Brincos de Ouro e Sentimentos Pingentes - Luiz Antonio Aguiar

Livro: Brincos de Ouro e Sentimentos Pingentes
Autor (a): Luiz Antonio Aguiar
Editora: Biruta
Ano: 2011
ISBN 978-85-88159-92-1

""beijo tem gosto, tato, tontura e lembrança." Este é um dos versos que a narradora dessa história, Manuela, escreve enquanto vai descobrindo os prazeres e frustrações do seu "primeiro amor". A história é um vai-e-vem poético que avança e volta no tempo, que vai do presente para o passado, que conta o início de uma paixão quando a heroína tem 11 anos e agora que ela tem 16 e sabe que um amor de verdade não tem hora nem dia marcados, é uma vivência que nunca tem fim. Ele se chama Pedro Cláudio, é oito anos mais velho do que ela, segue a carreira de músico e tem medo de amar uma garota que mostra para ele que o amor não tem idade e só sabe seguir a cronologia do coração."

*Livro cedido em parceria com a Editora Biruta.

Oie, tudo bom?

Estou amando os livros infantis da Editora Biruta, pois além da bela diagramação, a história é leve e envolvente. Brincos de Ouro e Sentimentos Pingentes é protagonizado pela Manuela, uma garota que se apaixonou por Pedro Cláudio aos 11 anos de idade. Ele é oito anos mais velho que ela e quando Manuela tinha 11 anos ele consertou um dos seus brincos. Depois disso ela não conseguiu mais esquecê-lo.

Manuela vive aquela paixão platônica de adolescente e o livro vai relatando ao longo dos anos os encontros e desencontros dos dois. Essa história me chamou a atenção porque é um livro com uma narrativa bem poética e encantadora. O autor brinca com o psicológico da personagem e mescla momentos da infância com a adolescência da protagonista.

"Quem diz que memória é miragem não tem marcas a ferro em brasa no peito. Nos seios." (pág. 106)

Todas as mulheres e garotas que lerem poderão se identificar com esse período da vida onde pintamos uma situação e sonhamos acordadas esperando o dia que aquele carinha vai olhar para nós. Quem nunca?

É um livro com uma narrativa fluida, singela e tocante. A leitura é bem rápida, pois o livro tem várias ilustrações e isso dinamizou bastante. O que me incomodou um pouco foi o excesso de fanatismo que ela tinha pelo Pedro Cláudio em alguns momentos. A falta de atitude desse garoto também é uma falha, pois ele é bem mais velho que ela e muito indeciso em relação a tudo.

Aqui somos apresentados ao amor que não precisa de contato físico, que surge sem explicação e que corrói por muito tempo. Pode parecer perda de tempo, mas eu lembro bem de ter ficado 2 anos apaixonada por um garoto no ensino médio.


A diagramação da Editora Biruta é algo que merece destaque, pois está impecável. A capa tem o mesmo estilo do livro Baratinada e as páginas são cheias de ilustrações fofas. Além disso, algumas páginas são roxas e isso é um diferencial muito bacana no livro.

"Beijo tem receita:
céu com mel,
boca com língua
azul com dourado,
seco com molhado,

Beijo tem gosto, tato, tontura e lembrança."

Um livro leve, romântico e doce. Beijos!


33 comentários

  1. Realmente a diagramação parece ser perfeita. Eu também adoro livros infantis ou infanto/juvenis, eles me fazem lembrar da época em que eu tinha tal idade. A história de Manuela parece muito fofa. Quero muito ler o livro.

    Bjok

    ResponderExcluir
  2. Parece um livro bem fofinho! *-*
    E que linda a edição!A Gaivota e Biruta capricham né? <3
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Line, te indiquei pra uma tag ó http://amigadaleitora.blogspot.com.br/2014/05/tag-rede-sociais-social-networks-book.html

    xoxo

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline! Que livro mais fofo!!! É verdade, quem nunca né?! kkkkk!!! Dá até saudade da nossa época de 11 anos!! Adorei!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    não conhecia o livro e confesso que não gostei da capa, mas gostei da resenha. Parece ser um livro bem gostoso.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, Aline
    Achei muito fofo esse livro. Lembra aquela época pré adolescência e seus amores platônicos. Gostaria de ler. Achei a diagramação muito bonita.

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Nossa, gostei bastante da temática e parece ser um ótimo passa tempo. Gostei da dica. Beijos*

    ResponderExcluir
  8. A diagramação interna é um show a parte ein? dá vontade de pegar o livro só pra ficar folheando de tão lindo! haaha Gostei da trama do livro, apesar de ser infantil não ser o que mais gosto de ler, se tivesse oportunidade leria. Esses amores platônicos quem nunca realmente ein? rs

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante mas não leria por agora.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Eu sou apaixonada pela diagramação da Biruta <3
    Eles sempre capricham muito! Esse livro parece uma fofura.. não tinha lindo a sinopse dele, mas amei. essa época da é muito gostosa e eu com certeza vou gostar de relembrar isso com os personagens.

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  11. Adorei a diagramação de Brincos de Ouro e Sentimentos Pingentes. As capas e as ilustrações são bem bonitas.
    Mas, não me interessei pela trama. É bem adolescente. Talvez para uma pessoa mais nova seja interessante.

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante da resenha
    Esse livro eu não conhecia, mas gostei da dica
    Muito bom quando vai fluindo naturalmente e a diagramação é linda

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Aline, tudo bem?

    A diagramação desse livro é mesmo impecável! Adoro romances, então acho que eu iria me identificar com o livro =D

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  14. Bem fofa essa historia. *-* A capa ta muito bonita *-*

    ResponderExcluir
  15. Ah parece ser lindo. Não posso negar que achei o nome bem criativo.
    Ainda não conhecia o livro.
    A diagramação parece mesmo ser linda.
    Leria com certeza.


    Blog: livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não tinha visto esse livro, mas ele parece ser bem legalzinho, mas não curti muito ele, sei lá, falta algo mais, porém quem sabe eu mude de ideia, gostei muito da resenha Aline.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  17. Gente, que diagramação linda!!
    Que quote lindo!!! ~suspiros
    Muito fofo!
    E pensar que eu não tinha dado nada por ele quando vi os lançamentos!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Aline!

    A editora Biruta, arrasa da diagramação! Se me permite uma dica, leia Cordeluna, uma história rica, romântica e com uma lindíssima diagramação da editora, vale super a pena. :) Quanto ao livro, fiquei encantada pela doçura da história e acho que vou adorar a leitura!

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  19. Só pelo título eu leria o livro!
    Parece ser uma história muito fofa, mesmo eu que não gosto muito de romances levaria para casa!

    Um beijo,
    Lê.

    ResponderExcluir
  20. Que história mais fofa adorei fiquei com vontade de ler, e eles acertaram na diagramação do livro! anotado!
    bjkas

    ResponderExcluir
  21. Oi Aline!
    Pelo jeito a diagramação é mesmo linda, sem contar que a história parece ser bem fofa, mas acho que não compraria o livro, são muitos na lista...
    Gostei do quote!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Não sabia muito o que esperar desse livro, pois só tinha visto a capa dele (muito feia, por sinal). E eis que me surpreendo ao saber do que se trata. Achei a história bem interessante, pois, quem nunca teve uma paixão platônica na infância/adolescência?!?! Muita gente deve ter se identificado com Manuela.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  23. Não é um livro que faz muito meu tipo. Tambem iria preferir que o Pedro Claudio fosse mais novo, porque, mesmo na otendo contato fisico, como você colocou, nao gosto dessa diferença 11 anos x 19 anos e 16 x 23 anos. Acho que um pouco, mostra que é normal nessa idade se apaixonar por alguem mais velho. MAs tirando isso, seria mais pra relembrar amor de adolescência. Tambem fui apaixonada anos, mas o menino tinha minha idade, rsss.

    ResponderExcluir
  24. A diagramação desse livro é mesmo um mimo. Deve ser mesmo uma leitura muito leve e fácil. Fiquei bem curiosa quanto a ele para ver se irei me identificar com alguns dos aspectos da vida e situações narradas, haha.

    ResponderExcluir
  25. Que lindooooo, será que conseguem ficar juntos no final?
    Quem nunca teve uma apaixonite por um carinha mais velho?Como vc mesma disse vai ter horas que vamos nos identificar, pq quem nunca? rsrsrs Amei a capa, não conhecia o livro mais leria sem problemas ;)

    ResponderExcluir
  26. Que livro fofo *-* A diagrama está linda. E a leitura deve ser super leve, maravilhosa. Fiquei curiosa para ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Nossa este livro esta muuuuuuuuito lindo! Estou morrendo de vontade de leva-lo pra casa.

    ResponderExcluir
  28. Ei Aline
    não conhecia o livro, mas parece ser uma gracinha. Realmente, que menina não teve um amor platônico na infância ou adolescência, que parecia eterno? Fiquei curiosa pra saber se acontece algo entre eles depois que ela cresce,rs

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oiee

    nossa se apaixonar aos 11 anos como assim ?? kkkk eu sei bem como é se apaixonar planicamente, não que tenha acontecido comigo mas era muito amiga das meninas que amavam a distância e isso até me irritava kkkk mas uma leitura assim é sempre fofa né.

    Adorei a capa e a diagramação.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  30. Eu gostei muito da capa e da diagramação desse livro, super linda... Ai menina tive uma paixão assim na minha adolescência... fiquei uns três anos gostando de um menino mais velho.... eu estava no quinto ano e ele no primeiro colegial... nessa fase da vida os sofrimentos são tão intensos né kkkkkk Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Quem nao sofreu por algo semelhante né? Eu sim!

    Por isso amei a premissa. Dica mais do que anotada

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  32. Não é mto meu tipo de leitura, mas até curti a resenha do livro e fiquei encantada com ele.

    Andy_Mon Petit Poison
    #ResumoDoPoison >> http://bit.ly/1uC4tr4

    ResponderExcluir
  33. Que lindo!
    A Editora Biruta sempre capricha nas edições, é incrível!
    Mas fiquei encantada com a proposta do autor de acompanhar a protagonista por 5 anos em relação a um romance, afinal, muita coisa muda em 5 anos de adolescência, né?!

    Adorei a resenha e o livro parece ser encantador!

    http://www.blogcoisaetal.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin