Eu te Darei o Sol - Jandy Nelson

Livro: Eu te Darei o Sol
Autor (a): Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
ISBN 978-85-8163-646-7

"Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia. Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém. Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar."

*Livro cedido em parceria com a Editora Novo Conceito.

Oie, tudo bom?

Comecei a ler esse livro totalmente às cegas porque eu não sabia bem qual era a proposta da sua narrativa e acabei sendo surpreendida com uma comovente história familiar.

Eu te Darei o Sol conta a história dos irmãos gêmeos Jude e Noah, os dois são muito ligados, mas sempre competiram por tudo na vida. Noah é um artista nato e sempre foi mais fechado e solitário. Jude é a descolada e cheia de amigos. A primeira característica desse livro é a narração, feita primeiramente pelo Noah quando eles tem 13 anos e depois é narrado pela Jude, quando os dois tem 16 anos.

"Se não fosse por Jude, você seria presa fácil no campo de futebol. Se não fosse por Jude. Se não fosse por Jude. Você não se importa em ter uma menina travando suas batalhas?" (pág.86)

Nos capítulos narrados pelo Noah, percebemos que existe uma cumplicidade entre eles, mas que o amor da mãe deles é algo que os dois não conseguem dividir muito bem. Apesar disso, Noah e Jude possuem a veia artística materna, ela faz belas esculturas e ele consegue desenhar tudo o que vê. O sonho do Noah é ser aceito na melhor Escola de Artes da Califórnia e finalmente se sentir completo, mas Jude também tem talento para ser admitida nessa escola.

Alternando os momentos da vida dos dois, começamos a ser apresentados a vários fatores que influenciaram drasticamente nessa relação fraternal. Os dois, que sempre foram próximos, passaram a trocar poucas palavras por causa de uma tragédia, mentiras e segredos não revelados.

"A realidade é avassaladora. O mundo é um sapato apertado. Como vocês aguentam?" (pág. 122)


Noah guarda muitas coisas para si, é emotivo e não se sente prestigiado o suficiente. Jude quer ser durona, mas no fundo também quer ser amada. Os dois mentiram e cometeram erros no passado, influenciando suas personalidades no futuro.

Esse livro foi lido durante a Maratona Literária de Inverno e confesso que demorei mais do que deveria nessa leitura. Não é um livro ruim, mas a autora não conseguia me prender durante muito tempo. Os capítulos são grandes e isso também atrapalhou minha leitura e deixou a trama mais cansativa.

Nunca li nada da Jandy Nelson, mas já sei que ela tem uma escrita inteligente. Ela conseguiu soltar vários temas no início de Eu te Darei o Sol, que parecem confusos no início, mas que no final fez muito sentido. A autora também conseguiu criar uma trama cheia de simbologias e ensinamentos. Não me surpreende que esse livro tenha sido tão premiado no último ano.

"Encontrar sua alma gêmea é como entrar numa casa onde você já esteve - você vai reconhecer a mobília, os quadros na parede, os livros na prateleira, as coisas nas gavetas: você é capaz de se localizar no escuro se precisar." (pág. 229)

Existem personagens secundários, mas a história se concentra em torno dos irmãos e os outros personagens estão relacionados com um dos dois. Gostei muito do Noah, apesar da sua dramatização de tudo e por algumas atitudes que ele teve. Já a Jude não é uma pessoa ruim, porém ela precisa de um pouco mais de confiança em si mesma.

Eu te Darei o Sol é um livro diferente de qualquer um que eu tenha lido nos últimos meses. Esse livro respira arte! Um pouco poético, delicado e familiar.

Beijos!

56 comentários

  1. Oie
    Eu já li um outro livro do autor e quando fiquei sabendo que este era dele, fiquei bem curiosa para ler.
    Não curto muito tramas familiares e tal, mas este livro esta me deixando cada vez mais curiosa, quero ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Confesso que saber que os capítulos são grandes me dá uma desanimada, geralmente isso cansa a leitura e demoro horrores para terminar de ler. Mas fico curiosa sobre a premissa do livro, por isso darei uma chance quando puder.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Aline. Pena que a narrativa da autora não te prendeu, mas em geral a história do livro parece ser boa. Tô ansiosa para ler esse livro!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Ainda não li este livro, mas parece daqueles fofinhos e ao mesmo tempo com bastante drama. Capítulos grandes também me deixa um pouco cansada. haha. Não achei a capa bonita, mas de repente tem sentido ao ler a história. Adoro a Novo Conceito, mas este livro não entrou na lista do mês. Mas gostei de saber mais. Adorei a resenha.


    beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Já tinha lido algumas boas resenhas desse livro, então já sei que tem uma forte veia familiar, mostrando pessoas que podem ser qualquer um de nós, com medos e sentimentos. É um livro bem tocante.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline, o livro parece ser bom apesar de possuir alguns capítulos grandes o que na minha opinião deixa a narrativa um pouco lenta e chata. Apesar disso esse seria um livro que eu compraria. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  7. Tbm não conheci o autor, de fato a temática não me prenderia em um primeiro momento, mas quem sabe o dia de amanhã né?
    Realmente ter irmãos é complicado, não sei se eles são gêmeos, quando vc escreveu "quando eles tem 16" eu presumi isso, sou gêmea de um menino e entendo um pouco desse afastamento, desse amor e desamor kkkkk...

    Acho q todo relacionamento entre irmãos é assim :D
    Parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  8. O que falar da novo conceito né?! Desde a epoca que tinha blog é minha editora preferida. Os kits são lindos...

    ResponderExcluir
  9. Confesso que não me interessei muito pelo livro, apesar de várias pessoas que conheço estarem falando bem dele. Vai ver eu precise testar, né? Hm... Belo post! Parabéns para o blog, achei super criativo. Beijos!

    Ensaiando

    ResponderExcluir
  10. Oi, estou bastante curiosa nesse livro e na continuação. Amei sua resenha e adorei saber que os capítulos são longos.
    Beijos
    Eu e meu vício chamado Leitura

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?

    Não sabia muito bem sobre o que se tratava o livro e, sabendo que é sobre família, me interessei bastante. Tenho um irmão e me vi totalmente na história (no caso, eu sou o Noah haha). Fiquei curiosa para saber dos segredos e mentiras. Essa capa é tão fofa e atraente! <3 Amei a sua resenha, me fez querer demais comprar o livro imediatamente haha! <3

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline...
    Me parece que a leitura demora, por vezes, a engrenar. É o que todos dizem. Talvez acontecesse isso comigo porque detesto capítulos grandes, mas tudo depende também.
    Mas adoro um livro com um toque poético e com histórias familiares, e leria sim.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, já vi esse livro em varios blogs e todo mundo fala bem, e eu estou considerando seriamente em colocá-lo nas minhas proximas leituras. Gostei da sua resenha.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!!

    Vi alguns comentários bons sobre este livro por aí, mas a maioria comenta mesmo da dificuldade de se sentir preso à trama.... eu até gostei da premissa, mas não sei, não me cativou. Este passa. :)

    Beijos

    www.escrevarte.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Essa será uma das minhas próximas leituras e estou ansiosa para conhecer essa história.
    Pena que a escrita da autora não te prendeu por muito tempo, me incomodou o fato de os capítulos serem longos, isso realmente deixa a leitura mais lenta.
    Gostei da resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  16. Oi Aline...
    Gostei muito da sua resenha, ouvi falar muito desse livro pelo nosso mundo aqui. Acho que capítulos longos podem se tornar cansativos e isso prejudica muito a leitura pra mim. Adoro livros com escrita inteligente, mas não sei se leria esse livro. Ainda não tive uma opinião concreta sobre isso.


    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  17. Olá; eu já li um outro livro da autora e gostei demais (O céu está em todo lugar), por isso, estou com muita vontade de ler "Eu te darei o Sol", espero gostar tanto quanto do primeiro da autora.

    ResponderExcluir
  18. Oi Aline, eu estou com esse livro para ler, e acho que será um dos próximos da lista, estou muito curiosa para saber mais dessa história que parece incrível, eu amo leituras familiares, quando envolvem irmãos!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  19. Oii!
    Li tantas resenhas positivas sobre o livro, mas ainda não me convenci de ser tão maravilhoso assim. Acho que preciso ter minha própria experiência com a leitura. Espero ter oportunidade de ler em breve e ser cativada como todos os que adoraram a leitura!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oiii!

    Estou lendo muuuitas resenha sobre essa obra e muita gente elogiando principalmente a escrita e todas as mensagens que a autora quer passar para os leitores.
    Gostei da sua resenha e confesso que não gosto nenhum pouco de livros com capitulos longos demais pq minha leitura ><


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  21. Desde a primeira resenha que li desse livro já me apaixonei por ele. Realmente ele transmite todas essas sensações. Sua resenha ficou incrível e me animou mais ainda a ler. Beijos, Érika

    >> www.queroseralice.com.br <<

    ResponderExcluir
  22. oie como vai?
    vi vários elogios a esse livro e mesmo nao sendo algo que eu leria fiquei tentada a dar uma chance.

    ResponderExcluir
  23. Oi Aline, tudo bem?
    Gostaria de fazer um mega comentário, mas essa vai ser minha próxima leitura, já tinha lido alguns comentários no twitter e me desmotivei, e estou com medo de ler resenhas e reafirmar que o livro não é tão bom. Acho isso lindo de cumplicidade entre irmãos. Mas percebi que você não soltou muitas coisas, então gostei. Li tudo! Ainda tenho que ler O céu está em todo lugar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Oi não conhecia o livro, quem sabe eu leia beijoss

    ResponderExcluir
  25. Oi Aline, tudo bom?
    Gostei bastante da sua resenha!
    Estou bem ansiosa para a leitura de Eu te darei o sol, e você não é a primeira que eu vejo dizer que a escrita da autora é bem inteligente. Acho que meu único problema será, então, com os longos capítulos.
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  26. Ola Aline lindona o que me chama atenção nesse livro é a narração feita pelos irmãos serem em tempos diferentes, cada um com uma idade diferente em uma fase de sua vida. Sem contar a capa que está linda, uma pena os capítulos serem extensos demais. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  27. Olá
    eu adorie a sua resenha, eu quero muito poder ler esse livro, tenho grandes expectativas para ele, essa capa ficou uma coisa diva de mais, kkk, e senti muita inveja de vocês parceiros, pois esse kit foi muito legal,
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olaaa
    Adorei a resenha e o tema,ja ouvi muitos elogios então espero ler em breve e gostar bastante e adorei a capa. Ótima dica

    Beijos.
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  29. Oie
    Que chato que o livro não conseguiu te prender por muito tempo, e sabe que livros com capítulos muito grandes também me incomoda muito. Eu realmente não curto e isso me atrapalha as vezes. Mas enfim, eu amei sua resenha e espero poder ler o livro em breve

    ResponderExcluir
  30. Aline, estou mega curiosa para ler esse livro.
    A ideia dele realmente mostra uma certa poesia e que é o tipo de livro que te deixa babando e pensando sobre ele.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Estou louca para ler esse livro.
    Beijos!
    www.lindaestante.com.br

    ResponderExcluir
  32. Eu acho a capa desse livro linda demais.
    Adorei a resenha, e fiquei mais ansiosa ainda para ler esse livro, a história parece ser ótima, já vi muitos comentários positivos sobre este livro, então pretendo ler.

    ResponderExcluir
  33. Acho a capa desse livro linda demais.
    Adorei a resenha e fiquei mais ansiosa ainda para ler esse livro, sem contar que o nome me chamou super a atenção, pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  34. Oii,
    Estou com ele na estante esperando!!!!!
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  35. Oi! Tudo bem?

    Gostei muito da premissa não tinha visto esse livro ainda apesar de não gosta do estilo!

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oi, eu amei essa leitura, o livro é encantador e a maneira que a Jandy conduz a história é incrível, acho que foi um dos melhores livros que li no ano, beijos.

    ResponderExcluir
  37. Oie!!
    eu tive esse problema de a leitura não me prender tanto com outro livro da autora, por isso estou meio receosa de ler Eu te darei o o sol, apesar de setar curiosa.
    enfim quero dar outra chance a autora, só não sei quando kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  38. O livro parece muito interessante, e vi muitas resenhas positivas dele. Vou acrescentar na minha lista de leitura, pois nunca li nada da autora.

    ResponderExcluir
  39. Ola, tudo bem?
    Tenho lido bastante resenhas positivas deste livro e admito que a primeira vista este livro não tem me atraido não, as resenhas que estão me fazendo mudar de ideia, ainda mais porque tem duas narrativas.
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  40. Eu já li um outro livro da autora e este, assim como o outro, mexeu muito comigo, e ambos viraram meus xodós. É verdade que os capítulos são longos, mas eu realmente não liguei, fiquei tão presa no enredo que não percebia. O final me emocionou.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  41. Será que todos nós nos encontramos pelo menos uma vez com a nossa alma gêmea? Parabéns pela resenha, eu quero há tanto tempo esse livro... Ainda não tinha visto nenhum quote
    Beijos

    ResponderExcluir
  42. Quado eu comecei a ler esse livro, tive que parar de ler porque a leitura meio que travou. Agora retornei com ela e espero conseguir finalizá-la. Por enquanto está fluindo haha.
    Sua resenha ficou ótima e me deixou mais animada ainda! Realmente a escrita dele é bem inteligente.

    Beijoos

    ResponderExcluir
  43. Todo mundo fala sempre tão bem desse livro. Não tive a oportunidade de ler ainda está na lista.

    ResponderExcluir
  44. Oi Aline, tudo bem??
    Eu não tenho pretensão de ler o livro, porque foge muito de minha zona de conforto e eu não me senti cativada para ler... tenho lido resenhas lindas sobre esse livro e outras com um pouco de trava durante a leitura... e cada resenha que leio tenho mais certeza de que a leitura não é pra mim... a capa não ajuda muito... sinceramente não gostei dar cor... gostei apenas da forma da fonte.. de qualquer forma, mesmo com as suas ressalvas, acho que de alguma forma a leitura foi boa... tanto que você gostou de um dos personagens... Xero!

    ResponderExcluir
  45. Oi, tudo bem?
    O único receio que tenho co esse livro são os capítulos grandes, pois no geral tenho curiosidade por le^-lo.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  46. Oiiii,
    Eu não tenho muita vontade de ler o livro, mesmo adorando dramas familiares, mas algo não chamou minha atenção, não sei o que. E o fato de ser lento, me desanima. Mas fico feliz que mesmo com os capítulo grandes e leitura mais lenta, você curtiu a leitura.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. adoro historias sobre irmaos, confesso que antes quando eu só tinha lido a premissa, o livro nao tinha me parecido interessante, mas tudo muda depois de uma resenha.
    adorei essa amarelo da capa, nao tenho nenhum livro tao chamativo assim.

    ResponderExcluir
  48. Oi, tudo bem?
    Eu acho a capa desse livro linda e só por isso compraria o livro, mas também acho a premissa muito interessante e só li comentários positivos, o que me faz crer que é um livro realmente bom.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  49. Oii Aline!

    Muita gente fala super bem desse livro, mas eu não estou tão animada assim para ler ele. Eu quero ler ele sim, mas não precisa ser agora, imediatamente.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  50. Capricharam demais na capa desse livro hein?! Eu também já tinha visto essa capa por aí, mas tinha nem ideia do que realmente tratava até agora. E cara pena que foi meio lento pra você. Eu fiquei bastante curiosa pra saber a respeito dessas mentiras e o que houve para eles terem se afastado.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  51. Quero ler ele, amei as resenhas que li, parece ser bem realístico e profundo, aqueles temas severos, rsrsrs
    só não curti a capa.
    Amo livros de gêmeos, mas confesso que gosto mais quando eles são bem próximos, esses aí parecem serem bem marrentos um com o outro.. preciso ler para entender mais kkkk
    bjos

    ResponderExcluir
  52. Oii Aline, tudo bem?
    Eu estou querendo muito ler esse livro, a cada resenha que leio fico mais e mais curiosa, estou esperando alguma promo para comprar ele, haha. Que bom que você gostou do livro.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  53. Oi Aline, tudo bem?

    Quando Eu te Darei o Sol lançou eu estava muito animada para ler, mas depois acabei vendo que não vou gostar tanto assim da história quanto eu imaginava e desisti de ler o livro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  54. Esse livro parece ser bem diferente e emocionante, estou louco para ler. Jandy Nelson parece ser uma autora de escrita muito fácil. Adorei a resenha.
    Abraços :)

    ResponderExcluir
  55. Apesar de muita gente falar bem desse livro, infelizmente ele ainda não me chamou atenção para a leitura. Acho que o santo não bateu, sabe? Não digo que nunca lerei, mas não será por enquanto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  56. Tô louca pra ler esse livro, gosto muito de obras com a temática voltada para as relações humanas e esse livro parece ser bem assim.
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin