After - Depois da Esperança - Anna Todd

Livro: After - Depois da Esperança
Autor (a): Anna Todd
Editora: Paralela
Ano: 2015
ISBN 978-85-8439-006-9

"Depois de tantos obstáculos, Tessa e Hardin estão, enfim, mais maduros como casal. As dificuldades causadas pelo gênio forte dele e pela impulsividade dela ainda existem, mas eles já não conseguem negar o amor que sentem um pelo outro. Mesmo morando em cidades diferentes, estão mais apaixonados do que nunca. Se a química entre os dois já era explosiva antes, agora que eles se entregaram de vez a essa paixão, cada encontro será mais ardente do que o anterior. Mas uma cruel reviravolta do destino trará à tona todos os fantasmas do passado de Hardin. Depois da esperança, haverá forças para enfrentar mais dificuldades?"

*Livro cedido em parceria com a Editora Paralela.

Oie, tudo bom?

É meus amigos, já estamos no mês de dezembro e estou resenhando o 4º livro da série After, essa série new adult que eu conheci esse ano e já considero "pacas". Brincadeiras à parte, After - Depois da Esperança continua a história de Hardin e Tessa, casal que vocês conheceram através das minhas resenhas de After, After - Depois da Verdade e After - Depois do Desencontro.

Não vou me aprofundar muito sobre a história do casal, pois nas resenhas anteriores da série eu falei bem amplamente sobre a relação conflituosa que eles tem. Nesse livro, Hardin e Tessa estão bem mais maduros, o que me agradou bastante porque a imaturidade dos dois me irritava. Gostei de ver a Tessa mais segura de si e dona das suas decisões. Apesar de alguns deslizes, ela soube dizer não para o Hardin nos momentos em que ele exigia coisas absurdas como escolher a roupa dela ou se ela ia sair com um amigo ou não.

Continuo não simpatizando com o Hardin por causa da sua possessividade e ciúmes exagerado. Ele já não trata a Tessa como um lixo, mas ainda acho que ele não consegue pensar em prol do relacionamento. Quem namora ou é casado sabe que no relacionamento você precisa ceder muito para que dê certo e ele, ao contrário da Tessa, não consegue fazer concessões pela mulher que ama. Esse egoísmo me incomoda muito e fico com mais ódio ainda quando a Tessa começa a defender tais atitudes.

"Enquanto dirigia, comecei a me perguntar; em algum momento da minha vida eu não fui um cretino egoísta?" (pág. 24)

Originalmente a história desse livro foi lançada juntamente com a do terceiro, mas a editora optou por dividi-lo em dois livros por causa da quantidade de páginas. Apesar de gostar do formato menor, senti que algumas coisas ficaram sem sentido por causa da divisão e da retirada de alguns personagens ao longo da narrativa.

Esse livro, por exemplo, começa exatamente do momento em que o anterior terminou, mas o afastamento que eles se impuseram não dura muitos capítulos sendo resolvida sem uma avaliação melhor sobre o relacionamento.

"O resto da semana passa da mesma maneira. Oscilo entre pensar que estou me adaptando e achar que estou mais confusa do que nunca. Mas, principalmente, tenho a sensação de estar o tempo todo esperando por algo que nunca vem." (pág. 8)


Eu e a Bruna, do blog Meu Mundinho Fictício, temos a mesma opinião sobre essa história porque temos nosso final ideal e temos a mesma opinião sobre o Hardin. Eu sei que eles se amam e que estão aprendendo juntos, mas ainda falta uma evolução pessoal de ambas as partes para que o namoro tenha futuro. A Tessa permite coisas demais e o Hardin não cede e nem pede desculpas.

Quem lê frases soltas dessa resenha pode pensar que não gostei do livro, pelo contrário, foi o meu preferido até agora justamente pela evolução dos personagens. Tem menos brigas e mimimis, tornando a leitura bem mais agradável e leve. E a dona Anna Todd inseriu um cliffhanger no final desse livro que MEU DEUS....Aline ficou com a cara no chão e PRECISO ler o 5º livro urgentemente.

"E nunca morei com ninguém.Nunca me importei em perder ninguém antes, mas se perdesse você, não sobreviveria  É uma nova experiência. Ele passa os lábios sobre os meus. 'É experiência nova' suficiente para você?" (pág. 203)

Os personagens secundários tiveram mais destaque e gostei particularmente das cenas da Kimberly e do Landon. Nesse livro alguns personagens secundários mudaram o rumo da história e gostei disso.

A narração do livro continua alternada entre o Hardin e a Tessa, como os livros anteriores, e esse recurso sempre possibilita uma visão melhor dos acontecimentos. Gostei bem mais dos momentos que o Hardin narra porque ele consegue descrever mais friamente algumas coisas. A Anna continua com sua escrita envolvente que faz com que você não consiga parar de ler e por causa disso consegui iniciar e finalizar a leitura no mesmo dia.

After - Depois da Esperança mantém a evolução desse romance New Adult. As cenas de romance mais intenso são boas e na medida certa. Se você leu o primeiro livro e desistiu, insisto que você dê uma chance para a série.

Beijos!

48 comentários

  1. Oi Aline, a serie After já esta na minha lista de leitura a muito tempo eu amei a sinopse e o livro parece ser bem interessante estou ansiosa para poder le-lo bjs

    ResponderExcluir
  2. Amei, amei, amei a resenha!
    Realmente, nós duas pensamos as mesmas coisas sobre o livro, e desejamos o mesmo final :)
    Anna escreveu demais! Nossa, q autora foda! E o final foi de cair o queixo mesmo. Por isso te falei para não ler esse livro antes do quinto chegar :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eu tinha o livro 2, mas acabei não lendo por ser uma série longa e também li várias resenhas e todos odeiam Hardin.
    Ai acabei desistindo da leitura e trocando o livro.
    Tua resenha esta ótima e o blog ta lindo...

    Sua resenha esta ótima e o blog lindo.

    Bjin e até mais...
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu nunca me interesse por essa série, mas vejo tantos comentários a respeito que fico cada vez mais curiosa, agora mesmo, lendo a sua resenha eu fiquei me perguntando se eu não gostaria dessa leitura, acho que preciso dar uma chance

    ResponderExcluir
  5. Eu não gosto muito de romance, e quando é uma série muito longa de romance eu evito porque sei que vou parar no meio.
    Não fui com a cara desss Hadin, ciumento, possessivo e não pede desculpas?! Tomara que ao longo da série ele aprenda melhorar isso.
    Abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  6. Essa série não é muito meu estilo e não pretendo ler, mas fiqui espantada com o sucesso da autora na bienal quando fiquei na fila para pegar senha para uma prima minha. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ao contrário de ti não gostei do primeiro livro, achei ele muito chato, grosso demais para um new adult hot e muito chatinho para meu gosto.
    Espero que os outros livros da série tenham melhorado.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  8. Gosto de acompanhar a maturidade de casais nas histórias. Sabe o quanto eles cresceram e ver que o amor permanece... é tão inspirador. Me faz pensar na minha maturidade em relacionamentos também. Gostei da resenha
    -Mari

    ResponderExcluir
  9. Eu até tinha vontade de começar essa série, mas ouvi alguns comentários e tinha desistido... Confesso que não sou muito fã de séries, e não consigo imaginar como um new adult tenha história para tanto livros :P
    Não sabia que o terceiro livro tinha sido lançado aqui em duas partes, e também acho que isso deve deixar meio confuso. Eu até penso em começar essa série algum dia mas não é uma prioridade, ainda mais sabendo que o Hardin é meio irritante...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente não consigo gostar de After, parei de ler no terceiro volume porque não tinha paciência para o vai e volta do casal no livro, mas tomara que você continue gostando.

    Beijos,
    Andy.
    http://quotesperdidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Hello chefa, sabe o mais me surpreende nessa série é a quantidade de páginas que a Anna Todd escreve sobre esse casal e que muitas pessoas gostaram, vc sabe que tentei ler mas não fui em frente algo nele não me convenceu, Tessa e Hardin com certeza me deixaria bem contrariada. kkkk Mas adoro quando vcs debatem no grupo sobre esses livros. Bjkas

    ResponderExcluir
  12. Eu quero muuuuito ler essa série , principalmente por ser um New Adult, mas não a achei num bom preço na Black Friday, então estou esperando achar uma promoção... Apesar de aibda não estar serta de que gostarei da série, piis as muitas opiniões que ouço sobre esses livros , ou são de pessoas que amam, ou são de pessoas que odeiam. Vou ter que ler para saber a MINHA opinião.

    ResponderExcluir
  13. eu sou cismada com obras que venham da plataforma wattpad... mas de qualquer forma, eu não leria After por se tratar de New Adult,e eu não curto esse gênero...
    se eu lesse, tbm teria raiva desse personagem egoísta, só pelo que vc falou dele xD

    ResponderExcluir
  14. Esse livro está fazendo um baita de um sucesso na internet. Lembro de quando a escritora estava escrevendo ele no wattpad. Sobre o livro eu tenho muita vontade de ler !

    ResponderExcluir
  15. Aline,até agora só li até o segundo livro,tenho os cinco.Achei legal nesse livro eles estarem mais maduros.Gostei da Tessa impor sua vontade com respeito as suas escolhas ,tipo roupa e com quem sair.Pena que retiraram alguns personagens ao longo da história.Realmente concordo,falta uma evolução pessoal de ambas as partes para que tenha futuro.Legal você ter gostado e finalizado a leitura no mesmo dia.Mil beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá Aline!
    Sempre quis ler essa série After e parece ser maravilhosa! Sua resenha está excelente e me incentivou ainda mais a ler! Adorei!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, Aline
    Que bom que a Tessa está mais decisiva, pois em todas resenhas que vejo da série as pessoas dizem se irritar com ela rs Isso já é um ponto positivo para este volume. E ainda foi o melhor para você.
    Só por isso já posso até pensar em ler a série, porque de tanto as pessoas falarem dessa Tessa eu até desanimei rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá.
    Eu ouvi alguns comentários negativos sobre essa série, por esse motivo relutando em ler ela, mais ao mesmo tempo sou curiosa em relação a estória rsrs então acabei comprando After, pretendo ler ele ainda esse ano e tirar minhas próprias conclusões.
    Bjs

    http://nosleitoras.com/

    ResponderExcluir
  19. Que bom que a série continua chamando sua atenção.
    Devo confessar que ando bem curiosa porque todo mundo anda falando e parece ser o tipo de livro que eu sou viciada.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  20. Gente, quarto livro? Oh, para uma ex-fanfic, este livro deve ser muito bom! Bom, nunca tive uma curiosidade avassaladora em relação á este livro, mas ele parece ter uma história muito envolvente!

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, flor.
    Eu quero muito ler toda a série… E acho que a evolução dos personagens é esperada, com certeza, por todos os fãs do casal. Espero não me decepcionar no último livro. Enfim, gosto de saber que o casal está se acertando cada vez mais e que a Tessa, que antes era tão passiva, agora está impondo limites. Ao contrário da frustração que você parece sentir, eu gosto de ver que a transformação pessoal do Hardin é difícil e lenta. No caso dele, não se trata de simplesmente "parar de fazer isso ou aquilo". Trata-se de aprender a agir diferente. :)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. sabe um livro famoso, que você sabe que é maravilhoso, e todo mundo ama, mas, não tem a menor vontade de ler?
    Então.
    É Esse!
    Não consigo, rs.

    ResponderExcluir
  23. Olha, curti sua resenha, mas não gosto muito de New Adult e estou fugindo de séries, geralmente, são caras e causam forte impacto ambiental.

    ResponderExcluir
  24. Bom, ainda estou em dúvida entre ler ou não ler a série After, pois vejo tantos comentários positivos e negativos em relação a história que acabo ficando dividida se devo ou não ler o livro, mas acho que vou ler o primeiro livro da série e se gostar dar continuidade a leitura dos demais.
    Sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  25. Gente, eu tenho um problema com essa série. Não sei se eu ia gostar de ler, e as capas são parecidas, e eu nunca sei qual é o primeiro livro ou se tem várias capas. Credo!

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  26. Tenho curiosidade em ler essa série, até tenho o primeiro, mas não sei, pelos pontos que li nessa resenha, acho que não é o tipo de história para mim, apesar ver o quanto você gostou, fiquei com receio principalmente por ser dois narradores, não gosto desse estilo de narrativa, fora a próprias escolhas e personalidades dos personagens, acho que eu ficaria também com bastante raiva do rapaz... Enfim, quem sabe ainda tomo coragem e leio a série.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  27. Oi, Aline. Mesmo não tendo iniciado a leitura da série ainda, já fiquei curioso com a certa evolução literária no último livor da série After. Estou bem curioso com a escrita da Anna Todd, que mesmo eu não sendo fã do gênero, me interesso bastante por estes 4 livros. Eu possuo este livro, sim o último e mais nenhum :'(. Espero conseguir todos para iniciar a leitura.
    Blog: Consumidor de Sonhos | consumidordesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Parece ser muito boa a série de livros! E como é bom ver a maturidade vindo aos personagens de séries que gostamos né? E meio confuso os nomes não da pra saber qual a sequência certa, mas enfim não curto muito esse gênero, deixo passar a dica!

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Minha melhor amiga é completamente louca por esses livros enquanto eu não tenho um pingo de vontade de lê-la.
    Gostei muito da sua resenha e dos pontos abordados, também acho que um romance bom é um romance onde acompanhamos o amadurecimento de ambos os personagens.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Ola Aline ainda vou começar a ler essa série ou vou amar esse casal, ou detestar essa vai e vem, ainda mais com essa possessividade do protagonista, e sem o mínimo de doação para que o relacionamento de certo. Estou com todos os livros em casa minha filha leu e amou, quem sabe eu goste também. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  31. Oiiie
    Olha li o primeiro e odiei tudo no livro, desde os personagens até o desenrolar da história e infelizmente não daria uma chance apesar de sempre ouvir que o casal evolui, sua resenha está ótima e que bom que gostou

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Não tenho interesse nessa saga no momento, o tipo de relacionamento que eles possuem não me agrada. Por isso vou esperar o final pra ver se me animo em ler tudo, mas não sei. Apesar disso adorei sua resenha e é bom saber que os personagens amadurecem.

    ResponderExcluir
  33. Oi Aline, tudo bem?
    Eu ganhei aqui o segundo livro da série After, estou doido para dar uma chance mesmo não gostando muito desse gênero. Vejo bastante elogios e espero logo comprar o primeiro para dar continuidade.

    ResponderExcluir
  34. Aline!
    Não sei porque mas nunca tive muito interesse por essa série.
    Acho que ando cansada do gênero e em busca de novas leituras e estilos.
    “Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o Universo não tem ideias.” (Fernando Pessoa)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  35. Li só o primeiro e odiei. Tinha todos e já passei pra frente. Odiei, não vou ler porque odiei o um.

    ResponderExcluir
  36. Aline confesso que apesar de não ter interesse na leitura dessa série, gostei de saber mais sobre ela por aqui, lendo suas resenhas. É sempre muito interessante ter uma noção do que esperar de um livro, mesmo que não deseje ler porque se alguém me perguntar algo saberei se é ou não indicado para pessoa que me perguntou.
    A personalidade dos personagens é o que vc mais destaca e com certeza suas atitudes devem deixar os leitores em guerra. Fico feliz que apesar de alguns detalhes que não te agradam a leitura tenha valido a pena e vc já está ansiosa pelo próximo livro.
    Acredito que uma boa narrativa compensa tudo!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  37. Oi Aline, tudo bem??
    Bom não pretendo ler os livros, mas gosto muito de saber as opiniões dos leitores a respeito da série... que bom que mesmo um pouco os personagens evoluíram e a história ficou melhor e menos tensa por causa do tratamento de Hardin com Tessa, sinceramente eu tenho vontade de dar uns tapas nela por defendê-lo nestas questões e dar um chacoalhão nele porque o trata assim... Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Acredita que tenho os 4 livros da série After e ainda nao li, hehe..
    To atrasadissima e já sei que vou odiar e amar o Hardin.
    Bom saber que nesse volume ha a evolução dos personagens, que ja me falaram ser meio teimosos...
    Gosto mto de New Adult e vou ler sim, mas agora só em 2016. =)
    Beijos

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  39. Oi Aline,
    Tenho aqui na estante, After, mas até desanimei de ler depois de tantas resenhas negativas :(
    Mas após ler a sua, sobre a sequência, meio que lançou uma luz no fim do túnel, já que conforme você mencionou, os personagens estão mais maduros.
    Ainda acho essa relação bem abusiva e é uma pena que tantas garotinhas de 12 e 13 anos leiam e vejam como ideal, coisa que deu pra perceber quando a autora veio no Brasil.
    Mas bem, preciso ler logo e tirar minhas próprias conclusões.
    Adorei a resenha, bem clara :)

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  40. Ei, tudo bem?
    Ainda estou com um pouco de receio de ler essa série, mas com as críticas positivas talvez eu dê uma chance a ele ano que vem. Espero gostar tanto quanto você.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  41. Eu sou super suspeita para falar dessa série que eu amo demais. Concordo que o Hardin não trata a Tessa da forma que deveria, mas acho a história de amor dos dois tão intensa que não consigo não gostar. Também gostei da forma como a autora deu mais destaque aos personagens secundários e o final me deixou no chão. Quero muito saber o que vai acontecer no quinto livro.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  42. Oie! Ri bastante com o começo de sua resenha, kkk. Blogueiro bom é blogueiro descontraído! :3

    Eu não tenho nem um pingo de vontade de ler esta série, apesar de todo mundo que conheço e que leu falar bem :/ Junte o desânimo com o enredo e o fato de eu não estar pra romance que acaba resultado em não adicionar à wishlist :/

    Abs!

    ResponderExcluir
  43. A editora optou realmente por tirar personagens? Isso não faz sentido pra mim, sinceramente. Bom, nunca me interessei por essa série e continuo desinteressada. Não vejo nenhum elemento que me agrade nessa história toda.

    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela não tirou personagens, mas sim optou por dar menos destaque a alguns personagens. Na Fanfic ele tinha importância e no livro ela foi bem reduzida.

      Excluir
  44. Olá, Aline. Desde os tempos de Wattpad eu não me interesso por After e quando começo a surgir resenhas sobre os livros fiquei bem mais desinteressado, pois era o que eu esperava: a constante mudança de humor e atitudes do casal Hardin e Tessa. O gênero do livro poderia ser bem mais agradável e creio que se os destaques de outros personagens continuassem, poderia ser bem mais interessante, pois tiraria o foco do amadurecimento e "desamadurecimento" do casal.

    ResponderExcluir
  45. Oi, tudo bem?

    Eu tentei começar a ler essa série, mas não tive tempo. Mas já está na minha meta de leitura de 2016. Espero conseguir ler todos :) Pensei que não ia gostar da história, mas depois de ler as resenhas acho que vou gosta. Mesmo que tenha que conviver com o amor e ódio pelo Hardin.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Olá

    Eu gostei da sua resenha,esse livro é muito badalado,mas não chama minha atenção,vou deixar a dica passar dessa vez.

    Bjss

    ResponderExcluir
  47. Oii!

    Não li essa série ainda, mas parece que muitas pessoas gostam né hahaha
    Vou ver se leio em breve ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin