Confissões On-line 2 - Iris Figueiredo

Livro: Confissões On-line 2
Autor (a): Iris Figueiredo
Editora: Generale
Ano: 2015
ISBN 978-85-8461-035-8

"Mariana Prudente realizou seu maior sonho: fazer intercâmbio. Depois de dois meses de muito aprendizado e diversão no Canadá, ela voltou para casa, mas, dessa vez, é Arthur quem parece distante. Para completar, além de não ter a menor ideia do que fazer com o próprio futuro, Nina, sua melhor amiga, está de malas prontas para fazer faculdade em outro estado. Mari, então, mais uma vez faz de seus vídeos o lugar ideal para extravasar e falar sobre seus anseios e a sua rotina diária. O canal Marinando ganha cada vez mais acessos e vira um fenômeno na internet. Com a sua vida virtual dominando a real, Mariana ainda precisará acertar as contas com o passado e enfrentar quem não está feliz com o sucesso dela. Mas, com a ajuda de uma nova amiga, Mari conseguirá enfrentar os momentos bons e ruins dos próximos meses e finalmente descobrir quem ela realmente é."

*Livro cedido em parceria com a Editora Generale.

Oie, tudo bom?

Em 2014 eu li Confissões On-line, história que obviamente precede esse livro e que contava a história da Mariana Prudente, uma moradora de Niterói que passa por poucas e boas depois que uma fofoca se espalha na escola. Se vocês não conhecem ou não leram o primeiro livro, leiam a resenha de Confissões On-line aqui no blog.

No primeiro livro a Mari cria um canal de vídeos chamado Marinando que fica bastante famoso depois que um dos seus vídeos se torna viral. Esse livro começa quando ela volta de seu intercâmbio no Canadá, onde realizou vários vlogs mostrando suas descobertas e aventuras naquele país. Quando ela retorna ao Brasil, possui muitas recordações e logo percebe que tudo está diferente. Arthur parece distante, sua melhor amiga Nina está indo estudar em outro estado e ela fez uma outra amiga brasileira no Canadá que chama-se Pilar. Além disso, Mari ainda está lidando com os fantasmas do passado que insistem em colocá-la para baixo.

Reli minha resenha do primeiro livro e nela falei sobre a passividade da protagonista em vários momentos e infelizmente, isso não melhorou. A Mari amadureceu, mas ainda é muito insegura nas suas decisões. Eu sei que o final da adolescência é um período de muitas escolhas e poucas certezas, mas novamente tive vontade de sacudi-la para que ela se posicionasse. O que me incomodou foi a Mariana ter demorado tanto para socorrer uma amiga que sofre com distúrbios alimentares, situação grave em que a pessoa precisa de acompanhamento e apoio.

Outro ponto negativo foi o romance, pois não senti que o casal teve química. Algumas perguntas ficaram sem respostas e os problemas entre eles foram resolvidos rápido demais, uma situação que foge da realidade dos casais que passam por DR. O que vi foi uma menina birrenta de um lado e um cara cheio de segredos do lado oposto.

"Mesmo que cada pessoa seja inteira por si só e ninguém precise do outro para ser completo; mesmo que não haja uma forma que crie pessoas sobre medida para nós. sempre existe a sensação de que há alguém no mundo que vai nos fazer mais felizes, compreendendo exatamente o que queremos dizer." (pág. 73 e 74)


Mesmo com esses pontos negativos que destaquei, a Iris Figueiredo tem uma escrita dinâmica, despretensiosa, jovem e atual. Gostei muito que ela tenha falado sobre a influência dos vlogs atualmente. Estamos vivendo um período em quem os Youtubers são mais requisitados que muitos atores das novelas globais.

O canal Marinando começou a crescer e virou uma parte importante da sua vida. A autora mostrou um pouco do lado do Youtuber, aquela pessoa que grava vídeos, mas que é um ser humano como qualquer outro e tem que lidar com as fofocas que rolam nesse meio e até os haters que adoram deixar comentários venenosos nos vídeos. Falar sobre esse tema tornou a história mais real e de fácil identificação. É incrível como tantas pessoas falam mal de quem está na frente da câmera sem nem ao menos conhecer a pessoa e como somos capazes de ir ao canal apenas para hostilizar alguém. Isso é horrível e o ódio propagado pela internet parece uma praga que só cresce.

"Olhe para a frente, meu amor. O mundo é grande demais para darmos ouvidos a mentes tão pequenas." (pág. 155)

O livro tem uma vertente bem jovem e também aborda assuntos importantes como o vestibular, a aceitação pessoal, amizades, distúrbios alimentares e as relações familiares. A narrativa tem dramas que passam uma certa mensagem e fazem o leitor refletir, mas sem didatismo.

A Mari é uma protagonista inteligente, extrovertida, mas que não consegue confiar nas pessoas por causa de tudo que sofreu. Sua amiga Nina é uma personagem que sofre muito porque não se abre com as pessoas, principalmente com os pais. Já a Pilar, sua nova amiga, foi inserida nesse segundo livro e se tornou uma das minhas personagens prediletas com seu jeito extrovertido, engraçado e decidido.

A diagramação do livro tem um trabalho especial e muito atencioso, pois os personagens mantém conversas por meio de SMS e chat's das redes sociais. A editora colocou essas conversas através de ilustrações ao longo do livro. Esse formato deu dinamismo, deixando o livro divertido e interessante. As folhas são amareladas e a fonte é confortável. Só não gostei da capa ser praticamente a mesma nos dois livros.

Confissões On-line 2 responde as dúvidas deixadas ao final do primeiro livro e consegue ser uma boa leitura infanto-juvenil. Os pontos negativos que citei não deixam a leitura ruim e recomendo que vocês conheçam a série e a autora também.

Beijos!

19 comentários

  1. Oiii tudo bem?
    Eu adorei este livro, adoro e me encanto por infanto-juvenil, por este motivo leria com toda certeza. Sua resenha está maravilhosa, como sempre.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Eu li a resenha do primeiro livro para saber mais um pouco sobre a história, é uma leitura um pouco diferente do que estou acostumado. Bem legal que essa sua resenha você se aprofundou mais e deu mais detalhes também sobre a história e os personagens. Mesmo você apontando uns pontos negativos do livro, eu fiquei com curiosidade para ler.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu tenho muita vontade de ler esse livro e o anterior, me parecem ainda mais interessantes por trazer uma personagem que tem um canal no Youtube, só por isso acho que já valeria a leitura.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Aline, sua resenha está impecável, como sempre. No entanto, a premissa do livro não me chamou muito a atenção, acho que no momento eu não leria. Mas, quem sabe um dia?!

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline, não conhecia essa obra, até achei interessante a premissa, mas acho que eu não leria nesse momento.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  6. Olá, Aline!
    Confesso que esse livro não chamou minha atenção, mas a estória é legal para adolescentes. Pelo visto é leve, real, mas também com lições. Adorei a resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Que pena que a protagonista tenha continuado passiva frente as ações que exigiam ações, o enredo do livro parece interessante para o público juvenil. Achei interessante a temática que o livro aborda como distúrbio alimentar.

    ResponderExcluir
  8. A obra parece divertida. Adoro Literatura nacional! <3 Poxa, ruim que o romance na obra num pareça ter quimica e tal. Mas fico contente que a escrita seja bem dinâmica e atual. ^^ Alem disso, falar de blogs / vlogs é super! \o\ Gostaria de ler... :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas apenas do primeiro, ainda não conhecia a continuação. Dizem muito bem da autora, mas eu não acho que o que ela escreve combine muito com o que eu gosto de ler.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!!

    O livro tem uma aparência linda!
    Para quem gosta, talvez o publico mais Teen, aproveite mais, para mim não rola esse gênero, não costumo ler.
    Gostei da sua resenha, e dos destaques par ao que é bom e o que precisa ser melhorado!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  11. Tá aí um livro que eu com certeza leria se ainda fosse adolescente e acho que iria adorar. Gostei da autora abordar temas tão atuais quanto os youtubers, internet e constante problema da aceitação do seu corpo fora do padrão que a nossa sociedade insiste em manter. Esses dias mesmo encontrei uma pessoa que estava sem ver há uns meses e a primeira coisa que ela me solta é "você tá mais gordinha, né?". Deu vontade de responder: "não, to saudável." (eu passei por uma crise de depressão, então eu mal comia, obviamente estava muito magra, mas, pqp, né. Agora eu tenho que ser depressiva pra sempre pras pessoas não julgarem meu corpo?)

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Boss tudo bem, não conhecia esse livro, mas achei a história legal, mesmo a personagem ainda pouco amadurecida. Eu gosto de leituras mais simples e infanto juvenil para indicar para os meus pequenos. Bjkas

    ResponderExcluir
  13. A premissa é bem interessante e deve atender bem ao público que é fã desse gênero. Hoje em dia,não me apetece muito,mas certamente irei considerar indicá-lo. Adorei a resenha :)
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Aline que bom que os pontos positivos superaram os negativos nessa leitura. Mas confesso que essa série não chama minha atenção, apesar dela ser bem atual com essa questão dos Youtubers, dos prós e contras de se expor na internet, além da desmistificação dos mesmos (tem uma vida além das câmeras e tem pessoas que precisam da ajuda delas etc).
    Essa questão dos haters é triste. Como vivo conversando aqui em casa com minha família, são poucos os que doam o que tem de melhor ao outro, seja: atenção, carinho, respeito etc mas quando é para valorizar o mal às pessoas se multiplicam de forma assustadoramente.
    Enfim gostei de saber sua opinião sobre Confiasoes on-line 2 essa ótima dica de infanto-juvenil.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  15. bom, confesso que esse tipo de livro não faz meu gênero. Não sou muito fã de romances, ainda mais quando o casal não tem quimica. e acredito que essa falta de maturidade na personagem principal me faça ficar impaciente ao longo da leitura... melhor evitar...

    ResponderExcluir
  16. Hey,
    Não sei muito o porquê, mas essa série não desperta o meu interesse. Ainda mais com uma protagonista sem iniciativa e um romance que não tem muita química. Personagem que não tem muita personalidade é algo que me irrita muito em uma leitura. Deixo esse livro passar sem problemas.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  17. Olá! Apesar dos pontos positivos, os negativos foram decisivos para me fazer não ler essa obra!
    Se eu fosse adolescente talvez eu me interessasse, mas minha época já passou haha;

    Erica Regina
    parado-na-estante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  18. Ei Aline, tudo bem?
    esse livro não me interessou muito, e saber que a protagonista não amadureceu o suficiente do primeiro livro para esse, e que o casal não tem química, me desanimou ainda mais.
    Acho que passo a leitura, pelo menos por enquanto rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olha ai o livro da Iris! Ela fez pós graduação comigo. Sou doida para ler, mas ainda não tive tempo. Pena que a protagonista ainda tem suas inseguranças :(

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin