Recentemente eu li um post chamado: Por que você devia doar os seus livros. Um cara comentou nesse post que seus amigos ficaram escandalizados porque ele resolveu doar parte dos seus livros, muitos em ótimo estado de conservação. Pensando sobre o assunto e após conversar com alguns amigos meus, eu decidi fazer um vídeo sobre o nosso desapego com os livros. Gostaria de convidar a todos os amantes dos livros, blogueiros ou não, para conferir e opinar sobre o assunto.
Beijos!!
Eu acho bom o fato de doar livros, mas doaria apenas aqueles que não gosto .
ResponderExcluirBeijos :*
Eu acho bacana o desapego.
ResponderExcluirEu realmente só acho meio intocáveis, aqueles livros que eu amo... rsrs.
Bjok
Oi, Aline
ResponderExcluirGostei muito do seu vídeo. Acho super legal doar livros para a biblioteca, para aqueles menos favorecidos possam ler, pois nem sempre os municípios podem comprar livros recentes para as bibliotecas.
Ai desapego..é feio mas dá uma dó desapegar dos livros..rs
ResponderExcluirMas acho que quando é algo que vai ser bom para a vida e até formação de outra pessoa. Acho legal doar sim.Ou fazer igual voce doar os que não gosta.
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Bom eu apoio doar livros mais para mim rsrsrs
ResponderExcluirfiquei louca quando soube que meu professor comprava livros e doava eu tava la o tempo todo... pq ele nao doou para mim??? :(
Mi da uma dor no coração quando vejo um livro empoeirado ou rasgado ou ate msm amassado
Eu só acho que quando for para ficar assim é melhor doar mais para bibliotecas publicas...
Oi Aline *-* Adorei o seu vídeo!! Olha, eu já doei alguns livros para as minhas primas. Livros de quando eu era criança, e alguns gibis também. Confesso que da uma saudade, mas é legal contagiar aos que você ama com a leitura ;)
ResponderExcluirBeijos.
Amo meus livros RSRrs mas quando tenho repetido dou para minhas amigas. Mesmo não sendo livro repetido se vejo alguém que ama ler tal livro acabo dando de presente, é importante "compartilhar" boas leituras.
ResponderExcluirBjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
Oi Aline! Eu realmente só teria coragem de doar aqueles que eu não tinha tao afeição. Pois os livros que eu gosto, eu gosto de te-los por perto para em um futuro reler ^^
ResponderExcluirEu sou a favor sim de emprestar, pois um livro precisa viajar, precisa ser pego por varias mãos, a historia dele precisa ser lida ;) Divido contigo da opinião. Se eu li e gostei eu fico se eu li e não curti passo adiante.
Beijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
Justamente por isso eu escolho a dedo o que vou comprar. Dos 29 que tenho, só a maioria é coleção, o resto depois que ler vai tudo. Pra poder comprar outros.
ResponderExcluirA primeira vez que troquei foi há uns dois meses atrás, eu acho. É uma sensação de vazio, sem eles. haha Apesar de não ter gostado do livro... aqui é complicado, porque não tem biblioteca. Ok, até tem a da minha ex-escola e outra. Mas nunca vi nada desses gêneros lá. Só aqueles didáticos sabe? então... E tenho medo de usar o skoob, tem um grupo no face que faz trocas por aqui mesmo (Recife), só que o povo só mora longe! E quase sempre não dá pra mim. É bem tenso! Mas alguns livros tenho vontade de passar a frente, apesar do meu apego a eles. Tem livros que eu não e sei que não vou ler, mas ainda tá aqui. rs Gostei bastante do vídeo ;)
ResponderExcluirÉ realmente um assunto polêmico, e me fez pensar. Eu gosto da minha estante, de reler meus livros, de ter eles sempre a mão. Sou muito apegada a eles, mas isso não os impede de circular. Se eu li e gostei de um livro, eu o empresto, incentivo outras amigas a lerem. Algo do tipo: "Li um livro muito bacana. Quer emprestado?" Nesse ponto não sou ciumenta. Mas se eu emprestar pra uma pessoa e ela não cuidar bem, não empresto mais também.
ResponderExcluirAssim como você, eu comecei a ler em bibliotecas. Harry Potter eu li na biblioteca da minha escola e foi um dos motivos pelos quais comecei a ler.
Para a minha sorte, nunca li um livro que considere ruim, então não vou me desfazer deles por isso, mas existem livros na minha estante que eu li uma vez e nunca mais vou ler. Mas eles são meus e eu sou possessiva.
Bom, gostei do post/vídeo e sua iniciativa em abordá-lo.
Oiee, tudo bem?
ResponderExcluirBom, é fato que eu sou bem apegada aos livros. Mas, sinceramente, não ligo de dar/doar livros que eu não gostei porque, nesses casos, eles vão ficar na minha estante só mesmo para fazer número. Belo Desastre e Como eu era antes de vc já foram embora há muuuuuuuito tempo huahuahuahua. Mas não uso o skoob para isso. Primeiro que eu nem tenho e depois que, sei lá, né? Infelizmente nem todo mundo tem a consideração que esperamos. Troco com amigos que sei que vão cumprir com a parte deles.
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
É muita coragem se desfazer dos meus bebês
ResponderExcluirAcho que doaria os livros que não gostei tanto
mais mesmo assim ainda tenho que praticar essa arte de desapegar rsrsrs
Não conseguiria me desfazer dos meus livros.
ResponderExcluirEu até empresto os meus livros favoritos para pessoas que considero confiáveis. Troco e vendo aqueles livros a quais não me apeguei assim. Mas, nunca pensei em doar. Talvez eu faça isso, mas só com aqueles que não gostei tanto assim rs
eu acho bom doar, eu coordenava um projeto de arrecadação de livros para a biblioteca hospitalar....
ResponderExcluirconfesso que eu não doou os meus, se eu tenho um livro que gosto acabo comprando um outro e doando, o meu fica sempre comigo rsrsrs
e também aceito doações então quem quiser, portas abertas rsrsr
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
eu acho bom doar, eu coordenava um projeto de arrecadação de livros para a biblioteca hospitalar....
ResponderExcluirconfesso que eu não doou os meus, se eu tenho um livro que gosto acabo comprando um outro e doando, o meu fica sempre comigo rsrsrs
e também aceito doações então quem quiser, portas abertas rsrsr
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Realmente a questão do desapego é boa, mas claro que dos livros que a gente não gostou né.
ResponderExcluirPorque os meus queridinhos da estante eu nem empresto quanto mais doar kkk, aqui em João Pessoa já fizemos 2 vezes um evento chamado Escambo Cultural que serviu para promover trocas e vendas de livros.
Abraço,
Diego de França
Leitor Sagaz | Grupo Amantes da Literatura no Facebook
Oiee
ResponderExcluirEstou fazendo um post exatamente sobre isso depois da nossa discussão calorosa kkk eu sou totalmente desapegada dos meus livros e mesmo que goste eu acabo doando ou trocando ou fazendo sorteio não tenho o costume de reler livros e agora com o ebook acho que posso guardar algum livro que gosto para outras gerações da minha família, mas as vezes lemos tantos livros na vida que a cada ano surgem livros melhores lidos e ai os que já foram lidos no passado acaba se esquecendo no meio de tantos livros então a melhor coisa é passar o livro para a frente assim outras pessoas tem acesso a cultura e a pegar gosto pela leitura.
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Eu nao tenho muitos livros, tenho no maximo uns vinte. SOu muito de pegar emprestado, trocar, realmente nao guardo. PEguei um dia, um livro emprestado de uma grande amiga e quando ela me emprestou me disse: "depois repassa para outra pessoa, livro tem que circular, faça dua parte". E isso ficou na minha cabeça e sempre tento fazer o mesmo. Eu nunca leio um livro novamente, mal tenho tempo de ler os novos. PArabens pela iniciativa.
ResponderExcluirEu tenho acho que um total de 90 livro, mais ou menos, tenho um carinho enorme por eles, sempre empresto para quem gosta de ler e cuida é claro, ainda não dei nenhum da minha estante, pois não consigo me desapegar deles, como você eu releio os que gostei, pego somente para ler alguns trechos, e me peguei pensando realmente é bacana fazer isso né doar um livro, pois não somente você vai ter se divertido com aquele mundo que o livro proporcionou, mas outras pessoas também, adorei o vídeo.
ResponderExcluirBeijos!!!
A ideia de doação de livros é bem legal.
ResponderExcluirProporcionar uma boa leitura ao próximo é algo que me deixa bem feliz, mas não teria coragem de dar a alguém um livro que gosto.
Eu sempre empresto meus livros para meus colegas e já é bem difícil pois só me pedem emprestado os livros que eu gosto kk
Mas se você tem um livro que não gosta, não vale a pena deixar ele pegando pó quando poderia doa-lo para alguém que possa gostar da história.
Bjokas
Esse é um assunto que da mesmo bastante confusão, porque cada um tem um jeito de lidar com seus livros. Eu coloco a minha estante pra rodar, mas não vou mentir, tenho livro xodós que mesmo não relendo não me desfaço deles. Hoje eu devo ter uns 350 livros e desses, 200 são não lidos, então eu fico numa eterna luta pra ler logo e saber se quero ficar com ele ou não.
ResponderExcluirA gente de Brasília tinha que montar um evento de troca com os blogueiros e leitores, pra rodas as estantes. =D
Bjs, @dnisin
www.seja-cult.com
Oi Aline! tudo bem?
ResponderExcluirEu também gosto de reler livros, e mantenho na minha estante os livros que eu gosto! Eu não me importo de emprestar (para quem eu conheço, claro). Acho que o conhecimento tem que ser compartilhado, sim!
Confesso que muitos livros eu tenho dificuldade de desapegar (doar), mas não me importo de emprestar! Outros eu leio e passo pra frente!
Também cresci em uma biblioteca e reconheço a importância delas! A biblioteca da minha cidade não é ruim e tem alguns títulos "famosos", o que me ajudou na adolescencia (como você mesmo disse, na nossa época não tinha a facilidade de compras pela internet).
Por outro lado, eu puxei esse amor pela leitura da minha mãe. Ir na casa da minha avó e ver aquela estante imensa cheia de livros sempre me encorajou a querer ler e, por a minha mãe ter mantido os seus titulos eu pude ler muitos deles! Li livros da minha mãe como quero que um dia os meus filhos leiam os meus!!
A discussão é muito interessante, adorei o video!!
Beijos,
Mari
cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br
Oie,
ResponderExcluireu doava muitos livros antes de conhecer as trocas.
Mas confesso que tem alguns que não abro mão. Adoro reler meus livros as vezes.
Mas doar faz parte, mas sempre procuro saber para quem estou doando para ter certeza que a pessoa vai aproveitar bem o livro
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Oi Aline!
ResponderExcluirEu tenho na estante só os livros que realmente gosto, até porque não tenho muito espaço para guardar e mesmo assim sempre tem vários emprestados... Não tenho coragem de doar os que tenho, mas concordo com o seu ponto de vista, não vale a pena guardar um livro que não significa nada para você.
Beijos
Oi Aline, eu entendo o seu ponto de vista e concordo em partes... Eu sou muito apegada aos meus... sou muito ciumenta e bastante egoísta. Eu só empresto meus livros para duas amigas que sei que vão cuidar muito bem deles e também não conheço muita gente assim e nem tenho parentes que tem o interesse pela leitura. Agora eu não tenho problema nenhum em doar livros que eu não gostei muito e pretendo fazer isso em breve porque não vejo sentido em permanecer com livros que não gostei. Até porque tenho pouco espaço e doando eles abre espaço para os próximos... Gosto de reler livros também demais... principalmente os meus queridinhos... Xero!!!!
ResponderExcluirhttp://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/
Eu partilho dessa sua ideia. Se o livro não me interessa mais, não tem o porquê deles continuarem na minha estante. Chega um momento que não tem mais onde colocar os livros que me interessam. O livro tem que rodar mesmo.
ResponderExcluirAdorei esse vídeo.
@_Dom_Dom
Por muito tempo, fui muito egoísta e ciumenta em relação aos meus livros. Comecei a desapegar ano passado, quando percebi que não tinha mais espaço e tinha muitos livros que eu ganhei e não pretendia ler ou li e não gostei. O resultado? Doei para sebos. Não doei para pessoas ou instituições porque tenho medo de largarem a toa e no sebo pelo menos tenho a garantia de que só vão comprar quem se interessar e por um preço acessível.
ResponderExcluirEu confesso que sou super apegada aos meus!
ResponderExcluirEu compro e dou, mas não dou os meus...
Pode ser feio, pode me chamar de egoísta... mas não consigo!
Os meus eu comprei e tem uma história comigo: A novela de retirar do plástico, sentir a textura da capa, das folhas, cheirar o livro, fechar e ver em qual lugar ele vai ficar mais bonito na estante... Noossaaa!! Um drama, tá eu sei....
Mas os trato como filhos... desculpa, não consigo dar meus livros...
Beijinhos
Sou eu... Pri!
Eu sou apegada aos meus livros, não tem jeito!
ResponderExcluirMas como você, eu não costumo me prender a livros que eu não gosto. Ele só vai ficar na minha estante parado acumulando poeira e ocupando espaço. Eles são raros, mas eu costumo troca-los =)
Eu já tive péssimas experiencias em emprestar livros, mas costumo emprestar para as pessoas que tenham cuidado. Eu releio pouco meus livros, não por não gostar, eu gosto bastante.. talvez quando eu tiver mais tempo eu volte a essa boa pratica.
Enfim. Sou a favor de passar para frente ao menos os livros que a pessoa não gosta ou aqueles que ela sabe que nunca vai ler! Faz bem ao próximo ;D
Beeijinho. Dreeh
Blog Mais que Livros
Assim como você eu doaria só os que eu não gostei. Como não tenho muitos não chego a doar tanto, sou mais do tipo que empresta. Sempre é bom trocar cultura.
ResponderExcluir