Gostei da resenha! Beijos,
    Mari, meu deus KÇJDSFLAKS eu morro de rir com as tuas resenhas!!
    Eu nem me importo mais de pegar spoiler dessa série, por isso li todaa tua resenha. E aí percebi que você não deu spoiler nenhum. Rezando para mais pessoas assim. <3
    Aliás, eles precisam procurar um médico urgente sim!!! E se você precisa, eu também. Ai vamos juntas dçfakdsfal Mas parando de encher linguiça e indo direto ao assunto... Espero que Hardin se "redima" no próximo livro, que Todd continue escrevendo bem e que Tessa comece a ser menos imbecil, para que, assim, a série termine perfeitamente bem. Beijos!!
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  35. Oie, tudo bem? Ainda não li os livros e até um minuto atrás eu tinha vontade, mas uma série com mais de 10 volumes? Não tenho coragem kkk

    ResponderExcluir
  36. Queria muito terminar essa série da Maggie, mas nunca tive oportunidade e foi um dos primeiros livros que eu li.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  37. Sempre ouço falar muito da Meg Cabot, mais nunca tive a oportunidade de ler nada dela. Mais espero logo ler.

    ResponderExcluir
  38. Oi, tudo bem?
    A série é bem grande hein?! Não li nenhum ainda, mas li a série A Mediadora e amei a escrita da Meg, preciso de outros livros.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Eu amo Meg Cabot e seus livros, em especial a série O Diário da Princesa. Foram livros que embalaram minha adolescência, impossível não amar! <3
    Comprei esse livro para autografar, mas ainda não li. Estou mega ansiosa para fazer a leitura e descobrir o que acontecerá com a Mia em mais uma história.
    A escrita da Meg é uma delícia, por mais que o livro seja grosso a gente lê bem rapidinho por conta da agilidade que ela coloca em seus textos.
    Adorei a resenha! <3 Não vejo a hora de fazer a leitura!!!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  40. Oi Aline!
    Li o livro assim que lançou pq comprei para a sessão de autógrafos dela aqui no Brasil! Amei o livro! Amo a Meg foi maravilhoso ver a Mia e o Michael de novo e relembrar a infância! Concordo que não vi o amadurecimento da Mia, mas mesmo assim amei o livro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  41. Oi Aline, sempre tive vontade de ler esta série principalmente com os filmes, mas nunca li mas pretendo tirar esse eterno plano do papel pois sempre achei que seria algo bem divertido. O único livro que li da autora foi o garota americana, o primeiro foi fantástico mas o segundo uma chatice só que eu acabei desistindo. Não sabia que a Mia ficava com o nerd do primeiro livro (é esse não é) pensava que ela ficava com aquele conde bonitão do filme, mas enfim essa frase que ela cita o Christian Grey foi fantástica para mim, fiquei com vontade de ler, mas até chegar neste livro terei que percorrer uma grande jornada!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  42. Ei, tudo bem?
    Eu adoro a escrita da Meg, e algumas de suas histórias são minhas favoritas, mas nunca tive vontade de ler essa série em específico. Não é do gênero que eu curta, mas entendo quem adora. Quem bom que teve uma boa finalização.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  43. Olá!
    Adoro Meg, a escrita dela é fluida e muitas vezes engraçada, o que torna a leitura muito gradável. Não gosto de literatura juvenil, mas não descarto a possibilidade de leitura, tudo depende do dia e do humor rsrsrs.
    Bjin
    Bom dia!
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Não consegui superar o fato de que a Mia parecia tão, ou mais criança que nos livros aNTERIORES. Depois de tudo, depois de tantos livkros eu esperava que iria encontrar uma Mia amadurecida e crescida com toda a situação que ela passou. Além disso achei mega babaca o Boris xD
    ^^ Excelente resenha

    ResponderExcluir
  45. Eu amo a escrita da Meg. Ela sempre será uma das minha favoritas, porque mesmo depois de tantos livros, ainda consegue encantar os leitores. E ela acompanha as gerações, fazendo as atualizações que evoluíram durante dos anos de O Diário da Princesa. Sem contar que a Meg é um amor, né? <3 Adorei a resenha e mal posso esperar para ler esse livro e me divertir com as trapalhadas da Mia. Beijos!

    ResponderExcluir
  46. Falam super bem da Meg, sempre tive vontade ler algo dela, mas nunca encontrei livros avulsos, só séries, sagas e por isso pedir um pouco a vontade...

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  47. Oi!
    Adoro os livros da Meg ele são tão leves e agradaveis de ler né. Ainda no li essa série e espero começa-la em breve pois parece ser bem fofa, apesar de já ter lido bastante sobre a narrativa imatura da Mia.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  48. Oi, tudo bem?

    Eu ainda não li este livro, mas já sei que vou amar, pois amo todos os livros dessa autora. Meg Cabot é a minha autora preferida *-*

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin