Fazendo meu Filme 3 - Paula Pimenta

Livro: Fazendo meu Filme 3 - O Roteiro Inesperado de Fani
Autor (a): Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Ano: 2011
ISBN 978-85-89239-39-4

"Um turbilhão de sentimentos e emoções. Assim podemos definir o terceiro volume de Fazendo meu filme. No mais intenso livro da consagrada série, Fani, agora com dezoito anos, volta da terra da rainha mais segura, mais madura, e logo se dá conta de que já não é mais a mesma menina que viajou para a Inglaterra, cheia de anseios e temores. Agora, as expectativas estão voltadas para o vestibular e o tão sonhado namoro com Leo. Mas, como em um bom filme, sua vida é cheia de surpresas, alegrias, decepções e conflitos. Estefânia Castelino Belluz terá de fazer escolhas difíceis e corajosas."

Oie, tudo bom?

Nos últimos três meses eu tenho lido os livros da série Fazendo meu Filme e me divertido com a narrativa deliciosa da Paula Pimenta. Mas, Fazendo meu Filme 3 me irritou bastante por causa do novo direcionamento da história. Vamos conferir o que eu achei desse livro?

Para quem não conhece a série, Fazendo meu Filme conta a história da Fani, uma garota de Belo Horizonte inteligente e viciada em filmes. Ela tem uma família unida, ótimos amigos e o sonho de se tornar uma cineasta. Em Fazendo meu Filme 1 ela está no segundo ano do ensino médio e se descobre apaixonada pelo melhor amigo. Já em Fazendo meu Filme 2 ela vai fazer um intercâmbio de um ano na Inglaterra nessa viagem ela amadurece muito.

Nesse livro a Fani está mais madura, mas ainda é uma garota insegura em relação ao amor e seu futuro profissional. Ela também está se adaptando as mudanças ocorridas com seus amigos e familiares durante o ano de intercâmbio que passou fora do Brasil. Além disso, a Fani também precisa estudar para o vestibular de direito mesmo sabendo que seu sonho é estudar cinema.

O mais legal nessa série da Paula é a capacidade que ela tem de abordar assuntos tão pertinentes aos jovens como: o intercâmbio, a decisão pela faculdade, a pressão do vestibular e os relacionamentos com amigos e familiares. A autora conseguiu passar por esses assuntos sem dramatizar e mostra ao leitor que essas situações não acontecem só com ele. Aliás, acho que o fim do ensino médio marca nossa entrada na vida adulta porque temos que realmente pensar no nosso futuro depois que o colégio termina.

"Com o tempo, aprendi que cada momento é único. Cada passo dado pode mudar a minha sinopse. Demorei para entender que o mundo não é um grande cinema. Lá, a história acaba quando a luz se acende. Aqui, não existe apenas um final. Existem vários. Alguns deles são felizes. Outros não."

Eu tinha curtido bastante os dois primeiros livros da série, porém esse aqui não me conquistou como os anteriores e isso se deve a total descaracterização dos personagens principais. A Fani ficou totalmente insegura e medrosa, enquanto o Léo se tornou um verdadeiro idiota controlador. Sei que os dois estão crescendo, mas a personalidade dos personagens mudou muito e isso não conseguiu me convencer.

Digo isso principalmente por causa do Léo, que se transformou de um personagem fofo para um completo prepotente. Em vários momentos eu tive vontade de entrar no livro e sacudir a Fani para que ela tomasse alguma atitude. Eu sei que algumas mudanças na história eram necessárias para a continuidade da série, mas não concordo com a maneira que foi feita.

Gostei da importância dada aos personagens secundários durante a narrativa, principalmente por meio das personagens Gabi, Natália, Ana Elisa e Priscila, amigas da Fani e conhecidas dos livros anteriores. Elas são como mediadoras, sempre estão por perto como boas companheiras e também possuem suas próprias histórias paralelas que se tornam relevantes na série.

Apesar dos pontos negativos que citei, a narrativa da Paula Pimenta continua muito envolvente, apaixonante, jovem e dinâmica. Eu adoro a forma com que ela conta suas histórias e como ela consegue aproximar os personagens dos leitores. Para mim é o livro mais fraco da série, mas não tirou minhas expectativas em relação ao Fazendo meu Filme 4 que fechará essa quadrilogia. Tenho certeza de que a Paula preparou um ótimo desfecho para a Fani.

E vocês? Já leram a série? Se sim, o que achou desse livro? Gostariam de ler a história da Fani? Deixem seus comentários!

Beijos!

26 comentários

  1. Estou querendo muito ler essa série.
    Adorei a escrita da Paula e todos falam tão bem desses livros.
    Uma pena esse não ter te agradado como os outros.
    Beijos
    Construindo Estante

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse série da Paula, ainda não consegui comprar porque os livros são absurdamente caros aqui na minha cidade... Mas devido os diversos elogios que tenho lido não consigo parar de desejar esses livros.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Aline!
    Já li os livros da série Minha Vida fora de série, e foi a minha primeira experiência com os livros da Paula. Fiquei muito feliz quando vi que também tem livros contando a história da Fanny, já que em MVFDS a Paula não aprofunda muito sobre ela, e quero saber mais sobe a garota tímida que ama filmes. A série toda está na minha lista de desejados, e não vejo a hora de tê-los em minha prateleira.
    Seu blog é lindo!!

    Beijos, Vi.
    Blog Minha Velha Estante

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada de Paula Pimenta, mas confesso que não começaria por esses livros.
    É frustante quando tudo vai bem até o segundo livro né..rs
    Espero que a leitura do próximo de surpreenda mais. Curiosa para conhecer essa narrativa tão elogiada da Paula.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei da série da Paula Pimenta!
    Obrigada pela dica!
    Bjus e uma semana muito iluminada!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  6. Oii Aline !
    Aah, fiquei tão apaixonada pelos livros da Paula Pimenta nas resenhas que li, que corri e comprei na bienal, mas ainda não tive tempo de ler ! Fiquei louca pra conhecer mais da história da Fani e do Léo.. Gente, tão gente já quis matar o Léo nesse terceiro livro que nem sei se vou ama-lo ou também vou quer matar ele !! Ah, apesar dos pontos negativos que você citou, to ansiosa com a leitura, acho que um pouco dessas atitudes dos dois realmente acontecem nessa fase da nossa vida ! Espero poder ler logo *-*
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  7. Ganhei esses três livros da minha mãe, mas ainda não li nenhum. Assim que acabar Cidade dos Ossos vou ler.
    Parece ser muito divertido.

    Beijos até mais

    Raíssa Martins - O Outro Lado da Raposa
    Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline

    Tenho a série completa, mas li apenas os dois primeiros livros. Apesar de ter gostado, não foi tudo que as pessoas tanto falam. Esperei o algo mais que não veio. Estava bem desanimada pra continuar lendo e com a sua resenha decidi que vou deixar os livros na espera mais um tempinho. Tenho livros demais super elogiados e não vou arriscar com um que talvez eu nem goste tanto.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  9. Oie Aline =)

    Gosto muito dessa série, mas confesso que os dois primeiros livros são os meus favoritos. De todos o que eu menos curtir foi justamente esse, o terceiro justamente por que também senti que alguns personagens perderam um pouco a essência.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary




    ResponderExcluir
  10. Aline, apesar de ter os dois primeiros livros eu ainda não iniciei a leitura.
    Chato isso dos protagonistas terem mudado para pior.. isso é desanimador para qualquer um! Mas espero que a autora retome e mão no último livro.
    A escrita da Paula é realmente uma delicia! Espero me divertir com essa série =)

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não li a série, mas já li um livro da autora e achei a escrita dele bem gostosa. Por conta disso fiquei bem curiosa pela leitura dos demais livros dela. Só que agora fiquei um pouco receosa, por essas descaracterização dos personagens... entendo também que deve ter uma mudança, mas sei lá, isso não me convenceu. Fiquei receosa pra ler essa série. Espero que no quarto e último melhor, vou ficar no aguardo pela resenha. Pra ver se invisto! haha

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline.
    Nossa, estou desapontada comigo. Sempre fui doida por essa série, e finalmente consegui comprar todos ano passado e infelizmente até hoje nenhum foi lido.
    Livros em série sempre tem algum que deixa a desejar, é caso raro quando todos seguem o mesmo ritmo e mantém uma narrativa impecável.
    Ciente de suas ressalvas sobre os personagens terem sido descaracterizados, vou para a leitura preparada.

    Beijos.
    Leituras

    da Paty

    ResponderExcluir
  13. Oi Aline!!!!! Estou muito feliz fazer o meu 1°comentário em seu blog justamente com essa quadrilogia da Paula Pimenta. Eu já li os 4 livros da série e realmente ela descreve as situações de forma tão natural que parece que a história se passa com alguém bem próximo a nós. Se preparem porque Fani e Léo ainda tem muita história pela frente. Bjks

    ResponderExcluir
  14. Oi Flor!!!!!
    Adorei a resenha e como ponderou os pontos que gostou e que achou negativo! Não li nada da Paula, mas ela é sempre muito elogiada! Tenho curiosidade! Parabéns pela resenha!
    Nova Resenha: O Artífice - Tony Ferraz
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/09/resenha-o-artifice-tony-ferraz.html
    Beijos - Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  15. Olha tenho que confessar que ainda não tive a oportunidade de ler a série da Paula Pimenta, mas todos comentam muito bem de suas obras e espero ter a oportunidade de ler e também de conhecer a autora um dia, porque na Bienal estava impossivel (risos)
    Mas eu queria dizer que gostei bastante da sua resenha e espero poder logo, mas provavelmente terei a sorte de ler só ano que vem, porque só irei ler série de livros fazendo aquele THE BOOK JAR onde estarei sorteando os livros para ler, até porque estou com muitos e parando até de comprar, porque não está dando mais pra guardar aqui hahaahahha...enfim...Se cuida linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi :)
    Sempre tive vontade de ler essa série mas nunca tenho a oportunidade de comprar ~le pobre rs~. Só vejo elogios para a escrita da Paula e quero muito conferir, principalmente FMF, é a série dela que mais quero ler.

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. OIe
    Ainda não li nada da autora, e sou louk para ler essa série. Adoro as capas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. ei Aline,
    quero muito ler essa série, está na lista de desejos a muito tempo, rs. Também não gosto quando o autor muda muito a personalidade de um personagem, ao longo de uma série, ainda mais quando são os protagonistas. Bom, eu sei como você odeia personagens controladores e prepotentes, rs, então imagino mesmo sua decepção.

    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi tudo bom?
    Nossa, eu quero ler essa série, por mais que não seja meu estilo. Não sei, algo nacional que dizem ser de qualidade é bom conferir né?

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oie,
    nossa eu adoro essa série.
    Acho este o melhor livro de todos, você vai gostar bastante do último

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu ainda nem comecei a ler essa série, mas as resenhas e comentários sobre ela são tão bons que eu fico morrendo de vontade de começar logo. Quem sabe nas férias né.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu nunca li essa série mas todo mundo fala tão bem da Paula Pimenta que eu fico com muita vontade de ler tudo dela. A premissa dos livros é bem legal, bem voltada pros adolescentes mesmo.

    ResponderExcluir
  23. Oi Aline!
    Acho que não é novidade que sou fã dos livros da Paula e com esse não é diferente. Também não gostei muito da forma como ela mudou a personalidade do Leo e fiquei com muita raiva dele em várias partes do livro... Espero que goste do último livro, eu adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oii
    Meu Deus, essa série me persegue e eu não consegui lê-la ainda, apesar da grande vontade! Acho as capas lindas e a trama tudo de bom, é bem isso mesmo, trata de nossos dramas de jovens, nessa fase de transição. Estou vivenciando muitas das dúvidas de Fani e quero ler ainda mais por isso! Que pena que houve aspectos que você o gostou, acontece.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Tenho que concordar contigo o Leo ficou mesmo muito controlador e ciumento nessa volume, mas eu gostei do livro, acho que era necessário um pouco de drama pra dar uma pimenta na série.

    Eu adoro o jeito como a Paula consegue abordar os assuntos mais complicados nessa fase da vida de um jeito leve e compreensivo.

    Sou apaixonada pela série. Acho que o quarto volume vai de surpreender.

    Bjks

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin