A Herdeira - Kiera Cass

Livro: A Herdeira
Autor (a): Kiera Cass
Editora: Seguinte
Ano: 2015
ISBN 978-85-65765-65-7

"No quarto volume da série que já vendeu mais de 500 mil exemplares no Brasil, descubra o que vem depois do “felizes para sempre”. Vinte anos atrás, America Singer participou da Seleção e conquistou o coração do príncipe Maxon. Agora chegou a vez da princesa Eadlyn, filha do casal. Prestes a conhecer os trinta e cinco pretendentes que irão disputar sua mão numa nova Seleção, ela não tem esperanças de viver um conto de fadas como o de seus pais… Mas assim que a competição começa, ela percebe que encontrar seu príncipe encantado talvez não seja tão impossível quanto parecia."

*Livro cedido em parceria com a Editora Seguinte.

Oie, tudo bom?

É impossível tecer comentários sobre esse livro sem falar um pouco dos três livros anteriores da série, ou seja, se você ainda não conhece a série, sugiro que aprecie essa resenha com moderação. Não deixem de conferir as resenhas de A Seleção, A Elite e A Escolha e Contos da Seleção aqui no blog.

A Herdeira acontece 20 anos depois da Seleção ocorrida nos primeiros livros da série, em que America Singer participou com outras 34 garotas em busca do coração do Príncipe Maxon. Quem já leu a série sabe que America nunca quis participar, mas acabou dentro de um triângulo amoroso cheio de dúvidas em relação a seus sentimentos.

Vinte anos depois, a princesa Eadlyn Schreave está sendo preparada para ser a rainha. Ela e seu irmão Ahren são gêmeos, mas por uma diferença de sete minutos fez com que ela se tornasse a herdeira do trono de Illéa. Desde pequena ela estava sendo testada diariamente para o momento em que irá substituir seu pai. 

"Por ínfimos sete minutos cheguei ao mundo antes do meu irmão, Ahren, e o trono que deveria ser dele passou a ser meu. Se eu tivesse nascido uma geração antes, esse detalhe não teria feito diferença. Ahren era homem; Ahren seria o herdeiro." (pág. 7)


As castas foram abolidas, mas essa ação não estabilizou a situação política de Illéa. Várias pessoas começaram a sofrer discriminação pelas castas de suas famílias e isso ocasionou revoltas pelo país e resultando em crimes e mortes. Além disso, todos esses problemas afetaram a realeza e consequentemente o futuro reinado de Eadlyn. Maxon acaba sugerindo a realização da Seleção para distrair a população um pouco, enquanto ele tenta acalmar os ânimos, mas para isso ele tem que enfrentar a ira da filha que nunca quis governar com um homem ao seu lado.

Eu comecei a ler esse livro com bastante receio por causa dos comentários em relação a protagonista e realmente tenho que concordar que a Eadlyn é uma "vaca". Perdoem minhas palavras..kkkk, mas ela é muito mimada, prepotente, preconceituosa e metida. Várias vezes durante a leitura eu me perguntava como as pessoas podem gostar dela, mas a verdade é que ela causa muita raiva em quem a cerca. Com os selecionados não foi diferente e muitos chegaram a enfrentá-la no processo. 

Eu sei que a Eadlyn cresceu em um ambiente de riqueza, mas seu irmão teve a mesma criação e não tem esse tipo de atitude. Eu entendo que ela sempre sofreu muita pressão, mas isso não justifica seus atos. Outra coisa que me irritou foi a protagonista ficar repetindo o quanto era poderosa e importante.

"Eu era Eadlyn Schreave, Nenhuma pessoa era tão poderosa quanto eu." (pág. 25)

"Você é tão mimada, tão desagradável...mas estou aqui para o que precisar." (pág. 207)

Foi diferente e curioso voltar ao mesmo ambiente 20 anos depois. Alguns personagens antigos reaparecem, mas a Kiera não focou neles durante o livro. Mesmo assim, eu adorei rever a America, Maxon, Marlee, Aspen e Lucy.

Outro ponto positivo foi conhecer a visão do representante da monarquia em relação a Seleção porque nos três primeiros livros tínhamos apenas a visão da America, uma das selecionadas. Mesmo com toda a prepotência, Eadlyn também tem preocupações e dúvidas sobre seu futuro. Imagina escolher seu futuro marido entre garotos que você nunca viu.


Foi muito bom rever alguns momentos da Seleção, principalmente em relação aos encontros com os selecionados e os sentimentos em relação a eles. 35 garotos em busca do coração de uma princesa que acha impossível se apaixonar.

"Queria ser responsável pelo meu caminho. Pensei se essa não seria a razão para eu ter erguido uma muralha à minha volta: talvez eu sentisse medo de que alguém cruzasse essa barreira e tomasse o controle da minha vida." (pág. 251)

Eu pensei que fosse odiar o livro, mas confesso que finalizei a leitura com o coração na mão e ansiando pelo próximo. A escrita da Kiera Cass continua extremamente fluida, leve e faz com que a gente aprecie cada capítulo de uma forma deliciosa. Amo autores que conseguem transformar seus textos em agradáveis momentos para o leitor. Mesmo com uma protagonista insuportável, ela conseguiu me conquistar e me manter presa na história.

Para compensar a chatice da Eadlyn, os personagens secundários me agradaram bastante. Ahren, Kile, Henri e Erik foram personagens que me conquistaram pelas suas características. Dentre eles, Kile foi meu preferido porque ele é inteligente e atrevido na medida certa.

A Herdeira foi uma leitura mais bacana do que imaginei e continuo amando o jeito despretensioso dessa série. Não tenho problema com o fato da história não focar na distopia porque isso nunca foi uma proposta da Kiera Cass.

Indico a leitura para todos que curtiram os três primeiros livros da série. A Herdeira trás um olhar diferente da Seleção sob a visão de uma nova protagonista.

Beijos!

48 comentários

  1. Eu li A Herdeira o tempo todo com a certeza de que a estória acabaria nesse mesmo. Então você imagina a minha frustração quando chego no fim do livro e percebo que ainda vão ter continuação. Minha cara quando acabei deve ter sido até cômica! hahaha
    Mas acho que não seria a Cass se não tivesse continuação, né?

    Beijos
    ooutroladodaraposa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Acredita que ainda não consegui ler nenhum dos livros da série! Não me conformo com isso! Adorei a resenha e espero poder começar a ler a série logo rsrs

    luadenoen.com

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro, mas não sei tenho medo de lê-lo, vou ser sincera que odiei a forma como a Kiera escreveu as ultimas páginas do ultimo livro, ficou faltando mta coisa, e acho que é por isso que estou com medo de ler esse, eu quero e não quero, sem contar pela chatice que é a princesa! Vou ler com certeza, só não sei quando!

    ResponderExcluir
  4. Para mim é a capa mais linda da série! Esse fundo escuro fez diferença...
    Realmente é unanimidade q a protagonista é muitoooooo chata! Se acha demais e metida...
    Oq achei legal q agora é a moça q escolhe, nesse caso concordo com ela, tem mesmo poder. Hahaha
    A escrita da Kiera é mto boa como sempre!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem?
    Eu não li nenhum livro dessa serie, quem sabe um dia eu acabe lendo, mas por hora ainda não tenho vontade.
    http://literaturaparaosaber.blogspot.com
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Acho que essa é a única distopia que não pretendo ler. Já tive vontade, quando começou a ler lançado, mas à medida que fui lendo resenhas e mais resenhas a respeito da primeira trilogia a vontade passou completamente.
    Só achei ótimo ser uma mulher a herdeira. Bom para variar um pouco (só é pena ela ser uma chata)! <3

    ResponderExcluir
  7. Morro de vontade de ler essa série, preciso para ontem comprar essa série,
    bjus

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline..
    Eu ainda pretendo ler a série um dia, mas acho que ainda vai demorar, por isso acho que até vou esquecer qualquer spoiler ou qualquer outra coisa..rs
    Fico feliz que a série continue agradando. Eu nem sabia que ia ter mais um livro, achei que este seria o último. É isso mesmo?

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá
    infelizmente ainda não li o ultimo livro lançado aqui no brasil ,todo munto estão amando e odiando a filha de America, espero gostar dela rsrs, muito linda essa modelo
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    já estou com o livro em casa, estou doida para ler.
    Ansiosa pelo próximo? Sério que tem próximo? ohhhh não sabia.

    adorei a resenha, fiquei ainda mais curiosa.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, Aline.
    Essa é uma das poucas distopias que não me chamam muito a atenção, pois não sou muito voltado para o romance e a obra foca mais nesse sentido. Se ela fosse mais para o lado político e da ação, certamente leria.
    Achei interessante como a autora fez o gancho para continuar a trilogia. Pensar numa herdeira foi genial da parte dela.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  12. Eu não curto essa série, então é completamente nula a chance de ler A herdeira, pois não tenho interesse em saber da vida da filha do casal do início da série, pois realmente a história não me encantou... =/
    Mas para os fãs, deve ter sido uma maravilha sair um quarto livro, né??? ^^

    ResponderExcluir
  13. Eu estou a fim de ler esse livro desde que saiu, mas ouvi várias críticas horríveis com relação a chatice da protagonista, e meio que estou deixando ele passar pra trás. Mas li várias resenhas ótimas esses dias, e sei que vou acabar comprando ele logo.
    Adorei sua resenha!
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Aline, eu estava com muita vontade de ler esse livro porque li a seleção e apesar de tudo gostei e comprei os outros.
    Mas com o passar das resenhas percebi que não estou tão empolgada com ler A herdeira, não consigo gostar da princesa, mas quem sabe mais pra frente.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  15. Olá Aline!
    Ainda não li nenhum livro da série, mas tenho muita curiosidade para conhecer a história.
    Fico contente que a leitura tenha lhe agradado e possibilitado ver as coisas pelo ponto de vista de outros personagens que não America.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  16. Ola Aline eu ainda não li pois vou esperar a continuação, com relação a protagonistas estou com o mesmo receio , e pelo visto ela é mimada demais hein, espero que não me irrite muito. Só o fato de ler mais de Maxon e América vale a pena a leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. A cada resenha que leio sobre esse livro aumenta minha duvida se lerei ou não
    vi alguns pontos que não me agradaram muito
    mas quem sabe eu me surpreenda né

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  18. Ai, Aline, não aguento mais ler as pessoas falando bem do livro enquanto espero pelo meu exemplar. Quero ler logo!! hahahahaha
    Eu espero gostar tanto quanto você porque amo essa série. Mal posso esperar pelo meu livro, já está à caminho! *-*

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  19. Ainda não consegui ler a série, mas já adoro todos os livros Hahahaha,
    Ansiosa pra começar a ler.

    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  20. Eadlyn é ma chata, sem mais. A menina me fazia ter vontade de largar o livro enquanto lia porque não aguentava a chatice dela por tanto tempo, mas ainda vem que isso foi se amenizando ao longo da narrativa. E ao menos os selecionados são legais. O final também me deixou com o coração na mão e eu preciso logo do próximo para saber como isso vai acabar.

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    eu adoro a Kiera Cass e adoro a trilogia a Seleção, mas confesso que em A Herdeira fiquei entre o amor e o ódio! Eadlyn é chata, irritante e eu queria matá-la ! O livro em si foi bom, mas não chegou nem perto do que eu esperava. Já tenho um selecionado que torço, porém sei que ela não vai ficar. O final para mim foi uma jogada muito boa da Kiera, porque ela usou uma personagem que todos amam e nos deu uma visão assustadora de um futuro sem ela, acho que esse final é o que me fará ler a continuação, nem é pela Eadlyn, mas sim pelo final, com toda a certeza! Meus momentos preferidos do livro era quando o Maxon aparecia! Não importa se o foco era na filha, ele ainda sambava!
    Ótima resenha!
    Beijos
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Eu não vi os três primeiros da série, até dei uma foleada na livraria, mas realmente vi que não faz meu estilo.

    ResponderExcluir
  23. A cada resenha que leio tenho certeza de que não preciso ler essa distopia, que de distópica não tem nada. Já que quase não é citado os problemas políticos, as revoltas, a sociedade.Bom, essa série, realemente, não é meu perfil.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Oi Aline, tudo bem?

    Eu não gostei da premissa dessa série e por isso acabei nem lendo nenhum dos livros. Mais fico feliz por tanta gente gostar e a série estar sendo um sucesso por aqui.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Ei Alineee!
    Ouço muito falar horrores dessa menina kkkkkkk, mas sinto q comigo vai ser q nem c vc, vou terminar a história com o coração na mão querendo mais!!!
    Já garanti meu exemplar e quero muito ter tempo p ler, mas tá difícil rsrd!
    Bjos!!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  26. Ainda não li a série, mas ela faz parte da minha lista de desejados.
    Conheço pessoas apaixonadas pela trama do livro, e as resenhas são sempre muito positivas, o que só aumenta minha curiosidade.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  27. Oi linda, tudo bem?
    Peço desculpas por não ter lido sua resenha, mas é que eu pretendo começar esse ano a ler essa série e não quero pegar ainda mais spoilers do que já tive :/.
    Ganhei o livro A Herdeira em um sorteio e estou muito ansiosa para começar a ler o 1° livro dessa série!

    Beijo :*
    http://livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?

    Estou com os 3 primeiros livros aqui e o livro de conto e até hoje não consegui pegar neles pra ler. Quanto a esse livro A Herdeira, li tanta crítica que a protagonista é chata e mimada que não sei se quando finalmente ler a serie irei continuar , mas quem sabe até lá eu me anime a continuar lendo,soube que vem outro depois desse por aí né?

    Ótima resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  29. Sou uma fã apaixonada pela série e tudo que a Kiera escreve. Esse livro em particular chamou muito minha atenção, além dessa capa linda, ele traz outro lado da parte que envolve as seleções, isso foi algo que me chocou bastante. É um livro maravilhoso e não tenho nada que reclamar dele.

    ResponderExcluir
  30. Ainda não li a série,tenho o primeiro livro e pretendo ler mas acho que não lerei a herdeira porque sinceramente não vi muitas resenhas positivas sobre ele.

    ResponderExcluir
  31. Não li a trilogia A Seleção, apesar de ter uma amiga que fala super bem e de já ter lido VÁRIAS resenhas positivas... O que me chama atenção mesmo são as capas, pode me julgar, hehehe, principalmente essa de A Herdeira, que ficou um arraso. Já tinha ouvido falar que a protagonista desse livro é super chata... odeio personagem chato, tipo MUITO, então acho que não seria uma boa leitura pra mim. Maaas, ainda quero ler o primeiro da trilogia, só pra ver o que eu acho.

    Beijos e um ótimo mês de Julho! :)
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi, tudo bem? Comecei a ler a série, mas parei no segundo livro. Não consegui concluir, pois a America estava me irritando demais. Sem contar que a sensação que tive com esse segundo foi que era apenas um repeteco do primeiro, com algumas peças trocadas de lugar. Todas as resenhas que leio sobre a Herdeira falam que a personagem principal é mesmo uma mimada e isso já me faz nem querer chegar perto dessa história. Gostei da escrita da Kiera, mas não achei uma grande coisa.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Oi, tudo bem?
    Eu tenho os primeiros livros da série aqui em casa, mas confesso que não tenho muita curiosidade com ela, sabe?Esse livro parece ser bacana, tem uma premissa bacana e vi muita gente elogiando, mas acho que a protagonista iria me irritar bastante também e isso iria estragar um pouco a leitura. Enfim, gostei bastante da sua resenha e assim que eu ler os primeiros livros irei comprar esse o/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Eu acho que as pessoas leem A Herdeira esperando mais da história da America com o Maxon, quando na verdade estamos iniciando um novo capítulo na história do país e temos novos personagens. Eu adorei a forma como a Kiera desenvolveu a história, e é uma pena que teremos apenas mais um volume.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  35. Oie, sua resenha foi mais uma que disse como a prostagonista desse livro é uma vaca, ahaha, eu nao li nenhum dos livros da série, já tentei, mas logo abandonei a leitura, pois não curti a America...
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Eu li esse livro até que rápido. Só que a protagonista é extremamente mimada e sei lá, ela foi um porre de aguentar. Acho que eu li mais pela esperança de ter um grande plot dentro da história, mas até o final me decepcionou :/ sério, eu realmente não consegui aturar a Eadlyn.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  37. Oie, Aline!
    É unânime entre os leitores: a Eadlyn é um porre. Eu ainda nem li e já estou torcendo o nariz pra ela! Amei A Seleção, mas não sei se encaro a leitura de A Herdeira. Só de pensar em ter de aturar uma menina tão mimada já me dá náuseas... Ao mesmo tempo, no entanto, quero rever a Meri, o Maxon, a Marlee <3
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  38. Oi, Aline!
    Eu tinha visto o lançamento desse livro na blogosfera e fiquei aqui apaixonado por essa capa, o único livro que li até agora foi "A Seleção", tenho o "A Elite" também por aqui, quem gostou e leu foi minha mãe e está doida para os próximos livros HUAHAUAHAUH. Adorei ler seus comentários, me chamaram bastante atenção a respeito desse livro e tenho certeza que irei gostar!

    Beijos,
    Luan | http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Ei Aline,
    preciso ler esse livro da Vaca! kkkkk
    Eu imagino que não vou odiar, mas sei que não vou gostar dela. Odiar acho impossível, por causa da escrita incrível da Kiera. Não sabia que a mimada tinha um irmão gêmeo. Se ela for tão chata assim, dá esperança. Vai que ela cai da escada da Nazaré Tedesco, kkkkk
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Oi Aline.
    Eu vou começar essa série ainda, mas a herdeira já está na estante, e claro li sua resenha com moderação rsrs.
    Como a série foi 'esticada', eu pensei que esse livro fosse deixar a desejar, mas a sua opinião não é a primeira que leio dizendo-se surpresa com a história envolvente criada pela Kiera.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  41. Oi Alyne, este livro pelo que estou vendo tem dividido muio as opiniões. Li resenhas bem negativas ele, e outras mais positivas. Mas concordo quando você cita que a intenção da Kiera nunca foi focar mesmo na distopia, isso foi mas um pano de fundo mesmo. A capa continua linda, como os outros livros da série.Quero ler também.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  42. Oi Aline! Eu fui do ódio ao amor durante a leitura, e acredita que mesmo com toda a chatice da protagonista, eu consegui ver seu lado e aceitar algumas atitudes, não virei fã dela, mas me coloquei no seu lugar para poder digerir seus atos. E o final? Que maldade. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  43. Oi Aline, tudo bem??
    Sinceramente eu não tenho a pretensão de ler a nova série ou continuação ainda não sei rs.... vou ler A escolha ainda, mas já sei o que acontece, mas quero saber mais como isso ocorre... infelizmente li resenhas desse livros com alto teor de spoiler.... acho que as pessoas deveriam ler mais resenhas assim como a sua e se espelharem... eu sei que escrever resenha de continuação é super difícil, eu passo por isso e posso sim ter pecado no spoiler.... por isso leio muitas resenhas que não contem para que eu possa melhorar a minha escrita... a sua resenha ficou perfeita... xero!!!

    ResponderExcluir
  44. Tenho muita curiosidade em começar essa trilogia, que virou série e assim vai! kkk
    Não li sua resenha completa para não pegar spoilers, já que quero ler e já peguei bastante!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Oi, Aline!
    A Kiera tem alguma coisa nessa escrita que vicia, prende, mesmo a gente sabendo que não é o melhor livro do mundo e vendo os furos. Gostei dos secundários, mas também não engoli a Eadlyn. E rever os queridos de A Seleção, principalmente Aspen ♥, foi muito legal!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  46. Oii,
    Eu li A Seleção e A Elite, mas não segui com a série, que definitivamente não é para mim. Achei bem chatinha, principalmente a America, que é tão contraditória, imatura e incoerente, me desculpa, mas eu realmente não curti...
    é claro que faz um imenso sucesso, portanto não vou menosprezar a autora, afinal a pessoal adora essa série, meu estilo é que é outro.
    Adorei sua resenha.

    Beijos

    Aline Lima
    Sempre Nerd (http://alinenerd.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  47. Oiii.
    Agora que eu vou ler o primeiro livro, voce acredita kkkk, mas antes tarde do que nunca né kkk, amei a resenha deste livro parabéns.
    Bjs
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  48. Oi Aline
    Eu spu completamente apaixonada por essa série e eu como você achei que nao ia curtir esse livro por causa da chatice da Eadlin mas graças a deus tudo foi compensado.
    Eu xinguei tanto a Kiera pelo final do livro que vc nao tem ideia hahahahah to quase morrendo pela continuação, um spoiller qualquer coisa ahahhaha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin