Serraria Baixo Astral - Lemony Snicket


Livro: Serraria Baixo Astral
Autor: Lemony Snicket
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2002
ISBN 9788535902105

"Na opinião de Lemony Snicket, 'de todos os volumes que contam a vida infeliz dos órfãos Baudelaire, Serraria baixo-astral talvez seja o mais triste até agora'. Alto-Astral é o nome da serraria que serve de cenário para as novas calamidades que Klaus, Violet e Sunny serão obrigados a viver. Trata-se de uma 'ironia do destino', pois ali, no meio daquelas árvores derrubadas, daquelas enormes toras de madeira, o que as três crianças vão encontrar é mais uma coleção de coisas horripilantes, tais como uma gigantesca pinça mecânica, bifes do tipo sola de sapato, uma hipnotizadora e um homem com uma nuvem de fumaça no lugar da cabeça. A vida dos Baudelaire é mesmo muito diferente da vida da maioria das pessoas, 'a diferença principal estando no grau de infelicidade, horror e desespero'..."

Boa noite, galera!

Hoje falarei sobre o 4° livro da jornada dos irmãos Baudelaire: Serraria Baixo Astral. Como o nome já diz tudo, a próxima casa das crianças é uma pequena serraria na cidade de Paltryville (um lugar que tinha tudo para ser tranquilo). Porém, o novo tutor responsável pelos órfãos é um homem totalmente ganancioso que coloca os meninos para trabalharem com madeira o dia inteiro e eles passam a comer somente uma pequena goma de mascar como almoço.

A situação para os três irmãos já não andava muito agradável e um pequeno ''acidente'' acontece.  Klaus tropeça  e quebra seus óculos, obrigando-o a se consultar no oftalmologista da cidade. O que ninguém imagina é que Olaf está disfarçado de recepcionista Shirley no grande prédio em forma de olho.

Um acidente quase fatal acontece, o irmão do meio é hipnotizado e Violet, juntamente com Sunny, devem reunir-se de coragem e bravura para desvendar todos os mistérios sozinhas. Os papéis se invertem: Violet se torna pesquisadora e Klaus um inventor.

Assim que li esse livro pela primeira vez me apaixonei por Klaus Baudelaire. Nessa narrativa ele se encontra tão indefeso que vocês podem ficar até com dó. O pequeno órfão em muitos trechos da narrativa em estado de hipnose, obedecendo ordens cruéis dos capangas do conde Olaf.

Violet e a pequena Sunny ficam sozinhas sem o sábio irmão e enfrentando coisas absurdas. A fragilidade de Klaus me dominou desde o começo, ele confunde o nome das irmãs e demonstra uma inocência sem igual.

Este é sem sombra de dúvida um dos melhores da série. O que é mais incrível é a narrativa que fica cada vez melhor. Ela já começa boa e o autor cativa de uma forma que não há como parar. Espero que vocês tenham gostado da resenha.

Comentem,até a próxima com Inferno no Colégio Interno

Camila Gonçalves - @camilamla : )

7 comentários

  1. Aline,

    Não conhecia esta série... adorei o nome do protagonista Klaus, fiquei com muita vontade de ler!!!

    Conheci seu blog através de um outro que sigo, e tenho que te falar uma coisa... QUE LINDO QUE ELE É!!!
    PARABÉNS!!!
    Claro que já estou seguindo, espero poder estar por aqui mais vezes!!!

    Beijos

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por todo carinho Patty.
      Apareça e comente sempre!
      Beijos.

      Excluir
  2. Essa séria parece sem bem legal !!

    Beijos

    Andressa
    http://www.livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é.Incrível.Leia,garanto que vc não vai se arrepender.

      Excluir
  3. Engraçado como lembro pouco desse livro!
    Quero ler de novo!!
    Acho que o problema é que eu li sem respirar. Igual foi com Harry Potter. Perdi muitos detalhes! rsrs..
    Recomendo muito essa série!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Helaina. A Camila, que escreveu as resenhas, leu quando era adolescente e releu tudo agora quando comprou aquele box do Submarino.
      Eu ainda não li, mas pretendo ler logo!

      Excluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin