Autor (a): Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Ano: 2014
"Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen."
Oie, tudo bom?
Existem livros que te conquistam antes, durante e depois da leitura. Eleanor e Park entra para essa categoria como um dos melhores YA que eu já li na vida. Essa leitura já me conquistou nas primeiras páginas e não consegui parar de ler até chegar na última.
Eleanor e Park é um romance juvenil que conta a história de dois jovens no ano de 1986 que moram no mesmo bairro e estudam na mesma escola. Eleanor é ruiva, se considera gorda, veste roupas diferentes e vive em uma família grande e desestruturada. Park é filho de uma coreana com um americano, vive em uma família estável, gosta de quadrinhos e música e mesmo com seu jeito nerd, consegue passar ileso do bullying praticado pelos estudantes da escola.
"A família de Park era como os Cleavers, da série Leave it to Beaver. E ele dissera que os seus avós moravam na casa da frente, onde havia caixotes com flores, por Deus do céu. A família dele era praticamente os Waltons. Já a família de Eleanor se desajustara antes mesmo de chegar ao inferno." (pág. 129)
O mesmo não ocorre com Eleanor, ela é uma aluna nova que sofre com insultos e a falta de amigos. Desde o primeiro dia ela se sente deslocada e acaba sentando ao lado de Park no ônibus escolar. Durante vários dias os dois mal se falam e apenas dividem aquele espaço durante o caminho de ida e vinda da escola. Aos poucos eles vão descobrindo coisas interessantes um sobre o outro, e os dois passam a sentir as emoções do primeiro amor.
GENTE....SÉRIO, leiam esse livro! Posso parecer uma destemperada, mas esse livro é apaixonante. Os dois se apaixonam de uma maneira singela que fui completamente conquistada por essa história. A Rainbow Rowell foi pincelando as emoções aos poucos de uma forma tão bonita que você termina a leitura com a sensação de que o amor foi sintetizado naquelas páginas.
"Segurar a mãe de Eleanor era como segurar uma borboleta Ou um coração a bater. Como segurar algo completo, e completamente vivo." (pág. 74)
A Eleanor tem um problema sério com sua auto-estima e tenta entender porque o Park se interessou por uma garota como ela. Ela passa poucas e boas com o seu padrasto e convive com a falta de boas condições de vida para ela e os irmãos. Por outro lado, o Park precisa aprender a lidar com os olhares das pessoas na escola, com as fofocas e os falatórios relacionados a sua aproximação com a Eleanor. Eles são tão diferentes que se completam e foram inseridos um no universo do outro.
A Eleanor tem um problema sério com sua auto-estima e tenta entender porque o Park se interessou por uma garota como ela. Ela passa poucas e boas com o seu padrasto e convive com a falta de boas condições de vida para ela e os irmãos. Por outro lado, o Park precisa aprender a lidar com os olhares das pessoas na escola, com as fofocas e os falatórios relacionados a sua aproximação com a Eleanor. Eles são tão diferentes que se completam e foram inseridos um no universo do outro.
"Sinto sua falta Eleanor. Quero ficar com você o tempo todo. Você é a garota mais inteligente que já conheci, a mais engraçada, e tudo que você faz me surpreende." (pág. 112)
A narração é feita pelos dois personagens e assim é possível saber o que cada um está sentindo no decorrer da história. Os capítulos curtos, cheios de referências da década de 1980, deixam a leitura dinâmica, leve e instigante. A autora possui um texto sarcástico, envolvente e consegue manter o leitor interessado do começo ao fim.
Sabe aquele amor que é tão bom que chega a doer? Essa frase sintetiza bem a relação da Eleanor com o Park. Eles são tão jovens e ao mesmo tempo precisam tomar muitas decisões adultas. Eles sabem pouco sobre o mundo, mas conseguem ter demonstrações de afeto profundas, simples e bonitas. Essa história conquista pelo romance permeado de elementos que cativam o leitor uma forma inebriante. Eleanor é insegura, mas muito doce e cativante. Park é um garoto cheio de dúvidas, mas bastante carinhoso e preocupado com as pessoas que ama.
A diagramação é simples, com uma fonte de tamanho confortável, páginas amarelas e uma capa que traduz muito bem a história. O único aspecto negativo relacionado ao trabalho gráfico é que a capa do meu exemplar se soltou. Ela simplesmente descolou do livro e acredito que tenha sido um defeito nesse livro porque não vi outro caso parecido. :(
Os direitos de adaptação do livro já foram comprados pela Dreamworks para uma produção cinematográfica. Nem preciso dizer que estou muito ansiosa, né?
Eleanor e Park é um romance mesclado com drama que vai te conquistar de forma arrebatadora. Sabe aqueles livros que você já termina com vontade de reler? Apaixone-se também por Eleanor e Park!
Beijos!
Oi Aline!!!! Minha resenha de Eleanor e Park já está programada para amanhã! Não resisti e escrevi assim que terminei o livro. Que livro maravilhoso, singelo, simples, que fez meu coração acelerar em diversos momentos! Recomendo a todos!!!
ResponderExcluirNão sabia que vai virar filme... Essa notícia é demais!!
Adorei a resenha, como sempre!!!!
Beijos,
Mari
cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br
ei Aline,
ResponderExcluiradorei a resenha, e você gostou mesmo do livro, nossa! Eu to precisando de um livro assim, leve, bonito e cativante. Tenho lido muitos livros densos demais, ou adultos (cof *hot) demais, rs. É bom variar, rs.
Adorei a dica, e fiquei bem curiosa sobre os problemas familiares da Eleanor.
beijos
meumundinhoficticio.blogspot.com.br
Oi Aline..
ResponderExcluirToda resenha que leio deste livro tenho a impressão que a leitura deve ser muito fofa.
Que bom que gostou tanto e recomenda. Não tinha lá muita vontade de ler ele, mas aos poucos estou mudando de ideia.
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Oi Aline
ResponderExcluirAmei a sua resenha, já queria ler esse livro a um tempinho mas agora então preciso ler logo pois estou precisando de livros que sejam bons e falem de amor estou lendo muito livro diferente nos generos mas até agora nenhum que me rebateu tanto enquanto Proibido lido no mês passado.
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Olááá Aline
ResponderExcluirTudo bem?
Nossa, estou louca pra ler esse livro e espero amar, sempre esperei pelo lançamento dele aqui no Brasil e fiquei mt feliz quando aconteceu.
Que bom que vc tbm gostou do livro e espero adorar.
Ótima resenha
Até a próximaaa
Beijoooos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/10/resenha-o-imperio-dos-vampiros.html
Sabe o que é ninguem falar mal desse livro? Nenhum pontinho negativo? Eleanor & Park parece que foi o livro queridinho do ano pelas blogueiras e eu claro, fiquei louca pra ler.
ResponderExcluirOi. Eu li (não faz muito tempo) esse livro e gostei. Fiz resenha lá no blog, comentei muito sobre ele com amigas que tbm leram, e descobri fatos que podem passar despercebidos durante a leitura. Mas a história é muito boa, pois o Park é um querido.
ResponderExcluir=D
http://mundo-restrito.blogspot.com.br
Oie
ResponderExcluirFaz um tempinho que eu quero ler este livro e ainda não tive oportunidade. Quero muito ler.
Adoreii a resenha.
Beijos
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirEu comprei o livro em junho, mas acredita que ainda não li? Mas pelo visto isso irá mudar,
sua resenha reaumentou minha vontade de ler. Ainda não li um romance YA que se passe em 1986, tratando de temas comuns no nosso dia a dia como o bullying. Gosto de romances que acontecem aos poucos, de modo singelo como falaste. Uma pena que seu exemplar se soltou, deu pra colar?
Beijos!
A grande maioria das resenhas que vejo a respeito desse livro são positivas , desde o lançamento sou doida pra lê-lo ,mas por motivos de forças maiores ( hahahah) eu sempre acabo adiando a compra e consequentemente a leitura :( ,mas amei a resenha , e ela só aumentou minha vontade de lê-lo.
ResponderExcluirBeijos ,Anna
http://amigadaleitora.blogspot.com.br/
Oi Alinee! =)
ResponderExcluirEu fico curiosa p conhecer este livro, mas com receio pq n gostei de fangirl, mas vc descreveu o livro de uma maneira tão bonita, q eu achei tentadora a leitura, os personagens parecem ser daqueles que deixam saudades né?
Adorei a resenha!
Bjos!
Aline Praça
www.leituravipblog.com
Sempre vi muitas pessoas elogiando esse livro passeando pela internet, mas nunca tinha parado pra ler uma resenha e, bem... que bom que foi a sua! *-*
ResponderExcluirAdorei a ideia do livro e com certeza espero ter a oportunidade de lê-lo.
Obrigada pela forma com que escreveu sua opinião ^^
Um abraço!
Brenda,
www.sonhosemtinta.com.br
Oi Aline!
ResponderExcluirVocê está tão empolgada recomendando esse livro, que fiquei com muita vontade de lê-lo! Já tinha visto uma resenha dele, mas a sua me convenceu a colocá-lo na minha lista de leituras desse ano!
Assim que ler, te conto o que achei!
Bjinhos!
Quel,
estavarelendo.blogspot.com
Oi Aline!
ResponderExcluirQue resenha mais fofa. *-* Se eu já tinha curiosidade em ler agora triplicou.
Esse é um dos livros que pretendo ler ainda esse ano. Gosto de romances YA e, vamos ser sinceras, a história dos dois é tão fofinha. Eu me derreto toda só em pensar. rs
Beijos
Coisas de Meninas
Desde qdo lançou sempre tive curiosidade em ler, pela capa, e ao ver as resenhas aparecendo confesso que é desejado, espero ler em breve
ResponderExcluirhttp://contodeumlivro.blogspot.com.br/
Esse livro está faz tempo nos meus desejados, você não tem ideia!
ResponderExcluirE é bem como você disse, já conquista antes!
Sua resenha me deixou com tanta vontade de ler! Pior que não posso gastar em nada agora... ;-;
E que capa lindinha é essa? <3 aiai
beijos
www.apenasumvicio.com
Aline depois da sua resenha vou me entregar a este casal, tenho o livro em casa pois sabia que era uma boa historia mas ainda não tinha sido fisgada para a leitura, agora com certeza fui, super curiosa por esta leitura. Obrigada!
ResponderExcluirBeijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
Preciso desse livro pra ontem.
ResponderExcluirTenho certeza que vou achar muito fofo e me deliciar com a leitura *-*
Ok eu estava quetinha no meu canto há 35 dias sem comprar nada de livros, ai vem vc com essa resenha de Eleonor e Park, e logo depois a Mari dizendo que nem dormiu lendo ele, gente assim não dá né, vou ter que fazer um empréstimo..kkkkkkkkkkkkk Brincadeiras à parte realmente as resenhas que li sobre ele diz, muito desse amor, do preconceito e dificuldades que ele enfrentam! Amei sua resenha! Bjkas
ResponderExcluirDani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação
Eu já li esse livro e adorei. É muito bom mesmo... é muito lindo como o romance do Park e da Eleonor se desenvolve. Gradativamente. O padrasto dela é um monstro, idiota, vontade bater nele. E até na mãe, por deixar humilhar a filha da forma que ele fez. A narrativa da autora é viciante mesmo, leve, mas dinâmica. Achei muito bom ter sido narrativa intercalada entre os personagens, conhecemos melhor cada um dos dois. E a realidade deles.
ResponderExcluirAmei a resenha, parabéns! <3
Beijos
As minhas leituras - Lendo e Apreciando
Estou necessitando urgentemente ler esse livro!
ResponderExcluirAinda não vi um comentário neatio sequer, sobre a obra.
Quero ver a descoberta do amor entre eles.
Gostei de saber que o livro tem bastante refêrencias da década de 1980, minha curiosidade aumentou.
Ainda nem li, mas já fiquei alegre com a notícia da adaptação.
Beijos
Construindo Estante || Facebook - Tem promoção lá no blog. Não fique fora dessa!
Eu comecei a ler pq tds falam bem, mas ainda não me pegou, tô achando bem morninho e nem os personagens me chamaram atenção ainda... vou tentar dar uma chance, mas por enqto tô empurrando com a barriga... =/
ResponderExcluirAndy_Mon Petit Poison
POISON BOOKS - Atrás do Espelho (A. G. Howard) bit.ly/1s3LRiU
Oie!
ResponderExcluirLi Eleanor & Park no começo desse ano e também me apaixonei pela história, que me conquistou a ponto de me fazer chorar junto com os personagens, com toda certeza também é o melhor YA que já li... É uma pena que a capa do seu tenha se soltado, eu li de uma amiga, mas não ouvi nenhum outro caso em que isso tenha acontecido :(
Beijos!
Oi Aline, tudo bem? Ah, quero muito ler esse livro. Parece ser muito bonito e emocionante, daqueles amores que vão se construindo aos poucos e se torna algo altamente bonito. Adorei os quotes que você destacou. Nossa, que pena que seu exemplar se descolou, é muito ruim quando isso acontece.
ResponderExcluirBeijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?
Olá, Aline.
ResponderExcluirEu já comprei esse livro só me falta o tempo pra ler mesmo. Sempre vejo ótimas resenhas a respeito dele e com isso irei tentar colocar ele na pilha do mês que vem. Gosto muito dos YA e o casal parece ser bem fofo. Irei ler Eleonor e Park. ! kkkkk'
Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/
Beijos.