DUFF - Kody Keplinger

Livro: DUFF
Autor (a): Kody Keplinger
Editora: Globo Alt
Ano: 2016
ISBN 978-85-250-6063-1

"Bianca Piper não é a garota mais bonita da escola, mas tem um grupo leal de amigas, é inteligente e não se importa com o que os outros pensam dela (ou ela acha). Ela também é muito esperta para cair na conversa mole de Wesley Rush - o cara bonito, rico e popular da escola - que a apelida de DUFF, sigla em inglês para Designated Ugly Fat Friend, a menos atraente do seu grupo de amigas. Porém a vida de Bianca fora da escola não vai bem e, desesperada por uma distração, ela acaba beijando Wesley. Pior de tudo: ela gosta. Como válvula de escape, Bianca se envolve em uma relação de inimizade colorida com ele."

*Post especial da #SemanadaMulher

Oie, tudo bom?

Sabe aquele livro adolescente que todo mundo precisa ler? É exatamente essa a característica de DUFF, um livro bem comentado lá fora e que chegou ao Brasil através da editora Globo Alt. Esse livro estava entre os meus desejados do mês passado, principalmente depois que eu assisti a adaptação cinematográfica lançada ano passado (está disponível no Netflix).

Bianca Piper não é aquele tipo de garota "normal", anda com as roupas que está afim, não gosta de baladas e nunca se importou com a opinião das outras pessoas sobre ela. Ela tem duas amigas fiéis, que sempre a arrastam para os bailes e festas, mas ela odeia tudo isso. Em uma dessas festas, Bianca encontra Wesley Rush, o cara mais bonito, popular e galinha da escola. É nesse encontro que ela descobre que é uma Duff, sigla para a pessoa considerada mais feia entre um grupo de amigas. Além disso, ela descobre que uma Duff consegue fazer com que as outras garotas do grupo se destaquem.

Ela fica com ódio do que Wesley falou e não acredita nessa definição, mas olhando com a cabeça fria, percebe que realmente é uma DUFF e que todos os grupos na escola parecem ter a sua. A rotina da Bianca tem uma reviravolta quando sua relação com os pais começa a deteriorar. Sem coragem de compartilhar a situação com as amigas, Bianca beija Wesley para fugir dos problemas e arruma complicações bem maiores com esse relacionamento secreto.

"Eu era inteligente. Era uma pessoa bacana. Então, por que me importar se alguém me considerava uma Duff? Se fosse atraente, eu teria de aguentar sujeitos como Wesley dando em cima de mim. Credo!" (pág. 21)

Esse foi um dos livros adolescentes mais divertidos e autênticos que já li. A autora foi muito original ao abordar os rótulos que os adolescentes costumam dar uns aos outros. No início a Bianca fica irritada e ofendida com o que Wesley falou, mas aos poucos ela percebe que julgar as pessoas sem conhecer é algo horrível e machuca.

A protagonista é independente, segura de si, sarcástica, irônica e muito engraçada. Colocar uma personagem com esse humor ácido foi arriscado, mas é impossível não simpatizar com a Bianca. Ela tem uma liberdade sexual muito grande, com atitudes ousadas que não decepcionam o leitor. Ela não se faz de vítima, tem segurança e atitudes que me deixaram impressionada.

"Eu tinha o direito de me sentir feliz com aquilo. Mesmo nós, os cínicos, merecemos uma noite de folga de vez em quando, certo?" (pág. 249)


Wesley é o antagonista e responsável por iniciar a "raiva Duff" da Bianca. É um personagem que parece insuportável no início, mas depois pude entendê-lo melhor. Ele tem um ego enorme, mas é um adolescente tão perdido quanto os outros. Aos poucos o personagem me conquistou e se mostrou bem mais do que um atleta mulherengo.

Preciso comentar sobre a bela diagramação da Globo Alt. O livro tem um formato menor, com folhas amareladas e fonte confortável. A contra-capa tem uma bela cor roxa com pequenos detalhes. A capa é lindíssima, com uma ilustração fofa.

DUFF tem uma abordagem diferenciada para falar de um assunto que já estamos acostumados, o bullying e as diferenças durante a adolescência. A Kody Keplinger não se prendeu a clichês e tem uma escrita dinâmica e envolvente. Seus personagens são cativantes, convincentes e reais.

Esse  livro não é só mais um livro sobre e para adolescentes, pois sua narrativa vai além disso. É uma história sobre preconceitos e como eles afetam as pessoas, tudo isso sob o ponto de vista de uma garota engraçada, diferente e irônica. A Bianca é hilária e precisa ser conhecida por todos.

Leiam sem medo de se decepcionar com esse irreverente romance juvenil. Ah, quase esqueci, se você assistiu ao filme antes, a história do livro é bem diferente e mais legal.

Beijos!

17 comentários

  1. Ah >.< tô bem louca para ler esse livro, sério *-*
    Assisti o filme quando soube que tinha o livro fiquei bem curiosa.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Duff é aquele filme com a menina de Shake it up, né? Se for, eu simplesmente amei o filme, eu nem canso de assistir. E a história parece ser mais incrível no livro, como você citou. Enfim, preciso ler.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie
    eu vi o filme mas fiquei sabendo do lançamento e super quero ler em breve, adorei essa capa e bom saber que é diferente do filme assim não fica algo repetitivo, adorei a resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ah bem que eu estava achando esse nome conhecido. Tempos atrás li uma resenha dele no blog de uma colega que leu a versão em inglês, caso não me engane a capa é um menina fazendo uma bola de chiclete. Que máximo saber que elencou lançado por aqui, fiquei curiosa desde então para ler. Vou adicionar a minha lista de desejo.
    Só em saber que ele é divertido e autêntico já fico empolgada para embarcar nessa história interessante. Nesse livro onde os rótulos e suas consequências são o foco do enredo tenho certeza que o leitor sairá com sua opinião mais estruturada sobre o assunto, fazendo assim que o livro seja inesquecível por deixar uma mensagem para vida.
    Enfim amei a dica e vou correndo add ao meu skoob para não esquecer de investir nele em breve. Amei saber sua opinião cheia de detalhes e argumentos convincentes. Parabéns pelo texto.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a livro, mas acho que livros assim são uma inspiração para adolescentes serem elas mesmas e não tentarem seguir os padrões. Ótima resenha ;)

    pegueumaxicarablog.com

    ResponderExcluir
  6. Aline, eu comecei a ver o filme mas achei bem ruinzinho. Mas pela sua resenha fiquei com a impressão de que o filme não traduz nem a metade do livro, então estou bem curiosa e animada pra conferir! :)

    ResponderExcluir
  7. O título Dufff é curioso até saber o significado. Pra ser honesta, achei o significado bem preconceituoso. ‘No início a Bianca fica irritada e ofendida com o que Wesley falou, mas aos poucos ela percebe que julgar as pessoas sem conhecer é algo horrível e machuca.’ Oi? Como assim? Ele é preconceituosos e ela entende que não pode julgar as pessoas pq machuca? Estou começando a achar que não estou compreendendo nada do enredo desse livro, mas até o momento as resenhas que li, me dão a péssima imagem de preconceituoso. Vou tentar folear a obra e ver o filme para entender melhor esse enredo.

    ResponderExcluir
  8. Assisti o filme, e achei bem clichê, mas ao mesmo tempo passa mensagens importantes, sabe? Eu gostei da adaptação, estou curiosa para fazer a leitura, acho que ela deve dar a história uma profundidade maior.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Aline, adorei a pegada do livo.
    Principalmente o fato dela ter esse humor ácido me deixou ainda mais curiosa para ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Olá

    Não conhecia o livro e nem o filme, mas gostei da premissa, pois geralmente protagonistas de livros assim, eles tendem a ser meio que sem personalidade e difícil encontrar um seguro de si, como no cado desse livro, fiquei bastante curiosa pra ler, excelente dica.

    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Olá, já assisti a adaptação e agora estou morrendo de curiosidade de ler essa obra. Acho que deve ser uma leitura bem divertida.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  12. Estou quase comprando, pois gostei demais do filme e preciso do livro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Amei sua resenha! Estou precisando muito ler um livro divertido assim e vou anotar a dica e ler, pode ter certeza!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Gostei da ideia original da autora. Se eu fosse ler um livro adolescente, esse com certeza estaria entre meus escolhidos.
    Ela trata de uma questão importante com humor e originalidade.

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir
  15. Vi muita gente comentando sobre o livro e o filme, acho que só aumentou minha vontade de ver depois dessa resenha :3

    ResponderExcluir
  16. Aline, eu acho que é justamente o contrário: A Bianca é a garota normal. Por isso ela faz tanto sucesso entre o público adolescente, porque mostra que garotas normais, garotas que não corresponde aquele ideal praticamente inalcançável de beleza, também são preciosas e podem ser felizes do jeito que são.
    Eu ainda não li o livro, somente vi o filme, e gostei bastante! Poucas coisas nele me incomodaram. :)
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  17. Oi Aline, tudo bem?

    Eu estou meio que surtando aqui. Eu não sabia que este livro tinha sido lançado no Brasil. Eu li na versão original faz alguns ano e eu amo essa história. Vivo relendo :)

    Já quero comprar o livro em português e entrar no mundo da Bianca e do Wesley novamente. O que eu me emocionei com esse livro não é brincadeira. Uma história que me encantou.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin