Autor (a): Samuel Cardeal
Editora: Independente
Ano: 2014
ISBN 978-85-916116-1-4
"Lúcia tem 10 anos e desde suas mais remotas lembranças vive no orfanato da cidade de Provação. Também desde sempre, nunca conseguiu falar. Ela luta para suportar os maus tratos de uma madre perversa, o desprezo das outras crianças e a subserviência de um jovem e amável Padre. Renato é um professor universitário, afastado do trabalho. Após uma terrível tragédia que levou sua família, perdeu também a vontade de viver e se entregou ao alcoolismo e à auto-piedade, se afastando de tudo e de todos. Mas o acaso vai se encarregar de abrir novas portas para essas duas vidas infelizes e, quando o destino de Lúcia e Renato se cruzarem, uma nova chance de viver se estenderá aos dois. Será que a força dessa nova família vai ser suficiente para subjugar todos os obstáculos que se colocarão entre ela e a felicidade?"
Oie, tudo bom?
Esse livro chegou através de um booktour organizado pela minha amiga Bru do blog Meu Mundinho Fictício. Eu já conhecia o autor, mas nunca tinha lido nenhum dos seus livros.
Um Cântico de Silêncio conta a história do Renato, um professor universitário que perdeu a família em um trágico acidente de carro. Depois disso, ele abandonou tudo e se entregou ao vício da bebida. É dessa forma que conhecemos o protagonista dessa história, quando ele é levado ao hospital depois de mais uma bebedeira. Esse hospital fica ao lado de um orfanato e certa noite, uma menina chamada Lúcia entra no quarto e o acorda durante um de seus pesadelos. Antes que ele pergunte sua origem, ela é descoberta pela Madre Pietra e levada embora. No entanto, ela volta outros dias até que Renato aceite jogar damas com ela.
Lúcia é uma menina órfã, magra e muda. Ela sempre viveu no orfanato e desde o momento em que conhece Renato, sentiu necessidade de ser sua amiga e de conhecê-lo. Correndo o risco de ser castigada severamente, ela foge várias vezes do quarto para visitá-lo. Depois que Renato recebe alta, ele até pensa naquela garota, mas é um sonho com sua esposa que o faz voltar ao orfanato para visitar Lúcia. Começa então uma incrível e cativante relação entre os dois.
Antes de iniciar a leitura desse livro, eu imaginava uma narrativa completamente diferente. Com certa delicadeza, o autor vai apresentando e unindo esses dois personagens marcados pelos sofrimentos impostos pela vida. No início eu não conseguia conectar a Lúcia com o Renato, mas o autor conseguiu me envolver aos poucos com sua narrativa carregada de drama e emoção.
Foi uma leitura densa, principalmente pelo sofrimento que a pequena Lúcia teve que passar. Madre Pietra é uma das personagens mais odiosas que já conheci em livros e ela foi a responsável por quase todos os momentos ruins de Lúcia.
Maus tratos, uso de drogas, violência doméstica, adoção, alcoolismo, são alguns dos temas que o autor Samuel Cardeal retrata em seu livro. Todos os assuntos foram pertinentes e precisam ser debatidos pela nossa sociedade. A temática sobre nosso sistema adotivo chamou minha atenção porque muitas vezes devolvem os filhos aos pais biológicos sem que eles tenham estrutura psicológica para cuidar de uma criança. A conclusão que consigo obter é que a relação sanguínea não caracteriza amor.
Um Cântico de Silêncio possui uma boa história, mas em vários momentos a narrativa ficou arrastada e eu não conseguia ler mais do que três páginas. O livro possui letras bem pequenas e não sei se isso influenciou, mas a impressão que eu tinha era que minha leitura não desenvolvia. Outro problema que encontrei na história foram as passagens de tempo, pois achei que elas não foram bem pontuadas e muitas vezes confundiam a leitura.
Além disso, por mais que eu tenha gostado da escrita do Samuel, senti que ele descreveu demais algumas cenas e os personagens. Claro que isso é importante, porém a meu ver ficou um pouco forçado e repetitivo ver isso com todos os personagens que apareciam no livro.
Apesar dos pontos negativos que citei, Um Cântico de Silêncio conseguiu me cativar aos poucos e fui assimilando a trama no decorrer da leitura. O autor conseguiu criar reviravoltas e momentos de tensão, principalmente no desfecho, que me surpreenderam bastante.
É um livro que possui temas pesados, mas que pode ser lido por todos os leitores e te faz refletir sobre várias questões. Uma história sobre o amor fraternal, perda e superação.
Beijos!
Uau, esse livro parece ser do tipo que te põe pra pensar! Apesar de todo o sofrimento que tem no livro, parece que nos ensina muita coisa e que é uma ótima leitura.
ResponderExcluirAinda não conhecia o autor e gostei muito de conhecer, Um Cântico de Silêncio já entrou para minha wishlist!!
Beijos,
http://www.thousandlivestolive.com/
Oie,
ResponderExcluirnão conhecia o livro, mas narrativa arrastada estou fora.
Não parece ser muito meu estilo de leitura
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Muito boa a resenha gostei muito de sua opinião, Abraços
ResponderExcluirhttp://www.umcontoliterario.com/
Oiee ^^
ResponderExcluirUma pena que a leitura tenha fluído arrastada, odeio quando as letras são pequenas e quase não dá para ler sem se sentir vesga o.O Já tinha ouvido e lido sobre esse livro, mas não estou tããão curiosa assim para lê-lo.
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Oiee
ResponderExcluirTambém já li este livro e achei a narrativa muito arrastada e as letras são realmente muito pequenas parecia que tinha lido muita coisa quando ia ver era poucas páginas. A maldade da freira é horrivel fazer tudo apenas por ódio.
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia o livro e a premissa parece interessante, queria muito conhecer a história de Lúcia, mas quando li que a narrativa se arrasta, já me desinteressei totalmente de lê-lo.
Ótima resenha!
Beijos
Li
literalizandosonhos.blogspot.com.br
Que legal, o livro parece ótimo. Ainda mais bom booktour. Achei bem sensível a história. Da garotinha com Renato. E o drama também. Achei bem legal o tema que ele aborda. Mas o fato de ficar arrastada complica...
ResponderExcluirAbraços Aline,
http://leituras-insanas.blogspot.com.br
Não sabia desse livro, li Demônios não choram do mesmo autor e achei bem interessante. Mas gostei de saber um pouco mais sobre esse livro. Oarabens pela leitura viu!!!
ResponderExcluirLeituras, vida e paixões!!!!
Oie.
ResponderExcluirAinda não li nenhuma obra do autor, mas estas me deixou bem curiosa.
Espero um dia ter a chance de lê-lo, pois sua resenha me deixou curiosa e gosto muito do tema
Beijos
www.amorliterario.com
É ótimos ler um livro que aborde esses temas e que nos faça pensar, quem sabe não leio né? Beijos. http://papo-da-viana.blogspot.com.br/
ResponderExcluirGostei da resenha Aline. Não conhecia o livro e apesar dos pontos negativos, curti bastante o enredo. Beijo!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com
Ei Aline,
ResponderExcluirque bom que gostou da história. Já comentei com o Samuel sobre a letra, para aumentar numa próxima edição. Eu li o livro direto no word, rs, quando ele ainda estava escrevendo, por isso só vi o físico bem depois até de resenhar, rs
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Acho que quando um autor decide retratar temas tão fortes como drogas, adoção e violência doméstica, fica difícil tornar um texto muito coeso. Considero que o ponto fundamental foi que ele quis abordar estes temas que ainda hoje são tabus na sociedade.
ResponderExcluirDica anotada!
Assim que ler, voltarei aqui para dizer o que achei.
bjs!
Ola Aline os temas abordados são fortes no livro, e acho que por isso a leitura deixou de fluir em alguns pontos, se o autor não levar leveza as cenas, só de ler a sinopse já me partiu o coração com dó da Lucia , e o que é essa megera da Madre, quando eu for ler preciso me controlar para não estapear ela. ótima resenha e dica anotada . beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oi Aline! Tudo bem?
ResponderExcluirConcordo com você descrições demais acabam deixando a leitura tão lenta e isso me desanima, pois também não consigo ler muito. Bem, mesmo com os pontos negativos, ainda quero conhecer tanto esse como os demais livros do autor, pois suas histórias tem caracteristicas muito chamativas. :)
Beijos.
www.daimaginacaoaescrita.com
Apesar dos pontos negativos citados por você, o livro me interessou do mesmo jeito. Suspense, amor,vícios,dramas ,criança,morte
ResponderExcluirTudo que um livro bom deve ter
Eu vou ler, já amei!
xoxo!
Oi, td bom?
ResponderExcluirNão conhecia, mas a temática é interessante. Uma pena que teve seus percalços, mas mesmo assim fiquei interessada.
Beijos!
Arrastando as Alpargatas
Não conhecia nem o livro e nem o autor, mas achei a proposta interessante. Ainda não li nada que sequer lembre o tema abordado pelo autor, então pretendo dar uma chance a ele.
ResponderExcluirBeijos!
Não conhecia o livro ainda, mas o contexto dele me parece ser muito bom e interessante. Vou preocurá-lo para ler, amo livros que tem suspense, drama e amor junto.
ResponderExcluirBjss!!
http://stylishsgirls.blogspot.com.br/
Esse livro tem diversos elementos que fazem parte do meu cotidiano e por isso acho que eu o leria esperando algo muito próximo à minha realidade, não sei ao certo se isso seria bom, mas o que realmente me deixou indecisa foi o fato da narrativa se arrastar em alguns momentos, acho que isso iria me cansar :(
ResponderExcluirbjs
Eu achei essa capa muito bonita e tanto a sinopse quanto a resenha são interessante. Mesmo que esse não seja um tipo de livro que eu costuma ler, quem sabe um dia eu não procuro dar uma chance a esse livro.
ResponderExcluirNão conhecia o livro, e apesar de gostar de um bom drama, não leria o livro por 2 motivos: descrições demais e repetição excessiva, esses dois motivos me deixam depressiva e com vontade de largar a leitura imediatamente,ai a leitura acaba se tornando uma obrigação e não um prazer.
ResponderExcluirPor isso,que vou passar.
bjs
Olá!
ResponderExcluirAdorei o tema do livro e toda a temática envolvida nele. Sou mega fã de um drama haja ainda mais os que nos fazem refletir bastante! Vou pesquisar mais sobre o livro, porque sim, ele entrou na minha lista aqui!
Beijos, Kamila
www.vicio-de-leitura.com
Oi Aline.
ResponderExcluirGostei dessa proposta, mesmo trazendo assuntos densos, mas que é importante ser trabalhado, gosto de enredos reflexivos, mas narrativas arrastadas já não combinam comigo.
Pode ser que eu dê uma chance ao livro num momento mais propício.
Beijos.
Leituras da Paty
Oii Aline,
ResponderExcluirMesmo você tendo citado tantos pontos negativos eu fiquei tentada a ler, trata de assuntos delicados e muito sério. As letras pequenas é o que mais preocupa, já sou cegueta rs. ótima resenha flor :)
Bjs
Jéssica Rodrigues
http://www.coracaoleitor.com.br/
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a sua resenha, esse parece ser aquele tipo de romance superfofo que a gente começa a ler e não para mais. Nossa, que madre ruim, viu? Segundo livro que leio resenha e tem uma madre ruim desse jeito, poderia variar e aparecer um do bem, rsrsrs.
Abraços.
Oi Aline;
ResponderExcluirUma ótima resenha, parabéns!
Mas a premissa, os assuntos abordados não me inspiraram no momento. Sinto que não seria o momento para uma leitura tão densa. Mas para um futuro não descarto a vontade de conhecer a fundo a história que nos apresentou. O livro parece ser muito bom.
Beijos
Vivi
Razão e Resenhas
Oi Aline,
ResponderExcluireu ainda não li este livro e tenho vontade de ler. Pena que você achou a leitura arrastada, detesto quando isso acontece e já sei que para ler este livro tenho que ter um pouco de paciência.
Beijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
O livro trás temas interessantes e nunca tinha visto alguém tratar do sistema de adoção do nosso país. Uma pena que a leitura seja um pouco arrastada e com detalhes repetitivos, juntando isso com letra pequena não é uma boa coisa mesmo. Mas achoque deve compensar ser lido.
ResponderExcluirOlá Aline! Tudo bem?
ResponderExcluirUal eu adoro livros que apresentam temas fortes que fazem o leitor tomar uma bela lição e pensam um pouco na nossa sociedade.
Mas quando você descreveu os pontos negativos desse livro fiquei um tanto desanimada,pois o que eu mais odeio é quando o autor se perde na sua obra e fica aquela leitura massante e sem falar na letra pequena OMG isso é horrível!!!!
Enfim ótima resenha,parabéns.Porém não leria esse livro pelos pontos negativos apresentados.
Beijos Pão de Queijo!
www.vontadeler.com.br
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não conhecia o autor e nem o livro. Achei as temáticas abordadas bem interessante, mas eu nunca consigo me apegar a livros puxados para esse lado dramático. E também não gosto quando o autor descreve muito as coisas, assim como você eu acho que fica repetitivo demais. Quanto a narrativa arrastada, isso é algo que me irrita, se eu demorar mais de uma semana para ler um livro eu desisto, porque sei que não vou chegar ao final. rsrsrs
beijos,
www.lendoeesmaltando.com
Por mais que o livro seja pesado e aborde temas profundos,acho mesmo que merece ser lido,pois são problemas tão comuns na nossa sociedade,mas que acabamos deixando para lá por não acontecer em nossas casas e familias,mesmo que a leitura seja arrastada quero conhecer Renato e Lúcia e odiar a Madre Pietra,pois ela deveria ser uma pessoa boa,caridosa e carinhosa,mas pessoas como ela existem aos montes infelizmente.
ResponderExcluirSua resenha me arrebatou completamente,e preciso ler esse livro,que parecer cativante apesar de tudo.
bjsss
Apaixonadas por Livros