Autor: Neal Shusterman
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
ISBN 978-85-8163-519-4
"Em uma sociedade em que os jovens rejeitados são destinados a terem seus corpos reduzidos a pedaços, três fugitivos lutam contra o sistema que os fragmentaria. Unidos pelo acaso e pelo desespero, esses improváveis companheiros fazem uma alucinante viagem pelo país, conscientes de que suas vidas estão em jogo. Se conseguirem sobreviver até completarem 18 anos, estarão salvos. No entanto, quando cada parte de seus corpos desde as mãos até o coração é caçada por um mundo ensandecido, 18 anos parece muito, muito longe."
*Livro cedido em parceria com a Editora Novo Conceito.
Oie, tudo bom?
Eu sou a louca das distopias e esse livro da Novo Conceito já estava me intrigando antes mesmo da leitura. Um universo onde as pessoas são fragmentadas? Como não ficar curiosa?
Fragmentados se passa em uma sociedade pós-guerra civil em que as pessoas pró-vida e pró-escolha não entraram em um acordo sobre a questão do aborto. Para dar fim na guerra, foi criada a Lei da Vida, que instituiu que até os treze anos, a vida humana não poderia ser tocada, mas entre os treze e dezoito anos, os pais poderiam abortar seus filhos de forma retroativa em um processo chamado Fragmentação.
Eu já deveria ter postado essa resenha, mas gostei tanto desse livro que foi difícil começar a resenha. Temos três protagonistas que serão enviados para a fragmentação: Risa, uma moradora de uma casa estadual para menores, Connor, um rapaz com problemas para lidar com a raiva, e o Lev, um dízimo ofertado pelas famílias religiosas para fragmentação como uma forma de agradecimento à Deus. Connor descobre que seus pais assinaram os papéis e resolve fugir, mas no meio do caminho ele precisa tomar atitudes drásticas para fugir da polícia e isso faz com que ele cruze o caminho da Risa e Lev.
Connor é o personagem principal da história e justamente por isso a trama gira em torno dele. Ele tem um gênio forte e talvez isso tenha contribuído para a decisão dos pais. Risa é uma boa garota e sempre ajudou em tudo na Casa Estadual em que vivia até o dia em que a chamaram na sala da direção para comunicar que ela seria enviada para a fragmentação. Lev tem um coração bom e aceitou seu destino como dízimo, que para ele é um presente e não uma sentença.
Risa foi minha personagem favorita pela sua positividade, mesmo quando seu mundo estava desmoronando. Ela também foi uma grande companheira, bondosa e determinada.
"Fragmentários não sumiam com um estrondo - não sumiam nem mesmo com um lamento. Sumiam com o mesmo silêncio da chama de uma vela sendo suprimida entre dois dedos." (pág. 94)
Os três se tornam fragmentários fugindo do destino terrível que a sua sociedade instituiu e vão passando por diversas situações que os deixam no limite. Eles são jovens lutando pela própria sobrevivência em um mundo onde eles não serão mortos e sim fragmentados.
Eu gostei bastante dessa história porque ela soube me conquistar sendo uma distopia como os outros livros, mas com elementos novos e criativos. Já imaginou se acontecesse isso com todos os adolescentes com mal comportamento? Até que ponto uma sociedade é capaz de se desfazer dos seus próprios filhos?
Eu fiquei pensando no destino da nossa alma, que vai além do nosso corpo e como a fragmentação afeta isso. Eles vendem a ideia de que a pessoa continua viva, mas nos outros corpos. Inclusive, quem recebe o órgão, acaba recebendo algumas lembranças e sensações. Isso melhorou o processo de doação de órgãos, cirurgias e paralisias. Porém, mesmo com os avanços médicos, a fragmentação não é um processo aceito por todos e existem grupos que ajudam os fragmentários a desaparecer até os 18 anos, idade em eles podem viver normalmente.
Olha, esse livro tem intensidade, emoção, dinamismo e reviravoltas na medida certa. Os três personagens principais são instigantes e diferentes entre si, garantindo uma narrativa mais rica e diversificada.
"Causas são notícia velha. Acreditamos no acaso. Terremotos! Tornados! Acreditamos nas forças da natureza, e nós somos forças da natureza. Somos devastação. Somos caos. Nós afetamos o mundo." (pág. 214)
A escrita do Neal Shusterman é despretensiosa, rápida e leve. Ele optou por colocar cada personagem para narrar um capítulo e foi uma decisão acertada, pois isso tornou a narrativa dinâmica. Os capítulos curtos também deixaram a trama mais instigante e interessante, assim como a resolução rápida dos conflitos entre os personagens. Nada de ficar vários capítulos remoendo um assunto, os problemas apareciam e iam sendo resolvidos logo.
O final foi fechado, mas o livro faz parte de uma série com 4 livros e estou ansiosa pelo lançamento desses livros por aqui.
Fragmentados foi uma grata surpresa nesse final de ano porque superou todas as minhas expectativas. Uma história distópica que consegue nos fazer refletir sobre assuntos da nossa atualidade.
Beijos!
Oi Aline eu nunca li nada dessa escritora lendo a sinopse e a resenha o livro me chamou muita a atenção mesmo não sendo o gênero literário que eu leio obrigada pela dica bjs.
ResponderExcluirAline, distopia é o meu gênero literário favorito, portanto não podia deixar de conferir alguma resenha sobre Fragmentados. O que mais me interessa nesse livro são as leis impostas para acabar com a guerra, principalmente este tal processo e fragmentação, já imagino vários cruéis entregando seus filhos para este tipo de processo. Bem, eu estou extremamente curioso com o livro e quero bastante saber da luta contra tais leis. Gostei bastante!
ResponderExcluirAmo distopias, e Fragmentados está na minha lista de desejados desde seu lançamento, só vejo gente falando bem dele.
ResponderExcluirFrases, Trechos e Pensamentos
Oi Aline,
ResponderExcluirDe verdade, amei sua resenha! Você escreveu algumas coisas que não tinha lido em outras e isso só me fez ter mais certeza que vai ser uma ótima leitura. Estou enrolando para ler por se tratar de uma série, mas não sei se vou resistir por muito tempo rs.
Coração Leitor
Oie!
ResponderExcluirEsse livro é realmente muito bom e o que mais me agradou nele foi justamente o fato de ser uma distopia diferente das que já estamos acostumadas. E sim, a narrativa do Neal é incrível, passa rápido demais, quando vê o livro já acabou. Só acho que não devia ter uma continuação, o final do volume um já foi bom demais.
Beijo!
http://www.roendolivros.com
li muitas resenhas boas desse livro, todo mundo gostou muito dele.
ResponderExcluirBeijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Adoro os livros da editora, mas esse não me chamou muita atenção, porém não entendo muito o motivo, pois ele faz o meu gênero, mas quem sabe mais pra frente. <3
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirFragmentados também me agradou bastante principalmente por ser uma distopia diferente das que eu já havia lido. A leitura me fez questionar muitas coisas.
Beijos.
Li
Literalizando Sonhos
Bom, como você adoro um livro de distopia, estou muito ansiosa para ler Fragmentados, me interessei por esse livro desde que vi ele entre os lançamentos, achei a história um tanto quanto diferente e isso despertou mais ainda meu interesse e curiosidade. Sua resenha está muito boa, Fragmentados parece ser um ótimo livro, estou muito ansiosa para conferir a história e pretendo lê-lo em breve.
ResponderExcluirEssa capa me assusta, e apesar de ter amado sua resenha, eu não tenho vontade nenhuma em ler esse livro
ResponderExcluirBeijos
http://myself-here1.blogspot.com.br/
Se esse livro me chamava atenção antes, agora me chama mais ainda! Adorei sua resenha, amo distopias e o fato da obra ter 3 protagonistas pra mim também é interessante :3
ResponderExcluirTô louco pra entrar logo nesse mundo dos Fragmentados :3
Abs!
Quando vi a capa desde livro pela primeira vez, ela me deu medo; então nrm passou pela minha cabeça Fragmentados ser uma futura leitura.
ResponderExcluirPorém ,sua resenha despertou meu interesse para a história. O aborto è uma questão muito discutida ainda, e ver uma distopia abordar esse assunto, me parece algo inovador e que valhe a pena ler.
Meu livro queridinho de 2015, um dos que mais amei. Ler esse livro me provocou uma montanha russa de emoções, desde a tristeza por esses adolescentes até o ódio por esses assassinos que se consideram pais. Vejo que a leitura também foi difícil para você, hahahahaha…
ResponderExcluirAmei sua resenha, bjs.
www.delirioselivros.com.br
Eita, agora vc me quebrou, foqueo muito curioso com o livro mais o natal me deixou sem dinheiro kkk, mas agora quero muito ler kkk
ResponderExcluireu tbm gostei MUITO do livro, foi um dos melhores da NC que já li até hoje... me arrepiei com a cena de desfragmentação... me imaginei ali naquela maca... xD
ResponderExcluirEi Aline
ResponderExcluirEu gostei muito desse livro desde quando o vi a primeira vez... tá faltando só o tempo pra ler.fico feliz de você ter gostado da leitura e de ter ficado refletindo, quero ficar assim tb kkkk
Bjsss
http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br
Eu estou doida pra ler esse livro! Ele parece ser realmente ótimo. E já amei saber que ele tem elementos novos e criativos, e que a escrita do autor é rápida. Já gostei dos protagonistas, eles parecem ser bem construídos! Com certeza vou ler esse livro :D
ResponderExcluirBeijos!
Oi Aline, fico feliz em ver que você gostou do livro. Eu tenho ele aqui em casa e não li ainda por falta de tempo, mas já está separado para ser lido agora nas férias, mal vejo a hora de conhecer essa obra!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Depois que li a resenha da Maria Valéria, mudei de opinião sobre o livro, mesmo assim, acho muito juvenil para o momento em que estou, no entanto, não desconsidero que o enredo seja interessante.
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro apesar de ser meio juvenil demais, mas creio que vou adorar ele.
ResponderExcluirOIe!!
ResponderExcluirRisa também foi minha personagem preferida. Achei ela muito determinada também!!
Também foi uma grata surpresa pra mim. Só fiquei chateada porque é uma série, adoraria que tivesse sido um livro unico!! A escrita do autor me conquistou mesmo, quero ler outras coisas dele...
beijos
LuMartinho | Face | Sorteio de Natal
Fiquei sabendo da existência desse livro semana passada... tenho certo preconceito com distopias e confesso que essa SUPER ME INTERESSOU. Quando li a sinopse não gostei muito, mas depois de ver o book trailer... você viu? Dá arrepios. Não sabia que fazia parte de série... estou fugindo tanto de séries... mas assim que tiver o segundo livro pelo menos, não fugirei. Adorei a sua resenha... só me fez querer ler mais.
ResponderExcluir-Mari
Aline,quero muito ler esse livro.Fico pensando,os próprios pais abortarem seus filhos dos treze aos dezoito anos muita crueldade realmente.Quero muito acompanhar a trajetória de Risa,Connor e Lev.Legal saber que a personagem Risa é cheia de positividade.Amo distopias e essa realmente traz elementos novos e criativos.Legal cada personagem narrar um capitulo.Gostei de saber que é uma série.Mil beijinhos!!!!
ResponderExcluirTenho muita curiosidade sobre esse livro. Tenho lido resenahs tanto positivas quanto negativas, mas ainda quero ter minha própria experiência com a narrativa. Espero gostar tanto quanto você.
ResponderExcluirBeijos!
Aline, não curto distopia e apesar de tratar assuntos que podem ser vistos na nossa atualidade a leitura dele não me anima.
ResponderExcluirLisossomos
Ei Aline, tudo bem?
ResponderExcluirEstou bem curiosa para ler esse livro, já que vi muitas críticas positivas sobre ele, além de ser bem interessante essa fragmentação. Já está na lista e espero poder lê-lo em breve.
Beijos, Gabi
Reino da Loucura
Oii
ResponderExcluirEstou mega ansiosa pela leitura desse livro, mas odeio esperar pelas continuações. Eu fico na dúvida se leio ou não leio!
Bjus
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirMe interessei por esse livro desde que foi lançado, só está faltando tempo para ler e dinheiro para comprar o livro. A premissa é bem interessante e a estória parece ser ótima. A cada resenha que vejo fico mais curiosa, espero ler em breve.
Beijos,
Andy!
http://quotesperdidos.com.br
Xroga, terei que ler ests livro! Começarei logo, amei sua resenha e li várias só com elogios, fenho que ler e formar a minha! Parabéns pela resenha!!
ResponderExcluirAbraços e até!!
lendoferozmente.blogspot.com.br
Oiiie
ResponderExcluirMuito legal sua resenha e é uma boa dica para quem curte o gênero, não é meu caso então deixarei a dica passar
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
oi ^^
ResponderExcluireu gostei e não gostei da leitura!
a premissa é realmente muito boa, mas achei que seria melhorzinho.
de qualquer forma é uma boa leitura e espero ver a continuação em breve.
Seguindo o Coelho Branco
Oee,
ResponderExcluirJá li muitas, muitas resenhas desse livro e fico muito "não sei", ele não cheira e nem molha para mim, então não tenho muita vontade de lê-lo.
Abraços!
http://lendocomobiel.blogspot.com.br/
Tenho o e-book desse livro e pretendo ler em breve, vi críticas boas e saber que é uma distopia me deixa ainda mais animada, gosto desse gênero literário e achei interessante os pontos citados na resenha, a única coisa que não gostei foi o fato de ter mais de um narrador, concordo que isso torna o livro mais dinâmico, mas não consigo gostar, preferia que fosse em terceira pessoa, mas enfim, espero ler em breve.
ResponderExcluirhttp://www.daimaginacaoaescrita.com/
Aline, menina, to com esse livro aqui há séculos e ainda não pude ler! Mas tenho certeza que também serei surpreendida - positivamente, espero.
ResponderExcluirAdorei a resenha!! Beijos,
http://www.quinzeinvernos.com/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirFaz tempo que vejo pessoas falando sobre esse livro, estou com uma grande vontade de ler o livro. Sua resenha ficou bem legal e detalhada, parabéns :D
http://desencaixados.blogspot.com.br/
Oi Aline! ^^
ResponderExcluirJá faz tempo que estou de olho nesse livro. Cada resenha como a sua que eu leio só aumenta ainda mais a vontade de ler.
Achei ruim ele fazer parte de uma série com mais livros, mas se o final é fechado, eu arrisco a leitura. Vou comunicar ao Papai Noel! Hahahahaha...
Beijos;
Blog: http://hipercriativa.blogspot.com.br/
Wattpad: https://www.wattpad.com/user/helainaideas
Fanpage: https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
Olá, Aline. Costumo dizer que sou o louco das distopias também, e não tem como deixa a curiosidade de lado com este livro. Eu estava muito ansioso para a leitura, por isso o devorei rapidamente. Queria entender tudo sobre esse processo de fragmentação (aborto) e sobre a resistência dos personagens quanto a isso. Foi uma ótima leitura!
ResponderExcluirOi Aline.
ResponderExcluirEu também sou a louca das distopias, adoro.
Já li Fragmentados e o autor soube realmente trazer um diferencial pro seu enredo, e sua escrita leve contribui muito pra que a leitura deslanche.
Senti necessidade de mais aprofundamento quanto ao cenário distópico mas acredito que isso será explorado aos poucos nos próximos livros.
Beijos.
Leituras da Paty
Oi Aline, tudo bem??
ResponderExcluirEu amei também ter lido esse livro... foi uma leitura densa e completamente intensa... ficar nos pensamentos dos personagens me deixava completamente angustiada e a descrição de como acontecia a fragmentação também... eu também gostei de Risa, ela foi forte, decidida, corajosa e muito positiva... o final foi fechado e eu curti o desfecho... agora espero ansiosa pelos demais livros... xero!
Aline!
ResponderExcluirJá li Fragmentados há uns meses atrás e realmente foi uma grata surpresa em termos de distopia.
Bem diferenciada, os protagonista marcantes, só não engoli ainda a história da tal fragmentação, mas não quer dizer que o livro não seja bom, é ótimo!
“Feliz Ano Novo, que este ano seja superado pelo velho em felicidades, amor, esperança, fé, paz e que o ano seguinte seja em dobro, tenha um feliz e prospero ano novo.” (Chium)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!
Oi! Estou louca para ler Fragmentados faz tempo! Espero ler em breve, porque parece ser incrível mesmo! Adorei seu post! Beijos
ResponderExcluirhttp://eicarolleia.blogspot.com.br/
Oi!
ResponderExcluirFragmentados está na minha lista desde o lançamento, principalmente por ser uma distopia tão diferente, e que mexe com assuntos tão relevantes na nossa sociedade atual.
Espero poder ler ele ano que vem
www.gordinhaassumida.com.br
Oi! Estou bem curiosa pra ler esse livro, amo distopias, e sempre que leio uma resenha sobre ele fico ainda mais ansiosa para lê-lo.
ResponderExcluirhttp://eicarolleia.blogspot.com.br/
Uau! Como amo distopias é claro que ele estaria em minha lista! Gostei muito da história! Nossa! Não sabia que fazia parte de uma série :/ Isso já ta ficando cansativo! Tudo que gosto é contado em série, trilogia, enfim! Espero que valha a pena!
ResponderExcluirAi meu Deus, eu preciso desse livro! Ta tão atual essa discussão de aborto e não aborto e acheui genial o autor abordar isso, ainda mais numa distopia, que deixa tudo melhor rs Com certeza quero muito ler!
ResponderExcluirbeijos
http://pobreleitora.blogspot.com.br/
Oi
ResponderExcluirtudo bom?
naço consigo respirar
Que livro é esse?
Comassim?
MUlher od céu
Socorro
Gente
Feliz 2016
Que o blog cresça e atinja todas as suas metas.
Então
voltando ao livro
EU SOU PRÓ-VIDA e quero muito ler, muito!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu adorei esse livro quando eu o li e todos que leram em suma, gostara bastante dda obra. Não vejo a hora de chegar a continuação por aqui.
Adoro ler uma resenha positiva de sua autoria, flor! Eu me sinto sempre bastante motivada para conhecer a obra. Fragmentados está entre os livros que mais anseio ler esse ano e espero, sinceramente, poder fazê-lo o mais breve possível. Gosto dos questionamentos que essa história provoca e, principalmente, do dinamismo que sua narrativa parece ter.
ResponderExcluirBeijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Oii!
ResponderExcluirEu estou louca para ler esse livro! Sério!
Ele parece ser ótimo e essa capa é magnifica ^^
Parabéns pela resenha!
Beijos, Amanda
www.vicio-de-leitura.com