Autor (a): Raquel Pagno
Editora: Lançamento Independente
Ano: 2014
"Carmem sempre ouvira as tristes histórias de Francesca. Adorava cada frase saída da boca enrugada da avó, mas sentia que a verdade estava escondida nas linhas de seu rosto, presa em um coração saturado de sofrimentos. Foi em uma noite de lua cheia que ela finalmente lhe contara a verdade: seu antepassado era um vampiro, Carmem era a herdeira do Rubi de Sangue e do poderoso sangue das bruxas, o único alimento capaz de saciá-lo completamente, e que ao mesmo tempo era para ele mais letal do que qualquer veneno; e era a única capaz de gerar um filho para salvá-lo da extinção."
Oie, tudo bom?
Eu recebi esse livro através de um booktour organizado pela Dani do blog Livros, a Janela da Imaginação. Antes da leitura eu estava com receio de ler, pois não tenho muita sorte com livros sobre vampiros. Legado de Sangue acabou não conseguindo tirar minha péssima impressão com os livros desse gênero.
A história é contada no presente através da narração da Carmen e no passado relatado pela Francesca. A Francesca idosa está contando para suas netas Carmen e Ana como sua vida mudou depois de 1934 quando ela veio para o Brasil fugindo da guerra na Europa. Ela chegou aqui com seus filhos Marco e Teresa e foi acolhida misteriosamente por Miguel, um cara muito rico e encantador.
Francesca fica presa em um quarto na mansão de Miguel e acaba descobrindo que ele é um vampiro e que está em busca de uma mulher que seja forte para gerar um filho seu. No entanto, apenas as bruxas são fortes o suficiente para carregar o filho de um vampiro e Francesca não sabia da sua linhagem e descobre que sua mãe tinha fugido de Miguel muitos anos antes e decidiu se manter no anonimato.
Ela aceita um acordo proposto por ele para engravidar e assim salvar os Marco e Teresa. Além disso, ela se apaixonou por ele, mas essa decisão iria influenciar todo seu futuro. O Miguel não era uma pessoa boa e mesmo assim ela se apaixonou terrivelmente por ele. Claro que tinha muita relação com a atração irresistível entre um vampiro e uma bruxa, mas não dava para entender a passividade da Francesca em alguns momentos do livro.
"Eu já amei, amei o suficiente para compreender que o amor também é passageio, e que o único amor eterno e incondicional, que não pode ser abalado, que não se acaba com o passar do tempo, é o amor que sentimos pelos nossos filhos." (pág. 121
Me incomodei demais com a história porque a autora passou vários capítulos cozinhando a história dos dois em banho-maria para no final do livro focar em algo totalmente diferente. Eu ficava esperando que algo surpreendente acontecesse, mas quando finalmente houve uma reviravolta a história voltou para o presente. Além disso, o desfecho do livro ficou bem surreal. É um livro sobrenatural, mas foi uma verdadeira "viagem" acompanhar o final da história. Ainda tiveram elementos incestuosos que me incomodaram muito.
O que gostei foi a autora ter trazido um outro olhar sobre o universo dos vampiros e juntá-los com o universo das bruxas. Foi interessante para conhecer outro olhar sobre histórias de vampiros que são diferentes dos livros que já li sobre o assunto.
"Mas havia muitas mentiras naquelas lendas. Miguel expunha-se ao sol quase que diariamente sem que nenhum mal lhe acontecesse. Ele também se alimentava como qualquer humano, seu corpo era quente e não gelado como seria um corpo morto." (pág. 89)
Recomendo para aqueles que gostam de livros do gênero. No geral foi uma leitura bem razoável, mas a história poderia ter sido bem mais coerente. A narrativa ficou confusa em vários momentos com diálogos bem surreais.
Beijos!
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirEstou conhecendo esse livro agora e gostei do tema tratado, misturando vampiros e bruxas, pelo que entendi, a autora tem potencial, mas acabou se perdendo no meio do caminho. Quem sabe algum dia eu tenha a oportunidade de lê-lo e tirar minhas impressões. Beijos!
Eu confesso que sou bemmm pé atrás com histórias de vampiros. Não é toda que me agrada, e quando me agrada, nunca me marca o suficiente para ser predileta.
ResponderExcluirAcho que não leria o livo não. A premissa até parece interessante, mas ando correndo de sobrenatural. Ainda assim, esse trem de misturar bruxas com vampiros me parece legal.
bjus
terradecarol.blogspot.com
Assim como você, não tenho sorte com esse gênero também. Não sou fã, achei a estória muito fantasiosa. Bruxa e vampiro é uma viagem.
ResponderExcluirbjs
Ah, não gosto dos vampiros modernos. Prefiro os do estilo Drácula. Não consigo ler histórias atuais de vampiros, são sempre, de alguma forma, um romance bobo.
ResponderExcluirThe Lord of Thrones
A história parece até ser interessante mas não me chamou a atenção, e olha que até gosto de livros desse gênero.
ResponderExcluirBjim!
Tammy - Livreando
Oii, eu sempre fico com pé atrás também com histórias sobre vampiros, apesar de amar os seres sobrenaturais, mas eu sou louca por bruxas, talvez isso me impulsionasse a ler esse livro. Não sei se vou, estou com uma lista enorme pra terminar. E pra ser sincera, não sou de me influenciar totalmente por uma resenha, mas nesse caso, só vou lê-lo se a oportunidade surgir. Pode ser que minha opinião seja diferente, né? kkk Da capa eu gostei, muito bonita.
ResponderExcluirBeijos
Oi Chefa, preciso ler para entender a sua percepção, mas adorei a forma simples que vc informou na resenha em que momento o livro se passa!
ResponderExcluirMega Bjkas
Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação
Oie,
ResponderExcluirnossa não conhecia o livro, e pelo que você comentou ele não vai me agradar muito.
História confusa? Estou fora
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Oiee
ResponderExcluirEu já estou um pouco saturada de ler livro de vampiros por isso não participei do book tour, e ainda tendo histórias surreais isso faz criar um afastamento na história e quem lê não consegue se envolver totalmente com o livro pelo menos para mim funciona assim , então não se leria o livro por agora!
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
ei Aline,
ResponderExcluireu sou uma das fãs fanáticas por vampiros, mas meu padrão atual é a série IAN, e poucos chegam perto, kkkk.
Eu também estou nesse booktour, então vamos ver o que eu acho, rs
beijos
meumundinhoficticio.blogspot.com.br
Oiee, Aline, tudo bem?
ResponderExcluirAdoro o que a Raquel escreve. Gosto de vampiros e bruxas, pena que a história demorou um pouco para engrenar.
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Sou apaixonada por livros desse gênero, só não me agrada quando o vampiro é bonzinho e essas coisas. Vou atrás de lê-lo mas como fiquei com o pé atrás por você não ter gostado, não vou furar a fila da minha lista.
ResponderExcluirOi Aline.
ResponderExcluirEu havia lido a sinopse desse livro em algum lugar e pensei que fosse um nacional bom sobre o gênero (porque não sou muito fã de vampiros e tal). Lendo sua resenha, percebo que já não há mais muito o que explorar desse universo.
Quem sabe dou uma chance ao livro mais para frente.
Beijos <3
http://livros-cores.blogspot.com.br/
Oi eu amo livros que tem vampiros , bruxas , essas coisas , ! mais confesso que esse livro nao me despertou o interesse ! a capa é legal , mais a sinopse nao me agradou mt , nao sei se leria esse livro , !
ResponderExcluirEu sou uma maniaca com historia de vampiros principalmente, bruxas e lobisomens, não conhecia o livro mas é CLARO que eu já anotei aqui pra adquiri-lo ^^
ResponderExcluirAmei
Beijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
Eu fiquei um tempo sem me interessar por histórias de vampiros por algumas experiências negativas com livros do gênero, então eu comecei a ler Instrumentos Mortais totalmente alheia que continha vampiros e gostei bastante. Então não estou mais com esse preconceito, mas ainda ando cautelosa. Pela resenha eu notei que o livro é muito confuso e incoerente. Eu simplesmente odeio isso, então, para mim, não rola.
ResponderExcluirOlá! Tudo bem?
ResponderExcluirEsse livro não me interessou nem um pouco, e ao contrário de um dos comentários acima, não consigo gostar de livros com vampiros, bruxas e coisas muito sobrenaturais. Alguns desses livros até me interessa um pouco no enredo, mas esse realmente não me chamou atenção.
Beijos!
Esse não foi o melhor livro da Raquel. Eu gostei muito de O Herdeiro da Névoa, já nem tanto assim de Legado. Achei a segunda parte do livro completamente fora de contexto. Poderia ter acabado com um desfecho bem mais interessante, no que seria o passado.
ResponderExcluirOi Aline..
ResponderExcluirConfesso que não tenho muita sorte também com livros com vampiros..rs
Ainda mais agora sabendo que a narrativa é confusa.
Mas a descrição da história até que parece ser uma história boa. Só lendo para saber né..
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Hey Aline!
ResponderExcluirEu gosto de história de vampiros, mas esse livro não me chamou muita atenção, pareceu bem confuso mesmo.
Beijo
Eu não curto muito essas histórias que envolvem vampiros, a única que gostei é VA.
ResponderExcluirMas sei lá, na maioria da vezes não consigo ler. Mas achei interessante nesse livro que mistura vampiros e bruxas, bruxas já é uma coisa que eu gosto bastante, então talvez eu até dê uma chance ao livro =)
Bjss
Olá gosto de livros sobre vampiros mais não tenho paciência com o livro que fica enrolado pra algo acontecer. Gostei bastante da capa mais pelo final acho que vou em decepcionar
ResponderExcluirConfesso que não me interessei muito pela trama.
ResponderExcluirNão tenho problemas com história com vampiros, mas parece que esse livro é viajante demais.
Não é um livro que leria.
Ultimamente eu estou cansando de livros de vampiros, e até gostei que nesse livro mistura vampiros com bruxas, mas achei ele meio confuso e meio estranho. Então não sei se leria :/
ResponderExcluirBeijos!
Só tenho uma coisa a dizer: Que capa linda rsrsrs apaixonei!
ResponderExcluirMas concordo com a Rafaela, estou enjoando um pouco de livros que tenham com personagens vampiros e imortais. Estou buscando ler livros mais diferenciados.
Mas isso não significa que não tenha gostado do livro. Muito pelo contrário, gostei bastante de no futuro pretendo lê-lo.
Eu sou apaixonada por livros do gênero sobrenatural! e já to querendo ler este para saber se é bom ou não. Beijo
ResponderExcluirVish, já vi que vou passar longe desse livro. To meio de bode de livro de vampiro, os únicos que vampiros que eu amo são os do André Vianco, e pelo jeito não vai ser esse livro que vai mudar isso.
ResponderExcluir