Nova Ordem - Chris Weitz

Livro: Nova Ordem
Autor (a): Chris Weitz
Editora: Seguinte
Ano: 2015
ISBN 978-85-65765-90-9



*Não leiam a sinopse do livro e Skoob porque ela é um BAITA spoiler para quem não leu o primeiro livro ainda.

*Livro cedido em parceria com a Editora Seguinte.

Oie, tudo bom?

Distopia sempre é um gênero que leio com curiosidade porque cada autor cria um universo diferente, mesmo seguindo algumas características semelhantes. Mundo Novo é o primeiro livro dessa série, que eu li no ano passado, e foi uma leitura frenética que me deixou com um grande cliffhanger e uma baita curiosidade.

Nessa distopia, o mundo foi varrido por uma doença que matou grande parte da população, poupando apenas os adolescentes. Mas, quando eles completam 18 anos de idade, também ficam doentes e morrem. O protagonista é o Jeferson, que pertence a tribo da Washington Square, junto com a Donna, uma grande amiga por quem ele foi sempre apaixonado.

"Essa linha de pensamento não vai a nenhum lugar onde eu queira estar. Então olho para Donna. É a coisa que mais gosto de fazer hoje em dia. Talvez sejam apenas hormônios que nos conectam também. Mas acho que é mais do que isso. Em meio ao caos da Doença, à luta diária para conseguir comida e ao caminho manchado de sangue que nos trouxe até aqui, o que me manteve vivo foi o meu amor por ela." (pág. 52)

Em Nova York, centenas de adolescentes sobreviveram e se dividiram em "tribos" que dominam determinados bairros. Com essas tribos, esses adolescentes passaram a lutar diariamente pela sobrevivência, enfrentando perigos, ganância e violência. São centenas de pessoas lutando contra eles mesmos, sem conhecimento concreto do que aconteceu com a população mundial. Não existe mais internet, celulares e não há nenhum contato via rádio ou outro tipo de tecnologia. 

Nova Ordem começa exatamente no momento em que o primeiro livro acabou, mas mantém algumas respostas escondidas, que só foram reveladas ao longo da narrativa. É difícil falar sobre a história desse livro sem dar spoilers, pois a trama é completamente ligada ao desfecho de Mundo Novo. Qualquer detalhe pode estragar a surpresa da leitura e na resenha não contarei nada que possa comprometer a leitura de vocês. Xô spoilers!

Esse livro começa respondendo uma grande dúvida da história, mas tudo ainda é nebuloso até a metade da narrativa. Os personagens estão desconfiados de tudo, posição coerente com os acontecimentos e o ambiente em que vivem. O autor não revela que personagem está mentindo, deixando aquela dúvida no leitor. No início eu achei algumas explicações confusas, mas as peças foram se encaixando aos poucos.

"Existem coisas conhecidas que são conhecidas Essas são as coisas que sabemos que sabemos. Existem coisas desconhecidas que são conhecidas. Isto é, coisas que sabemos que não sabemos. Mas também existem coisas desconhecidas que são desconhecidas. Coisas que não sabemos que não sabemos." (pág. 9)


O Jeferson está muito diferente daquele garoto inseguro que passou a comandar sua tribo. Ele enfrentou muitas coisas, sofreu muitas perdas e lidou com responsabilidades inimagináveis. Donna é uma personagem que mudou muito e o autor a colocou em uma posição contraditória, o que me fez duvidar dela em alguns momentos.

O número de personagens secundários aumentou e eles trouxeram novas nuances na história. Senti falta do Peter, um dos meus personagens preferidos de Mundo Novo, mas que ficou apagado nesse segundo.

O Chris Weitz tem uma escrita bastante fluida, algo que me surpreendeu no primeiro livro. Dessa vez, a história estava mais lenta e creio que isso tenha acontecido pela necessidade de explicações da história. Em alguns momentos tive que redobrar a atenção para não perder detalhes importantes, principalmente nos momentos com mais ação.

A história continua sendo narrada alternadamente entre os dois principais, com fonte diferente para cada narrador. Preciso comentar a capa? Maravilhosa, intensa e instigante. Amo!

Nova Ordem foi um bom livro de transição da trilogia, mas um ponto me incomodou. No final tem algo grandioso, mas o autor correu muito com a história nesse ponto. Ele colocou tudo para acontecer em poucos capítulos, deixando a leitura corrida demais. Não tira pontos da trama, mas é algo que poderia ter sido bem trabalhado.

Como eu disse no primeiro livro, o interessante dessa distopia é que ela está mais ligada a nossa atualidade por causa das referências sobre a cultura pop. Estou ansiosa para conferir o terceiro livro porque mais uma vez o autor tirou o pino da granada e fugiu (tradução: que cliffhanger!). Recomendo a leitura para todos que gostam de histórias distópicas com ótimas teorias, muita ação e personagens inteligentes.

"Política é a organização sistemática dos ódios. Isso é Henry Adams." (pág. 170)

Beijos!

27 comentários

  1. Quem me conehce sabe que distopia não é pra mim, odeio.
    Gostei da capa desse livro, me lembra até uma HQ ou coisa parece, pelo menos chama atenção. Talvez pelo fato do autor usar da cultura POP na história, eu até iria ler.
    Ah, eu li a sinopse do livro e eu não vi spoiler algum lá hehehehehe. Talvez seja porque não li a trilogia então pode ser que nem tenha notado.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Li a resenha do primeiro livros e fico feliz de saber que nesse o Jeferson amadureceu, ele precisa bastante ... Amo livros que citam a cultura POP, e também não gosto de deixar tudo para o final, dai bem na hora que tudo fica bom o livro acaba

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Não sou muito fã de distopias, não é um gênero que leio muito. Já conhecia esse livro e o primeiro também, mas nunca tive vontade de ler, batia uma certa curiosidade, mas sempre acabava passando. Quem sabe um dia!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oii
    Essa capa olhando de perto até que é bem interessante. Dificilmente termino distopias, mas ate gosto. Não sei se pegaria essa em questão para ler. Fiquei mais em duvida do que confiante com o enredo.
    beijos
    http://estudiodecriacaoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sou muito interessado em ler os livros dessa saga pois são distopias modernas e, como você disse, envolvem a cultura pop de hoje em dia. As capas são lindas, a Seguinte caprichou bastante! Neste segundo livro, os personagens parecem se desenvolver e tornar a leitura agradável, apesar do final apressado. Abraços :D

    ResponderExcluir
  6. Valeu por avisar sobre o spoiler, pois eu quero ler o livro um kkkkk
    Eu adoro disopias e se não me engano conheci essa aqui no seu blog, se não estou errada. As vezes o livro dois fica mais lento mesmo, talvez o três venha com grandes bombas!
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
  7. Oie
    muito legal sua resenha e já ouvi falar da série, parece ser bem interessante, eu não sei e leria por agora mas tenho uma leve curiosidade então se eu tivesse oportunidade, acho que leria sim, bela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros que instigam o leitor, deixando ao ponto de roer as unhas de curiosidade, esse livro sempre me atraiu por conta da história bem diferente para o gênero distopia. Bjkas

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline, sua linda, tudo bem?
    Adoro distopias e ainda não conhecia essa. Fiquei curiosa para saber que doença é essa que está matando a todos. E como é que eles ficaram isolados do resto do mundo, sem tecnologia? O que será que está por trás disso? Uma pena que o livro tenha ficado lento por boa parte e o autor ter acelerado no final, ele poderia ter equilibrado o ritmo ao longo da história. Mas mesmo assim, não vou resistir: eu quero ler, risos... Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, não conhecia a obra e ache a dica interessante, mesmo estando um pouco saturada de distopias. Vou guardar a dica para uma próxima leitura. Parabéns pela resenha!

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline! Eu ainda não li nenhum dos livros da série, preciso retomar minhas leituras de distopia. Estou curiosa sobre esta por este lado mais atual.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Como fã de distopia, fiquei muito interessada nessa trilogia, mesmo sendo uma distopia para o publico adolescente. Adorei a capa também.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Aline.
    Eu nunca fui muito fã de distopias, e depois que li a trilogia divergente aí que eu desanimei mesmo. Não sei se leria essa trilogia por agora, mas quem sabe futuramente.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Aline, como amante de distopias desde que descobrir o livro anterior morro de vontade de lê-lo e consequentemente este também *-* Pela sua resenha parece que o autor soube trabalhar muito bem esse livro e deixar uma ansiedade para o próximo *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  15. eu estou louca para ler esse livro!!! especialmente pq amo distopias e teorias rs.
    Autores que simplesmente nos matam pela continuação, não são legais rs.
    Realmente achei bom que algumas respostas sejam dadas e que a história dê espaço pra imaginação em forma de teorias e previsôes^^

    ResponderExcluir
  16. Nossa essa trilogia distópica fica melhor a cada livro, mas devido a esse fim que vc destacou, prefiro esperar o lançamento do último livro para tentar ler seguido. Mas você está de parabéns pela leitura e pela resenha empolgada, apesar da parte que vc desejaria que fosse melhor desenvolvida (acontece). Sim também achei o máximo vc avisar sobre a sinopse com spoiler (é triste quando isso acontece). Enfim valeu pela sugestão de leitura!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  17. Eu gosto muito de distopias e, apesar da capa não ser lá muito chamativa pra o meu gosto, me interessei por essa. Quero ler esse livrinho ainda!

    ;*

    ResponderExcluir
  18. Eu gostei muito da capa e o enredo bastante convidativo, pena ser tão adolescente. Aprecio muito o gênero, mas gostaria de algo mais adulto.

    ResponderExcluir
  19. Eu estou mesmo querendo explorar novos enredos distopicos e acho que esse livro tem os elementos que eu estou procurando numa leitura. Com certeza vou me organizar para lê-lo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá, Aline!
    Não sou habituada a ler distopias, na verdade tenho dificuldade de imaginar as cenas e a leitura se torna complicada. Mas confesso que alguns fatores da sua resenha me deixaram bem curiosa. O fato de o livro se passar em um tempo sem tecnologia, por exemplo.
    Além disso, gostei bastante de a história ser narrada por 2 personagens diferentes, ainda mais com fontes diversas para cada um deles.
    Valeu a dica!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho muita curiosidade por essa série, mas ainda não li nenhum livro. Acho interessante a abordagem das temáticas presentes, mas fico triste em saber que houve correria dos acontecimentos. Ainda assim, espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  22. AI MDDS JÁ SAIU A CONTINUAÇÃO DE MUNDO NOVO????
    Eu estava doido para ler Mundo Novo há um tempo mas ainda não tive oportunidade, e agora que vejo a continuação fico mais louco ainda.
    Adorei a resenha. Só fico um pouco triste de saber que ele apressou o final, odeio isso.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Minhas sinceras desculpas, mas eu to louco para ler esse livro e não to afim de spoiler kkkkkk
    Tive de fazer leitura dinâmica. Pena que ele correu um pouquinho com a história, mas ainda assim acredito que é uma ótima distopia.
    Beijos!

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  24. Que capa incrível, super forte, sabe?! :D
    Ah, adoro livros que trazem revolução, distopias em si! ^^ Fiquei interessada pela obra, ainda mais que tem referências sobre cultura pop! :D
    Beijos, Min - www.yasminbueno.com

    ResponderExcluir
  25. Olá, Aline!
    Eu amo distopias e essa chamou bastante a minha atenção! A estória parece ser ótima e muito envolvente. Adorei sua resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  26. Oie Aline!
    Apesar de gostar de distopias, essa série não me encantou. A começar pela capa q achei bem simplória e que não me deixou nada interessada.
    Posso estar enganada, mas o enredo não me pareceu constante e nem mesmo empolgante...
    Bjo

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Faz um tempo que li uma resenha de Nova Ordem e gostei muito da historia, achei esse mundo criado pelo autor bem interessante e fiquei curiosa para saber mais sobre o que aconteceu e lendo a resenha desse livro parece que o livro agrada e continua com a mesma qualidade, se tiver oportunidade quero muito ler !!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin