Autor (a): F.T. Farah
Editora: Geração Jovem
Ano: 2014
ISBN 978-85-8130-174-7
"Uma aventura eletrizante, um enigma perturbador Antes de ser queimado em praça pública, um padre amaldiçoa Morro do Ferro. Pouco depois, luzes misteriosas começam a perseguir seus moradores. O vilarejo mineiro, cercado por erosões sinistras, é o destino das férias de julho de cinco amigos: Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho. No primeiro volume da saga Clube dos Mistérios, a turma é encorajada a acampar no topo do Morro dos Anjos. Uma experiência do outro mundo marcará suas vidas. Para sempre."
*Livro cedido em parceria com a Geração Editorial.
Oie, tudo bom?
Esse livro chegou aqui no blog através de uma ação da Geração Editorial que enviou um exemplar para todos os parceiros. O Enigma das Estrelas é um infanto-juvenil de leitura rápida com apenas 160 páginas e uma história intrigante para contar.
O livro narra uma aventura vivida por um grupo formado por cinco amigos: Jonas, Carola, Carmen, Alfredo e Vicentinho e todos na faixa dos 12 anos de idade. Cada um deles mora em uma cidade diferente, mas todos os anos eles se reencontram durante as férias no vilarejo mineiro chamado Morro do Ferro. Eles são filhos de ex-moradores do local que sempre voltam a região no período de férias. No local existe uma lenda de que a cidade foi amaldiçoada após um padre ter sido queimado em praça pública depois que seu caso com uma mulher foi descoberto.
"O padre foi amarrado com a mulher em uma figueira na praça. Antes de morrer, ele amaldiçoou Morro do Ferro dizendo que o povoado jamais veria o progresso." (pág. 29)
Por causa disso, todos acreditam que a cidade sofre uma maldição que criou várias erosões ao redor do local e que fez aparecer luzes estranhas pela cidade. Muitos atribuem essas luzes às naves espaciais que já foram vistas por diversos moradores e vários afirmam que foram abduzidos e submetidos a experiências bizarras.
Por causa disso, todos acreditam que a cidade sofre uma maldição que criou várias erosões ao redor do local e que fez aparecer luzes estranhas pela cidade. Muitos atribuem essas luzes às naves espaciais que já foram vistas por diversos moradores e vários afirmam que foram abduzidos e submetidos a experiências bizarras.
Tudo só piora quando os amigos resolvem acampar no Morro dos Anjos, nos arredores da Morro do Ferro após o incentivo de seus pais. No local não há nem sinal para celular, eles ficam sozinhos e coisas muito estranhas passam a acontecer. O livro fala bastante sobre alienígenas e não é um tema que eu curta porque simplesmente morro de medo de sermos atacados por seres extraterrestres (me julguem!).
O autor explora bastante essa temática e também apresenta diversos extras como filmes e teorias relacionadas aos alienígenas. Ele também faz uso de referências musicais para embalar a história. Achei isso bacana para situar os leitores leigos e mais jovens.
O que me incomodou durante a leitura foi o fato de um dos garotos ter uma experiência com seres extraterrestres e os pais simplesmente agirem como se aquilo tudo fosse verdade. Eu entenderia se fossem apenas os adolescentes, mas tem várias partes do livro que são bem surreais em relação ao assunto. Claro que trata-se de um livro infanto-juvenil que exige um pouco da nossa imaginação criativa, mas foi bem inverossímil que os pais agissem assim.
Outra coisa que não curti na leitura foram os personagens porque são adolescentes mesquinhos e bem mal educados. Os próprios pais têm suas rixas e em algumas partes fizeram mais birra que os filhos.
"Eles disseram que vão exterminar a humanidade e colocar crianças híbridas no lugar." (pág. 122)
Apesar disso, o livro tem uma narrativa rápida, dinâmica e despretensiosa. A narrativa foi feita para atrair leitores mais novos e cumpre bem seu papel. Como faz parte de uma série, o final deixou diversas pontas soltas que provavelmente serão respondidas nos próximos livros.
Beijos!
Outra coisa que não curti na leitura foram os personagens porque são adolescentes mesquinhos e bem mal educados. Os próprios pais têm suas rixas e em algumas partes fizeram mais birra que os filhos.
"Eles disseram que vão exterminar a humanidade e colocar crianças híbridas no lugar." (pág. 122)
Apesar disso, o livro tem uma narrativa rápida, dinâmica e despretensiosa. A narrativa foi feita para atrair leitores mais novos e cumpre bem seu papel. Como faz parte de uma série, o final deixou diversas pontas soltas que provavelmente serão respondidas nos próximos livros.
Beijos!
Oi Aline!!!
ResponderExcluirComo assim morre de medo de alienígenas? Acho que você ainda não assistiu a série Star Crossed neh??? Vivo torcendo pra uns Et´s daqueles caírem no meu quintal (ok pode me julgar), brincadeiras a parte, não acredito que esse seja um livro que eu leria, não por conta dos alienígenas, mais pelo enredo no geral, adolescentes mal educados não é comigo, não tenho a menor paciência, e toda a fantasia que parece bem surreal.
Bjks
Patty Santos Blog Coração de Tinta
kkkkkkkkk, chorei de rir agora, com esse Torcendo pra cair um Et no meu quintal!(mas esses Et's em especial, eu queria também0!
ExcluirGostei bastante da leitura. Mas realmente algumas coisas foras "wtf?", pra começar com os pais deixarem os filhos irem pro meio do mato acampar. Mas tudo bem. lol
ResponderExcluirCom certeza o livro cumpriu seu papel, e estou bem afim de ler a continuação.
beijos
http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br
O livro não me chamou a atenção, a temática não me conquistou. Alienígenas não é comigo! haha Sem falar que se trata de uma série, coisa que estou correndo. E pelo visto os personagens não são cativantes, isso desestimula a leitura, sem dúvidas. :s
ResponderExcluirOi, eu ainda não li ao livro, mas estou super ansiosa para ler, apesar de ter umas coisas assim meio que sem noção, eu pretendo ler o livro, adorei a sua resenha, mas temos que levar em conta que o livro é para crianças não é mesmo, porém com toda certeza podemos nos divertir lendo ele.
ResponderExcluirBeijos!!!
Oi Chefa não conhecia o livro, mas a proposta Infanto-Juvenil parece ser bem legal para chamar atenção mesmo não sendo tão verdadeiro e a história ter o plano de fundo extraterrestres! Eu curti, anotado!
ResponderExcluirbjkas
Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação
Hey! Obrigado pela visita lá no blog!
ResponderExcluirO Enigma das Estrela parece ser um livro bem juvenil, não sei dizer se realmente fiquei interessado pela história, mas indicaria para alguém que esteja entrando no mundo da literatura.
Explorar músicas durante o livro é algo sempre bem-vindo. ^^
Bela resenha!
Abraços!
Vini - www.blogumjovemleitor.blogspot.com.br
Pelo que li e entendi o livro parece ser super legal, mas não sei, parece que o assunto sobre coisas mais 'impossíveis' de acontecer pode incomodar. Eu achei super legal a ideia da história, mas fiquei com um pouco de receio... Mas se um dia eu tiver a oportunidade lerei sim o livro, quem sabe eu gosto? Gostei da resenha :)
ResponderExcluirAbraços
www.entrepaginasdelivros.com/
Oi Chefa!
ResponderExcluirEsse não foi um livro que agradou muitos por ae \o/
Mas ainda assim estou curioso com a leitura.
Ótima resenha.
Oi Gata!
ResponderExcluirUma outra amiga leu e disse que alem de tudo isso aí que você escreveu,
ele tem coisas bem "sensuais" para um livro com essa classificação!
Confesso que não me animou muito não!
Beijinhos
Sou eu... Pri!
Talvez leia, talvez não... não sei
ResponderExcluirA historia não mi chama atenção não sei não causou um negocio que sinto, tipo Meus Deus preciso desse livro.... Mãe compraaaaaa pf (sempre acontece.. tadinha vai a falência) mais enfim a historia não mi agradou, talvez eu leia daqui um tempo quando minha lista de desejados acabe ... :D
Mais vou recomendar o livro para um amigo, ele com certeza vai querer ler *--*
Esse livro realmente não é minha praia
ResponderExcluirprimeiro vejo a capa ,não me liguei muito
na sinopse tbm não :/
Acho que essa leitura vou passar rsrsrrs
É sempre bom conhecer novos títulos, mas este livro não será uma prioridade em minhas futuras leituras. Parece legal e tal, gosto do tema e o fato de ser um livro nacional ajudam a dar um ar mais interessante, mas a coisa toda não pareceu funcionar muito bem para mim... Talvez porque eu não sou o público alvo do livro, mas ainda assim.. De qualquer forma, ótima resenha :))
ResponderExcluirBeijinhos
respirelivros.blogspot.com.br
Ok. Você não será julgada pelo seu medo de aliens, haha.
ResponderExcluirEu ate gosto de algumas estórias que envolvam ETs e tala, mas essa não me chamou a atenção.
O fato de ter tantas cenas surreais demais a respeito da relação pai-e-filho me desanimou. Tudo bem que é uma ficção, mas precisava ser assim?
Bom, o livro ainda deve ser uma boa distração em um fim de semana, mas não para mim.
Pelo visto, muita gente vai passar longe desse livro... ~.~'
ResponderExcluirTambém não é meu estilo, e acho que não indicaria para os pequenos. Não curto livros em que o autor não se preocupa em mostrar comportamentos ruins como sendo algo normal ou 'legal'. Isso pode influenciar quem lê, correto?
E não é qualquer um que consegue colocar alienígenas na história fazendo-a ficar interessante, pelo que você comentou, este livro não conseguiu. =/
Valeu pela resenha!!!
Abraços e boa leitura!
Cássia Lima
Eu vi uma outra resenha dele, e também elogiaram... ^^
Gostei demais da ideia do livro, deve ser uma leitura bem gostosa e leve mesmo. Está no meu carrinho de compras da semana.
Acho que todo mundo ficaria imensamente feliz em ter a chance de dar uma dica para seu eu do passado, mas acredito que a maioria dos 'eus' antigos não ligaria, e cometeria os erros do mesmo jeito. Nessa fase a gente tende a ser mais cabeça-dura né?
Fizeram um projeto de 'escreva uma carta' para os eus de 10 anos atrás e para eus de 10 anos do futuro, você já viu?
Boa leitura e abraços!!!
Cássia Lima
Vivendo um sonho por dia
Oi Aline,
ResponderExcluiro livro é um infanto juvenil e eu estava bem curiosa para ler, mas considerando que os personagens são mesquinhos e birrento, acho melhor deixar essa leitura para outra hora.
De qualquer forma, eu gostei muito da ideia do autor sobre um livro de aventura com crianças.
Bjokas
Não gosto muito de livros desse genero, mas acho que vou me arriscar, parece otimo.
ResponderExcluirAbraço,
Matheus.
http://terradecarol.blogspot.com.br/
Oii
ResponderExcluirEstava curiosa para ler este livro, tenho ouvido falar muito dele.
Mas me desanimou um pouco saber que tem adolescentes mal educados, já até imagino. Se eu ler vai me dar muito raiva..rs
beijos
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Me lembrou os karas do pedro bandeira,apesar do livro não ter me chamado atenção poderia a vir indicar ele pra alguém
ResponderExcluirNão me interesso por esse tipo de leitura. Alienígenas não me chamam atenção, não gosto de leituras com essa temática. Mas gostei da sua resenha, você a escreveu muito bem. Parabéns!!
ResponderExcluirBeijos, Lu.
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirApesar de gostar muito de livros Infanto-juvenil, este livro não me agradou. Também achei a capa meio estranha.
Apesar de ser uma leitura rápida e despretensiosa, pelos pontos que você apresentou não despertou o meu interesse, até por não ser um dos meus gêneros preferidos. Mas creio que como infanto-juvenil e para crianças, ele cumpre bem a sua função.
ResponderExcluirNão sei se leria o livro, até gosto do tema mas por ser infanto juvenil acho que o livro não me prenderia.
ResponderExcluirAcho que a história teria tudo pra dar certo, mas esse detalhe me fez desistir do livro.
Oi Aline!
ResponderExcluirNão pense que você é a única com medo de alienígenas, eu também não acredito que sejamos os únicos habitantes no universo...
Sobre a resenha, não fiquei muito interessada pelo livro, mesmo gostando de infanto juvenis... A história me pareceu meio forçada, pelo menos pela sinopse...
Beijos
http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/
Eu tenho um eterno dilema sobre livros assim, mas o enredo mas sim com tema de extraterrestres, tirando os filmes, claro a leitura nao me prende.
ResponderExcluirEstou com o mochileiro das galaxias empacado pela metade a meses =/
mas por honra vou termina-lo hahaha
Nunca digo nunca para um livro mas por enquanto nao me senti atraida por este livro ;)
Beijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
O que dizer? Adoro livros infanto-juvenis e amo histórias de ETs. Acho então que esse livro, mesmo eu já tendo passado da idade, é a minha cara!
ResponderExcluirBeijinhos flor
www.serleitora.com.br
Oi Aline, gostei da resenha. Faz muitos anos que não leio nada envolvendo extraterrestres, e os livros que li não foram muito bons, rs. Esse parece ser divertido, mas acho que me incomodaria com as atitudes dos pais também, e recentemente li muitos livros de adolescentes chatinhos, então prefiro dar um tempo por agora, rs
ResponderExcluirbeijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Oiee
ResponderExcluirComo assim adolescentes mal educados ???
Eu gostei do livro, minha mãe sempre pesquisou bastante sobre Et's e sempre assistia esses filmes que ele coloca no livro como referencia quando era pequena então já me senti em casa mesmo kkkk mas sentir medo de algo que nem existe não rola hein kkkk
Eu gostei do livro mas acho que as dicas de filmes não condiz com a idade do publico alvo do livro acho que muitos não iriam entender pela linguagem que é abordado o tema.
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Oi, Aline!
ResponderExcluirHum, agora fiquei um pouco na dúvida sobre essa leitura, eu até gosto de leituras juvenis, mas algumas são um pouco surreais demais ou pouco exploradas e acabam deixam a leitura meio desgostosa. Bem, vou ler para ver o que acho, estou precisando de uma leitura mais simples, depois de ler O Último passageiro, rs.
Beijos.
www.daimaginacaoaescrita.com
O livro parece ter uma leitura bem fácil, até pelo fato de se bem pequeno.
ResponderExcluirPena que os personagens não parecem nadinha cativantes.
Bjok
Quem de nós colega, não tem medo de ETs ? rssss
ResponderExcluirLendo sua resenham creio que compraria o livro para meu filho pré-adolescente, mas daria uma espiadinha, não compraria com o pretexto de ser para mim.
Agora, pais incentivando o acampamento dos filhos num lugar onde existem misterios :? aff
Não gosto muito de filmes e livros sobre alienígenas, então não me interessei pelo livro.
ResponderExcluirProtagonistas mal educados e fatos inverossímeis naquele sentido de "forçar a barra" também me irritaria.
O livro parece serem bem legalzinho, apesar dos pontos negativos que você destacou acho que pretendo lê-lo u dia =)
ResponderExcluirVisite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
Oie,
ResponderExcluirjá tinha visto a capa por aí, mas é a primeira resenha que leio.
Gostei bastante da premissa do livro
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Oi Aline, acho que minha filha vai gostar desse livro rsrsrsrs.
ResponderExcluirEu sou receosa com alienígenas... sei lá eles são feios... em sua verdadeira forma... estranhos.. e querem nos matar para ficar com a terra rsrsrsrrs. Tipo bem aquela que morre de medo e já julga os coitados... mas também eu assisto muitos filmes sobre eles e a maioria é exatamente isso que eles querem.... Gostei da resenha... as pontas soltas para livros em sequência as vezes é inevitável. Xero!!!!
http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/
Gosto bastante de livros infanto-juvenis. Achei essa história bem interessante, mas assim como você, também achei que umas coisas fogem completamente do real. Em que mundo os pais deixariam crianças de 12 anos acamparem em um morro sem um adulto por perto?!?!
ResponderExcluirMesmo assim, acho que vale a leitura.
@_Dom_Dom
Não sou fã da temática, apesar de ter tido uma experiencia recente bem sucedida com alienígenas. Mas não sei se curtiria essa leitura. Quando o autor viaja demais me incomoda bastante, e os protagonistas com certeza me irritariam.
ResponderExcluirBeeijinho. Dreeh
Blog Mais que Livros
Não sou muito de ler infantos por isso passo a vez.
ResponderExcluir