A Retomada da União - Bárbara Morais

Livro: A Retomada da União - Trilogia dos Anômalos #3
Autor (a): Bárbara Morais
Editora: Gutenberg
Ano: 2015
ISBN 978-85-8235-313-4

"Com a ajuda de novos e velhos aliados, Sybil resgata seu passado ao mesmo tempo em que tenta conquistar um futuro diferente para seus iguais. Peça-chave no plano para deter os principais inimigos do Estado, a garota se encontra em meio a um jogo político abarrotado de intrigas e mortes. Prepare-se para desvendar os maiores e piores segredos que estão por trás do desfecho desta eletrizante trilogia."

*Livro cedido em parceria com a Editora Gutenberg.

Oie, tudo bom?

Gosto muito de finalizar séries, principalmente as que fazem parte de distopias porque sempre reservam grandes emoções e momentos épicos. Se você não conhece a série, te convido a ler as resenhas de A Ilha dos Dissidentes e Ameaça Invisível, postadas aqui no blog.

Toda a série é protagonizada pela Sybil Varuna, uma adolescente refugiada e resgatada de um naufrágio no navio em que estava. Ela foi a única sobrevivente e acabou descobrindo que era uma anômala com poderes relacionados a água. Ela foi adotada por Dimitri e Rubi e passou a viver na cidade de Pandora, local onde começou uma nova vida com vários amigos e sem o medo de bombas e conflitos. Porém, aos poucos Sybil percebe que a vida não vai ser fácil se ela não lutar bravamente por um futuro melhor.

Nessa distopia, algumas pessoas sofreram uma espécie de mutação que as deixaram com habilidades especiais e passaram a ser chamados de anômalos. Depois de alguns conflitos, humanos e anômalos passaram a viver pacificamente, mas existem cidades especiais somente para anômalos e eles necessitam usar roupas nas cores amarelas caso quando frequentam as cidades dos humanos. Quado o preconceito contra os anômalos atinge níveis preocupantes, rebeliões estouram, culminando em um grande acontecimento no fim de A Ameaça Invisível, ponto que não vou me aprofundar por causa dos spoilers. Posso adiantar que esse acontecimento foi o estopim de todos os atos de A Retomada da União.


Se na resenha do livro anterior eu reclamei da descaracterização de alguns personagens, dessa vez tenho muitos elogios a fazer sobre o desfecho da série. O grande medo que tenho em séries distópicas, são os autores que buscam finais perfeitos ou imperfeitos apenas para atender o público. A Bárbara foi extremamente coerente com o desenvolvimento da história e A Retomada da União tem uma narrativa intensa e convincente, sem perder o sentido da trama.

A escrita da autora é muito boa, envolvente e possui agilidade, sem perder tempo com determinadas tramas. Gostei da forma que ela resolveu alguns assuntos e pela maneira que se dedicou a temas menos importantes ao longo do livro. Ela soube construir o clímax da trilogia, criando expectativa e ansiedade no leitor.

Sybil não é a protagonista mais empolgante que conheci, mas ela conseguiu me cativar quando lutou pelos seus ideais. Foi muito interessante a forma com que ela passeou entre os personagens e as missões que teve que enfrentar. Ela sofreu muito, mas amadureceu rapidamente com as adversidades que foram impostas pela vida.

"Mas é isso o que eu quero? Fugir da situação, deixar que outras pessoas resolvam o problema enquanto me mantenho afastada de tudo? É exatamente o que eu fazia em Kali: nunca me importei muito com as batalhas, a guerra, o drama todo, nada fazia sentido para mim. Meu mecanismo de defesa é me retrair e fugir, evitar o sofrimento que pode acontecer se eu fizer algo. Antes de qualquer coisa, escolho o que me dá maiores chances de sobreviver." (pág. 28)

Ao contrário de A Ameaça Invisível, voltei a me identificar com a personalidade dos personagens secundários. Andrei e Leon foram importantes para a história, assim como outros que ganharam mais destaque nesse terceiro livro. A autora conseguiu dar a importância necessária para cada personagem no momento certo, com surpresas ao longo do caminho. Também foi positiva as relações pessoais e o romance da história é bem sutil e delicado.

"O amor é como um animal nas suas entranhas, se aninando em seu coração e cavando buracos em seu peito, e você sentirá tentada a matá-lo Mas ele vale a pena, cada segundo." (pág. 53)


Senti que esse livro teve uma narrativa bem mais dinâmica, com capítulos mais curtos e uma trama mais intensa. Tivemos mortes inevitáveis, algo recorrente em distopias, mas foram mortes coesas e impactantes. Tem emoção e aventura na medida certa.

A Retomada da União tem mais conflitos que seus antecessores e cumpre bem o seu papel de encerramento dessa trilogia distópica. Tem momentos de tensão, bons encerramentos e um final imperfeito do jeito que eu gosto. Uma ótima recomendação para quem gosta de livros com teoria da conspiração em ambientação distópica.

Beijos!

20 comentários

  1. Olá Aline, tudo bem?

    Lembro como se fosse hoje do lançamento do primeiro livro da série, mas na época, infelizmente, não dei a devida atenção a ele. Hoje percebo o quanto perdi, pois seria, provavelmente, a primeira distopia lida. Ainda quero lê-lo, mas espero conseguir uma promoção bem bacana primeiro, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Aline, confesso nunca ter lido nada sobre essa série e que pouco sabia a respeito. Fiquei interessada, mas acho que por se tratar de uma série distópica eu não leria nesse momento, devido estar um pouco saturada da temática.
    Parabéns pela resenha!

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  3. Antes de ler essa resenha li a dos outros livros, realmente esse parece ter um desfecho excelente e unir os fatos, acho muito importante como ultimo livro o leitor conseguir se familiarizar com pelo menos alguns personagens, o que vejo que ocorreu, espero ler essa trilogia que sempre me chamou a atenção

    ResponderExcluir
  4. Oiii Aline, tudo bem/?
    Infelizmente não tenho muito interesse em relação a essa trilogia, realmente eu já a conhecia e até então acredito que não conseguiria terminar de ler porque não me agradei, sua resenha e as fotos ficaram incríveis, gostei do fato de mostrar os outros livros.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline
    Eu acompanhei suas leituras da série, e confesso que eu fiquei curiosa, faz tempo que eu não leio distopias, e este parece bom.
    Adorei seus comentários.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ai, uma trilogia que terminou com chave de ouro, é isso mesmo? Já quero!!! Nunca tinha prestado muita atenção nesses livros, mas você me despertou certa curiosidade. haha :)

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline, tudo bem? Eu não conhecia essa trilogia e quando vi seu convite para ler as resenhas anteriores parei de ler aqui e fui pra lá,rs. Agora com as três resenhas lidas, acho que vou adicionar essa distopia na minha lista de desejados. Amo distopias mas como você fico meio receosa com trilogias/séries porque tenho medo do autor estragar tudo querendo fazer o "final perfeito". Que bom que esta trilogia foi bem encerrada.

    Beijos. ^_^
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, preciso começar a ler novas distopias, e essa é uma das que dificilmente vejo algum comentário nas redes sociais e blogs, acho o tema interessante, mas confesso que ultimamente estou um pouco cansada do gênero. Parabéns pela resenha.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  9. oLA!
    Já fui a obesecada por gêneros assim, hoje em dia estou '' Tentando me controlar''. A narrativa é boa, gosto mt de ler livros em 1 pessoa, pra me a emoção é maior.

    Garotinha adolescente

    ResponderExcluir
  10. Lembro de ter lido algumas resenhas sobre o primeiro livro há tempos, mas não cheguei a ver do segundo. É uma trilogia distópica que parece ser bastante interessante. Gostei de saber que este terceiro livro tem um final bem escrito que condiz com o restante da coleção. Procurarei saber mais! valeu!

    ResponderExcluir
  11. Oiii,
    Adoro distopias, mais uma para a minha lista heheheeh
    Curti muito a resenha!
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu amo/sou distopias, mas só tinha visto a capa dessa nunca tinha lido nada sobre ela.
    Que bom que o encerramento foi bom, porque eu odeio me decepcionar com finais de série, trilogias e afins.
    Vou tentar ler essa assim que possível.
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
  13. É maravilhoso chegarmos ao fim de uma série e saber como o autor resolvi todos os problemas e ou conflitos. Apesar de conhecer esta série, não li nenhum volume ainda. Mas gosto do gênero, e saber que foi finalizada de uma forma adequada, me anima ainda mais para ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem? O livro chamou minha atenção por ser distópico. Não conhecia a trilogia ainda, mas vou pesquisar melhor sobre ela e por na lista de leituras, valeu pela dica e resenha ótima <3

    ResponderExcluir
  15. Oi, Aline!

    Já vi muitas pessoas falando muito bem dessa trilogia, mas eu ando meio cansada de distopias, então não me interesso em ler no momento.
    Talvez no futuro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Estou um pouco cansada de séries :/ estou preferindo ler livros solitários dkjaslkd então, irei passar esse, por agora...

    Beijos, Kamila

    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  17. Já vi algumas resenhas dos livros da minha xará por aí e sempre tive vontade de ler, mesmo muita gente apontando algumas falhas nos livros. Eu fico muito curiosa pelo enredo ser bem parecido com X-men, que eu amo de paixão <3

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  18. Não sei em que mundo vivo que não conhecia essa série. Amo distopias e adorei essa( li as outras resenhas). Vou anotar e já procurar. Adorei as resenhas.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Tenho vontade de ler essa série, muitos leitores falam bem e indicam. Além disso gosto do gênero. Assim que a grana entrar, começarei a comprar.
    Ótima resenha.
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Ainda não conhecia a Trilogia dos Anômalos mas fiquei muito curiosa para poder ler, gosto muito de distopia e com certeza quando a gente chega ao final de uma grandes coisas acontecem, mas também fico com receio pois por ser o final pode acontece dos livros não corresponderem as expectativas e vendo que esse livro agradou fiquei ainda mais curiosa para começar a ler essa serie !!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin