Autor (a): Paulo Levy
Editora: Bússola
Ano: 2012
ISBN 978-85-62969-17-1
"Embalado por sua amizade colorida com Dulce Neves, por doses de sua cachaça favorita, por seu empenho como pai à distância e por seu mingau de farinha láctea, o delegado Joaquim Dornelas mais uma vez usa de aguçada intuição e incrível faro policial para desvendar mais um complicado crime."
Oie, tudo bom com vocês?
*Livro recebido em parceria com a Editora Bússola.
Esse livro foi solicitado porque gosto muito do gênero policial. Morte na Flip conta a história do delegado Jaquim Dornelas, um policial que vive e trabalha na cidade de Palmyra. Ele é divorciado, tem dois filhos, gosta de ler e tem uma espécie de namoro com sua amiga Dulce Neves, que trabalha no IML.
Esse livro foi solicitado porque gosto muito do gênero policial. Morte na Flip conta a história do delegado Jaquim Dornelas, um policial que vive e trabalha na cidade de Palmyra. Ele é divorciado, tem dois filhos, gosta de ler e tem uma espécie de namoro com sua amiga Dulce Neves, que trabalha no IML.
Palmyra está sediando a Feira Literária de Palmyra (Flip), quando um grave crime acontece na praia onde Georgia Summers é encontrada morta. Ela era uma das autoras que participaria da feira e estava na cidade acompanhada de sua companheira Madalena. Toda a narrativa se passa durante a investigação do assassinato pela polícia.
Como personagem principal eu me apaixonei pelo delegado Dornelas, um homem da lei que precisa da sua dose diária de chocolate por dia, gosta de assistir a novela das 20h e adora livros. Foi interessante ver o protagonista redescobrindo o amor com Dulce e relação a distância com seu filho.
A maneira que ele pensa e reflete sobre as pistas do crime me fez recordar dos livros de Sherlock Holmes.
"(...) refletiu, sobre o tempo que dedicara, em toda a vida, a elucidação de crimes cometidos por razões no mínimo estúpidas, porém humanas: dinheiro, poder, ciúme, inveja, avareza, pura maldade. E no melhor dos casos, se é que isso é possível: amor. 'O ser humano é um bicho muito estranho', concluiu." (pág. 11)
O mistério envolvendo o crime me surpreendeu um pouco no final, mas achei que as últimas páginas ficaram um pouco corridas e só por isso não dei cinco estrelas no Skoob. Em apenas 2 páginas o delegado expõe suas opiniões e achei pouco espaço para falar das motivações do assassinato. São muitos personagens secundários, mas nenhum me cativou como o protagonista.
Morte na Flip tem muitos trechos engraçados e separei uma fala do depoimento de uma testemunha...é hilário:
"Preguiça. O beabá do começo é muito chato. Não tenho mais saco de começar tudo de novo, marcar encontros, me arrumar, segurar os peidos, ter aqueles papinhos 'Você gosta de fazer o quê'?" (pág. 79)
Eu gostei muito da escrita do autor, pois a leitura é simples e fluiu muito bem. A diagramação é simples e com páginas brancas, mas em nenhum momento isso me incomodou. O gênero policial me agrada muito e amei ler um livro brasileiro nesse estilo. Foi bem escrito e a leitura é mais que indicada.
Se gostou não se esqueça de deixar as opiniões nos comentários! Até a próxima, beijos.
Ai, estou começando parceria com a editora bussola... Acho que vou solicitar esse livro tambem... Na realidade estou em duvida entre esse e o réquiem de um assassino... Os dois parecem ser muito bons...
ResponderExcluirEnfim, parabéns pela resenha...
XOXO
Umnovo-roteiro.blogspot.com
Obrigada!
ExcluirO livro é ótimo e um gênero que gosto muito.
Beijos
:D
Eu não sou muito adepta as páginas brancas e quando me arrisco por um livro assim, preciso ir com muita calma. Não conhecia o livro e achei uma boa pedida Aline pra mim que curto o gênero (difícil é ter um gênero que eu não goste, rs).
ResponderExcluirAnotei sua dica aqui e quando voltar a fazer compras vou tentar adquirir ele.
Beijos
www.leitoraincomum.com
É um bom livro policial e vale a pena investir!
ExcluirBeijos
:D
Não li a resenha porque não quero me influenciar. Estou com Réquiem para um assassino do mesmo autor, solicitei primeiro porque pelo que entendi a história veio antes, sei lá. Se gostar, vou ler Morte da Flip então, espero não me decepcionar. Beijos, Rê.
ResponderExcluirleituradeumageek.blogspot.com
Boa leitura Renata!
Excluir:D
Não conhecia essa livro e, confesso, não fiquei muito interessada por ele. Esse não é meu gênero favorito e a capa também não me agradou :(
ResponderExcluirGih Alves || atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com.br
Oi Aline tbm gostei muito de ler esse livro,foi o meu primeiro do gênero policial!
ResponderExcluirSua resenha bem detalhista muito boa!!!
Adorei!
bjs
Livros, a Janela da Imaginação
Obrigada Dani!
ExcluirBeijos!
:D
Engraçado, sempre achei que esse livro se remetia a um assassinato na feira literária de Paraty... rsrs... mas foi puro engano.
ResponderExcluirParece interessante. Faz um tempo que eu não leio um livro policial. Gostava muito nos meus tempos de Arquivo X. Preciso voltar a lê-los! ^^
Beijusss;
http://hipercriativa.blogspot.com.br/
A minha cara ao ler a sinopse foi exatamente essa >>> o.O
ResponderExcluirMas até que acompanhando sua resenha, o livro não parece de todo mau. E a capa é bem interessante.
Beijos!
Oi Aline, também sou parceira da Bússola e solicitei Morte na Flip. Estou namorando ele aqui. Ainda lendo, mas, estou amando. Ótima resenha!
ResponderExcluirBjus
Obrigada!
Excluir:D
Menina, você quer me matar haha quando li o título no link pensei que era uma notícia kkk ainda bem que é só uma resenha!
ResponderExcluirNão sou muito fã desse gênero, mas esse livro parece ser bem interessante, principalmente por ser nacional (amo livros nacionais!)
Beijos,
Andresa Vidal
www.inbookshelf.com