Vovó Vigarista - David Walliams

Livro: Vovó Vigarista
Autor (a): David Walliams
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
ISBN 978-85-8057-345-9

"Se você acha que toda vovozinha é igual, precisa conhecer a avó de Ben. Ela poderia se passar por uma senhorinha qualquer: é velha, usa um casaquinho lilás e faz palavras-cruzadas. Toda sexta-feira Ben dorme na casa dela, e isso para ele é o fim. No jantar sempre tem repolho, a tevê nunca funciona e a avó o faz ir para a cama às oito da noite. E no dia seguinte nem tem aula! Como qualquer outro menino, Ben acha tudo isso chato demais. Ou pelo menos achava, até descobrir que a coisa toda não passa de um disfarce: vovó, na verdade, é uma vigarista internacional, a ladra de joias mais procurada do mundo. Agora, juntos, eles vão planejar o maior roubo de todos os tempos."

Oie, tudo bom?

O protagonista de Vovó Vigarista é Ben, um garoto inglês, que mora com os país e tem o sonho de se tornar encanador quando crescer. Os pais dele são viciados em dança de salão e quando não estão assistindo ao programa Dançando com as Superestrelas, estão em aulas ou eventos de dança. Quando saem, os dois deixam Ben com a avó paterna, uma simpática senhora que mora sozinha.

Ben odeia ficar com sua avó porque sua casa sempre cheira a repolho, ela cheira a repolho e tudo que ela faz envolve repolho (ela come bolo de repolho, acreditem).  Além disso, eles não conseguem encontrar um assunto em comum e ele sempre vai embora frustrado da casa da avó. Tudo muda quando ele descobre uma caixa misteriosa cheia de joias na casa dela.

Ela acaba contando que é a Gata Negra, uma famosa ladra de joias e conta várias histórias sobre seus roubos deixando o neto encantado. A única coisa que me agradou em Vovó Vigarista foi a cumplicidade de dos dois depois que ele descobre que a avó pode ser uma pessoa legal e que tem coisas boas para contar.

Os pais de Ben me irritaram muito na história por causa do desleixo com que tratam não apenas o filho, mas também a vovozinha da história. No desenrolar da narrativa, a autora não explica essa atitude e isso é bem frustrante.

Ben também é bem imaturo para sua idade e isso causa desconforto, pois a ingenuidade dele não condiz com um pré-adolescente. A sinopse promete uma história cheia de aventuras, mas isso não ocorre em nenhum capítulo. Vovó Vigarista me decepcionou muito porque é um livro infantil que tinha um grande potencial, mas ficou apenas no quase. Já o final da história é triste e deixa uma lição bonita, mas sem emocionar o leitor.

"Se deseja ser encanador, e este é seu sonho, então ninguém vai poder impedi-lo. Você entendeu? Nessa vida, temos mesmo é que seguir nossos sonhos. Senão só estaremos perdendo tempo." (pág. 139)

Como uma leitura infantil, a história tem conceitos maravilhosos a oferecer, mas o autor poderia ter explorado mais o que tinha em mãos. A escrita do autor é agradável, rápida e tranquila. É uma leitura para ser feita em poucas horas e indicada para presentear crianças leitoras.

Amei a edição feita pela Editora Intrínseca que caprichou na capa e nas ilustrações dos personagens.

Minhas ilustrações preferidas:



Essa é a melhor!
Beijos!

13 comentários

  1. Oi Aline!
    Eu adoro livros assim, eles costumam ser bem levinhos. Mas é uma pena que não tenha alcançado todo o potencial. :( Eu detesto quando as atitudes dos personagens não condizem com suas idades, isso em qualquer livro. É péssimo!
    Mas ok, a diagramação é linda, ilustrações maravilhosas. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Tô querendo ler esse lançamento, adoro tanto livro infantil, com ilustrações e tal. Parece ser um livro bem divertido, tanto para as crianças, quanto para as pessoas de mais idades. Achei bem bonita as imagens, bem feito. Esse pode ser um excelente presente de dia das crianças, pois é uma historia bem envolvente. Parabéns por dedicar esse post a literatura infantil, isso é bem importante.

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga tudo bem, eu tbm achei que o livro seria bem legal e engraçado, ainda não li mas confio na sua resenha, todas as vezes que li foi sempre fiel nas opiniões, ainda tenho curiosidade em ler, mas não de ter o livro na estante rsrsrs
    As grandes editoras estão com a velha mania de divulgar o livro sendo uma coisa e quando vamos ler é outra, eu acho isso super desleal, mas faz parte da industria literária.
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  4. Uma pena o autor não ter explorado tudo o que podia, mas mesmo assim pelo jeito a leitura vale a pena né? Já li outras resenhas dele, parece muito divertido e com ensinamentos legais. E as figuras são um charme a mais!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Comecei lendo sua resenha pela sinopse, e curti, mas não sei se compraria, e é uma pena o autor não ter conseguido explorar todos os pontos, de vez em quando isso acontece e acaba deixando um que de frustração. Achei bonita as ilustrações. E gostei da resenha, pois você abordou tantos os pontos positivos quanto os negativos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ah, poxa. O nome atraiu tão rápido quanto a sua resenha me tirou o encanto. Detesto quando o livro não alcança minhas expectativas.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que esse livro tinha ilustrações bonitinhas rs
    Já vi outras resenhas que também não falaram tão bem do livro, realmente não sinto vontade de ler!

    Beiijos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline! ^^
    Gosto de livros infantis, mas não muito. Mesmo gostando de fantasias, e haver vários livros do gênero para essa faixa, muitos deles tem o aspecto desse, parece que o autor não se aprofunda muito na história. Não sei se porque o faz para crianças ou porque decidiu fazer mesmo.
    Não sei se irei ler esse.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre me dou mal quando pego para ler livros infantis, porque sempre coloco mais expectativas do que eu posso sobre o livro, e isso estraga muito a leitura :S
    Quem sabe mais para frente, quando eu tiver uma maior maturidade quanto aos infantis, eu não tente esse livro?!?!

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Eu ganhei esse livro em uma promoção, ainda não li, mas já folheei e achei ele uma graça. Ele com toda certeza não faz meu tipo, mas sei que vai ser uma boa leitura para limpar a mente de romances fofos e cenas hots.

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin