Autor (a): Tico Santa Cruz
Editora: BelasLetras
Ano: 2014
ISBN 978-85-8174-156-7
"A novela policial originalmente publicada na internet com mais de 300 mil leitores. Pólvora é o livro proibido do roqueiro Tico Santa Cruz, definido pelo próprio autor como uma narrativa "psicótica, suja e violenta". Inicialmente escrito em capítulos curtos para postar em seu blog, em poucas semanas virou fenômeno na rede. Uma leitura intensa e chocante sobre terror e caos, hipocrisia e preconceitos, política e serial killers. Mas, acima de tudo, sobre o lado mais sombrio de cada um de nós."
*Livro cedido em parceria com a Editora BelasLetras.
Oie, tudo bom?
Quando solicitei esse livro para resenha, eu não imaginava que encontraria uma trama tão perversa, chocante e intensa. Primeiramente, vocês precisam saber que essa história foi escrita através de contos postados no blog do Tico. O imenso sucesso da história no site fez com que eles fossem reunidos para formar o livro Pólvora. Isso fez ainda mais sentido porque cada final de capítulo cria aquela expectativa sobre o que pode acontecer.
Esse thriller policial é narrado através de um personagem que não tem seu nome revelado em nenhum momento da história. Ele é um bancário que certo dia acabou conhecendo a enfermeira Lore, uma viciada em adrenalina. Cansados da rotina, os dois começam com um assalto a uma transportadora de bebidas onde matam duas pessoas. Depois disso, eles começam a viajar de carro deixando um rastro de violência e mortes por onde passam.
"A libertação através da morte, da violência, da destruição de todos os valores e princípios que me aprisionaram ao longo de tantos anos. Agora eu era o anjo da morte. O mais perigoso de todos os renegados por Deus. O grande ser malvado." (pág. 11)
Se eu pudesse definir esse livro com uma palavra seria: choque. Fiquei chocada e surpreendida com essa narrativa "seca" que evidencia as piores versões de um ser humano. Nosso narrador e a Lore estão em busca de adrenalina, satisfação e luxúria que só conseguem alcançar quando fazem sexo e matam as pessoas que tem o azar de cruzar seu caminho.
Pólvora é um livro que impressiona pela incrível carga psicológica que faz você refletir sobre os caminhos que a mente humana pode tomar. Em seu texto, o autor vai fazendo críticas sobre a política brasileira, a impunidade, as falcatruas, o uso das drogas, abuso infantil, a igreja, o preconceito sexual e a hipocrisia da nossa sociedade.
De uma forma torta, os personagens do livro parecem lutar contra tudo o que eles acham que está errado na sociedade brasileira. O uso de drogas e a violência gratuita são algumas ferramentas que eles utilizam para "protestar" contra tudo que é errado.
Nessa roadtrip o autor vai falando um pouco sobre o passado do narrador e também é possível saber um pouco sobre o que ele pensa sobre os assassinatos que comete. Eu gostaria de ter visto um pouco mais sobre o passado da Lore, pois ela parece ter mais problemas psicológicos que ele. O surgimento de personagens secundários como a Milene e o Caroço, trouxeram novas histórias para a trama. A Milene conseguiu me assustar bem mais do que a própria Lore.
"Lore percebeu minha consternação, aproximou-se e me deu um abraço carinhoso. Em quem se pode confiar? Qual a motivação das pessoas? O que é traição? O que é lealdade? O que é fidelidade?" (pág. 112)
É um livro com poucas páginas e sua narrativa direta faz com a leitura seja dinâmica. São capítulos curtos, com muitos diálogos que tornaram uma história densa em algo rápido de ser lido. O autor inseriu alguns palavrões, mas todos eles aparecem no momento certo da trama e sem exageros.
A diagramação tem várias ilustrações que fazem alusão a determinada parte da história. A fonte é pequena, mas nada que atrapalhe a leitura. A capa é totalmente coerente com o impacto que a trama causa no leitor.
A leitura de Pólvora me tirou da zona de conforto literária porque é uma história cheia de elementos pesados que eu não estou acostumada a encontrar nos livros que leio. Porém, minha maior surpresa foi com o desfecho e tudo o que ele exemplificou naquelas páginas. Não é um livro com final feliz ou uma lição de moral, trata-se do nosso dia a dia sendo retratado ali com extrema barbaridade e muito sangue. Talvez tenha sido por isso que eu não curti tanto o final, mas isso não quer dizer que ele seja ruim.
Pólvora é um livro rápido de ler com sua narrativa que revela as piores facetas de uma pessoa. Uma leitura intensa e impactante.
Beijos!
Oi Aline!
ResponderExcluirEu fico tão em cima do muro com esse livro... Ao mesmo tempo que quero ler, fico pensando se é mesmo uma boa ideia, tendo em vista que considero Tico extremista demais... Até concordo com algumas coisas que ele fala, mas não vejo tanta originalidade nele quanto ele tenta demonstrar. Acho que é implicância minha mesmo. hehe... De qq forma, o livro parece ser bem o que eu imaginava msm... Quem sabe um dia eu não dê uma chance, né?! :)
Beeejo!
PS: tá rolando um sorteio do livro A Garota que Eu Quero, lá no blog! Pra participar é bem simples: basta ser seguidor! Corre lá!
http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2014/11/promocao-ano-novo-livro-novo.html
Oi Chefa! :)
ResponderExcluirEu já ouvi falar do autor e o livro me chamou a atenção, apesar dos assuntos mais pesados.
Curti a resenha ;) Vou add no skoob, quem sabe qualquer dia desses eu não leio? =P
Mas ó... é raro eu ver esse tipo de livro por aqui USHUSHS
Oi Aline...
ResponderExcluirCada vez que leio uma resenha desse livro ficada menos vontade de ler e a certeza de que jamais lerei... eu até gosto de livro com trama policial forte e psicológico, mas esse definitivamente não me agradou em nada, é como se não tivesse um enredo certo... sabe... mas enfim é apenas a minha opinião... Mas sei que teve muitas pessoas que gostaram... Xero!!!
http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/
Oi Aline..
ResponderExcluirGosto muito desse tipo de livro e acho que gostaria da leitura.
Ainda mais escrito pelo Tico.
Que bom que gostou.
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Aline, tudo bem?
ResponderExcluirBom, primeiramente não curto muito o estilo de Tico Santa Cruz, mas isso não vem ao caso, eu li seu livro "Tesão" e achei a escrita bem interessante. Quando a esse livro "Pólvora" não seria uma leitura fácil pra mim, além de não ser meu gênero preferido acho que me deixaria incomodada e tensa, e no momento estou evitando sentimentos assim. Mas não descarto a possibilidade de leitura no futuro.
Beijos e obrigada pela dica.
Razão e Resenhas
depois dessa bateu um frio na barriga, mais não quero mesmo ler o livro.
ResponderExcluirHey ^^
ResponderExcluirParece ser um livro bem profundo e sinceramente não muito estilo de livro que gosto, então não acho vou ler esse livro ://
www.muchdreamer.blogspot.com
Parece ser lpuma leitura bem intensa.. Não leio muitos thrillers mas esse me chamou atenção!!
ResponderExcluirNada a ver com o livro.. MAs quando vai sair o resultado do top comentarista?
Bjs
Forever a Bookaholic
Curta a página do blog
Nossa, muitos leitores mesmo.
ResponderExcluirA capa me lembrou o livro Psicose, mas não li também.
Ainda bem que citou uma ótima trama e intensa. E achei muito criativo mesmo da parte do autor não revelar o nome, e isso que me deu muita curiosidade sobre o personagem
Que louco ele e essa enfermeira '-'
Ele realmente mostra a frieza em que alguns humanos são e agem, sendo fria e chocante, é a realidade...
Adorei as ilustrações mostradas. Claro que o passado é quem faz essas pessoas assim, mas algumas. Já nascem com essa genética e necessidade.
Gosto de leituras que me tiram da zona de conforto. Esta com certeza foi uma resenha que mais me deixou curiosa, gosto de enredos do tipo.
Eu diferente de tu, gostei.
Abraços Aline,
ThayQ.
Olááá!
ResponderExcluirEpaaa fazia tempo que queria ver uma resenha desse livro, realmente me interessei por ele e agora vou dar um jeito de correr atrás para ler, gostei da resenha e achei bem interessante a forma como o livro é abordado.
http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/
Olá, Aline.
ResponderExcluirEu não conheço o Tico, mas já tinha visto divulgação desse livro. Eu sinceramente não me interessei pela leitura. Mas sempre é bom ler algo que nos tira da zona de conforto e melhor ainda quando essa leitura no surpreende.
Paradise Books BR
Beijos.
Oi Aline, me interesso em ler alguma coisa do Tico, mas fico um pouco receosa com leituras densas e fortes assim.
ResponderExcluirBeijo
Oi Aline,
ResponderExcluirTudo bem com você?
Nossa... com certeza é um livro chocante. Pelo que você descreveu, ele parece ter sido muito bem escrito e que tem um tipo de leitura que eu gosto: com muitos diálogos. Mas, não faz meu gênero. Ultimamente não tenho assistido nem jornal pra não perder de vez a esperança na humanidade. Não aguento mais violência. Prefiro ficar com minhas leituras fantásticas mesmo onde o bem sempre vence no final. :)
Beijusss;
http://hipercriativa.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
Oi Aline!
ResponderExcluirNão sabia da existencia desse livro e nem como ele surgiu... Vejo o Tico sempre criando polêmicas e imaginei um livro totalmente diferente em termos de escrita... Mas pelo que vejo me enganei.. Não lereia o livro apenas pq não é meu estilo, mas fiquei curiosa pra saber como seria o tico escritor rsrsrs
Bjs
Oiee
ResponderExcluirNão é o tipo de livro que sinto vontade de ler e nem sei se leria, não gosto muito de livros que relatam violência e na versão dos protagonistas fazendo tal ato, mas que bom que a leitura te tirou da zona de conforto eu gosto muito de livros que tem esse potencial.
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Não tinha lido nada sobre esse livro, nem sabia de sua existência, mas fiquei muito curiosa!
ResponderExcluirAmo esses tipos de livros e com toda certeza está na lista de desejados, parece ser bom demais, parabéns pela resenha!
Beijos,
Thousand Lives to Live!
Oiee ^^
ResponderExcluirPor mais que não curta muito livros desse gênero, sua resenha me deixou curiosa para conhecer Pólvora, parece ser bem chocante e surpreendente.
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirEu tenho lido muitas coisas sobre este livro, mas até este momento eu não tinha me interessado por ele, mas você conseguiu me deixar curiosa e agora eu preciso conhecer este livro e as fotos também fizeram eu gostar mais ainda da ideia de comprá-lo.
Beijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Oiee Aline, tudo bom?
ResponderExcluirAssim como você, achei a história bastante tocante e a cada nova página é mais um ''friozinho na barriga'' (rs). São assuntos no entanto, pesados, foi o primeiro livro que li desse gênero e gostei bastante de conhecer essa escrita bem impacta do Tico! As ilustrações me fizeram cada vez mais me interessar e ao mesmo tempo imaginar como estava sendo aquela situação, espero ler mais livros do autor em breve :)
Beeeijos!
Luan || Um Grande Vício Literário
Ei Aline,
ResponderExcluiracho que esse é um livro que também me tiraria completamente da zona de conforto. Acho que estou acostumada demais com histórias romanceadas, que me também chocaria com protagonistas assim. Mas parece ser realmente uma história muito bem construída.
Tenho que falar que amei as ilustrações, super legais mesmo.
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que tenho preconceito com o autor. Acho ele meio metido a besta, sabe? Daqueles que se acham intelectuais. Gosto de uma leitura mais pesada, maaaas o fato de ser quem é não me atrai para a leitura, infelizmente. Apesar disto, a diagramação do livro é linda e a editora está de parabéns.
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Solicitei essa semana o livro, estou esperando ele chegar, e adorei ler seus comentários sobre ele. Fiquei feliz agora da minha escolha. rs
ResponderExcluirAdoro esse tipo de trama,pelo jeito vou adorar! Que bom saber que é uma leitura rápida.
beijos
www.apenasumvicio.com
Ola Aline eu já havia lido algumas resenhas sobre esse livro e todas tem a mesma opinião FORTE, sendo na visão do bandido sem frescura e sendo real. deve chocar mesmo, não estou na minha zona de conforto de leitura, mas quero ler esse livro para formar uma conclusão. beijos lindona
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Olha, vou dizer que este é um livro que eu não leria.
ResponderExcluirNão faz em nada o meu estilo, mas para quem curte deve ser bom.
bjs
Tais
http://www.leitorafashion.com.br
Sinceramente eu não esperaria nada além disso do Tico, já que ele adora fazer textos polêmicos onde fala do governo e de tudo quanto é assunto e adora filosofar e refletir. Adoro as coisas que ele fala, admiro sua falta de medo e tenho certeza que ele transmitiu isso nesse livro. Com certeza é chocante pra quem não esta acostumado mesmo. Eu adoraria ler.
ResponderExcluirEsse é um daqueles casos em que eu fico entre a cruz e a espada. Não tenho uma opinião formada sobre o que espero desse livro, mas de alguma forma quero muito ler. Já imaginava que a trama seria polêmica, por causa do Tico e tal, mas ainda não consegui captar o quanto vale a pena.
ResponderExcluirDe qualquer forma, gostei muito das imagens que você postou e do seu ponto de vista sobre o impacto de sair de sua zona de conforto literária, acho que vai nos ajudar quanto à nossas expectativas.
Bom, adorei a resenha. Parabéns!
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a sua resenha. Li Polvora e concordo com cada coisa que você citou acima. Realmente é um livro bem pesado de ler, não recomendaria para qualquer um. Como você, também sai da minha "zona de conforto" mas me surpreendi positivamente com tudo isso, as críticas que o livro tem são ótimas e eu gostei muito. O que achei bem interessante foi que Tico fez o livro todo sem dizer o nome do narrador e eu só me dei conta disso no final, quando precisei fazer a resenha.
Abraços.
Italo T
http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/
Justamente por ele ser cantor a leitura me interessaria, acho que letristas principalmente conseguem passar coisas muito boas e em um livro tudo fica mais livre para eles, acho que leria sim, mas não agora!
ResponderExcluirBeijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
Nossa!!!Não sabia que o livro era sobre isso.Achei que fosse uma biografia dele,kkkkk.
ResponderExcluirVc citou que ele é um thriller e a sua resenha está divinaaaaa,com certeza eu leria esse livro.Assim que tiver a oportunidade,lerei.
bjs
Nunca tinha lido um livro assim, com uma história tão intensa e chocante, me interessei muito por esse livro, apesar de ser de um tipo de leitura que não esteja acostumada, ainda tem um romance, o que deixa a história ainda mais legal
ResponderExcluirBeijos!
"Pólvora é um livro que impressiona pela incrível carga psicológica que faz você refletir sobre os caminhos que a mente humana pode tomar." Adorei!!
ResponderExcluirJá tinha ouvido muito falar nesse livro, mas, não dei muita atenção.
Li a resenha agora e me impressionei.
Além disso, detesto livros com finais felizes. Logo, acho que iria gostar da leitura.
Também não estou familiarizada com esse tipo de leitura. Acho que pode ser interessante. =)
Hey, Aline!
ResponderExcluirCARACA, QUE LIVRO INCRÍVEL! Adorei as ilustrações e eu adoro temas assim! Parece que prendem mais o leitor.
Abs
Oi Aline,
ResponderExcluirChoque é a palavra que eu uso para descrever minha reação ao ler essa resenha O.o não sei nem o que usaria para descrever minha reação ao livro, achei meio pesado para mim, como não curto esse tipo de leitura, não pretendo lê-lo.
Beijocas ^^
Eu gosto muito ds tweets do Tico e agora fiquei com uma super vontade de ler o livro,sair da zona de conforto e me confrontar com uma história mais pesada e cheia de adrenalida é o que eu preciso no momento...
ResponderExcluiradorei a resenha...
bjsss
Apaixonadas por Livros
Nossa, esse livro tinha que ser chocante mesmo, tem muitos temas fortes! Uau, até abuso infantil? É pra tirar da nossa zona de conforto mesmo!
ResponderExcluirAmei a resenha! Bjs <3