Geek Girl - Holly Smale

Livro: Geek Girl - De geek para chique
Autor (a): Holly Smale
Editora: Fundamento
Ano: 2015

"Harriet Manners tem 15 anos e sabe tudo... sobre quase tudo. Ela só não sabe porque ninguém na escola parece gostar dela - especialmente sua arqui-inimiga Alexa, que adora humilhá-la todos os dias. Harriet só queria que sua vida fosse diferente... Quando Nat, sua melhor amiga, a arrasta para fazer compras num evento badalado, Harriet é descoberta por uma agência de modelos. É a grande chance de recomeçar! Mas tem um pequeno detalhe: Harriet não conhece nada sobre moda. Na verdade, ela não "Dá a mínima para a moda". E, claro, tem a Nat, que é linda, fashionista e sempre quis ser modelo. Seria como roubar o sonho da sua melhor amiga, não é? Harriet decide fazer uma sessão de fotos com o famoso - e incrivelmente lindo! - Nick, mas esconde a verdade e mente para as pessoas que ama."

*Livro cedido em parceria com a Editora Fundamento.

Oie, tudo bom?

Antes mesmo da minha parceria com a Fundamento, eu já tinha vontade de ler esse livro, um juvenil que me cativou.

Harriet Manners tem 15 anos, desconhece o que é moda, sofre bullying na escola e se intitula como uma geek. Sua vida seguia uma rotina que evolvia ver sua amiga Nat falar sobre moda, ser perseguida pelo esquisito da escola e sofrer com os insultos de Alexa, sua colega que parece odiá-la desde a infância. Quando Nat a arrasta para um evento de moda repleto de olheiros, Harriet acaba sendo descoberta por uma agência de modelos e logo se vê dentro do mundo da moda, envolvida com fotos, modelos loucas e mentiras que podem afasta-la das pessoas que mais ama.

Com sua meteórica carreira de modelo, Harriet se vê dentro de uma sessão de fotos de um dia para o outro, sem saber nada sobre moda. Além das dúvidas sobre sua beleza e seu potencial, ela também precisa lidar com a culpa que sente por estar roubando o sonho de sua melhor amiga Nat, aquela que sempre esteve ao seu lado.


O que mais me cativou nessa leitura foi a escrita fluida da Holly Smale. Ela soube brincar com as situações, deixando a experiência mais despretensiosa e leve. Sabe aqueles livros que parecem um roteiro de uma comédia, Geek Girl tem exatamente essa vibe e confesso que curti muito.

Harriet é o verdadeiro patinho feio que não aceita que foi escolhida para ser modelo. Ela é uma geek e não liga para essas coisas e acredito que essa tenha sido o diferencial do livro. É uma protagonista sem frescuras e aquele tipo de pessoa que é muito engraçada, mas que não sabe disso. Harriet sofre por ser diferente e por não ter os mesmos gostos da maioria, levando a situações humilhantes e constrangedoras.

"Estou tão casada de tudo isso. De não me encaixar; de ser deixada de lado; de ser odiada. Estou cansada de ter tudo que eu destruí espalhado pela sala, do jeito que um cachorrinho faz com um rolo de papel higiênico abandonado. Estou cansada de nunca fazer nada certo; de ser constantemente humilhada; de sentir que eu simplesmente não sou boa o bastante, não importa o que eu faça" (pág. 71)

Eu fiquei muito feliz em saber que pessoas assim podem ser representadas nos livros porque eu também nunca fui uma pessoa ligada a moda e só fui usar maquiagem de verdade com uns 24 anos. Gostar dessas coisas vai de cada um, mas a sociedade sempre tem dificuldade de aceitar o que é diferente.

Minha única ressalva foram as mentiras que ela contou para as pessoas que ama, mas atribuo essa atitude a sua imaturidade de adolescente. O pior mesmo foi seu pai mentindo junto e se deslumbrando com tudo. Ele é um personagem bem caricato e meio maluco, ao contrário da madrasta de Harriet, a Annabel, uma mulher centrada e com características bem fortes. Outro personagem importante no livro é o Nick, um modelo lindo e bem misterioso.

A diagramação do livro está incrível com detalhes remetendo ao universo geek e uma capa repaginada e representativa. A fonte tem tamanho confortável e as folhas são amareladas.

Mesmo sendo um livro mais adolescente, Geek Girl faz o leitor refletir sobre escolhas, sonhos, amizades e família. Uma narrativa rápida, cativante e divertida.

Beijos!

22 comentários

  1. Olá, Aline. Não posso negar que a capa unida ao título + sinopse deste livro me chamou bem a atenção, mas esse subtítulo "De geek para chique." foi o grande destaque. Me empolguei bastante com a estória juvenil da Harriet, de uma garota que sofre bullyng para uma modelo meteoricamente famosa. Adorei a estória!

    ResponderExcluir
  2. Oieee
    Tudo bem?
    Nossa, gostei do livro. A resenha me deixou com muita vontade de ler.
    Gostei da sinopse e da capaaa
    Beijinhos Screepeer
    Screepeer

    ResponderExcluir
  3. Antigamente esse livro não me chamava atenção, mas depois dessa sua resenha confesso que fiquei com vontade de ler. Parece ser um daqueles que a gente termina em um dia de tão leve que a leitura é, né? Ainda mais tendo esse pai piradinho embarcando na onda da filha. kkkkk Coloquei na lista!

    ResponderExcluir
  4. OI Aline! Já vi muito sobre o livro, mas confesso que mesmo com sua resenha positiva, não sei se leria a obra. Gosto de obras reflexivas, porém, nem adianta eu dizer que vou ler, mas se um dia chegar a oportunidade espero conhecer mais sobre o universo da obra

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline,

    A leitura parece ser bem juvenil mesmo. Achei interessante, a história parece ser engraçada e leve. Vou anotar, quem sabe acabo comprando-o.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline, não é por ser um livro voltado mais para adolescentes, mas é que o enredo em si não me chamou atenção mesmo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Aline!
    Sempre tive vontade de ler Geek Girl. E agora, após ler a sua resenha, meu desejo só aumentou. Gosto de livros que tratam "dos diferentes" e Harriet é um desses exemplos.
    Vai pra lista!

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. CARAMBA! Quero muito ler, tem cara de ser muitoooo bom!

    ResponderExcluir
  9. Oi Chefinha tudo bem, eu adoro os livros Geek Girl, como vc disse sobre as mentiras que ela contou, eu como mãe de adolescente consegui entender os motivos dela, sobre omitir algumas coisas e se meter em mais encrencas, coisas da idade, queria que ela escrevesse mais, e saber como ela ficaria adulta.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  10. Bom, a capa do livro é fofa, mas a história é bem repetitiva, os velhos clichês juvenis. Sua resenha ficou ótima, mas não compraria o livro e nem indicaria para meus alunos.

    ResponderExcluir
  11. Aline lindona eu li esse livro e amei, realmente a escrita da autora é muito fluida, gostei muito da protagonista inteligente demais, atrapalhada e com um pai que me rendeu boas risadas menina. No momento estou terminando de ler o segundo livro e amando. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Oláá
    Parece ser um livro bem legal de ler para passar o tempo, já ouvi falar bastante da coleção e eu leria se tivesse oportunidade. Resenha ótima ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá. Já tinha começado a leitura deste livro mas acabei parando logo no início.
    Não gostei pelo fato de ser um assunto muito manjado.
    A resenha ficou muito boa, mas minha opinião sobre o livro continua sendo negativa.
    Beijos, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. A resenha me deixou empolgada para ler. A história parece ser bem envolvente. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Esse livro é muito divertido!! O melhor pra mim foram as tiradas nerds que a autora colocou no meio do livro, em deixar a escrita forçada. Mas as mentiras são algo que nos fazem refletir mesmo. Os meus personagens favoritos foram a Madrasta, que no segundo livro fica ainda melhor, e o Nick <3

    Beijos, Andressa
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Aline!
    Não conhecia esse livro, mas gostei bastante. Parece aquela história divertida e que nos ensina lições de forma leve! Adorei isso de lado Geek e Moda juntos no mesmo livro haha Adorei sua resenha!
    Beijos, Nathália
    https://livrosdagarotavermelha.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. Esse é um juvenil que tenho muita vontade de ler! Gostei muito da capa nova e fico feliz por não ter o meu ainda... rs... Até hoje não sou ligada em moda nem em maquiagem, e acho que isso não vai mais mudar... já usei tanta maquiagem no teatro que quando não sou obrigada coloco no máximo um batom mesmo. Que bom que achou a narrativa cativante e divertida, porque pretendo ler logo.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    o livro parece ser realmente bom, mas estou com preguiça de ler livros adolescentes rs. Que bom que ele te faz pensa, adoro livros assim. Bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Aline.
    Apesar das várias resenhas positivas que eu já li sobre esse livro eu não tenho tanta vontade de ler. Mas quem sabe futuramente acabe animando né.
    Gostei da sua resenha.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia e gostei muito da premissa, gosto de livros assim, vou querer, já anotei a dica ^^
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu implico um pouco com a temática desse livro. Pois pelo o que leio nas resenhas, ele não aborda a vida as garotas no mundo geek, que por sinal ainda é muito machista. Ele vai mais por uma linha, onde a garota que se achava feia, de repente se torna bonita ao olhos de todos. E isso, pra mim, é muito repetitivo. E acaba que diz para as meninas que elas têm mesmo que ser mais ligadas ao mundo da moda, o que é uma ideia ainda muito machista.
    Eu quero ler este livro para ver se tiro essa impressão.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Ei Aline!
    Já li Geek Girl e me encantei com a diagramação tb!
    O livro é realmente voltado p público adolescente, ams tb achei legal ele levar em conta tais valores!
    Achei super divertido tb!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin