Autor (a): Katie Fforde
Editora: Record
Ano: 2015
ISBN 978-85-01-10399-4
"Quando Zoe Harper conquista uma cobiçada vaga em um reality show de culinária, ela mal pode esperar para pôr suas habilidades à prova. Sua principal motivação é o prêmio em dinheiro: um valor que certamente a ajudaria a abrir sua tão sonhada delicatéssen. No entanto, ela logo percebe que a competição vai muito além da cozinha. Cher, outra concorrente, está disposta a tudo para ganhar, incluindo jogar seu charme para cima dos jurados. E as coisas se complicam ainda mais quando Zoe percebe que está se apaixonando por um deles: o incrivelmente sexy Gideon Irving. Com tudo o que está em risco, os dois têm muito a perder caso se envolvam, algo que parece cada vez mais inevitável. De repente, Zoe percebe que há mais em jogo do que apenas canapés, cupcakes e técnicas de corte. Uma pitada de amor é um livro engraçado e doce na medida certa."
*Post especial da #SemanadaMulher
Oie, tudo bom?
O último post da Semana da Mulher é um chick-lit que eu ganhei de presente de uma grande amiga. Esse livro me conquistou pela sinopse e depois pela capa fofa. Chegou a hora de conferir como foi a leitura.
Uma Pitada de Amor conta a história da Zoe Harper, uma mulher que largou o emprego para participar de um reality show de culinária. O sonho dela é ganhar dinheiro para abrir uma delicatéssen, mas logo ela percebe que o concurso não é baseado apenas no destaque culinário e envolve também muita competição, principalmente da participante Cher que está disposta a seduzir quem for preciso para conquistar a fama.
O programa culinário vai ser gravado em uma casa de campo e assim que chega ao local, Zoe conhece Gideon Irving, um cara sexy e bem sucedido que é um dos jurados. Os dois tem uma afinidade muito grandes, mas esse relacionamento pode causar problemas para ambos e parece algo impossível. Será que Zoe e Gideon vão optar pelo romance ou a carreira?
Eu sou apaixonada por programas de culinária e acompanho os que passam na Tv Aberta e alguns canais pagos. Não sei porque me atrai tanto, mas gosto de ver pessoas competindo com comidas deliciosas e também curto cozinhar. A Katie Fforde conseguiu trazer o ambiente desse tipo de competição sob um novo olhar, principalmente porque são programas bem editados e não conseguimos vê-los com toda essência. Muitas vezes, por exemplo, um competidor é eliminado por cozinhar mal e isso pode ser reflexo de um dia ruim. Foi bem interessante ter esse tipo de reality em uma narrativa literária.
Esse livro tem elementos que eu gosto nos chick-lits, que são as situações inusitadas, divertidas e uma boa protagonista. Apesar disso, alguns pontos do livro não me convenceram e a relação entre os personagens são superficiais. Um bom exemplo disso foi a relação da Zoe com seus amigos e familiares, sem emoção alguma e bastante fria. O relacionamento entre os participantes do concurso também deixou a desejar pela falta de simpatia dos mesmos.
O romance começa de uma forma empolgante, mas ficou muito clichê e quando digo isso, quero dizer que caminha para uma situação completamente previsível e segura. Não esperem uma narrativa repleta de reviravoltas porque a história não tem essa intenção. Foi desmotivador saber o que ia acontecer já na metade do livro.
"Amor é quando você não consegue pensar na vida sem aquela pessoa, quando você pensa nela de maneira obsessiva, quando você cortaria alegremente o braço fora, sem pensar muito a respeito, se fosse beneficiá-la de alguma maneira." (pág. 394)
A Zoe é uma protagonista simples, talentosa, bondosa, mas não sabe se impor. Em alguns casos as pessoas abusaram da sua boa vontade e isso me incomodou. Uma coisa é a pessoa se dispor a ajudar; outra coisa é ela se tornar um capacho que recebe ordens. A história tem alguns momentos engraçados, mas esse livro não é o mais divertido dentro do gênero.
Uma Pitada de Amor não foi o livro que eu imaginei por causa dos personagens que não convenceram e uma história que peca pelo "mais do mesmo". É uma leitura indicada para quem curte histórias leves, despretensiosas e previsíveis.
Beijos!
Essa leitura faz parte do Desafio Fuxicando sobre Chick-lits do blog Livros e Fuxicos.
Oie, que resenha maravilhosa. Amei a premissa do livro e assim como você eu também gosto de realitys envolvendo comida (na verdade amo tudo que envolve comida), e assim como disse esse livro deve ser legal por nos passar outra visão do que acontece pelos "bastidores" desses programas. Amei a resenha e com certeza anotarei essa leitura aqui.
ResponderExcluirAté mais, Davidson.
http://www.meninoliterario.com.br/
oi
ResponderExcluirrealmente a capa é lindaa..muito meiga e fofa <3
adoro capas assim,me fascina.
a sinopse é interessantíssima...quero muito ler...pretendo em breve me aventurar nessa trama.
bjs
http://ldsonhos.blogspot.com
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não conhecia o livro, mas confesso que fiquei de olho com essa capa e depois a resenha me desmotivou. Acredito que não iria curtir a leitura, pelos mesmos motivos. Há tempos atrás, eu até curtia esses romances clichês e o gênero, mas ultimamente, ando um pouco cansada disso :P
Beijooos
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/
A capa é bem fofa, mas eu imaginaria outra história para o livro. E acho que abusar da boa vontade do personagem me deixaria bem zangadinho, então é melhor eu evitar a leitura.
ResponderExcluirhttps://nerdbookblog.wordpress.com/
Olá lindona.
ResponderExcluirGostei muito da sua resenha e da sua opinião. Eu não compraria esse livro já que todas as resenhas que li até hoje deixam claro que faltou algo no livro.
Beijos linda.
www.meumundosecreto.com.br
Que capa linda esse livro tem e que resenha mais fofa! Amei de verdade e sem a menor dúvida quero conhecer ele, pois é muito amor.
ResponderExcluirAi, que capa fofinha. Eu amo livros que envolva a culinária. Certamente por ser um chick-lits, deve ser um livro engraçado e repleto de situações peculiares. Pena que no meio do caminho vai ficando clichê.
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirA premissa desse livro chamou minha atenção por ter esse lance todo do reality, eu não lembro de ter lido nada parecido, pois isso achei a proposta do livro interessante, mesmo com suas ressalvas ainda quero ler,mas livros com essas relações superficiais é pouco frustrante mesmo.
Bjss
Gosto muito de livros mais descontraídos, mas o fator "clichê" presente neste realmente me desanimou rss. Ainda assim, me parece válido para quem deseja ler despretenciosamente, sem esperar muita coisa da obra.
ResponderExcluirOii, tudo bem?
ResponderExcluirMenina que livro é esse?
Confesso que eu achei um mimo essa capa e a história soube me cativar com toda certeza, e sua resenha estava incrível como sempre <3 então leria com toda certeza.
Beijão
Olá, eu acho essa capa tão bonitinha. Quero ler esse livro, mas depois de ler a sua resenha, já vou pegá-lo sem tantas expectativas.
ResponderExcluirOlá, a obra parece ser bem bacaninha, a capa é bem fofa, mas acho que não é algo para eu ler no momento.
ResponderExcluirBeijokas da Quel ¬¬
Literaleitura
Adorei sua resenha e achei esse livro a cara da minha irmã! hahah. vou procurá-lo para dar de presente a ela. Adorei!
ResponderExcluirAbraço;
http://estantelivrainos.blogspot.com.br
Eu achei esse livro muito gostoso de ler. Não é um enredo que impacta, mas é uma leitura muito leve!
ResponderExcluirhttp://laoliphant.com.br/
Oi Aline!
ResponderExcluirEsse livro é muito fofinho, não é? Junta muita coisa que eu gosto como culinária, programas de tv e chick-lit, mas fiquei com o pé atras quando você diz que não te convenceu. Até agora só li resenhas positivas desse livro... Que pena que não foi o que você esperava!
Beijos
LuMartinho | Face
Olá!
ResponderExcluirQue capa fofa, gente <3
Apesar de ter adorado a capa, infelizmente o livro em si não surtiu o mesmo efeito. Não sou muito chegada a chick-lits e o livro não conseguiu me atrair. Mas preciso confessar que um reality show culinário sendo retratado em um livro é algo totalmente novo para mim. Infelizmente não sou muito íntima da cozinha. Não cozinho bem e meu negócio mesmo é comer huahua
Adorei a resenha. Você soube se expressar muito bem.
Abraços!
http://blogladoescuro.blogspot.com.br/
Nunca li um livro de realitys shows sobre comida. Já vi alguns livros assim e achei bem legal, mas não peguei para ler. Deve ser uma experiência gostosa de se ler.
ResponderExcluirAcho que não pegarei esse livro para ler realmente é muito chato quando conseguimos saber o desenrolar da história, ainda mais no mei do livro!
Beeijos, Erica Regina
Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante
Oie
ResponderExcluireu lembro que li o livro e gostei porém, também esperava um pouco mais, foi uma leitura gostosa mas faltou alguma coisa sabe? gostei da resenha
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oii!
ResponderExcluirEu acho essa capa tão amorzinho <3
Já li algumas resenhas desse livro e quero muito ler ^^
Adorei a sua resenha!
Beijos, Kamila
www.vicio-de-leitura.com
Olá,
ResponderExcluirAssim como você achei a capa bem fofa também!
Acho que o que me irritaria seria a personagem... prefiro as protagonistas com mais atitude. Mas eu leria sim por ser um livro mais leve.
http://euinsisto.com.br
Oii,
ResponderExcluirEssa história parece bem gostosa de se ler, e parece ser divertida também.
Não conhecia muito da história dele, e fiquei curiosa.
beijos
Oie, tudo bem? Bom, eu olho para capa e já imagino um livro leve, com uma trama pouco aprofundada e personagens um tanto rasos. Mas como eu já espero isso do livro, acho que conseguiria curtir a leitura sem problemas, pois não criei expectativas. Quero ler ele já faz algum tempo, gosto de livros leves pra alternar depois de leituras pesadas ou chatas.
ResponderExcluirHey boss tudo bem, eu acho a capa desse livro tão fofa, a história mesmo sendo a mesma fórmula, fiquei curiosa para conhece-la. Bjkas
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirEu achei a capa tão fofa, mas pela resenha acho que só leria este livro se estive sem nada para fazer e nada para ler.
Beijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/