Autor (a): Alice Kuipers
Editora: WMF Martins Fontes
Ano: 2009
ISBN 978-857827-154-1
“A vida na porta da geladeira é um retrato íntimo do relacionamento entre uma médica, que está sempre trabalhando muito, e a filha adolescente durante um ano decisivo na vida das duas. Narrado sensivelmente por meio de recados escritos às pressas deixados pelas duas na porta da geladeira, o livro mostra como o dia a dia atribulado em que vivemos às vezes nos rouba o tempo que temos para as pessoas que amamos.”
Você já leu um livro em uma tacada só? Quem sabe em uma hora? Foi assim que conheci toda a narrativa dessa maravilhosa história contada por meio de bilhetes entre mãe e filha. A história é sobre uma médica muito ocupada e sua filha Claire, convivendo com a falta de tempo e conversando através de bilhetes deixados na porta da geladeira.
Claire é uma adolescente de 15 anos que passa pelos problemas da idade e ainda lida com a falta da mãe, que trabalha como médica, e as responsabilidades de cuidar das tarefas de casa sozinha. Ela se apaixona pela primeira vez, tem que entregar os trabalhos escolares, aprende a cozinhar...tudo isso sem a mãe por perto.
Os bilhetes deixados entre elas são curtos, mas dão um direcionamento na história até que um dia a mãe descobre que tem um nódulo no seio e logo depois começa um tratamento radioterápico. No entanto ela não consegue contar para a filha a gravidade de sua doença e Claire muitas vezes parece até um pouco relapsa em relação aos problemas de saúde da mãe, mas dá para perceber que ela é simplesmente muito nova para aguentar o rojão.
Quando a doença se agrava os bilhetes ficam mais intensos e emocionantes. Eu chorei, o coração apertou e pensei tanto na minha mãe. É um livro singelo de texto simples e emocionante. Depois de ler fiz questão que minha irmã, que tem a mesma idade da protagonista, lesse também. Amei de verdade!
Uma ótima reflexão é compreender que aqueles que amamos podem ir embora mais cedo do que queremos ou pensamos. Abaixo os nomes dos capítulos do livro, que formam uma linda frase:
• Janeiro – Quando olho para você
• Março – Vejo a mulher que quero ser
• Junho – Forte e Corajosa
• Setembro – Linda e Independente
• P.S. Eu te amo
Bom queridos leitores, espero que tenham gostado da resenha de hoje. Um beijo!
Olá! Como acontecem as parcerias aqui no seu blog? Me mande um e-mail pela página Contato do blog para conversarmos melhor.
ResponderExcluirBeijos!
Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.
eu gostei muito desse ler esse livro e´ muito legal
ResponderExcluir