Autor (a): Milu Leite
Editora: Biruta
Ano: 2015
ISBN 978-85-7848-129-2
"O dia em que Felipe sumiu - Um lago poluído intriga uma turma de crianças curiosas. Como é o mais dramático e preocupado de todos, Felipe acorda um dia e resolve começar sozinho sua caçada para descobrir como e por que o lago ganhou toda essa sujeira. Foi bem nesse dia que Felipe sumiu! Em sua busca vão seus pais, seus três amigos, seu cachorro banguela – o Tobias, um capitão de polícia e um cabo meio atrapalhado e de intelecto duvidoso. Mas, afinal, quem dará fim a toda a angústia da família?"
Oie, tudo bom?
A Editora Biruta sempre me surpreende com ótimos livros infanto-juvenis e dessa vez minha solicitação teve um motivo especial, o título do livro. Meu marido se chama Felipe e não resisti quando vi esse título e fiquei com vontade de conhecer a história.
O Dia em que Felipe Sumiu conta a história do Felipe, um garoto comum que ganhou de presente, um kit para testar água. Ele vive perto de um lago e resolveu usar seu novo presente para testar a água e acabou descobrindo que ela estava poluída. Certo dia ele acorda bem cedo para testar a água em vários pontos para descobrir o que está poluindo, mas acaba desaparecendo.
Seus pais descobrem o sumiço e começam a procurar na casa de seus amigos Hipotenusa, Dora e Farelo, mas nenhum deles sabe o paradeiro do garoto. Preocupados, eles chamam a policia, mas não sabem que seu cachorro Tobias presenciou toda a cena.
Quando vi a capa desse livro, eu já imaginava que o cachorro tinha grande importância na história. Tobias observa todos os acontecimentos, mas obviamente não consegue contar nada do que estava acontecendo e do que sabe.
Algo que se destaca no livro é a narração feita por um narrador que conversa com o leitor o tempo todo e faz graça dos acontecimentos. Eu gostei do formato, apesar do estranhamento inicial, pois é algo que desperta a atenção dos pequenos.
Mesmo falando um assunto sério, como a poluição das nossas águas, o livro consegue ser leve e divertido. Ele ainda aborda a amizade, amor na adolescência e a relação com seu bicho de estimação. Tudo descrito com leveza e de forma despretensiosa. Minha única ressalva é que achei o final um pouco corrido.
Um grande destaque, recorrente nos livros da editora, é o trabalho de diagramação que está maravilhoso. Todas as páginas são laranjadas e foram inseridas ilustrações ao longo das páginas.
Uma história leve feita para crianças, mas que deixa uma lição para todos os leitores.
Beijos!
Olá! Parabéns pela resenha! Lindo demais, o que eu mais gostei foi da diagramação dele, essas páginas ficaram lindas e a figura? Deu um charme a mais! Muito legal a história do livro e também da maneira como foi abordado, bem lúdica. beijos!
ResponderExcluirOie Aline =)
ResponderExcluirComo você está? E o baby?
Não conhecia o livro nem a autora, mas me pareceu um livro leve em especial para o publico infantil já que aborda um tema sério de forma mais lúdica.
Ótima resenha!
Beijos;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
@mydearlibrary
Olha, eu realmente gostei. O fato de o narrador conversar com o leitor é o mais interessante, esse livro com certeza eu leria. beijos.
ResponderExcluirseforasilva.blogspot.com
Oi,
ResponderExcluirSou suspeita para falar dos livros da editora, sou fã.. um mais lindo que o outro sempre que posso saio comprando hehe
Esse por sinal eu gostei bastante, um tema dos dias atuais que de certa forma é tratado com certa leveza.
Beijos
Mari - Stories And Advice
Oi Aline, tudo bem??
ResponderExcluirAchei a diagramação do livro super legal e bem interativa...apresentei o livro pra Nicole, mas ela disse que não queria... ela está naquela fase aborrecente sabe... de qualquer forma, achei bem legal a temática da história e a conscientização abordada... Xero!!
http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/
Hello!!
ResponderExcluirConheci a Editora Biruta ha pouco tempo e ela tem uma diagramação lindas ne?!
Qdo vi a capa do livro com um cachorrinho ja gostei, pq eu amoooo cachorros, e so de ter eu ja fico querendo.
Gostei da historinha, acho que para criança é melhor, mas para uma leitura leve é ideal. Ainda mais que tem um suspense e tal, parece ser gostosa de ler.
O livro por dentro está lindoooo, gostei demais.
Olá!
ResponderExcluirAdoro livros do gênero, são sempre tãooo gracinhas!
Achei a premissa bem legal e as ilustrações estão lindas. Eu leria esse livro facilmente.
Ótima resenha!
Beijos!
Oie. Vira e mexe eu to lendo livros infanto-juvenil e esse me pareceu maravilhoso. Trata de um problema que é atual e ocorre em todo o mundo, ajuda ate par conscientizar as pessoas e ensinar nossas crianças. Vou colocar na minha lista de leitura. Adorei sua resenha 😁
ResponderExcluirBeijão da Lari 😘
http://brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br/?m=1
Oi!
ResponderExcluirAchei muito fofa essa capa e a foto mostra que por dentro segue a mesma linha de desenho , apesar de ser um livro para criança gostei bastante e leria.
Bjs
Oi Aline.
ResponderExcluirA história parece ser bem fofa e toda a diagramação está uma fofura.
Não é bem meu estilo de leitura mas com certeza seria um presente ótimo para meus primos hehehe
Ótima resenha.
Beijos
http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br
Oiii,
ResponderExcluirNossa que bacana, não conhecia a editora e me interessei pelo livro, pois fazemos trabalhos voluntários na empresa que eu trabalho e geralmente fazemos oficinas de leitura e levamos livros para eles. Vou colocar como dica de aquisição!
Bjoos
Natana
Aline, me encantei pelo livro.
ResponderExcluirPrimeiro porque o nome do meu noivo é Felipe *-*
Segundo porque gostei da maneira leve que ele aborda assuntos tão sérios, espero ter a oportunidade de lê-lo.
Lisossomos
Oláá
ResponderExcluirAdoro livros infantis, então esse com certeza chamou minha atenção e me deixou curiosa, linda diagramação e enredo, ótima resenha.
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirAchei esse livro uma fofura, mas antes dessa resenha eu achava que Felipe era o cachorro e não o menino, rsrs. Eu fiquei bem curioso com o desenvolvimento do livro e adoraria dar uma lida, ele parece ser tão fofo.
Que livro liindo! Fiquei encantada e já quero um exemplar pra mim <3 Fora que sua resenha ficou muito boa, gostei!
ResponderExcluirBeijos
A estória me encantou desde a relação das jovens crianças com o cachorro, me intrigou a sua busca por Felipe. A diagramação está, realmente, incrível. Sensacional a ilustração. Desejei o livro.
ResponderExcluirOi Aline, gosto de livros infantis justamente pela mensagem que trazem em seus enredos. Muitas vezes nos esquecemos de quão simples é viver.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Olá Aline, os livros desta editora são sempre muito caprichados *-* Pela sua resenha deu para perceber que é um livro gostosinho que trás uma boa mensagem, mesmo sendo mais infantil fiquei com vontade de lê-lo *-*
ResponderExcluirVisite "Meu Mundo, Meu Estilo"
Sabe o que me encanta nesses livros infantis? Essa diagramação e capricho que eles tem *-*
ResponderExcluirEstou apaixonada com esse amareloooo!
Também venho apostando nessas leituras. São uma delicia!
Beijooos
Eu gosto de livros infantis porque eles sempre são chamativos e atraem a minha atenção. Sem contar que a lição que esse passa parece ser bem bacana. Fiquei interessada, vou procurar para ler com a minha priminha. Adorei!
ResponderExcluirAcho que os livros com cachorro, são tão emociantes. Tipo, Marley e eu <3
ResponderExcluirAdorei a premissa desse livro, abordar um assunto sério de forma divertida. Quando eu tiver meus pequenos,pretendo ler livros assim para eles. Leitor Sagaz.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirHá tempos ando interessada por vários volumes da Editora Biruta. Acho os lançamentos dela um arraso e as histórias são sempre incríveis. Essa, principalmente, me despertou uma curiosidade enorme. Já havia ouvido falar sobre a obra, mas ela não tinha chamado minha atenção até então. Adorei a forma como o assunto sério foi abordado de forma divertida.
Beijos,
Fernanda F. Goulart,
Império Imaginário.
Oii,
ResponderExcluirGostei da resenha e com certeza achei esse livro lindinho!!
Beijos