Com duas semanas de atraso, estou de volta com a série #Bibliotecando para falar um pouco sobre as bibliotecas de Brasília, cidade onde moro. Tive um sério problema com minha fonte de informação e sumi uma folha com as informações desse post. Peço desculpas...
Mais que falar sobre elas, quero propor uma discussão para falar sobre a baixa oferta de bibliotecas em milhares de cidades brasileiras. Para um trabalhador comum que recebe um salário mínimo (R$ 678,00) é impossível gastar com livros porque ele tem que arcar com prioridades como alimentação, aluguel e transporte.
Mais que falar sobre elas, quero propor uma discussão para falar sobre a baixa oferta de bibliotecas em milhares de cidades brasileiras. Para um trabalhador comum que recebe um salário mínimo (R$ 678,00) é impossível gastar com livros porque ele tem que arcar com prioridades como alimentação, aluguel e transporte.
Até algumas capitais sofrem com a falta de oferta desses espaços. Eu comecei lendo livros de biblioteca e tenho esse costume até hoje, mas sei que na minha cidade é mais fácil ter esse acesso. E na sua cidade? Já frequentou alguma biblioteca? Existe algum projeto para ampliar o acervo ou melhorá-lo? Você já doou livro para alguma biblioteca?
Biblioteca Pública de Taguatinga Machado de Assis
• Endereço: CNB 1, Área Especial 1, Taguatinga Centro
• Telefone: (61) 33517365
• E-mail: bibliotecadetaguatinga@gmail.com
• E-mail: bibliotecadetaguatinga@gmail.com
A biblioteca é arejada em local arborizado na comercial norte da cidade de Taguatinga, no Distrito Federal. Por ser uma biblioteca pública aceita qualquer usuário mediante algumas especificações. Um dos problemas é que ela fica exatamente em frente a uma avenida movimentada, ou seja, se você estuda no mais absoluto silêncio poderá se incomodar um pouco.
No entanto, o fato de estar no centro da cidade facilita o acesso a transporte público como ônibus e metrô. Você pode optar por mesas de estudos individuais ou em grupo.
No entanto, o fato de estar no centro da cidade facilita o acesso a transporte público como ônibus e metrô. Você pode optar por mesas de estudos individuais ou em grupo.
Horário de Funcionamento
De segunda a sexta, das 8:00 às 22:00
E sábados, das 9:00 às 17:00
Como Se Inscrever?
- Como Funcionam os Empréstimos
- 01(uma) foto 3x4
- Comprovante de Residência
- Doação:
02 (dois) Livros de Literatura
ou 01 (um) DVD original
ou 01 (um) Livro indicado para o P.A.S
Serviços
- Acervo diversificado com uma sessão especial de apostilas para vestibulandos e concurseiros;
- Sem rede Wi-fi, mas os usuários podem acessar computadores para consulta aberta;
- Biblioteca Braille Dorina Nowill: Funciona de segunda a sexta, de 8h às 17h30, CNB, 12 Área Especial 1, 125, telefone: (61) 3901 3549. Foi criada com o objetivo de atender aos deficientes visuais do Distrito Federal em maio de 1995. Atualmente, funciona no Centro Cultural Teatro da Praça. É uma biblioteca pública com obras voltadas para o atendimento de deficientes visuais. Há tanto livros em braille, quanto obras gravadas em fitas e CDs. O acervo chega a 3.000 publicações. A biblioteca ainda promove cursos de alfabetização Braille, oficinas educacionais/culturais e jornadas literárias.
Na sexta-feira tem post novo sobre a Biblioteca Pública de Brasília. Espero que tenham gostado. Beijos!
Juiz de Fora (MG) carece muito no campo da literatura. Não temos grandes feiras literárias e até temos uma biblioteca municipal, mas os livros disponíveis na sessão de adulto não são os mais recentes. Tem uns bons lá, mas todos com mais de 5 aninhos de idade.
ResponderExcluirNa faculdade tem uma biblioteca também. Eles tem livros para o público em geral, masa maioria são de livros acadêmicos mesmo.
Eu alugava na biblioteca da escola onde eu estudava. Li a coleção toda de Desventuras em Série alugando lá. Mas agora que não sou mais aluna, não posso alugar livros por lá... =/
É uma biblioteca muito boa e bem rica de literatura infanto-juvenil. :)
Beijussss;
http://hipercriativa.blogspot.com.br/
http://universo-invisivel.blogspot.com.br/
Muitas escolas possuem bons acervos, mas se você não é aluno, também não pode pegar empréstimos. Muitas bibliotecas municipais não conseguem renovar seu acervo.
Excluiradoro essa sua coluna! Sou super fã de bibliotecas, e tenho sorte de trabalhar num lugar onde tem uma ótima biblioteca, que montou uma ala literária que é mantida pela cobrança de uma mensalidade quase inexistente dos associados, rs
ResponderExcluirtenho uma Tag para você lá no blog:http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2013/05/tag-3-em-1.html
bjus
Oi Aline!!!
ResponderExcluirNossa que legal ver esse seu post sobre biblioteca amanhã vou falar sobre o mesmo assunto mas aqui de São Paulo e graças a Deus temos muitas opções boas e com livros novos mas infelizmente muitos estados ainda sofrem com essa falta de opção pois praticamente os livros se tornam antigos e hoje em dia com a internet fica muito mais fácil conseguir por ela né mas eu amo biblioteca e realmente precisa revisar o sitema das bibliotecas que até hoje o cartão é feito com máquina de escrever e nada é digitalizado o acervo online as vezes não funciona ou não é atualizado e tudo tem que ser feito ainda no bom e velho papel.
Beijos
Andressa
http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/
Oi Andressa. Pois é, os grandes centros possuem muitas opções, no entanto, as cidades pequenas não tem essa oportunidade. O sistema bibliotecário brasileiro está defasado.
Excluir