Nick e Norah - Rachel Cohn e David Levithan

Livro: Nick e Norah (Uma Noite de Amor e Música)
Autor (a): Rachel Cohn e David Levithan
Editora: Galera Record
Ano: 2009
ISBN 978-85-01-08540-5

"O que pode acontecer quando dois adolescentes se conhecem por acaso em um caótico show de punk rock? Eles se apaixonam, é claro. Depois de um beijo, Nick e Norah vivem uma aventura pelos bastidores de NYC - um encontro repleto de alegria, ansiedade, confusão e entusiasmo, como deve ser a primeira vez."

Oie, tudo bom?

Eu adoro quando começo a ler um livro e ele me conquista aos poucos e me prende do começo ao fim da leitura. Sabe aqueles livros legais que você fica relendo alguns trechos para ter a mesma sensação boa que teve durante a leitura? Parece um pouco louco, mas foi assim que me senti ao terminar esse Young Adult escrito por dois autores.

Nick e Norah estão prestes a ir para a faculdade. Certo dia eles estão no mesmo show de punk rock, mas Norah é uma espectadora e Nick toca baixo em uma das bandas quencore que estão se apresentando naquela noite. Ele está com o coração partido depois que Tris, terminou o relacionamento que eles tinham e tudo só piora quando ela aparece no show de mãos dadas com outro cara.

"[...]ela se inclina para o cara e balança a cabeça como se eu estivesse fazendo essa música para ela, quando, na verdade, se eu pudesse, pararia com tudo e dedicaria a ela um silêncio equivalente à dor que ela me deu." (pág. 11)

Ao perceber que Tris está se aproximando dele, Nick decide pedir ajuda para uma garota de blusa de flanela que está ao seu lado e se chama Norah. Ele diz para ela a seguinte frase: "Sei que isso vai parecer meio estranho, mas poderia ser minha namorada pelos próximos 5 minutos?". Imagina isso acontecendo? Esse encontro casual vai marcar não apenas a noite desses dois, mas mudará muitas concepções que eles têm. Os dois amam as mesmas bandas e curtem as mesmas músicas, mas em termos gerais são bem diferentes um do outro. Porém, quando eles se conhecem, essas diferenças não são impedimentos para que eles aproveitem as surpresas da noite.

Já tinha um tempo que eu não lia algo desse gênero com uma narrativa tão gostosa, jovem e envolvente. É um livro musical e poético onde os protagonistas soltam frases e questionamentos que também fazem refletir. Nada profundo, mas os autores colocaram na história de uma forma cativante.

"A mente tem um ouvido todo dela e às vezes a memória é o DJ mais furioso do mundo." (pág. 100)

Os capítulos são narrados alternadamente entre Nick e Norah e isso foi bacana para conhecermos os personagens separadamente. Os dois saíram de relacionamentos fracassados e não compreender o sentimento que surge entre eles em apenas uma noite. Esses receios são os mesmos que todos teriam se passassem pela mesma situação e sentissem essa mesma química e empatia por um quase estranho.

Nick tem uma tristeza e melancolia típica dos músicos. Norah é uma garota certinha, mas que apronta das suas de vez em quando e é capaz de largar tudo por uma coisa que acredita.

A interação entre o casal de protagonistas é bem palpável e tudo ocorre em grandes proporções porque toda a narrativa se passa em apenas uma noite. São dois personagens com a cumplicidade de um casal que se conhece há muito tempo, mas sem parecer forçado. Os autores foram inserindo os receios dos personagens durante os capítulos deixando o romance humano, verdadeiro e pessoal.

"Quero beijá-la sem contar os segundos. Quero abraçá-la por tanto tempo que posso conhecer sua pele. Eu quero, eu quero, eu quero." (pág. 193)

É um livro curto com uma narrativa bem dinâmica e a escrita leve dos autores facilitou a leitura e instiga o leitor a ler sem parar. Consegui terminar o livro em apenas um dia, pois ele possui um pouco mais de 200 páginas. A história está cheia de referências musicais e vale a pena pesquisar algumas bandas que são citadas em diversos momentos (Green Day é citado <3). Há também várias referências sobre lugares interessantes de Nova York, cidade que é pano de fundo da história.

Fiquei muito empolgada com essa narrativa e foi uma leitura extremamente leve e agradável. Cuidado para não se apaixonar pelos protagonistas e suas loucuras! Indico para todos que gostam de romances e de livros do gênero YA.

Beijos!

Ps= Um dos autores desse livro é o David Levithan, autor de Todo Dia e Will e Will.
Ps2= Há um filme baseado nesse livro chamado Nick e Norah que foi estrelado por Michael Cera e Kat Dennings. Confiram o trailer abaixo (possui spoilers da história):

26 comentários

  1. Adorei sua resenha. Amo a sensação que alguns livros nos proporcionam, você termina a leitura e, alguns minutinhos depois , volta a reler algumas partes, é muito bom.
    Gosto muito desse gênero de leitura. Fiquei muito curiosa para ler esse livro. Vou colocar na minha lista.

    ResponderExcluir
  2. Sou doida para ler o livro e ainda não consegui. Não consegui nem ver o filme! ahauahuaha
    Mas vou dizendo que sua resenha me deixou fascinada. Amo a escrita de David, e se toda a poesia dele estiver ai, então o negócio vai ficar sério. ahauahuahuahua
    Linda resenha!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. não conhecia o livro, mas quero ler algo do David, é um autor que me inspira curiosidade
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse filme é tão doce , eu comecei a assisti-lo um dia assim do nada e me apaixonei por ele <3

    Beijos , Anna

    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já tinha ouvido falar do livro, mas não sabia exatamente sobre o que se tratava.
    Pelo que você falou parece ser o meu tipo de livro.
    Não é loucura reler trechos para lembrar de boas sensações, eu faço isso direto.
    A alternância da narrativa entre os personagens, fazem com que possamos ter uma visão mais ampla da obra e isso é bem legal.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  6. Oie Aline =)

    Não conhecia o livro e nem o filme (shame), mas a história me pareceu interessante. Gosto de enredos dinâmicos e narrativas leves *---*

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  7. Oi chefa olha que legal, já tinha visto esse filme e nem me liguei que tinha livro, e já curti o enredo ainda mais quando o assunto é música e o gênero Punk Rock que eu adoro!
    Ps. mais uma pra lista :P
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline!
    Já assisti o filme, e lembro que na época eu tinha muita expectativa sobre ele, mas foi beeem fraco.
    Acho que livro seja melhor e uma leitura agradável.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Li faz um tempinho esse livro, e curti bastante! Eu quero muito assistir o filme, na época não fazia ideia quem era a atriz com o Cera, e agora conheço ela de 2broke <333
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Vi o filme no carnaval e achei muito lindinho!
    Ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mesmo achando que não terá a mesma graça! Na verdade, quando eu vi o filme, não sabia que tinha o livro!
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Assisti ao filme recentemente e não sabia que havia o livro. Apesar da estória ser interessante, não fiquei muito interessada em ler o livro. Talvez pelo fato de eu já saber como o livro termina e não ter aquele elemento surpresa.
    Quem sabe algum outro dia quando não tiver muitos livros na minha pilha de leitura eu pare para ler este.

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline!
    Eu adoro o filme, de verdade! Sério, eu vi e foi paixão à primeira vista. Agora estou louca atrás desse livro em alguma troca, mas, como não encontro de jeito nenhum, acho que vou acabar comprando. Preciso ter esse livro aqui e JÁ!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  13. Oi Aline, tudo bem???
    Ai que resenha mais linda... Acredita que eu olhei a capa e nem percebi que era tema do filme, digo porque quando dei inicio a leitura da resenha e no decorrer dela, fui me lembrando que havia assistido um filme muito semelhante a história e ao final de sua resenha percebi que não era loucura da minha cabeça. Eu adorei assistir esse filme e assisto todas as vezes que passa na tv. Agora que eu sei que tem o livro vou procurar para comprar. Por enquanto vou deixar na minha lista de livros... Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline!
    Assisti esse filme ontem e depois descobri que tem um livro... A sua foi a primeira resenha que li... O filme é ótimo e o livro foi para a minha lista, mas parece ser um pouco diferente do filme...
    Beijos
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Sou doida para ler esse livro! Ele parece ser mt bonito e os dois autores são ótimos. Já tentei assistir o filme duas vezes, mas acabei achando-o chato e parei pois resolvi que leria o livro e só depois iria conferir a sua adaptação cinematográfica. Espero poder ler esse livro em breve.

    ResponderExcluir
  16. oi Aline, adorei a resenha, acho que iria gostar muito do livro também. Eu adoro música (o Green Day, então!), e adoro NA, então é uma ótima combinação.
    Eu tenho uma queda enorme por juvenis, mas o que prefiro nos NA é que os personagens são mais maduros, geralmente trazer uma bagagem de tramas ou relacionamentos fracassados, e portanto, nunca são cegos e retardamente apaixonados, rs.
    gostei da dica, e já vou incluir no skoob!
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu sempre digo que vou ver esse filme e depois acabo esquecendo, mas a sua resenha fez eu lembrar que preciso ver esse filme.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu acabei de ler um livro da autora e fiquei super empolgada para ler outras coisas, porque adorei a escrita dela. Já tive esse livro, inclusive o filme, mas não cheguei a ler e troquei livro. Vou tentar encontrá-lo porque saber que é um romance fofo me agradou mesmo!

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Aline :)
    Além de ter gostado muito do enredo desse livro - que já me fez querer lê-lo -, amei também que o David Levithan é um dos autores! Já li Todo Dia dele e estou querendo muito ler Will & Will e agora descobrir esse livro me deixou animada pra ler também.
    Esse gênero é um dos que eu mais leio e gosto. Obrigada por essa dica!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Amei a resenha e o trailer tbm , ai esse livro parece ser tao bom , ja pensou kkk uma namorado por cinco á Dez minutos kkkk , O trailer é mto bom tbm , eu nao sei se ta pra estreiar ou se ja lançou porque nunca vi esse filme nos cartares dos cinemas daki da cidade , vou procurar saber mais !!
    Beijos da Quel !

    ResponderExcluir
  21. Estava mesmo querendo uma dica de um livro jovem bem leve e este parece ser ótimo! Ainda não conhecia mas achei muito interessante, o enredo me deixou com vontade de ler também e acompanhar as loucuras dos dois personagens!
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Adoreeei a história. É exatamento do tipo que eu gosto. Um romance que, pelo o que parece, é mais divertido do que meloso!!
    Vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
  23. Oi, que super esse livro, é a primeira vez que vejo falar dele e já quero ler, a leitura parece ser muito gostosa mesmo, imagina isso acontecendo comigo hehehe não sei o que eu faria não kkkkkk nossa rindo como louca aqui não sei porque kkkk também não tinha ouvido falar do filme, mas irei procurar para assistir.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  24. Oi,nunca li nenhum livro do David,mas tenho muita curiosidade em ler. A história é muito boa,me deixou com vontade de ler,e o trailer aumentou essa vontade,parece ser um livro bem engraçado pelo o que se pode ver do trailer. Estou muito curiosa pra poder ler,e vou ver se encontro o filme para assitir,já que estou atoa hoje. Beijos e parabéns pela resenha !

    ResponderExcluir
  25. Que história fofa *--------------*
    Acabei de adicioná-lo na lista de desejados haha
    Anotei também o filme para poder assistir futuramente =)

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  26. Você simplesmente me deixou louca pra ler esse livro!
    Green Day! s2 E a protagonista do filme é a Max de 2 Broke Girls, awwwn *---*
    Comprei "Todo Dia" recentemente, ainda nao li, mas espero que seja tao bom quanto Nick e Norah. Sério, vc me deixou louca por essa historia!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin