A Segunda Vez que te Amei - Leila Rego

Livro: A Segunda Vez que te Amei
Autor (a): Leila Rego
Editora: Gutenberg
Ano: 2013
ISBN 978-8535-109-3

"André e Juli pareciam ter nascido um para o outro. Depois de seis anos de casamento, e sendo também sócios em um restaurante, as coisas, porém, já não eram o conto de fadas do início. Na verdade, sentiam que estavam vivendo mesmo o lado mais sombrio da sua história. Raquel e Alberto tinham a vida perfeita: empregos glamorosos, com rendimentos que permitiam um alto padrão de vida, um filho carinhoso e saudável, o apartamento dos sonhos, férias sempre inesquecíveis… mas um fato inusitado faria com que aquele castelo encantado estivesse prestes a ruir."

*Livro cedido em parceria com a Editora Gutenberg.

Oie, tudo bom?

A Segunda Vez que te Amei é o primeiro livro dessa autora que eu leio, mas a Leila Rego já lançou os títulos Pobre Não tem Sorte, Pobre Não tem Sorte 2 e Amigas Imperfeitas. Esse livro conta a história de dois casais: André e Juli - Raquel e Alberto. De uma forma surpreendente eles se encontram no pior momento de suas vidas.

André e Juli se casaram há seis anos, são sócios em um restaurante italiano, não tem filhos, mas o casamento passa por uma crise. André sente falta da esposa contente e alegre que ela foi um dia e luta para manter seu casamento vivo, mas a esposa não facilita. Juli é a típica personagem criada para que os leitores a odeiem, pois apesar de todo esforço do marido, ela sempre ficava de mau humor em casa e nunca queria passar momentos especiais com ele. O que mais me incomodou era que ela sempre afirmava que não havia nada de errado, mas suas atitudes diziam outra coisa.

"Aquela não era a sua Juli. Sua Juli não tinha uma expressão "estou-de-saco-cheio-e-já -não-me-importo-com-nada" tatiada na cara, como esta tinha. O que aconteceu com ela? O que havia mudado? Quando ela se tornou uma estranha para ele?" (pág. 15)

André é um cara romântico, marido dedicado, talentoso e apegado a família. Confesso que fiquei apaixonada pelo personagem porque ele luta muito para que seu casamento se recupere da crise. Ler sobre isso é bem interessante, pois estamos em uma época onde o divórcio é cada vez mais comum. Em um casamento é preciso acima de tudo doar e aceitar. Doar compreensão, paciência, amor, carinho e aceitar diferenças, manias e dias de raiva. Esse livro aborda em diversos pontos da narrativa a importância dessas atitudes em uma união conjugal.

O outro casal da história é formado por Raquel e Alberto. Os dois vivem uma vida confortável em São Paulo, possuem uma ótima casa, possuem um bom emprego e são pais de Pedro. Eles são felizes até que uma situação diferente acontece e a vida toma um rumo totalmente inesperado. Os casais dessa história tem suas vidas interligadas e isso acarreta em uma série de decisões complicadas e faz o próprio leitor refletir sobre o assunto. Eu pensei muito no meu casamento ao ler esse livro (não que esteja ruim, Deus me livre!), mas pensei sobre o funcionamento de um relacionamento e como pequenas coisas são importantes para manter o interesse do seu parceiro.

"Ser feliz dá trabalho. André não sabia quem era o autor dessa frase, mas ele sabia do que ele estava falando quando a criou. Não bastava ter boas intenções. Não bastava querer, se não tivesse atitude e colocar em prática as pequenas ações que fazem toda a diferença no dia a dia." (pág. 70)

Alberto é bem sucedido, mas às vezes sente um vazio que não consegue ser preenchido pelo casamento feliz que possui. Raquel é uma ótima pessoa, uma boa mãe e gosta do conforto em que vive. Ela teve uma educação autoritária e foi privada de muitas coisas pelo pai ao longo da vida, mas eu fiquei com a impressão de que ela mesma se privava de certas coisas pelo bem dos outros. Ou seja, ela não pensava no próprio bem e acabava sofrendo por isso por isso.

A narrativa da autora me agradou e a leitura fluiu sem grandes problemas. Os capítulos são narrados por personagens diferentes: em alguns é apenas Raquel ou o André; em outros também há capítulos narrados por André e Juli, Alberto e Raquel, apenas Alberto, etc. Dessa forma foi possível entender o que se passava com cada personagem e o recurso deixou a leitura mais dinâmica e pessoal. Me lembrou bastante a narrativa do livro Questões do Coração, da Emily Giffin.

"O que tiver que ser, será. E isso é muito verdadeiro. Não no seu tempo, nem no meu, mas quando estivermos prontos. Não se assuste com a distância ou com a ausência. Se houver amor em nossos corações, haverá uma força nos unindo. E tudo voltará. E quando voltar, será ainda mais forte, mais maduro e com a certeza de que foi cumprido no seu tempo." (pág . 261)

Eu gostei muito desse livro, pois esse tipo de história me prende por causa do romance e pelos temas tratados. Os personagens são humanos com seus problemas cotidianos e te levam a refletir. Em alguns momentos eu suspirei, em outros senti raiva, mas a autora escreveu a história de uma forma coerente e soube dar um ótimo desfecho.

Beijos!

56 comentários

  1. Realmente parece um livro que aborda coisas do cotidiano, mais precisamente do casamento e parecer ter bons quotes. Li o primeiro capítulo e mais um pouco do segundo e consegui saber o que o que aconteceu para a Raquel e o Alberto discutirem... To na curiosidade de tudo: se os casais ficam juntos certinhos no final e até mesmo o que acontece antes disso. Apensar de ter só lido um capítulo do André e da Juli, já percebi que o André é tipo de cara que é capaz de tudo para recuperar o sentimento da Juli. Espero ler esse livro em breve!
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo lindo comentário Juliana. Esse livro é sensacional e muito bem escrito. Virou um dos meus queridinhos.
      :D

      Excluir
  2. Amei saber que você amou o livro! =)
    Bjs,
    Leila Rego

    ResponderExcluir
  3. Me identifiquei muito com o livro. Como casei, rsrs, quero ler estórias sobre o tema! Curti muito esse livro, já tinha visto ele, mas não tive vontade de saber sobre o que era, agora com a sua resenha percebi que preciso ler esse livro!! rsrs

    Beijinhos
    blog-belavida.blogspot.com (meu mundo em tons pastéis)

    ResponderExcluir
  4. Tenho MUITA curiosidade em ler algum livro da Leila. Já comprei o Amigas (Im)Perfeitas e só me falta tempo para ler, sabe? Essa mania de comprar e não ler, EU DOMINO.
    Gosto dessa fluidez que os autores conseguem dar no enredo, muitos livros acabam sendo totalmente chatos por causa disso mesmo tendo uma história legal.
    Boa indicação, Aline! <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline, parabéns pela resenha viu ficou muito boa. Eu já queria ler este livro, mas é sempre bom conhecer um pouco mais da história e eu fiquei encantada com o que você falou. Já estou me preparando para ler uma história emocionante. E espero que os casais fiquem juntos, pois adoro um final feliz.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Caroline a história transborda emoção.
      Brigada pelo comentário.
      :D

      Excluir
  6. Não li nenhum livro da autora ainda. :/ Tenho Pobre não tem sorte aqui, preciso ler.
    Adorei a história desse. *-* E sua resenha só me deixou mais afim de ler, Aline. Não conhecia esse livro, então já adicionei nos desejados!
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. É um tema bem maduro. E realmente no casamento é necessário ter sabedoria para lidar. De ambas as partes. Não adianta apenas um tentar reviver e o outro fingir que está tudo ok.
    Eu fiquei bastante interessada na obra e vou procurar o livro.
    Mas o fato de ser narrado por 4 personagens diferentes me deixa com um pé atrás. É legal conhecer os sentimentos deles e a história pelo seu ponto de vista, mas me deixa meio receosa de que isso "estrague" a abordagem central do livro. Bom, não posso afirmar, são só especulações, pois não li o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita, obrigada pelo comentário.
      Eu não tive problemas como a narrativa do livro por meio de 4 personagens, pois as tramas se completavam.
      :D

      Excluir
  8. Não conhecia a autora, mas fiquei muito curiosa sobre esse livro. A vida dos casais em crise parece um tema difícil de se escrever, o livro deve ter mesmo muitos momentos para suspirar... Espero conseguir esse livro logo...
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que legal a resenha. Eu já conhecia este livro mas ainda não li nenhum da autora, mas parecem ser muito bons. Essa estória também me chamou bastante atenção, achei diferente o fato de o marido querer colaborar para que o casamento dure e ser bastante dedicado! Adoro livros que também me fazem refletir e passam uma mensagem para nós, leitores.
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. own, já li Pobre não tem sorte da Leila e adorei, fiquei muito animada com esse livro hihi!
    Adorei tua resenha, beeeeijão!
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  11. Já li Pobre não tem sorte 1 e não gostei muito. Ainda tenho que ler o 2, caso eu goste lerei este livro. :3
    Adorei a resenha e adoro livros narrados por mais de um personagem. *-*
    Beijos!

    http://www.livrinhoseeu.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline, tudo bem?
    Já fiquei em interessada nos livros da autora, mas sempre tinha outros livros na frente ou às vezes não os encontrava na livraria. Sua resenha me deixou com vontade de lê-lo, pelo fato de abordar questões que podem e são comuns em relacionamentos e no dia a dia. E curiosa para saber qual foi à situação que fez com que eles se encontrassem.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Estou saboreando cada palavra do livro mencionada por vocês, pois ainda não tive a oportunidade e chance de te lo em mãos. Beijo grande e Parabéns Leila Rego.

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro e nem a autora, mas pela sua resenha tive a impressão do livro ser muito bom, a trama parece ser bem envolvente também.

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  15. Oiii Aline!!! Ainda não li esse livro, mas quero muito! Eu adoro um romance, por isso acho que vou gostar! Da autora, eu comprei Pobre não tem Sorte 1 e 2. Comecei a ler o 1 mas não fui para frente...acabei abandonando! Mas estou com planos de pegar para ler novamente...na época acabei passando outro na frente!! Depois te conto o que eu achei!!

    beijos,

    Mari

    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, me conta mesmo porque ainda quero comprar esse livro da autora.
      :D

      Excluir
  16. Oi querida!

    Já li o primeiro Pobre não tem sorte da autora, e me diverti muito com sua escrita e personagens mega carismáticos. Não conhecia suas outras obras, mas essa me parece bem interessante. Esses romances com personagens humanos são os que mais me atraem. É tão fácil se identificar com eles!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro personagens mais humanos que se parecem com a gente.
      :D

      Excluir
  17. Nunca li um livro de Leila Rego, apesar de saber do grande sucesso da autora. Mas ao ler a resenha de 'A Segunda Vez Que Te Amei' confesso ter me surpreendido. Meu tema favorito de leituras são romances, é claro, mas assim que vi a capa pensei que é um romance meio clichê, igual a todos os outros. Mas esse é diferente. Pretendo lê-lo em breve :)

    ResponderExcluir
  18. Eu morro de vontade de ler esse livro, já ouvi falar da autora algumas vezes mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro dela.
    Gosto de romances com personagens humanos, na verdade são os únicos que eu gosto.
    Os "água com açúcar" costumam ser muito fora do real.

    Beijinhos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula. Eu curto os dois tipos de romance, mas esses humanos me aproximam dos personagens.
      :D

      Excluir
  19. Oi Aline.
    Adoro romances e nada como conhecer novos, ainda mais de autor nacional.
    Gostei muito da história, e fiquei bem curiosa pra conhecer a chata da Juli, e claro, o marido que se preocupa em salvar o casório André....acredito que livros assim nos levam realmente a pensar na nossa vida, e na forma como agimos, e as pequenas coisas que muitas vezes não damos importância.
    Com certeza é uma dica anotada.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, eu indico muito esse livro. Uma história linda sobre dois casais....André é um fofo!
      :D

      Excluir
  20. Olá, não conhecia esse livro, achei uma ótima dica mesmo não sendo o meu estilo de leitura e fico feliz da leitura ter sido fluida pois com temas mais... cotidianos e sem mts mistérios, a narrativa pode facilmente se tornar tediante.

    ResponderExcluir
  21. Oh Aline to louca pra ler esse livro e acho que vou me apaixonar, já li muito sobre ele e estou ainda mais curiosa <3 <3

    Adorei a sua resenha, muito bem escrita!Parabéns!!!

    Beijocas da Deebs
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oie Aline!
    Nossa esse livro parece ser super bacana!!! Não gostei da capa, mas a história chamou minha atenção!!! Achei legal o fato de o livro ser narrado por personagens diferentes, acredito que isso contribui pra que o leitor conheça cada um melhor!! A história parece ser bem emocionante!!
    Beijos!!

    Juh

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Apesar de o livro parecer bom, creio que não o leria, essas personagens chatas demais que ficam emburradas o tempo todo dá nos nervos. Ainda mais quando tem um homem muito bom do lado e não vê. Sinceramente não estou com paciencia no momento para isso, quem sabe mais para a frente.

    ResponderExcluir
  24. Oi Aline

    Terminei de ler sua resenha morrendo de vontade de comprar o livro kkkk adoro livros que falam sobre relacionamentos é importante ler esses livros para a gente dar valor a nossa união e acho que só agrega valor a nossa vida pessoal.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dressa, fico feliz que você tenha se interessado pelo livro.
      :D

      Excluir
  25. Li a resenha sobre esse livro um tempinho atrás, e comentam que é bom, mas sei lá estou com o pé meio atrás com ele, mas quem sabe um dia eu possa ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Imaginava algo completamente diferente ao ler a sinopse do livro, bom saber que ele foi tocante e tem todos os ingredientes de um bom romance ;)

    Andy_Mon Petit Poison
    RESUMO DO POISON #4.02 - Sem(06/jan-11/jan) bit.ly/KPDh64

    ResponderExcluir
  27. Esse livro tem tudo para ser uma história linda!
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Eu estava andado na Livraria Saraiva do Shopping Center Recife, minha amiga achou esse livro e disse: - Raquel, esse parece legal!
    Quando fui dar uma olhadinha na parte de trás, o nome do personagem era André, me chamou atenção...
    Abri em qualquer página, deu em um capítulo da Raquel, eu disse: - Quero esse livro.
    Comprei!
    Não por qualquer outro motivo, mas apenas por ser a história de André e Raquel.
    Não é a minha história, com o meu André, mas são os nossos Xarás *-*
    Muito mereci...
    Amando e torcendo por eles, claro!
    Talvez André e Raquel nasceram um para o outro!
    :D

    ResponderExcluir
  29. Estou querendo muito esse livro! Adorei a construção dos personagens e parece que a trama é bem amarrada, ainda que com 4 protagonistas. Adorei a resenha, bastante esclarecedora e animadora. Se eu já estava com vontade de ler, agora então!

    ResponderExcluir
  30. Ainda não li esse livro, mas sua resenha me deixou com bastante vontade! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  31. Oi Aline!
    Eu ainda não li esse livro e nem nada da autora. Na verdade eu quase não leio romances e quando leio são esses romances que tem comédia e tal... Não curto muito o gênero. Talvez por isso não tenha me interessado tanto por "A Segunda Vez Que Te Amei". Mas você citou "Questões do Coração" e esse é um dos poucos romances que eu realmente tenho vontade de ler, porque falam muito bem da autora.
    xx, Ann

    ResponderExcluir
  32. Ainda não li nada dessa autora, pela sinopse não dá pra perceber o quanto a história pode oferecer, gostei do que li, acho que darei uma chance pra ele.

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Eu não conhecia o livro, até você me apresenta-lo, estou super curiosa para ler essa historia, e to vendo hein Juli vai me estressar muito, que mulher chata, só de ler a resenha já tenho uma noção disso, espero ler em breve, adoro nacionais.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, a Julie me irritou muito durante a leitura.
      Ela é muito chata e nem quando ela foi legal eu consegui gostar dela.
      :D

      Excluir
  34. Tenho um livro da autora aqui, porém ainda não o li.
    Mas quero conhecer logo a escrita dela, pois dizem muito bem. E nacionais eu sempre leio e curto =) Então, logo mais terei esse.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin