Confissões On-line - Iris Figueiredo

Livro: Confirssões On-Line
Autor (a): Iris Figueiredo
Editora: Generale
Ano: 2014
ISBN 978-85-63993-74-8

"Prudência é uma característica que só consta no sobrenome de Mariana Prudente. A menina viu sua vida mudar de cabeça para baixo em poucos meses: perdeu a popularidade, o namorado, a melhor amiga e o grande sonho de fazer um intercâmbio. Agora, Mariana vê seu nome rabiscado nas cabines do banheiro da escola e escuta fofocas sobre ela pelos corredores do colégio e fica sem rumo. O vestibular se aproxima, sua irmã está enlouquecida por causa do casamento marcado, e tudo que ela quer é não pirar enquanto suporta os últimos meses no ensino médio. Sem lugar para desabafar, Mari vê no ambiente virtual uma chance de descarregar todas as angústias do mundo off-line, criando o vlog "Marinando"."

*Livro cedido em parceria com a Editora Generale.

Oie, tudo bom?

Eu estava muito curiosa para ler esse livro porque conhecia apenas o trabalho da Iris como blogueira e queria ler algo escrito por ela. Confissões On-Line foi uma grata surpresa e quem curte romances adolescentes vai adorar acompanhar a história da Mariana.

Mariana Prudente é uma adolescente de 17 anos que está cursando o último ano do ensino médio. Ela mora na cidade carioca de Niterói com seus pais e sua irmã Melissa. O ano não está sendo fácil para ela, começando pelo intercâmbio para o Canadá que ela tinha o sonho de fazer, mas que foi adiado por causa da festa de casamento da sua irmã.

Ela também está passando por maus bocados no colégio depois que uma fofoca se espalhou e todos se afastaram. Mariana perdeu a popularidade, o namorado, os amigos e a melhor amiga Heloísa que ficou contra ela e começou a namorar seu ex.

"Dividimos tantas coisas - sonhos, promessas, momentos e roupas -, que Heloísa pensou que dividir meu namorado também estava no pacote. Como sempre, eu sobrei." (pág. 6)

Além disso, ela convive diariamente com olhares atravessados e insultos gratuitos de seus colegas e passa por tudo isso sozinha porque não contou para ninguém a situação que está passando. Na tentativa de extravasar suas frustrações e decepções, ela cria o vlog Marinando e começa a postar alguns vídeos sem nenhuma pretensão. Até que um desses vídeos se torna um viral e ela vê sua vida tomar rumos inimagináveis.

Eu fiquei com muita pena da Mariana em diversas partes do livro porque ela sofre bastante por causa de um boato que ninguém fez questão de apurar. Minha vontade era entrar no livro, ajudá-la e gritar com todo mundo avisando que eles estavam errados. Não que ela se faça de pobre coitada, mas a situação não é justa e me deu muita revolta ao ler.

"Fofocas se propagam como a peste negra, não importa a época ou local. Sempre acompanhada de uma boa dose de veneno - e não muita preocupação com a verdade -, espalhar um boato mentiroso é tão fácil quanto respirar. Mas desfazer essa má impressão é difícil." (pág. 7)

Eu gostei bastante dessa leitura, pois a autora abordou muitos assuntos que rodeiam o universo adolescente como distúrbios alimentares, vestibular, intercâmbio, vídeos na internet e o bullying. A narrativa também fala bastante sobre o período de preparação para o vestibular e me fez pensar muito sobre o assunto. Os pais estão cada vez mais exigentes em relação ao vestibular e muitas vezes a pressão pode ser prejudicial aos estudantes. Imagina uma pessoa no seu ouvido falando o tempo todo que você tem que ser o melhor? Exigindo, cobrando, castigando e punindo? Claro que nem todos os pais são assim, mas o livro cumpriu muito bem esse papel de alertar sobre pais extremamente possessivos e exigentes.

A Mariana foi uma protagonista que me agradou, mas eu queria que ela fosse um pouco mais corajosa para enfrentar seus medos. Ela passou por uma situação bem ruim, mas se fosse comigo eu teria gritado aos quatro ventos e dado uns tapas na Heloísa. Mas, eu consigo compreender os motivos que a levaram a guardar seus próprios medos para si.

"Reconstruir castelos após duras batalhas sempre seria mais difícil que destruí-los e, após um ataque, eles nunca mais seriam os mesmos. Transformaram meu castelo em um amontoado de pedras quebradas e eu não sabia como reerguê-lo." (pág. 60)

Os personagens secundários são importantes para o crescimento da protagonista. Carina, a melhor amiga, sofre muita pressão da mãe e por isso passa por uma fase ruim e a Mariana tenta ajudar da melhor forma. Outro personagem interessante é o Arthur, um cara bacana e misterioso que entra na vida dela e vai ajudá-la a enxergar a vida com novas perspectivas e cores.

"Eu não posso te fazer muitas promessas e nem quero te dar coisas passageiras, mas as coisas que eu tenho para te oferecer por enquanto são todas suas. De mais ninguém." (pág. 210)

O livro tem um desfecho bacana, mas a narrativa deixa algumas pontas soltas que me deixaram com a pulga atrás da orelha de curiosidade. Ainda bem que tem continuação, mas infelizmente ainda não há previsão de uma data para o lançamento do segundo livro.

A escrita da Iris Figueiredo é muito fluida, a leitura foi tranquila e dinâmica. Ela acertou no tema do livro, pois trouxe um assunto bastante atual ao falar da popularização dos vlogs e dos virais na internet. Além disso, o livro deu seu recado sobre as dificuldades dos estudantes durante o fim do ensino médio. Leitura recomendada para leitores em busca de uma narrativa leve e envolvente.

Beijos!

39 comentários

  1. Obrigada pela resenha, Aline! Adorei lê-la e saber que você gostou do meu livro. É muito gostoso saber disso :D O segundo livro sai no primeiro semestre de 2015, provavelmente abril - já comecei a escrevê-lo e espero trazer todas as respostas que você ficou curiosa pra saber.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Acho que me identifiquei de primeira pelo livro devido ao tema. Não, não estou sofrendo as consequências de um boato! Mas, estou no último ano do ensino médio... E é complicado. Mesmo os meus pais falando que não vão me pressionar, existe uma pressão oculta e o desejo deles me verem entrando em uma universidade. Consigo entender perfeitamente o que a nossa protagonista tá vivendo. Já quero ler pra saber como ela soube lidar com tudo isso!

    ResponderExcluir
  3. Gostei de sua resenha... *-*
    Bem achei interessante a parte da pressão sofrida pela mariana por seus pais por causa do vestibular... e tbm sobre bullying que é um tema bem legal para parar é refletir um pouco... Só não mi encaixo na parte dos últimos meses para terminar o ensino médio, ainda estou no 1° ano mais ja penso bastante sobre essa data :P
    Quero ler esse livro acho que vou gostar bastante *-*

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da resenha e tenho muita vontade de ler o livro . Vi falar dele em um vídeo da Bruna e fiquei interessada.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Morro de vontade de ler esse livro, deve ser muito bom, mas infelizmente não tive oportunidade ainda :c
    Amei sua resenha e fiquei mais curiosa ainda hahaha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/05/resenha-ela-prefere-as-uvas-verdes.html
    Comente ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline gostaria muito de conhecer o livro da autora, mais ainda por ser nacional e blogueira ^^ tem coisa melhor? hahaha

    E abordar tudo isso em um livro diz que a mesma tem domínio do assunto, estou curiosa para conhecer a historia da Mariana ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  7. Oi Chefa!
    Adorei a resenha.
    Parece ser uma história bem divertida, apesar de abordar diversos assuntos mais tensos.
    Sei muito bem sobre a cobrança pro vestibular rsrs

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline!
    To bem curioso pra conhecer a escrita da Iris, pelo que voce disse o livro tem uma narrativa leve e fluida. A sinopse, mesmo não fazendo meu estilo, chamou minha atenção.
    Beijos
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que legal, parece que esse é o segundo livro da Iris né?
    Achei bem legal a sinopse do livro. Adoro livros com esse tema infanto juvenil.
    Achei bem legal a autora abordar os principais temas que estão presentes na adolescência.

    Bjok

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline!! Acredita que vi esse livro hoje na Livraria e achei a capa fofa!! Não conhecia a história, mas aborda temas bem interessantes! Acho que ficaria com raiva no meio do livro por causa da fofoca! Rssss! Coitada!!

    Beijos
    Mari

    Cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, Aline
    Gostei da sua resenha. Adoro livro Infanto-juvenil e gostei muito do tema desse. Gostaria muito de ler. A capa é muito fofa.

    ResponderExcluir
  12. O livro parece ser bem legal, com personagens cativantes. Adoro livros com tema juvenil, ainda mais por ter momentos ali que pelo que você falou já vivi. Como muitos, essa época de ensino médio. Deixou algumas pontas soltas, mas acho que pelo fato de ter continuação. Uma coisa que não me chamou muito a atenção. Talvez quando lançar o segundo, eu invista.

    ResponderExcluir
  13. parece um enredo jovem e atual!!!
    adorei a dica e sei que a Iris é uma super escritora!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ei não conhecia a Iris, mas vi o livro dela um blog literário e me apaixonei pela capa e sinopse ñ sabia que era da autora brasileira haha quero muito ler!!
    Vim aqui como visita e o blog é lindo!! <3 tenho um blog novo literário poderia fazer uma visita? Obrigada! Beijos
    http://doceliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Confirssões On-Line parece ser bem interessante. Abordando temas atuais e do dia-a-dia dos adolescentes, como bullying, vestibular, pressão dos pais e desentendimentos entre colegas da escola.
    Leria esse livro para um momento de descontração. Achei a capa lindíssima e espero que o segundo livro seja lançado em breve.

    ResponderExcluir
  16. Apesar de não ser fã de livros adolescentes eu me interessei por este livro.
    Um livro pode nos surpreender né.
    E ainda trata de um assunto atual...

    Blog: livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
    Fanpage: facebook.com/livrosvamosdevoralos

    ResponderExcluir
  17. Amei,adoro livro sobre adolescentes
    Amigos ,ex namorados, dúvidas ,intrigas tudo pra um livro bom
    Já quero ler

    ResponderExcluir
  18. Oi Aline!
    Parabéns por sua resenha, como sempre muito bem escrita e bem estruturada.
    Conheci esse livro aqui no seu blog e agora me deixou mais curiosa ainda sobre ele.
    Bejinhos

    ResponderExcluir
  19. No geral achei uma trama adolescente bastante clichê, pois em quase todos vemos essas fofocas e perseguições à protagonista da vez. Mas o que me chamou a atenção aqui foi a abordagem de vlogs e virais da Internet.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. bem interessante o tema qua a autora escolheu
    É uma coisa tão atual e comum no nosso universo
    Gostei bastante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Aline, tudo bem???
    Ownnn adorei a premissa do livro... é bem histórias juvenis que gosto de ler... adoro esses dramas adolescente e fiquei super curiosa sobre esse boato que falaram da protagonista que lhe trouxe sofrimento... detesto injustiça... mas na minha adolescência sofri muito porque guardava as coisas pra mim, mas eu era muito vingativa e tem coisas que fiz que me arrependo hoje de ter feito... mas na época foi a melhor sensação enfim... adoro ler esse tipo de livro que me traz essas lembranças boas de uma época em que me diverti o quanto eu pude... Xero!!

    ResponderExcluir
  22. Da editora eu pedi SAN, mas estava com grande dúvida entre qual escolher pq esse da Íris parece ser super bacana, sem falar que é muito elogiado. Uma pena que tenham ficado algumas pontas soltas.
    Hoje em dia tá é difícil achar livro único.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oie,
    confesso que não conhecia o livro, mas adorei sua resenha, parece o tipo de livro que eu adoraria.
    Já estou add na listinha de desejados :D

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  24. oi Aline, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, mas parece ser muito bom mesmo, além de bem atual. Fiquei curiosa para saber qual foi o boato e o que tal Heloisa fez. Pelo jeito aprontou feio.
    Adorei a dica
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Tenho bastante curiosidade por este livro tbm, e pela sua resenha deu pra perceber que a autora mandou bem em explorar esses tipos de problemas que abrange o universo juvenil. Sei que já passei desta fase, mas gosto bastante de livros assim, Aposto que é uma boa dica para quem está passando por essa fase.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Só conheço ela como blogueira também, e tenho muita vontade de ler o livro! *-*
    Adoro os temas abordados, tramas assim são sempre leves de ler, e eu adoro!! rs
    beijos
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi!!!
    A Iris é um amor, não é? Conheci o blog dele há muitos anos, quando nem pensava em ter o meu próprio. Foi por causa de blogs como o dela que me interessei em fazer um para mim. Mas você acredita que mesmo amando o trabalho dela como blogueira, nunca conheci o lado dela como escritora? Ainda não tive oportunidade.
    Eu ADORO a sinopse desse livro!!!! Eu era dessas que sofriam com boatos na escola. Quer dizer, sofria é modo de falar, porque eu nunca dei a mínima para nenhum deles. Acho que hoje em dia a gente tem que começar a pensar nos adolescentes de uma forma diferente do que pensávamos antigamente. Eles passam por coisas pesadas sim e muitas vezes nem sabem como lidar com isso. Super curtir a Mari!

    bjus
    terradecarool.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Já tinha ouvido falar do livro, mas não sabia que a autora também era blogueira. Já tinha visto o livro, achei a capa e o título bacana, mas nunca parei pra ler se que a sinopse.
    Achei o enredo bem interessante e o fato de abordar assuntos do cotidiano de alguns adolescentes, incluindo vestibular, me deixa bastante curiosa.
    Quando comecei a ler a resenha lembrei do livro "Os 13 porquês", pelo fato da protagonista ter sua vida mudada por causa de um boato e começar a sofrer bullying por isso.

    ResponderExcluir
  29. Oiiiiii
    Não conheço a autora (ou pelo menos acho que não), hahaha
    e achei bem bonitinho o livro, parece ter uma lição bem bacana!
    Quem nunca passou por problemas no ensino médio?!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  30. Com certeza minha esposa vai gostar desse livro, não faz meu estilo. A capa tem aquele jeitinho meigo, bem menininha mesmo hehehe

    Abraço,
    Diego de França
    Aguardo sua visita ;-)
    Leitor Sagaz | Grupo Amantes da Literatura

    ResponderExcluir
  31. Fiquei com muita vontade de ler esse livro.
    Geralmente não gosto quando um personagem é vítima e espero que esse não seja o caso da Mariana.
    O livro aborda temas que eu acho super interessantes e talvez eu consiga lidar bem com a protagonista já que temos quase a mesma idade.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  32. Gostei muito da resenha e tenho vontade de ler o livro . Vi outas resenhas que também me deixaram interessada. Beijos.

    ResponderExcluir
  33. A muito tempo eu estava de olho nesse livro. O fato de ser nacional, escrito por uma blogueira e ter essa capa e temática super fofa sempre me levaram a ele.. nem foram poucas as resenhas que eu li. Adorei os seus apontamentos que você fez do livro!

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  34. Esse livro parece ser muito interessante para o publico jovem, eu, no auge dos meus quarenta, acho que nao me identifico muito, mas como mae de um pre-adolescente, posso ter um aprendizado sobre o tema. Principalmente no que diz respeito a internet e cobrança nos estudos.

    ResponderExcluir
  35. Oiee

    Que legal uma blogueira lançar um livro eu sempre tive vontade de escrever algo quem sabe também não me torne escritora :)

    Muito legal história do livro e fiquei com vontade de ler , amei sua resenha!

    Universo adolescente remete sempre boas lembranças e bons dilemas as vezes é bom desestressar com esse tipo de leitura!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  36. A sinopse não me chamou tanta atenção assim, e ando meio cansada de ler livros nessa vibe YA, então acho que irei passar.

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON SERIES - Helix bit.ly/1nqC3QU

    ResponderExcluir
  37. Oi, tudo bem?
    Esse livro parece ser uma leitura bem leve, gostei muito do enredo da historia, ainda não tinha visto falar dele, mas me interessei, parece ser uma ótima leitura para passar o tempo, e é ótimo saber que a leitura é bem fluida.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  38. Oi Aline!
    Não conhecia o livro, mas acho que iria gostar da história. O tema é mesmo bem atual, sem contar que estou na mesma fase da personagem e entendo como o último ano é complicado, mesmo sem todos os problemas que a Mariana vai ter que enfrentar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  39. Me identifiquei muito com o livro, estou quase no 3 ano e ja sinto a pressão.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin