Autor (a): Cristina Norton
Editora: Casa da Palavra
Ano: 2014
ISBN 978-88-577-34454-3
"Na ilha da Madeira, na segunda metade do século XIX, Eugénia Maria se desespera com o estado de saúde da sua filha Isabel. Aos quinze anos e vítima de tuberculose, a menina parece cada dia mais fraca e desacreditada pelos médicos. Para animá-la, a mãe resolve contar-lhe o segredo da própria paternidade, sobre o qual Isabel nunca deixara de fazer perguntas. Mas a história começa, naturalmente, muito antes, em 1775, quando nasceu a avó da garota, que foi aia da princesa Carlota Joaquina."
*Livro cedido em parceria com a Editora Casa da Palavra.
Oie, tudo bom?
História era minha matéria preferida na escola e adoro conhecer um pouco mais da história do Brasil. Quando solicitei esse livro não imaginava que a vida da protagonista estava relacionada a alguns personagens importantes na história de nosso país. O Segredo da Bastarda é um romance histórico que retrata a vida de Eugênia de Meneses, filha de Rodrigo de Meneses e Maria José. Ela nasceu em Portugal em 1775 quando sua mãe já tinha três rapazes.
Ainda pequena seu pai foi nomeado capitão general e governador de Minas Gerais e a família partiu rumo a Vila Rica onde viveram alguns anos antes de voltarem para Portugal. No Brasil, Eugênia era uma criança livre para brincar pelos jardins e adorava passar o dia andando com uma pequena escrava que vivia em sua casa. Sua família sempre foi muito unida e abastada, ou seja, Eugênia sempre se sentiu amparada e havia muita união com seus pais e irmãos. Foi em nosso país que ela também conheceu a Senhorita Felícia, que lhe ensinou muitas lições importantes, e onde ela passou os melhores anos de sua vida.
Anos depois ela foi indicada pelo pai para ser uma das damas de companhia da princesa Carlota Joaquina. No palácio, Eugênia tem contato direto com a realeza e tem que lidar com o temperamento tempestuoso de Carlota e sua eterna briga pelo poder com D. João VI. Nesse período ela também conhece William Beckford, o único homem por quem se apaixonou perdidamente.
A história é narrada tanto pela Eugênia de Meneses, quanto pela sua filha Eugênia Maria que conta a história de sua mãe para a filha Isabel. Ela narra apenas uma parte da história e a outra parte é apresentada por um narrador onisciente que revela o que outros personagens estão pensando ou fazendo. Alguns capítulos são narrados pela madrinha da protagonista, Nossa Senhora da Madre de Deus, e para mim são os mais divertidos do livro.
"Um sinal. Agora? Não entendo a teimosia dos crentes em confundirem as nossas capacidades. Sou uma santa, não uma ilusionista de freira!" (pág. 299)
Eu gostei da forma que a autora uniu a ficção com fatos históricos. Não pensem que se trata de um romance açucarado e cheio de suspiros. A autora mostra sem filtros os acontecimentos da época: bastardas não podiam virar freiras, um pedido da família real era como uma lei, os criados tinham que limpar as mulheres depois do sexo com o marido, etc. Foi bacana o humor que a Cristina Norton inseriu no texto para falar de alguns fatos históricos, pois deixou esses acontecimentos mais divertidos e interessantes (como o motivo do título do livro ter bastarda, por exemplo).
"O povo, sempre pronto a dizer a verdade em tom de deboche, contava um erro e, tendo mandado o reino de Portugal uma pescada, da Espanha haviam enviado uma sardinha" (pág. 73) - Quote que se refere a feiura da Carlota Joaquina.
Os capítulos do livro são curtos e a narrativa da Cristina Norton flui bem. Porém, a minha leitura foi arrastada por vários dias e ainda não sei dizer o motivo para isso ter ocorrido. Por mais que a narrativa seja agradável, a trama não me prendia por muito tempo e logo eu parava de ler e só retomava no dia seguinte. Além disso, em alguns momentos a história ficava muito estagnada e isso me desanimava.
A protagonista é uma mocinha tipicamente da época: educada, proativa, dedicada, simpática e obediente. Mas, os problemas dela só começaram porque foi obediente demais. Eu entendo que é uma atitude condizente com a época, mas não deixei de sentir frustração com a passividade da Eugênia para alguns fatos que ocorreram . Ela nunca levantava a voz para magoar ninguém e sofreu muito por conta disso.
O Segredo da Bastarda é um livro muito indicado para quem curte livros históricos, mas também para todos que querem fugir da sua zona de conforto. Não deixem que os capítulos mais arrastados desanimem vocês e se deliciem com alguns bastidores da família real portuguesa que foram apresentados na história.
Beijos!
Boom esse nao faz muito meu gosto literario , gosto de leitura mais leves , nao gosto mt d livros historicos , !! mais parece ser legal !! , quem sabe um dia , eu sinta vontade de ler esse livro , Por enquanto nao bjoos
ResponderExcluirOi Aline,
ResponderExcluirGosto muito de romances que usam fatos históricos junto com a ficção, deixa o livro com um conteúdo ótimo - claro, que, quando autor sabe fazer isso. Lucinda Riley mescla isso muito bem.
Fiquei curiosa em ler algo relacionado aos senhores de Portugal, parece interessante.
Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog
Achei a capa do livro linda de morrer <3, mas a trama não faz meu estilo de leitura, por isso não me interessei!
ResponderExcluirMas como você falou no final da resenha sobre fugir da zona de conforto eu posso até arriscar ler!
http://memorias-de-leitura.blogspot.com
Oi, Aline
ResponderExcluirÓtima resenha. Adoro livros históricos, principalmente quando narram parte da história do Brasil.
Gostei muito desse livro, principalmente porque tem a Carlota Joaquina (que é uma figura!). Vou ler, com certeza.
Ops, na escola, história era uma das matérias que eu menos gostava :(
ResponderExcluirSendo assim, esse livro não me interessou muito, embora eu ache muito legal quando autores conseguem trazer alguns fatos históricos importantes para os livros, faz a História da escola parecer menos chata.
Bjokas
http://nerdworldofgirl.blogspot.com.br
Pooo, então o livro é pra mim! Adoro livros históricos. A Drê falou muito bem dele e agora a sua resenha tb me motivou bastante. Na verdade achei que o livro se tratava de um romance erótico. Que bom que não é!
ResponderExcluirbeijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Oi chefa, tirando os livros que li para aula de literatura, faz tempo que não leio histórico, eu acho que a leitura se arrasto por ser um livro bem denso né, e por se passar em uma época diferente!
ResponderExcluirbjkas
Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação
Eu também gosto muito de livros que envolvem fatos da história. Eu aprendi a gostar de histórias assim com uma professora de História que eu tive, ela não ensinava só e sim contava como se ela tivesse visto acontecer e isso aumentou meu interesse por livros assim. O segredo da bastarda é a primeira vez que leio sobre ele e gostei muito, mesmo com alguns capítulos sendo arrastados quero poder ler algum dia :)
ResponderExcluirhttp://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/
A história não me chamou tanto a atenção, mas a sua resenha ficou ótima.
ResponderExcluirQuem curte esse tipo de trama vai adorar!
beijos
apenas-um-vicio.blogspot.com.br
Não sou muito fã de romances históricos, mas sou apaixonada por História (♫ eu sou uma contradição ~~relembrando as musiquinhas da Pitty.) e quando se trata do Brasil, em especial Minas, meus olhinhos brilham.
ResponderExcluirFiquei bem curiosa quanto ao livro e vou adorar conferir.
Hey
ResponderExcluirHistóricos são ótimos, cada vez me cativam.. e envolver o Brasil me deixa sim mais curiosa.
Gostei da capa!
bjs
Nana - Obsession Valley
oi Aline, eu também sempre adorei história, e gosto muito de livros que misturam a ficção a fatos reais. É bom ver livros assim retratando a história do Brasil, já que o comum são estrangeiros passados na Europa.
ResponderExcluirAcho que esse é um livro para o qual eu daria uma chance
beijos
meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Me conquistou pela capa, que é linda, mas esse negócio dos capítulos arrastados me preocupam. Não é todo autor que consegue dar uma dinâmica para o livro e fazê-lo fluir bem, ainda mais histórico onde alguns elementos podem não atrair todo mundo.
ResponderExcluirBjs, @dnisin
www.seja-cult.com
ADOREI! Sou apaixonada por livros históricos.
ResponderExcluirwww.corujicesnomundo.blogspot.com.br
Adorei a dica, não conhecia o livro ainda.
ResponderExcluirBjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
Caramba você já leu esse livro? E eu aqui ainda pensando em comprar rsrs
ResponderExcluirO livro parece ser bom, apesar de você ter falado que a história se arrasta um pouco. Eu não gosto disso, pois fico cansada demais e demoro muito pra terminar de ler o livro.
Beijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Oi Aline, adorei a resenha, como estou me viciando em romances de época, esse foi com certeza uma bela dica. Beijos, Mi
ResponderExcluirwww.recantodami.com
Gostei da resenha Aline. Amo romances históricos, principalmente quando são entremeados por fatos verídicos. Beijo!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com
Oi Aline!
ResponderExcluirJá tinha gostado de sinopse do livro, mas agora fiquei com mais vontade de ler... Romances históricos geralmente são leituras que eu amo, mas esse parece ser bem diferente
Beijos
http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/
O livro até parece ser legal, mas no momento não sinto vontade de lê-lo e por algum motivo ultimamente estou evitando livros históricos, mas achei a capa bonita ^^
ResponderExcluirOi Aline. :)
ResponderExcluirLivro para fugir da zona de conforto, gostei! Estou precisando de um livro assim, afinal, dá uma sensação diferente ao ler. O Segredo da Bastarda, me parece uma leitura bem desafiadora e achei interessante os pontos que você citou, e por ser um livro de época, já ganhou pontos comigo. :)
Beijos.
www.daimaginacaoaescrita.com
Apesar da ideia geral ter me agradado, o fato de vc ter dito que a leitura é arrastada me deixou com pé atrás, ando evitando esse tipo de leitura ultimamente, mas vou deixar anotado...vai quê...rs
ResponderExcluirAndy_Mon Petit Poison
POISON ABOUT - Debutando #21 bit.ly/1kogDCt
Oi Aline :)
ResponderExcluirNão me interessei por esse livro pois não gosto de romance histórico. Na verdade, nunca parei pra ler algum, pois só de ver o enredo, tenho certeza que não vou gostar. Posso estar errada sobre esse, mas no momento eu não faria a leitura mesmo.
Beijos
Olá!
ResponderExcluirTambém gosto muito de história e acho muito interessante livros que unem fatos históricos com ficção. Este que você resenhou pareceu muito bom, ainda não conhecia e fiquei interessada. Parece ser uma ótima leitura por ser narrada bem humorada também, como você comentou. Fiquei curiosa! :)
A história parece bem legal, mas devo admitir que ainda tenho um preconceito (idiota) com livros de época. Não consigo gostar. Preciso encontrar um que me deixe apaixonada pra ver se eu paro de bobeira!!
ResponderExcluirOi Aline, diferente de você historia não era uma das minhas matérias preferidas na escola, pois sou péssima em lembrar datas e o que aconteceu em cada data, mas esse livro parece ser muito bom, eu fiquei hiper curiosa para saber mais, chato esse negocio de bastarda não poder virar feira que tipo de lei é essa fiquei indignada com isso, a sua resenha esta ótima, parabéns.
ResponderExcluirBeijos!!!
Oi Aline, diferente de você historia não era uma das minhas matérias preferidas na escola, pois sou péssima em lembrar datas e o que aconteceu em cada data, mas esse livro parece ser muito bom, eu fiquei hiper curiosa para saber mais, chato esse negocio de bastarda não poder virar feira que tipo de lei é essa fiquei indignada com isso, a sua resenha esta ótima, parabéns.
ResponderExcluirBeijos!!!
Oi Aline, então,esse tipo de livro não me agrada muito,mas também não sou fã de História,só que sua resenha ficou ótima,pra quem gosta desse tipo de livro é um bom investimento. Tem uns fatos bem legais que você disse na resenha que me chamaram a atenção,mas eu sinto que se comprasse esse livro não ia me prender a ele .
ResponderExcluirBeijos !
Eu estou querendo entrar nessa onde de livros históricos, mas esse não me convenceu.
ResponderExcluirOs capítulos mas arrastados podem me fazer desisti facilmente da leitura já que não se trata de um gênero que eu curto muito.
Beeijinho. Dreeh
Blog Mais que Livros
Curto bastante história e romances históricos. Gostaria de ler, mas nao gosto de coisas arrastadas =\
ResponderExcluirVeremos se no futuro, terei a oportunidade de acompanhar essa historia =D