Oie, tudo bom?
Nesse mês de agosto, como vocês sabem, eu estou na Espanha fazendo um intercâmbio cultural na e pensando nisso resolvi convidar grandes amigos blogueiros para escreverem postagens especiais aqui no blog. Eles abraçaram a ideia e dessa vez o post refere-se ao gênero New Adult e foi escrito pela Bruna do blog Meu Mundinho Fictício.
Eu sou a Bruna, do blog Meu Mundinho Fictício, e hoje estou aqui com vocês para falar dos romances New Adults, enquanto a Aline aproveita a sua super viagem pela Espanha *-*, que chique!
Nesse mês de agosto, como vocês sabem, eu estou na Espanha fazendo um intercâmbio cultural na e pensando nisso resolvi convidar grandes amigos blogueiros para escreverem postagens especiais aqui no blog. Eles abraçaram a ideia e dessa vez o post refere-se ao gênero New Adult e foi escrito pela Bruna do blog Meu Mundinho Fictício.
Eu sou a Bruna, do blog Meu Mundinho Fictício, e hoje estou aqui com vocês para falar dos romances New Adults, enquanto a Aline aproveita a sua super viagem pela Espanha *-*, que chique!
O New Adult (Novo Adulto ou NA) é um gênero literário relativamente novo, e tem ganhado espaço e destaque entre os leitores. O termo ‘New Adult’ foi utilizado pela primeira pela editora St. Martin's Press, vez em 2009, para definir uma nova categoria de ficção para jovens adultos. Nas palavra de St. Martin, "...é uma ficção semelhante ao YA, que pode ser publicada e comercializada como adulto, uma espécie de um 'YA mais velho ou 'Novo Adulto'.” (Fonte)
Estes são livros com protagonistas entre 18 e 25 anos, naquela fase complexa e confusa de transição da adolescência para a vida adulta. Por isso é comum abordar temas como a independência e as responsabilidades que vêm com a vida universitária (lembrando que o gênero nasceu nos EUA, onde os jovens saem de casa ao terminar o colegial e ir para a faculdade), assim como o desenvolvimento da sexualidade e escolha da carreira. Tanto que é bem comum as tramas se passarem em ambientes universitários ou de recém-graduados, assim como mostrarem o primeiro emprego.
Vou reforçar que o que diferencia o New Adult do Yong Adult (literatura juvenil) é a temática e forma de abordagem, geralmente mais madura, não a questão sexual. Embora o elemento sexual esteja bem presente nos romances NA, essa não é sua principal característica.
Muitas editoras e agentes literários não reconheciam o gênero, uma vez que alguns o consideram uma jogada de marketing, enquanto outros alegavam que não existia mercado para tais obras. Por isso, e pela dificuldade de classificar tais livros (que não são juvenis, nem adultos), muitos autores recorreram a auto-publicação. Foi utilizando este meio que vários autores ficaram conhecidos e atingiram um considerável sucesso, criando esse novo gênero e atraindo a atenção das editoras.
Assim, algumas das principais editores de Nova York assinaram com os autores independentes, para a publicação destes títulos. No Brasil, percebemos a publicação de romances NA por praticamente todas as grandes editoras, que trazem tanto autores estrangeiros quanto nacionais.
Assim, algumas das principais editores de Nova York assinaram com os autores independentes, para a publicação destes títulos. No Brasil, percebemos a publicação de romances NA por praticamente todas as grandes editoras, que trazem tanto autores estrangeiros quanto nacionais.
Algumas dos principais autores do gênero são: Jamie McGuire, Colleen Hoover, Cora Carmack, Tammara Webber, Abbi Glines, Jessica Sorensen, J.A. Redmerski, Jennifer L. Armentrout / J. Lynn.
Eu simplesmente adoro romances NA, tem sido um vício atualmente, por isso escolhi esse tema para falar aqui hoje.
Agradeço muito a Aline pelo espaço e espero que vocês tenham gostado. Vocês gostam do gênero? Conhecem outros autores/autoras que não foram citadas no post? Não deixem de comentar!
Beijos!
Que legal a Bru por aqui..
ResponderExcluirEu gosto de New Adult, apesar de estar lendo pouco.
Gostei de saber um pouco mais, tirou até algumas dúvidas que tinha quando ao real significado.
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Oie, eu adoro New Adult, mas acho que ele tem que ser bem escrito. Depois que virou moda, assim como os romances eróticos eu acredito que muitos autores começaram a escrever qualquer coisa achando que iam vender. Não é bem assim né. Pode até ter virado moda, mas tem que ser bom senão não conta.
ResponderExcluirBeijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Oie,
ResponderExcluireu gosto bastante de New Adult, dos que citou só não li um ainda, mas já esta na minha lista de próximas leituras rsrsrs
bacana saber mais sobre o gênero.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Eu gosto bastante de NA, mesmo não tendo lido muitos livros do gênero. Eu não sabia nada sobre, gostei muito do post, aprendi um pouco mais haha Bjs
ResponderExcluirOi Chefa saudades de vc, como está ai na Espanha estudando muito né!
ResponderExcluirAmei o post da Bruna nossa amigaaaaa linda falando dos livros New Adult, que tbm adoro ler. li a maioria citado acima!
Bjkas
Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação
Olá Aline.
ResponderExcluirNossa que legal isso de convidar outros blog's. Amei a ideia, seu blog alias sempre tem coisas diferentes, adoro.
Da lista só li Belo Desastre, mas ainda tenho todos os outros, esse mês ainda quero ler Entre o Agora e o Sempre.
Aline, fiz uma tag hoje lá no blog, e indiquei você, se quiser responder...
Beijos Fer
Oi Bruuuu que alegria você por aqui! Eu amoooo new adults você sabe e me apaixonei por cada um que li, principalmente os citados a cima!
ResponderExcluirMas confesso que Entre o Agora e o Nunca me arrebatou <3
Beijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
meu textinho, que lindo.
ResponderExcluirAline, mais uma vez obrigada pelo espaço, e uma excelente viagem para você!
beijos
Hey Bruna =)
ResponderExcluirEu pesquisei sobre NA uma vez, mas não sabia que eles tiveram dificuldade para serem aceitos no mercado. Atualmente esse é o meu gênero literário favorito!
Vai ver que é por causa da idade né.. hahaha
Beeijos, Dreeh.
Blog Mais que Livros
Adoro o gênero, mas li poucos livros até agora. Quero ler Entre o agora e o nunca e Belo desastre. *-*
ResponderExcluirbjs
http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br
Oiee
ResponderExcluirEspero que esteja aproveitando muito sua viagem :)
Adorei o post Bru muito legal e adoro New Adult, já li Entre e o Agora o Nunca e amo demais esse livro :) Preciso ler urgente O Segredo de Ella e Micha o volume 1 e 2 rsrs
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Gostaria de ler "Entre o agora e o Nunca", não sei mais acho que tem tudo a ver comigo, faz meu estilo literário!
ResponderExcluirObrigada pelas dicas!
bjus
http://www.elianedelacerda.com
Amei o post, sou meio lerda sabe? sempre ficava em dúvida se era NA ou YA, mas foi ótimo. Me esclareceu muito =) Métrica, Pausa, Belo Desastre, Easy são livros do gênero que eu amo. <3 Todos os autores do gênero que pensei em citar, você já citou, mas há alguns que ainda não conheço. Vou procurar conhecê-los imediatamente. hehe
ResponderExcluirBom saber sobre toda essa discussão sobre ser novo ou não o tema, ter espaço ou não, não sabia desse ocorrido. Amei saber.
ResponderExcluirO NA veio com tudo né?
ResponderExcluirNão é um gênero que me agrada, mas tem ganhado mais espaço a cada dia! :)
Oi Bruna, adorei seu post, eu mesma não sabia direito o que era o NA e seu post me explicou tudo direitinho. Acho que eu nunca li um livro desse gênero acredita? Não tenho lido muitos livros que estão em alta atualmente. bj
ResponderExcluirOie...
ResponderExcluirTambém não entendia muito bem como os livros eram enquadrados no gênero NA e fiquei feliz por agora entender!
Não li nenhum livro do gênero, mas acho que vou gostar!!!
Oiii
ResponderExcluirBoa escolha do tema, também amo New Adult!! Desses que você citou já li Entre o agora e o nunca e Belo casamento, e estou lendo O segredo de Ella e Micha!! Já li Easy da Tammara, também!
Beijos
Oiiii Bruna,
ResponderExcluirentão tenho lido alguns e gostado muito, mas meus favoritos continuam sendo os de fantasia!
*__*
Easy, da Tammara eu não gostei muito =/
Beijinhos
Sou eu... Pri!
Olá Bruna,
ResponderExcluirnão soou super fã do gênero, mas já li três e me apaixonei.
Métrica, PAusa e No limite da atração <3
Pretendo ler Ella e micha e, talvez, Belo Desastre.
Super Abraço, Victor Rosa!