Voos e Sinos e Misteriosos Destinos - Emma Trevayne

Livro: Voos e Sinos e Misteriosos Destinos
Autor (a): Emma Trevayne
Editora: Seguinte
Ano: 2014
ISBN 978-85-65765-43-5

"Nesta fábula moderna, com gosto das aventuras clássicas que encantam os jovens leitores há tantos anos, conhecemos a história de Jack Foster, um garoto de dez anos que, como qualquer um da sua idade, sonhava viver grandes aventuras. Ele morava em Londres mas estudava em um colégio interno, voltando para casa apenas nas férias, quando ficava completamente entediado. Mas, um certo dia, Jack atravessa uma porta mágica e, do outro lado, encontra uma cidade ao mesmo tempo muito parecida e muito diferente daquela que conhecia. Em Londinium, apesar de reconhecer as ruas e prédios, ele encontra um cenário steampunk, com engrenagens e fuligem por todos os lados. Por ali era raro encontrar alguém que não tivesse nenhuma parte do corpo feita de metal. E era justamente isso que a Senhora - uma mulher rígida e temperamental que governava a cidade desde sempre - buscava: um filho de carne e osso."

*Livro cedido em parceria com a Editora Seguinte.

Oie, tudo bom?

Quando eu solicitei esse livro para resenha eu tinha dois motivos em mente: conhecer o gênero steampunk e ter essa capa linda na minha estante. Realizado o desejo da bela capa, faltava conhecer a história de Voos e Sinos e Misteriosos Destinos.

Esse steampunk conta essa história que se passa em 1899 protagonizada por Jack Foster, um garoto de dez anos que mora em Londres. Ele passa muito tempo em um internato e vai para casa apenas nas férias onde fica sem fazer nada de interessante. Seu pai vive trabalhando e sua mãe está sempre ocupada demais dando festas e recebendo convidados em casa. Certo dia, sua mãe recebe um curandeiro/espiritualista em casa e ele realiza diversos "truques" que fazem com que Jack fique interessando no estranho homem. A verdade é que Lorcan Havelock está ali por causa de Jack para levá-lo, mas ninguém imagina suas intenções.

Um dia, durante um passeio com a empregada da casa, Jack vê Lorcan na multidão e resolve segui-lo. Ele vai parar em uma porta que o leva a Londinium, uma versão steampunk de Londres. Um local repleto de fuligem, poluição, muitas engrenagens e pessoas com membros de metal. A ambientação desse livro foi algo que me impactou muito porque é repleto de engrenagens e relógios, ou seja, diferente de tudo que eu já li.

"Londinium. Jack pensou que deveria estar com medo, mas não estava. Ele estava longe de casa, cervado por magia e mecanismos de relógios, e com certeza aquela garota estava errada sobre o sr. Havelock." (pág;79)

Em Londinium Jack conhece Beth, uma boneca de corda criada pelo Dr. Cataplasma. Esse médico acaba acolhendo Jack e começa a ajudá-lo a encontrar uma forma de voltar para casa. Beth é uma boneca com alma e se tornou uma das minhas personagens preferidas. Ela é ingênua, engraçada, falante e companheira. O Dr. Cataplasma também é um personagem  interessante, com sua curiosidade e sagacidade que me conquistaram no decorrer da leitura.

Nessa história também conhecemos a Senhora, uma mulher rica, mimada e imponente que comanda Londinium. Ela sonha em ter um filho sem nenhuma peça de metal no corpo e ordena que Lorcan encontre um garoto humano para que ela possa cuidar. Confesso que em alguns momentos tive medo da Senhora, pois ela pode ser doce ou maquiavélica dependendo do contexto ou da sua vontade.  Em outros capítulos eu também senti pena dessa personagem, mesmo não concordando com suas atitudes.


Voos e Sinos e Misteriosos Destinos é um livro de fantasia que transporta o leitor para um universo escuro, diferente e com engrenagens para todos os lados. Foi um livro que me tirou da zona de conforto e a leitura foi bem mais fluída do que eu imaginava. A narrativa tem momentos de aventura, mas no geral a trama possui uma linearidade instigante que faz com que você leia sem parar. Os capítulos curtos e a linguagem da autora ajudaram a deixar o texto mais dinâmico.

Por falar nele, esse protagonista me conquistou com sua inocência e determinação durante os momentos mais tensos em Londinium. Também adorei a interação dele com a boneca Beth, pois a autora foi construindo uma amizade verdadeira entre os dois.

Os primeiros capítulos causaram alguma estranheza porque eu não estava acostumada com o gênero, mas a autora conseguiu me conquistar capítulo a capítulo. A única ressalva que faço é que eu queria um final mais elaborado ou diferente do que foi proposto. Foi um final fechado, mas eu estava esperando algumas respostas que não vieram.

Voos e Sinos e Misteriosos Destinos é uma história fantástica que indico para leitores do gênero, mas também tem potencial para conquistar todos os tipos de leitores. Preparem suas engrenagens e embarquem nessa história!

Beijos!

42 comentários

  1. Já li muitas resenhas desse livro, mas ainda não tive tempo de lê-lo, como eu já disse ele me lembra um pouco 'Coraline", a história dele e capa desse foi outra coisa que me atraiu bastante.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Aline, este livro já estava na minha listinha de desejados e agora estou com mais vontade ainda de lê-lo! Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Morro de vontade de ler esse livro, e essa capa linda conta muito pra minha vontade rs Já li um livro relacionado a steampunk mas acho que Voos e Sinos é mais steampunk ainda do que o que eu li, e gostaria de conhecer mais esse gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia, tudo bom?
      Gostei bastante da minha primeira experiência no gênero.
      ;)

      Excluir
  4. Só li um livro desse gênero e curti bastante, mas não sabia que esse livro era Steampunk, gostei de saber disso! *-*
    Além dessa capa linda a trama parece ótima. Fiquei curiosa para ler!
    bjs
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa.
      Se você curtiu o gênero você vai adorar esse livro. Uma história bem criativa.
      ;)

      Excluir
  5. Nunca li livros com o gênero steampunk, mas fiquei bem curiosa, parece ser uma leitura rápida, quando ouvi falar desse livro achei que era infanto juvenil... Achei muito interessante mesmo, vou pesquisar mais sobre esse gênero e sobre esse livro.
    Otima resenha.

    Beijinhos
    http://www.do-youlove.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Nossa a capa do livro é belíssima! Adoro histórias de fantasia!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  7. Olá, Aline.

    Já li umas 3 resenhas desse livro e todos elogiaram. Não tinha reparado muito na capa dele, mas depois de você comentar aqui que ela era linda eu fiquei olhando e também achei. As vezes é bom sair de nossa zona de conforto e nos aventurar por novos livros. Gosto muito de aventuras e agora quero conhecer o Jack.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus adorei a resenha!

    Eu estava louca para ler esse livro, agora ainda mais *.*

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Primeira resenho que leio desse livro e parece bem legal. Fiquei pensando que pode ser muito infantil... É um livro mais adulto ou juvenil??

    Bjs
    Jéssica Rodrigues
    http://www.coracaoleitor.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, tudo bom?
      Possui um universo fantástico mais associado ao público juvenil, mas que consegue encantar os adultos também.
      ;)

      Excluir
  10. Oi, Aline, tudo bem?

    Bom, primeiro tenho que dizer que o blog tá lindo e que eu amei as mudancinhas que você fez por aqui. Achei Voos e Sinos bem legal, principalmente porque eu nunca tinha lido nada do genero. Por isso acabei me surpreendendo.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Achei a capa magnífica *-* O enredo é lindo também e bem criativo da parte da autora. Não conheço ainda Steampunk. . Achei bem legal esse novo mundo que ele acha, o que tem lá e vive. É realmente diferente, nunca li nada parecido até agora. A fantasia parece demais, transportando-nos para um lugar belo *-*. No início parece ser estranho mesmo, por conta da novidade. Mas quero conhecer, desde quando vi o lançamento.
    Abraços Aline,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayna, tudo bom?
      Realmente rolou uma estranheza, mas a narrativa me envolveu muito.
      ;)

      Excluir
  12. Oi Aline!
    Eu ainda não li nada no estilo steampunk, leio algumas resenhas que me deixam curiosa, mas não consigo criar coragem suficiente para ler algum dos que chamam minha atenção. Como você disse que a escrita é fluída vou deixar Voos e sinos... entre os primeiros da lista de compras :)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evelise, você vai se surpreender muito. Foi uma leitura rápida e interessante.
      ;)

      Excluir
  13. Nossa, realmente, é bem diferente de tudo que eu já tinha lido. A capa é muito bonita! Mas, se eu tivesse visto o livro nas livrarias, eu me encantaria justamente por ela. Hahahah

    Ótima resenha, me instigou a querer saber mais sobre a obra.

    Beijos.
    www.minineko.org

    ResponderExcluir
  14. Hey, Aline!
    To tremendo de ansiedade! A CAPA DESSE LIVRO É MARAVILHOSA!!!! A história me cativou bastante... Pretendo lê-lo futuramente.

    Abs

    ResponderExcluir
  15. Oi Aline,
    menina eu não conhecia o livro, mas já comecei a gostar pela capa e vc me conquistou com essa resenha

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Aline,

    Até hoje só li um livro do gênero steampunk e gostei.
    Acho a capa desse maravilhosa e tenho vontade de fazer a leitura.
    Só é uma pena que você tenha se decepcionado um pouco com o final.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Aline!
    Já vi muitos blogs falando sobre esse livro, mas essa é a primeira resenha que leio.
    O livro me interessou primeiramente pela capa, que é linda!
    Parece ser uma história fascinante, cativante e diferente.
    Pretendo lê-lo.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oieee, tudo bem? Do gênero steampunk eu já li um livro e apesar da narrativa e do mundo que o autor criou eu não consegui me adaptar ao gênero, acho o genero muito complexo e cheio de detalhes com uma leitura na maioria das vezes cansativa. Lendo a sua resenha percebi que a linguagem da autora é muito boa, talvez o problema não esteja no genero e sim naquele determinado autor que eu li. Não conhecia o livro e adorei a dica de leitura, não sei se arriscaria a ler, quem sabe algum dia rs, Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Oi Aline,
    Depois que conheci o gênero fiquei apaixonada, essa coisa de engrenagens e máquinas me deixou fascinada rsrs. Espero não ter medo da Senhora hehe. Preciso embarcar nessa fantasia.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  20. Já li outras resenhas desse livro.
    Acho-o super interessante e diferente.
    Adoro o gênero e amo essa sensação de estranheza. Afinal, adoro tudo o que foge ao convencional.
    Com certeza, é uma leitura que me agradaria.
    =D
    Adorei sua resenha. Muito bem escrita.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Bom, eu também não leio livros desse gênero, mas essa capa linda me fez querer ter o livro na estante também kkkk Ai lendo a sua resenha fiquei curiosa para conhecer a história, ela parece ser bem bacana e diferente, tanto que eu estaria disposta a sair da minha zona de conforto literária para ler esse livro. Os capítulos curtos foi algo que chamou a minha atenção também, porque eu adoro livros com capítulos curtos, a leitura flui mais fácil. Enfim, mesmo com o final não parecendo ter sido muito bacana, eu fiquei muito interessada no livro oo/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Ei Aline, tudo bem?
    Alguns dos melhores livros que já li eram protagonizados por crianças, elas realmente dão um ar de inocência e sinceridade as tramas. Quero muito conhecer esse livro, acho que nunca li nada de Steampunk, e esse livro, por ser um infantojuvenil, seria um bom começo.
    Os personagens parecem ser bem construidos, e acho que também teria medo da Senhora, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Aline!
    Achei a capa maravilhosa e não conhecia o gênero steampunk... Nunca vi nenhum livro assim... Apesar da história se interessante são raros os protagonistas infantis que conseguem me cativar...
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi Aline, tudo bem??

    Bom não sei se é o tipo de historia que eu leria...mas estou pensando em apresentar a obra para a minha filha... achei a narrativa interessante para ela acho que ela iria gostar... mas eu gostei da capa achei muito bonita... parece que tem bastante aventura e algumas emoções... de qualquer forma parece ser uma leitura legal... Xero!!1

    ResponderExcluir
  25. Eu ainda não tinha lido nada a respeito do livro, mas a princípio me pareceu interessante.
    O fato da leitura ser fluida me agradou bastante, pois ando numa preguiça que se o livro se arrastar um pouquinho eu já penso em largar e ler outro! kkkk

    bjs

    ResponderExcluir
  26. A capa é linda mesmo e com isso quem não quer te-la enfeitando sua estante?
    parece ser fantástica mesmo e espero te-lo em minha estante e conhecer essa historia.

    ResponderExcluir
  27. Oi Aline,

    deste gênero eu só li Alma? e Metamorfose?, mas eu gostei então provavelmente devo gostar deste também.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Aline nunca li nada Steampunk, apesar de ter um romande de época da Valentina a quase um ano! Quero muito ler Voos e Sinos, eu achei lindo ainda mais agora com sua resenha!

    Beijos Joi Cardoso
    http://www.estantediagonal.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Deve ser mesmo uma leitura bem diferente pra nós que não estamos acostumados com o gênero.
    Fiquei com muita vontade de ler esse livro agora!
    Ótima resenha! Bjs, Aline <3

    ResponderExcluir
  30. Oi, Aline, tudo bem?

    Para um genero novo que eu não conhecia, achei que o livro foi a minha opção certinha. Gostei bastante da leitura. Pretendo ler outros livros de steampunk. To pensando em Alma?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oi Aline! Tudo bem?

    O enredo é muito legal e gostei, achei muito curioso e cheio de mistério, sem contar que a capa é linda! Espero curtir o enredo quando ler, pois com a sua crítica me deixou animada!

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  32. Olá Aline!
    Morro de vontade de ler esse livro, apesar de ter visto que algumas pessoas não curtiram tanto. Acredito, ainda, que não é um gênero para todos... você precisa se deixar levar, abrir sua mente e imaginação para esses universos geralmente sombrios e "engenhosos"!
    Espero poder ler esse livro um dia. Sua descrição de Jack e a boneca atiçaram minha curiosidade!
    Beijos
    Nica

    ResponderExcluir
  33. Flor, tenho que concordar com você essa capa é a coisa mais linda *-* adorei também. E com relação a historia ela também me parece diferente de tudo o que eu já li é muito curioso mesmo esse lance de um mundo com engrenagens e pessoas com membros metalicos. Interesse pelo livro? Pode apostar que sim.

    Bjokas!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin