Por que Indiana, João? - Danilo Leonardi

Livro: Por que Indiana, João?
Autor (a): Danilo Leonardi
Editora: Giz Editorial
Ano: 2014
ISBN 978-85-7855-238-1

"Por que Indiana, João? - Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas. Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet. João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor."

*Livro cedido em parceria com a Giz Editorial.

Oie, tudo bom?

Esse é um dos livros nacionais que eu mais tinha vontade de conhecer a história por dois motivos: primeiro porque ele fala sobre bullying e segundo, é que foi escrito pelo Danilo, do canal Cabine Literária. Vamos conferir o que achei da leitura?

Nos últimos tempos tivemos um 'boom' de livros que falam sobre o bullying e queria muito ver uma história desse tipo que se passa no Brasil. João Vítor é um adolescente tímido que sofre com o bullying na escola todos os dias. Apelidado de Uísque, um diminutivo que eles usam para chamá-lo de "Uísquisito". João sofre diariamente com ameaças, humilhações públicas e grosserias de vários colegas, principalmente vindos de Guilherme, o valentão da turma. Ele sofre calado, apesar de alguns professores presenciarem e colaborarem com as humilhações.

Certo dia, ele resolve reagir a uma das agressões e seu ato é filmado e espalhado na internet. De um dia para outro, João vira o ícone de todos que sofrem com o bullying e passa a ser procurado por jornalistas. Ele começa a ser admirado por várias pessoas e se torna o símbolo de todos que já passaram por uma situação semelhante. Entretanto, as coisas começam a fugir do controle de João quando tudo que ele fala ganha repercussões enormes.

"Antes eu não me importava, ou então eu achava que não me importava com o que eu sofria, porque aquela tinha sido minha vida até então. Ir para a escola significava ser explorado por um garoto mais alto e mais forte, e não havia nada no mundo que eu pudesse fazer sobre isso. O Guilherme não poderia entender, nem minha mãe nem a Denise. Só eu sei o que eu passei, e essa é a minha chance de dar a volta por cima." (pág. 62)

O ponto mais interessante nesse livro é a reflexão que ele causa no leitor sobre um assunto comum a todos. Quem nunca riu de alguém na escola por ter o cabelo diferente ou porque está acima do peso? Eu penso que não há problema em ser diferente, mas os adolescentes parecem ter o dom de magoar quem "se atreve" a ser diferente. 

Tenho 26 anos e sou da época em que esse tipo de atitude não era mal nenhum e muitas pessoas sofriam com a conivência da direção, dos professores e colegas. Esse livro é uma ótima maneira de alertar para esse tipo de atitude nas escolas e faz você pensar: reagir agressivamente ou lutar contra isso?

Com a atitude do protagonista, muitas pessoas começaram a reagir de forma violenta contra os bullies, mas essa é a melhor atitude? No início eu me sentia como o João, tinha vontade de bater no valentão e queria medidas extremas. Ao longo da leitura, o Danilo conseguiu me convencer que nem sempre reagir é a atitude certa nesses casos.

Minha ressalva com esse livro, que me incomodou bastante, foi a escrita do Danilo. Os diálogos são soltos e muitas vezes uma cena mudava de uma hora para outra deixando as coisas sem sentido. Os personagens não tem a profundidade necessária para nos cativar e nem o protagonista me conquistou. Talvez tenha sido a intenção do autor, mas me irritou durante a leitura.

Mesmo com tantas campanhas, esse tipo de atitude não deixou de existir e precisa ser combatida por todos. Os professores precisam ajudar, os pais precisam ficar alertas e as crianças e adolescentes precisam ser educadas para respeitarem seus colegas.

Por que Indiana, João? tem alguns problemas na sua narrativa, mas possui uma temática extremamente importante e interessante. É o tipo de livro que faz você pensar e refletir. Recomendo!

Beijos!

41 comentários

  1. Olá Aline! Parabéns pela resenha. É muito bom ver um livro retratando sobre um assunto tão atual em nossa sociedade, e mais interessante ainda porque se passa em nosso País. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Agora fiquei em dúvida se vai entrara pra lista, então fica em stand by. A princípio a história me cativou bastante, mas essa de diálogos soltos e meio sem sentido e personagens sem profundidade me pegaram. Vou pensando.

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  3. Hei Aline, tb concordo, ultimamente foram lançados vários livros com esse tema e nao sei se as campanhas tem realmente funcionado nas escolas.
    Acho que bullying sempre existiu, mas antigamente se achava q era "coisas de crianças" logo passa e tal..acho que mta gente sofreu e com certeza ainda tem "traumas". Quem gosta de ser chamada de gorda ne? é um exemplo.
    Acho que a atitude de querer bater nas pessoas que nos humilham nao é a mais certa, mas essa é a vontade no primeiro momento e que acaba gerando tantas brigas e acidentes graves.
    É um tema complexo e gostaria de ler o livro, apesar dos problemas com a narrativa do autor.
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Concordo com você, o tema do livro é atual e necessário. Diariamente, muitas crianças sofrem com o bullying e ficam com traumas pro resto da vida. Quanto a escrita do Danilo não posso opinar, pois não li o livro, mas vendo sua análise creio que tbm ficaria irritada. Bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Aline lindona livros com essa temática são sempre bem vindos, uma pena esses diálogos soltos que atrapalham, e os personagens não cativarem. Dessa vez vou deixar passar a dica, ou quem sabe ler em outro momento o livro. BEIJOS

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Eu li o livro e não me incomodou a narrativa, mas o conteúdo ideológico, jamais, por exemplo, usaria me sala de aula. muito superficial. No entanto, não considero um livro chato ou ruim.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Aline. Bom, estava com uma imensa vontade de conhecer a escrita de um dos participantes do canal Cabine literária. Mas percebi por sua resenha enormes pontos fracos do escritor. Entretanto, um resto de curiosidade ainda me resta. Creio que irei conferir o livro ainda este ano.

    ResponderExcluir
  8. eu curto livros com temática de bullying pra trabalhar em sala de aula, mas vi algumas pessoas falando sobre a narrativa e isso já me desanimou... não sei se é uma leitura que me traga algo de interessante em termos didáticos... bem, só lendo pra saber...

    ResponderExcluir
  9. Li o livro e o mesmo não me incomodou, na verdade, fiquei de boca aberta, pois eu duvidava que o livro seria bom. Pois sei que só só modinha de blogueiro/vlogueiro querer lançar livros e ele me calou. Sim tem que trabalhar mais, hoje eu analisando bem tem que melhorar a escrita, mas quando eu li simplesmente amei.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline, não é só pelos problemas citados que o livro não me interessou, confesso que desde seu lançamento ele já não me chamava atenção. Por isso a dica eu passo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  11. Tenho ouvido algumas criticas em relação ao livro, mas não sei se eu leria agora. Tenho algumas prioridades. Não sei muito bem o que dizer sobre a escrita, mas né... Acho que só posso falar quando ler! parabéns pela resenha sincera e madura :D beijooo

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline!
    No últimos tempos temos tido uma avalanche de livros sobre bullying e eu acho isso ótimo! Só quem está dentro das escolas convivendo de perto com os adolescentes sabem a proporção que esse problema tomou, pois as agressões estão cada vez mais violentas.
    Além disso, tem o fato do livro ter sido escrito pelo Danilo, adoro o Cabine Literária!!!! Pena que a escrita dele não te agradou.

    B-jussss!

    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Aline! Também tenho 26 anos! :) Acho muito proveitoso esse boom de obras sobre o bullying, tanto de livros quanto de filmes, porque isso é um problema bem sério mesmo. Bem, eu nunca pratiquei bullying com ninguém, nunca ri de ninguém por ser esquisito. Pelo contrário, eu defendia as pessoas, todas elas, mesmo se isso fosse contra o meu grupo de amigos. Por causa disso (e pelo fato de, durante a infância e a adolescência eu ter sido muito magrelinha e nerd), eu também sofria bullying. E posso dizer com propriedade: Isso afeta a vida da pessoa! Muito mesmo. Afeta a autoestima, a capacidade de tomar decisões, o progresso na vida adulta. Demorei muito pra me aceitar como sou por causa disso.
    E concordo contigo: É muito especial termos um livro desses que se passa no Brasil! Viva a representatividade! :)
    Um grande abraço,
    Mona
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Quero muito ler esse livro. Adoro livro que tratam temas onde surge bastante discussões, e esse livro parece ser bem assim.
    Adorei sua resenha!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oláá
    Já li o livro e achei bem interessante, muito legal o assunto, adoro livros assim e com certeza recomendo também, adorei a sua resenha e a dica ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. oi ^^ a premissa é muito boa pq o assunto é algo que precisa ser discutido, mas sou dessas que não consigo me sentir atraída pela leitura viu.
    pow se tem uma coisa que eu odeio é diálogos soltos que muda do nada pra outra coisa xp
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  17. Eu estou bem curiosa para ler esse livro. Principalmente porque o autor é do Cabine Literária.
    Já que o livro fala de questões importantes acho que ele deveria, quem sabe, ser distribuído nas escolas.
    Seria muito legal.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  18. Que resenha maravilhosa! Me surpreendeu duas vezes: primeiro pelo assunto do bullying em geral, e por último, sobre que nem todas reações são tão legais assim. Fiquei com muita vontade de ler agora :3

    ResponderExcluir
  19. Oie Alina!
    Tenho muita vontade de ler o livro também; acho o bullying um tema que deve sempre ser discutido, como você mesma falou a garota o pratica e nem se da conta o quando uma piadinha pode magoar alguém.
    gostei muito de sua resenha, lerei o livro assim que tiver uma oportunidade
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Hey,

    Adoro o tipo de livro que faz com que a gente pare de prestar atenção na sua estética literária para nos concentrar no tema, pois esse não só pede atenção como pede a discussão e o diálogo. Acho que só por isso a leitura já é super válida.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  21. Aline, eu tenho curiosidade em ler esse livro para saber como é a escrita do Danilo, mas não sei explicar algo me diz que não é algo tão bom e pelo que você falou na sua resenha meu sexto sentido não está tão errado.
    Sobre revidar ao bullying não sei direito o que pensar porque na minha época de escola quando mexiam comigo eu só sossegava quando batia na pessoa, mas isso era outro tempo (falou a velha de 26 anos).
    O tema é muito bom e tem que saber ser desenvolvido.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  22. Não tive o problema que você teve com a escrita não, acho que talvez porque tenha me envolvido muito com o livro. Lembrei da minha época de escola e de como sofri com o tal do bullying - assim como quando você estudou, era uma coisa que nem tinha nome e era vista como normal, cada um que se virasse. Acho que reagir com violência nunca é a solução, violência só gera mais violência. Espero que um dia o problema deixe de existir.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  23. Oi Aline.
    Eu sempre tive curiosidade de ler esse livro, mas confesso que esses pequenos defeitos na narrativa que você mencionou costumam me incomodar muito então prefiro nem ler. Quem sabe algum dia resolva dar uma chance mas atualmente não é uma prioridade.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oii,
    Apesar de já ter lido resenhas sobre e gosta da premissa do livro não tenho vontade de lê-lo.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pela resenha.
    É bom ver um livro abordando assuntos assim.

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Já me indicaram esse livro, mas eu confesso que não foi uma leitura que me atraiu. O tema é interessante e tudo mais... só não é uma leitura que eu faria.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Já solicitei esse livro e ele já está na minha estante e eu estou ansiosa para lê-lo.
    também fiquei curiosa por se tratar do tema bullying e ser escrito por uma pessoinha (Danilo) no cabine literária kkk.
    Amei a premissa.
    É uma pena que a escrita do Danilo não tenha te agradado, é realmente triste quando dialogos não estão legais e principalmente quando não conseguimos nos apegar aos personagens :D

    ResponderExcluir
  28. Oi Aline, tudo bem??
    Não são todos os livros dessa temática que me chamam atenção para a leitura... porque sempre fico muito arrasada com os acontecimentos desse tema abordado... é muito humilhação para quem passa por isso e é independente de sua forma física ou econômica... eu fico pra morrer com esse tipo de situação... enfim... não se leria esse livro, mas também não descartei... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?

    Este é um livro que quero muito conferir por dois motivos: a) a temática e b) por ser nacional. Eu conheço pouco do trabalho do Danilo no Cabine, mas ainda quero ter a oportunidade de ler o livro. O título é muito intrigante. Gosto muito, aliás. Gosto quando eu começo a ler algo que não faço a mínima ideia de para onde vai me levar. Talvez eu fosse me irritar também com a narração, pois gosto muito de detalhes e aprofundamento. Mas vamos ver. Adorei sua resenha! :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Ola. Bullyng é um tema muito recorrente em várias escolas onde eu estufava muitos colegas meus passavam por isso sempre que eu podia eu defendia eles. Gostei da sua resenha.

    Beijão da Lari
    http://brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  31. Ei Aline,

    Sou mega curiosa com este livro tb, pelo fato de ser o Danilo o autor.
    Confesso que este tema bullyng realmente deu um boom e como saiu livro deste tema!
    Gostei do fato deste livro mostrar as consequência de reagir da forma q a vítima do bullyng reagiu.
    Acredito que m incomodaria os diálogos soltos tb e principalmente o fato de mudar de cena uma hora p outra.
    Bjos
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  32. Os livros com esse tema realmente estão em alta e já vi vários no mesmo estilo, embora ainda não tenha lido muitos deles. Acho que independente de onde se passa o problema será o mesmo, com a diferença de que o modo da sociedade acaba influenciando na forma de se lidar com a situação. Apesar dos problemas de narrativa fiquei interessada em ler, só não sei quando vai ser.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Amei a resenha! Muito boa. Nunca tinha visto esse livro, mas fiquei com muita vontade.

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    Adorei saber mais sobre um livro que trata de algo tão comum nos dias de hoje. É uma lição e ajuda para aqueles que sofrem disso. Adorei a resenha!
    Beijos, Nathália
    https://livrosdagarotavermelha.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  35. Olá!
    Já li algo sobre esse livro por ai mas não me interessei muito por ele não.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  36. Olá! Eu não tenho muita vontade de ler esse livro, mas adoro a capa e acho a temática super pertinente. É preciso falar mais abertamente sobre este assunto, como forma de combatê-lo. Uma pena que a escrita do autor não seja tão boa, mas acho que ele tem grande potencial. Beijos!

    ResponderExcluir
  37. Aline, adorei a resenha e achei bacana a premissa do livro. Além de que a capa tá sensacional e a temática nem se fala. Vou dar uma chance.

    ResponderExcluir
  38. Oii!

    Acho bem legal quando um autor ou autora escreve um livro relacionado a bulliyng ou a outros temas que não são muito usados nos livros ^^ Achei a história bem legal e a capa me chamou bastante a atenção! Adorei a sua resenha e já anotei a dica :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  39. Oii!

    Acho bem legal quando um autor ou autora escreve um livro relacionado a bulliyng ou a outros temas que não são muito usados nos livros ^^ Achei a história bem legal e a capa me chamou bastante a atenção! Adorei a sua resenha e já anotei a dica :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  40. Oi!!

    É verdade, livros com a temática estão em alta. Estava pensando sobre o assunto agora mesmo. Sinceramente, o que eu mais vejo como uma das coisas que possibilita que um adolescente ou criança chegue na escola e cometa bullying é a educação moral errada em casa. O exemplo é uma das melhores formas de educar.. Tanto que no livro o exemplo dele reagindo de forma explosiva deu certo, né?
    Não leria agora, mas achei interessante sua resenha.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  41. Oi Aline, tudo bem?
    O livro é realmente interessante, enquanto eu o lia estava adorando, mas tem partes que o autor puxa para um lado muito clichÊ, o que me incomodou um pouco. De toda forma o livro realmente é bom.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin