Oie, tudo bom?
Eu sou o Gabriel do blog Papo Entre Páginas, e como vocês sabem a Aline (
Sou um leitor bastante diversificado, mas as minhas leituras raramente batem com as da Aline ou outras blogueiras amigas, mas como todo mundo, eu também tenho um gênero favorito. Para quem acompanha meu blog, sabe que ou apaixonado por livros de fantasia.
High Fantasy ou Fantasia Épica
As histórias desse gênero geralmente se passam em um mundo completamente fictício ou paralelos ao nosso. Os protagonistas são retirados de suas vidas pacatas e envolvidos numa campanha com grandes valores heroicos e conflitos entre o bem e o mal. A magia está presente em todos os momentos, seja em sua forma pura, ou com criaturas mitológicas e sobrenaturais. Profecias são elementos bem comuns nesse tipo de história. A construção desses mundos fictícios contem um sistema político bastante complexo ou até mesmo religiões.
Low Fantasy
Ao contrário da High Fantasy, esse gênero possui poucos elementos mágicos, ou até mesmo nenhum, seja de fato magia ou criaturas sobrenaturais. A magia pode até estar inserida, mas geralmente são truques e técnicas de ilusões.
É bastante similar a fantasia épica, pois utiliza dos mesmos elementos básicos com um foco maior nas intrigas de cortes e traições. Também pode ter um enredo mais voltado para o terror ou uma atmosfera mais sombria. É comum a abordagem de assuntos mais tensos e dramáticos, até mesmo polêmicos.
Exemplo
Urban Fantasy ou Fantasia Urbana
O próximo subgênero é um pouco mais amplo que os demais. Ele se divide em outros gêneros peculiares e tenho certeza que vocês já leram algum livro que se encaixam nessas definições. A fantasia urbana e suas divisões vem ganhando bastante destaque ultimamente. Nesse gênero os elementos de uma história fantástica se misturam com uma sociedade normal, ou seja, os elementos fantásticos estão presentes no nosso mundo.
Exemplos
Romances Sobrenaturais
Como eu disse anteriormente, os subgêneros dentro da fantasia urbana são separados por pequenos detalhes envolvendo a narrativa da história. Nesse caso, acredito que vocês já devem ter lidos obras com vampiros, lobisomens entre outras criaturas sobrenaturais, certo? Bom, esse tipo de história também se encaixa dentro da fantasia, mas o que difere da caracterização de uma Fantasia Urbana é o simples fato de o foco principal do enredo estar focado no romance entre os personagens.
Exemplos
Mitologias e Contos de Fadas
Outro tipo de história fantástica bem trabalhada hoje em dia são as baseadas em lendas mitológicas ou mitos culturais. Essa é a única diferença dentro do gênero porque todas essas lendas/mitos possuem diversas versões e cabe ao autor decidir qual delas seguir. O mais comum são os contos de fadas e a mitologia grega/romana, dentre essas e outras, a minha preferida é a egípcia.
Exemplos
Bom gente, esses são alguns subgêneros da fantasia, existem muitos e suas definições variam bastante. É complicado achar uma definição exata rsrs. Eu particularmente acho que dessa forma, pelo menos esses que eu mostrei estão bem caracterizados.
E aí, o que vocês acharam? Comentem a opinião de vocês! xD
Até a próxima!
Oiee
ResponderExcluirNossa para mim era tudo a mesma coisa muito legal o post adorei saber as diferenças achei muito bom o post mesmo , Parabéns Biel !!!
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Oii Gabriel..
ResponderExcluirTambém gosto muito de fantasia. Tenho lido mais nos últimos tempos. Eu gosto mais das épicas como O senhor dos anéis e As cronicas de gelo e fogo.
Todos temos nosso gênero favorito né..rs
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Oie
ResponderExcluirAdorei o post. Tem muitos livros aí que eu quero ler.
Beijo
oi Biel,
ResponderExcluiradorei o post. Sempre é bom entender melhor os gêneros literários. Dos tipos de fantasias citados, meus favoritos são sem dúvida o Urban fantasy e romances sobrenaturais (amei a capa de IAN aí, rs)
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Olá Gabriel tudo bem? adorei o esclarecimento eu ainda ficava em duvida sobre algumas "separações" literárias hahhaa! Adorei seu post só acrescentou mais ainda no blog da querida Aline!
ResponderExcluirBeijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
Adorei o post. Não sabia que havia tantas divisões no gênero, foi bacana conhecê-los.
ResponderExcluirAlguns livros dados como exemplos eu conheço, claro né Kamilla, quem não conhece Harry Potter? hauhauha Mas enfim, curti mesmo a sua postagem. ^^
Bjs
Oi,
ResponderExcluirGostei do post, não sou lá muito fã de fantasia mas me aventuro de vez em quando, tenho muita vontade de ler Filha das Floresta e O Senhor dos Anéis mas sempre vou deixando pra depois e até hoje nada...
Grande abraço!!
Leitor Antissocial
Oi Gabriel, eu também amo fantasia mas não conhecia todos esses subgêneros, achei muito legal o post. Já li a maioria dos livros que você usou como exemplo, fico tudo muito bom. beijo
ResponderExcluirOie,
ResponderExcluirnossa adorei o post.
Já conhecia todos, mas alguns ainda não li.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Oiii!!!! Adorei essa separação em subgeneros. Gosto relativamente de fantasia. Mas desses vc citou, so Li HP e PJ. Romances sobrenaturais eu não curto não. ashuashua. Beijooos
ResponderExcluirhttp://profissao-escritor.blogspot.com.br/
Eu adoro fantasia, mas não sabia desses subgêneros haha A saga IAN é simplesmente amor <3 e não vou nem começar a falar de HP,Instrumentos Mortais e Percy Jackson senão passo o dia aqui hahaha adorei o post, aprendi bastante. Bjs
ResponderExcluirOie...
ResponderExcluirGostei bastante de alguns esclarecimentos realizados e os livros citados são incríveis!!
Quero ler muitos deles, um dos principais é a série Os instrumentos mortais!!
Sou apaixonada por fantasia e romance!!
Apesar de não ter carregado as imagens no meu computador :( Esse post foi bem explicativo pra mim. Obrigada.
ResponderExcluirBeijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Oiiiiiiiiiiiii...
ResponderExcluirNem sabia que haviam esses subgêneros, adorei conhecer mais um pouco.
Confesso que ainda fiquei meio confusa nas primeiras classificações, achei um pouco parecido... Ou talvez eu esteja só com sono, hahahaha.
Vou pesquisar mais sobre, valeu!
Beijinhos
Sou eu... Pri!
Oi!! ^^
ResponderExcluirAcho que se a Aline tivesse escrito a introdução do post ela teria colocado meu nome. Eu AMO fantasia! Falou que o livro é de fantasia estou lendo! :) Acho que dentro dos subtipos os que eu menos leio são: "High Fantasy" e "Low Fantasy". "Romances Sobrenaturais" eu até leio, mas não é muito frequente. Agora, "Dark Fantasy", "Urban Fantasy" e "Mitologias e Contos de Fadas" (mais contos de fadas), é comigo!
Adorei o post!
Beijusss;
http://hipercriativa.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
Olá Gabriel, não sou muito fã de fantasia, mas de Fantasia Urbana eu ADORO *-*
ResponderExcluirAdorei a postagem!
Super Abraço, Victor Rosa!
Também sou apaixonada por fantasia e sou louca para ler Rangers, sei muito pouco sobre essa série, mas toda vez que vejo a capa do livro fico desejando, depois vou dar uma passada em seu blog e ver se há algo a respeito dessa série.
ResponderExcluir