Autor (a): Janice Kaplan e Lynn Schnurnberger
Editora: Record
Ano: 2007
ISBN 978-85-01-07537-6"O primeiro marido de Sara fugiu para a Patagônia há oito anos, deixando-a com um bebê. Quem se importa? Ela acaba de se mudar com o filho para a casa do noivo, Bradford, por quem está perdidamente apaixonada. O mundo de Sara parece perfeito, até que a ex-mulher de Bradford resolve aparecer trazendo a tiracolo a filha adolescente, que está louca para reunir os pais. A melhor amiga de Sara é Kate Steele, a dermatologista mais badalada de Manhattan, cujo consultório de Park Avenue está sempre cheio com os rostos mais lisinhos da cidade. Enquanto isso, a nova vizinha de Sara, Berni Davis, acaba de abandonar a bem-sucedida carreira de empresária de Hollywood: grávida de gêmeos, ela deixa para trás festas e amigos superbadalados, trocando o porto seguro do trabalho pela maternidade."
Oie, tudo bem com vocês?
Eu li esse livro há uma semana atrás, mas só agora pude terminar a resenha, pois estou em Rio Verde, Goiás, para o Intercom (Encontro de Comunicação do Centro Oeste).
Sara sem Silicone é um livro que me surpreendeu bastante, pois comecei a lê-lo sem nenhuma pretensão e acabei gostando muito da narrativa. O livro obviamente fala sobre a Sara, uma nova-iorquina de 41 anos, que está noiva de Bradford, tem um filho de 7 anos, é professora de artes e tem uma mágoa de seu ex-marido que a deixou para ir morar na Patagônia.
Ela tem duas amigas, a primeira é Kate, uma dermatologista estilosa e disputada. Kate é bem sucedida profissionalmente, mas ainda não encontrou o grande amor da sua vida até Owen (casado e problemático) aparecer. A segunda amiga é Berni Davis, uma empresária de Hollywood que desistiu da carreira para ser mãe de gêmeos.
Achei esse chick-lit muito divertido e gostei da proposta principal que é mostrar 3 versões para mulheres da mesma idade: Kate é a bem sucedida no trabalho e sem sucesso no amor, Berni é uma profissional de sucesso, mas abdicou de tudo pelo sonho de ser mãe e Sara que está começando uma vida nova, com casamento marcado e uma carreira que está prestes a mudar.
Bradford tem uma ex-esposa e uma filha adolescente que ficam aparecendo em sua casa para perturbar o sossego de Sara. Skylar, a filha dele, é bem chata no começo, mas depois se torna um personagem mais interessante ao descobrir que ganhou uma amiga e não uma madrasta. Sara também acaba descobrindo uma nova profissão graças a seu dom na cozinha e apresenta um programa culinário ao lado de Kirk, um ator bacana que trabalha em uma novela da TV aberta. Aliás, Kirk é um personagem bem interessante, que fica orbitando na vida de Sara e sabe conduzir seu personagem de uma forma divertida.
Achei apenas dois problemas no livro que realmente me incomodaram. Um deles é ter explorado pouco a Berni como uma personagem em potencial. Ele é esperta, inteligente e sagaz e merecia mais atenção. Outro problema para mim foi o Bradford ser tão mal informado sobre a carreira de sua futura esposa. Quando Sara começa a fazer sucesso com seu programa culinário ele parece ser o único que não sabe da novidade, ou seja, achei estranho demais essa omissão mesmo ele sendo um cara bem ocupado.
O nome do livro é bem diferente, como vocês podem ver, mas faz uma boa analogia ao fato de Sara não precisar de cirurgias plásticas e roupas caras para se sentir bem. Ela é feliz daquele jeito simples e sem muitos retoques. É um livro com leitura bem tranquila que não exige muito do leitor.
Um aspecto que gostei ma narrativa foram as tiradas cômicas que os personagens utilizam em todas as páginas. Impossível não rir sozinho com a Sara comentado o que pensa de Owen e Skylar.
“Ah, por favor. Monitores e máquinas de eletrocardiograma que custam milhões de dólares podem ser estragados pelo meu Nokia de 20 pratas? Realmente, quanta confiança se pode ter em uma UTI de alta tecnologia se ela não percebe a diferença entre um telefonema que chega e um paciente que vai?”
“A maioria dos maiôs feitos de malha fina e alças douradas parece que vai se dissolver em uma piscina tão rápido quanto uma tira de solução Listerine para bom hálito.”
“Homens casados estão, ao lado de carboidratos, sapatos Easy Stride e encontros arranjados com seu pastor – ou com seu pastor - , entre as coisas que toda mulher solteira deve evitar.”
Acredito que vocês vão gostar do desenvolvimento da história e nem preciso falar que indico a leitura. Sara é a representante de mulheres mais velhas contemporâneas que lidam com a profissão, os filhos, a casa, a ex-mulher do marido, o ex-marido e tem que se manter sexy o tempo todo.
Espero que vocês tenham gostado. Não se esqueça de compartilhar e comentar! Beijos!
Acredito que vocês vão gostar do desenvolvimento da história e nem preciso falar que indico a leitura. Sara é a representante de mulheres mais velhas contemporâneas que lidam com a profissão, os filhos, a casa, a ex-mulher do marido, o ex-marido e tem que se manter sexy o tempo todo.
Espero que vocês tenham gostado. Não se esqueça de compartilhar e comentar! Beijos!
oi, não conhecia o livro, mas aprece divertido. E eu adoro as capas dos chick-lit, sempre super engraçadas!
ResponderExcluirbjus
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/