Autor (a): Tim Collins
Editora: Planeta Jovem
Ano: 2014
ISBN 978-85-422-0359-2
"Sou Dorkius Maximus, e um dia serei o herói da história de Roma. Estou escrevendo este diário para ser publicado quando eu for rico e famoso. Por enquanto as coisas não vão tão bem... Meus amigos pegam no meu pé, papai nunca me ouve e mamãe só está interessada nas galinhas sagradas. Tudo o que eu quero na vida é ser um gladiador. Quem sabe um dia não sou chamado para salvar Roma?"
*Livro cedido em parceria com a Editora Planeta.
Oie, tudo bom?
Quando eu solicitei esse lançamento infanto-juvenil para a Editora Planeta, eu não imaginava que a história iria me divertir tanto. O Diário de Dorkius Maximus é o relato de um adolescente em plena Roma Antiga no ano 45 a.C. Dorkius é um adolescente franzino de 12 anos que sonha em ser o grande herói romano, mas não tem nenhuma habilidade para isso.
Ele é completamente desastrado, ingênuo e causa pequenos desastres por onde passa. A verdade é que Dorkius sonha em ser tão forte e tão bom quanto seu irmão Brawnus. Ele fica o tempo todo pedindo que o pai o treine para ser um grande herói, mas ele sempre ignora seus pedidos porque seu pai conhece o filho e sabe que ele não sobreviveria um dia em uma batalha.
Gente, comprem esse livro para seus filhos! É muito engraçada a relação que o autor fez com a história antiga, pois o protagonista passa por problemas típicos dessa fase em um cenário diferente do que estamos acostumados. Tim Collins também fala sobre diversos hábitos que eram comuns naquela época: lavar roupas com xixi, o uso da toga, o sacrifício dos animais, a adoração dos gladiadores, a crença em maus presságios, os banheiros coletivos, etc.
"Papai não me deixou voltar para casa, me fez usar o banheiro público. DETESTO banheiros públicos. Sentei perto de três homens que debatiam alguma coisa chata enquanto soltavam puns tão altos que pareciam que seus traseiros estavam tendo outra conversa." (pág. 21)
Algo que chamou minha atenção é que os mais ricos naquela época comiam excessivamente nas festas e depois provocavam o próprio vômito para comer mais. Um tremendo desperdício que vai contra o que é pregado nos dias atuais.
A premissa desse livro se parece com a série Diário de um Banana porque a narrativa é destinada ao mesmo público e possui textos divertidos. A diferença é que Dorkius Maximus tem uma pegada histórica. Dorkius quer ser um garoto bravo, mas é na verdade uma pessoa inteligente, bondosa e engraçada. Eu ri bastante das situações relatadas por ele e sua falta de noção é bem hilária.
A diagramação do livro foi feita com muito carinho pela Planeta e estou "in love" com a edição. O livro tem capa dura e é recheado de ilustrações engraçadas que deixam a narrativa leve. Sem contar que as páginas tem bordas que dão a impressão de uma página envelhecida e a folha de rosto é toda amarela. Uma edição linda para comparar com uma ótima história.
Recomendo o livro para crianças à partir dos 10 anos que gostem de ler uma boa história. Mas, isso não quer dizer que os adultos não se divirtam com a leitura. A escrita do autor é acessível, fluida, envolvente e a leitura é super despretensiosa e engraçada. Feito para cativar jovens e adultos e se eu pudesse definir esse livro em uma palavra seria: DIVERSÃO.
Beijos!
Oi Aline!!! Adorei a sua dica, meu afilhado adora ler e Ama o Diário de um Banana! Está quase completando a coleção dele!! Acho que ele vai gostar desse também!! Vou procurar!!
ResponderExcluirBeijos!!
Mari
cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br
tem um arzinho cômico que muito me atrai!
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
OI! sempre que posso dou uma escapadinha dos livros adultos e mergulho nestes aqui, é bom se divertir com estas tramas mais suaves.Eu lembrei mesmo de Diário de um banana ao ver a capa.
ResponderExcluirBjos!!
Cida
Moonlight Books
Não conhecia esse livro
ResponderExcluirMas parece ser muito bom e divertido
A edição está linda
Já estou seguindo ;)
Beijos
http://pocketlibro.blogspot.com.br
Oi Aline adorei a dica viu, realmente as vezes preciso indicar um livrinho para minhas sobrinhas e não sabia mais oque indicar. Adorei parece ser bem divertido, quem sabe eu de uma conferida também =D
ResponderExcluirBeijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
Oie,
ResponderExcluiro livro parece ser divertido, mas fiquei na dúvida se eu iria gostar
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Oie
ResponderExcluirAmo livros como este, fiquei louca para ler.
Realmente a diagramação está perfeita e cheia de ilustrações.
Beijos
Eu gosto de livros assim, eles ensinam de uma forma leve e divertida. As ilustrações estão lindas, e o amarelado nas paginas é o toque perfeito.
ResponderExcluirGeralmente sou sempre chamada a atenção de livros ou filmes infanto-juvenis. Acho que não cresci ainda! rs
ResponderExcluirEsse livro parece divertido, e o bom é que a leitura é leve, tem ilustrações, o que prende mais o leitor.
bjs
Oi , O livro parece ser bem divertido eu adoro livros assim , e estou doida pra ter minha coleçao Diario de uma banana , ! kkkkkk e outra coisa que eu queria falar , pois vs disse que os mais ricos naquela época comiam excessivamente nas festas e depois provocavam o próprio vômito para comer mais e isso me fez lembrar de Jogos Vorazes - em chamas , Que no filme , eles foram em uma festa e comeram bastante , e ofereceram um tipo de bebida que faziam eles vomitarem pra comer mais , isso me chamou bastante atençao tbm , enfim , Recomendaçao anotada !
ResponderExcluirAmiga,
ResponderExcluirnão é meu estilo de leitura,
maspelo que você resenhou parece ser bom, para quem aprecia o estilo!
bjus
http://www.elianedelacerda.com
Adorei a resenha, simplesmente quero ler esse livro, e quero ter em mãos. Adoro um infanto-juvenil porque a leitura é sempre mais leve, e como você disse que é tão divertido, eu me interessei bastante. E eu adoro livros com ilustrações XD
ResponderExcluirOi aline!
ResponderExcluirQue delicia esse livro! Parece ser encantador e divertido... para todas as idades!
É uma bela maneira de fazer os leitores mirins se apaixonarem pela leitura!
Quanto ao hábito romano, que absurdo né?! Me lembrou a repulsa da Katniss, de jogos vorazes, com o mesmo hábito cultivado pelo habitantes da capital!
um beijo Lara
http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/
Oiee
ResponderExcluirAdorei a edição do livro e parece ser uma leitura bem legal mesmo, mas eu como vegetariana assumida não gosto quando relatam o sacrificio animal , e na época da Grecia tinha muito disso então vou ficar bem mal de lembrar isso.
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Quero muito ler o livro, adoro tramas engraçadas e leves. *---*
ResponderExcluirE adoro a forma de diário, e com capa dura ainda!
beijos
http://www.apenas-um-vicio.blogspot.com.br/
Olá Aline.
ResponderExcluirAdorei o livro, amei a sinopse e sua resenha. E fiquei mega curiosa pra ler! Tenho certeza que me divertiria tanto quanto você. Achei muito legal! E logo quando vi a capa, sem mesmo ler o título me lembrei quando " O diário de um banana" que por sinal, adoro, amo! E se você disse que parece "O diário de um banana" já sei que vou amar.
Beijos!
Oi Chefa!
ResponderExcluirBem bacana a ideia do livro. Eu particularmente não vi muita graça no Diário de um Banana, mas por se tratar de uma ambientação na Roma, pode ser que o livro me conquiste mais rsrs, adoro isso!
Oii, desde o começo da resenha me lembrava de Diário de um banana! kkk Bem, mas com certeza essa narrativa histórica é mais atraente, pelo menos para mim, amo História, principalmente as civilizações antigas, quando envolve mitologia é ainda melhor, sei que não é este o caso, mas de qualquer forma, me agrada. Não me canso de ler livros para um público mais jovens, os acho mágicos! Espero poder lê-lo!
ResponderExcluirBeijos
Oii..
ResponderExcluirPrimeira resenha que vejo do livro.
A diagramação parece ser mesmo demais pelas fotos.
Gostei da descrição do livro também. Gostei de saber que é divertida. Leria com certeza.
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Oi Aline!
ResponderExcluirAssim que vi o título do livro logo me lembrei da série Diário de Um Banana, que adoro! Gostei de saber que é um livro bom, achei interessante justamente por ser mais histórico. Gosto de ler esses livros infantis porque é ótimo poder indicar essas leituras pra crianças. Ótima resenha!
Beijo,
Naty.
Oi Aline!
ResponderExcluirEsse livro parece mesmo muito divertido, eu gosto muito da série Diário de um Banana justamente pelas ilustrações.
Beijos
O livro realmente parece ser divertido e parece bem leve também. Eu não curto muito livros assim, e também nem gostei de Diário de um banana, e se a premissa é parecida, então eu também não devo gostar =/
ResponderExcluirQue interessante esse livro, qdo vc falou dele já me interessei, as gravuras são lindas!
ResponderExcluirBjkas
Muito legal, amei as gravuras do livro. Meu filho está pegando o gosto da leitura por causa de mim *-* vou sim colocar aqui na lista pra ele ;)
ResponderExcluirQ bom q é divertido, fiquei com medo de ler pq esse é o 3º ou 4 º livro no msm tema (seguindo o diário da garota popular, o banana e outros), achei q poderia ser meio repetitivo e nem pedi.
ResponderExcluirAndy_Mon Petit Poison
POISON BOOKS - Um Caso Perdido (Collen Hoover) bit.ly/1muEzPo
Fiquei com medo de ser repetitivo, pq esse é o 3º ou 4º livro q segue a msm vibe, mas bom saber que é divertido ..
ResponderExcluirAndy_Mon Petit Poison
POISON BOOKS - Um Caso Perdido (Collen Hoover) bit.ly/1muEzPo
Oi Aline.
ResponderExcluirEsse livro parece ser muito divertido e ótimo para crianças nos seus 10 anos.
Achei as ilustrações bem bonitas e gostei bastante da diagramação.
Pena que não tenho ninguém dessa faixa etária para presentar com esse livro =/
Vi esse livro na essa semana na livraria e como gosto de ler infanto-juvenis já coloquei na minha listinha. Eu já até li um livro desse autor, mas achei ele bem fraquinho. Espero que essa seja melhor.
ResponderExcluirBeijos!
O livro parece ser muito engraçado e envolvente. Adorei a resenha e ainda não conhecia o livro.
ResponderExcluirGosto bastante do gênero infanto-juvenil e acho que os livros são muito agradáveis de ler. Pretendo procurar o livro para ler.
O livro parece ser ótimo a capa está bonita. Adoraria ler este livro achei ele bem divertido .Está historia do vomito no livro em chamas tem isto para mostrar como a capital era consumista. Beijos
ResponderExcluirSó de ler a resenha já estou encantada com Dorkius.Parece ser uma leitura bem gostosa e pelas fotos que vc postou a diagramação está muito bonita.
ResponderExcluir