Autor (a): Blue Jeans
Editora: Planeta
Ano: 2015
ISBN 978-85-422-0603-6
"Eles se conheceram há dois anos, quando mais precisavam de apoio, e formaram o clube dos incompreendidos. No entanto, algo mudou e agora já não sabem se podem contar uns com os outros. Valéria não sabe se, ao se deixar levar pelos seus sentimentos, pode trair sua melhor amiga; Bruno escreve cartas de amor que não dão resultado; Maria é o patinho feio que busca o seu lugar; Elisabete não está acostumada a ouvir “não”; Raul não quer se equivocar desta vez; e Ester gostaria de gritar o seu amor aos quatro ventos. Amores transbordantes, dúvidas existenciais, segredos inconfessáveis e muita, muita diversão."
Oie, tudo bom?
Bom dia, Princesa! é o primeiro livro da série El Club de Los Incompredidos, sucesso do autor espanhol Blue Jeans.
Esse Young Adult conta a história de um grupo de amigos: Bruno, Maria, Elisabeti, Valeria, Raul e Ester. Eles formam O Clube dos Incompreendidos, um grupo de amizade para ajudá-los a superar o bullying que sofriam por serem diferentes, além de ajudá-los a lidar com problemas familiares e até nas matérias do colégio.
"Não há nada que os defina melhor. São garotos incompreendidos que ninguém entendia, que ninguém respeitava, de que ninguém gostava, até que foram se unindo uns aos outros pelo caminho."
(pág. 438)
Depois de quase dois anos com reuniões semanais, o clube não é mais o mesmo porque cada integrante mudou ao longo dos anos e eles começam a perceber que a amizade está abalada. O elo que unia o grupo não é mais tão forte por causa das mudanças que cada sofreu.
Raul sofria bullying na escola e atualmente é um garoto bem mais seguro e que coleciona namoradas, mas na verdade está em busca de um relacionamento mais sério e duradouro. O Bruno nutre um amor não correspondido e sempre chega atrasado nas reuniões do clube. Maria é a deslocada entre eles e ainda tenta superar a separação dos pais. A Valeria é muito tímida e isso a impede de ir atrás do que deseja. Com o tempo ela vai descobrir que precisa se arriscar para ser feliz. Já a Ester foi a última a entrar para o clube, é uma esportista e apaixonada por uma pessoa mais velha. E a Elizabeti foi a que mais se desenvolveu, passando de patinho feio para um mulherão que chama a atenção na escola e nas festas.
"Cada membro do clube é responsável por uma disciplina das que compõem o ano escolar e, individualmente, se dedica a ela mais a fundo. Depois, repassa o material - anotações, execícios, resumos, considerações dos professores - ao resto da turma." (pág. 229)
Esse livro discute vários temas interessantes e importantes na vida dos jovens sob o ponto de vista dos próprios adolescentes. Separação dos pais, amores não correspondidos, sexualidade, crise financeira, problemas psicológicos, depressão, amizades, primeiro beijo, uso das redes sociais, etc. É uma história em que os personagens são essenciais para entendermos o propósito do livro, que é discutir os temas da juventude atual.
Foi minha primeira experiência com a escrita do Blue Jeans e esse autor me conquistou com seu texto leve, direto e dinâmico. Ele tem uma forma mais direta de criar situações e não perde tempo com rodeios. Cada momento do livro tem um narrador diferente, dando ao leitor uma visão mais ampla dos fatos. Isso também possibilitou algumas surpresas ao longo da leitura. Além disso, o livro tem muitas referências culturais, outro aspecto extremamente positivo.
Ele criou personagens com muita personalidade e descreveu bem cada um, facilitando a fácil identificação do leitor. Seus personagens tem defeitos e qualidades que os tornam mais humanos e verdadeiros. Tem romance, mas não foca apenas nisso, um grande acerto do autor porque ele consegue dissecar a relação de amizade entre eles.
"Se eu não tivesse pânico de escutar a sua resposta, seria capaz de gritar nos nossos silêncios que te amo De transpor a barreira que nos separa, que condiciona tudo o que sinto por você. Iria transpor qualquer adversidade se soubesse que o seu coração diz o mesmo que o meu." (pág. 261)
Foi impossível não pensar em como essa fase da vida gera tantas dúvidas e incertezas. Os adolescentes querem parecer invencíveis, mas a verdade é que guardam muitas dúvidas e receios. Eles ainda estão descobrindo o mundo e os problemas da fase adulta.
Outro ponto positivo do livro é a ambientação em uma cidade diferente das que costumam ser exploradas nos livros lançados aqui no Brasil. A história se passa em Madrid, na Espanha, e tem várias referências desse país. O café da manhã com churros e chocolate foi o que mais me marcou. Também foi interessante ver que o autor conseguiu inserir a crise que a Espanha vive há alguns anos no contexto da narrativa.
A diagramação da Editora Planeta está bem interessante. Cada início de capítulo tem pequenos corações, as folhas são amareladas e o tamanho da fonte é confortável. Além disso, a capa é uma das mais bonitas que já vi. O livro tem várias referências musicais ao longo dos capítulos e em breve vou fazer um post com essa playlist. Encontrei alguns erros de revisão, mas nada tão grave que prejudicasse a leitura.
Bom dia, Princesa! foi uma grata surpresa e me cativou bem mais do que eu imaginava. É um YA que consegue discutir temas relevantes na vida dos jovens de uma forma despretensiosa. O desfecho do livro me deixou chocada com algumas revelações, aumentando minha ansiedade com o segundo da série.
A série conta com mais quatro livros: Conociendo a Raúl, No Sonrías, que me enamoro, Pudo Soñar Contigo? e Tengo un Secreto: El Diario de Meri.
Beijos!
Oiii.
ResponderExcluirNossa que linda sua resenha, eu não conhecia sobre o livro mais fiquei curiosa, a capa apesar de ser simples e linda adorei tudo, o blog também e uma graça <3
Parabéns.
Beijos
Oie,
ResponderExcluirnão conhecia o livro, mas adorei a resenha. Parece ser uma ótima leitura.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Não conhecia o livro, mas o nome El Club de Los Incompreendidos não me é estranho, acho que já vi algo na netflix com esse nome, hehe. Bom, a história parece ser interessante e o enredo me lembrou um pouco de 4 amigas e um jeans viajante ☺ Flores no Outono
ResponderExcluirAline,gostei muito da premissa,achei muito legal amigos fundarem um clube para superar o bullying que sofriam.Quero muito conhecer a história e acompanhar o momento em que tudo começa a mudar e o elo que os unia desmanchar.Amei os tema discutidos,Gosto de textos leves,diretos e dinâmicos.Legal ter romance,amei saber que a história se passa em Madrid.Achei legal a capa dos outros livros da série.BEIJOS!!!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirNão conhecia o livro nem o autor mas fiquei muito curiosa! Gostei do nome criativo que ela usa "Blue Jeans" e vou procurar por esse livro.
Gosto de histórias sobre os problemas, dúvidas dos adolescentes. Costumam ser bem divertidas.
Abraços, Lara.
http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/
Olá, estou interessada em ler essa obra, acho a capa muito fofa <3
ResponderExcluirParabéns pela resenha ;)
Beijokas da Quel ¬¬
Literaleitura
A capa desse livro é fofinha, né? Adorei o nome do clube, O Clube dos Incompreendidos, e curti a ideia dos personagens e as temáticas colocadas em evidência, é um livro juvenil válido para o público alvo.
ResponderExcluirOie
ResponderExcluirque legal sua resenha, eu quero muito ler e ver o filme, aliás, amei as capas haha que liiindas e sua resenha me deixou bem curiosa pela história
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas achei muito interessante o fato de ele abordar temáticas essenciais para os leitores de sua faixa etária. Confesso que a premissa não me instigou muito, mas certamente eu daria uma chance caso surgisse uma oportunidade de leitura.
Essa série parece ser muito interessante para os jovens! Aquele tipo de leitura que ajuda a superar os problemas da adolescência. Ps: Onde me junto ao clube? rs
ResponderExcluirOláá! Adorei a premissa, gosto bastante desses livros que envolve um grupo de amigos e eles vão se desenvolvendo no decorrer do tempo, só estranhei o nome mas tudo bem!! haha
ResponderExcluirBeijão da Lari!
Brilliant Diamond |
Fan Page
Oi, Aline
ResponderExcluirAcho que a capa desse livro pode enganar, porque não imagina que o livro levantava tantos problemas sociais. Adorei a premissa e, além disso, gosto de autores que vão direto ao ponto. Sem contar nas referências culturais que algo que também me agrada. Acho que adoraria o livro também. Pretendo ler!
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Oii!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas amei a promissa!
A sua resenha ficou ótima!
O livro parece ser bem delicado e muito fofo <3
Beijos, Amanda
www.vicio-de-leitura.com
Oie, eu não conhecia o livro e nem o autor, pra ser sincera achei até intrigante alguém usar o pseudônimo Blue Jeans. Eu gostei da capa e da premissa do livro. Fiquei curiosa aqui. Beijos
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirAchei este livro bem diferente, a maioria dos YA que leio abordam geralmente um tema é este não, aborda vários problemas que os adolescentes enfrentam durante a adolescência.
Gostei muito da sua resenha!
Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)
Adorei a resenha, o livro parece ser muito interessante, discuti o Bullying sem rodeios é algo muito legal de se fazer, e jurava que Blue Jeans fosse parte do título e não nome do autor! Haha!
ResponderExcluirAbraços & até!
lendoferozmente.blogspot.com.br
Ainda não conhecia essa coleção, mas adorei
ResponderExcluirEsse livro apesar de parecer simples, pelo que entendi ele carrega consigo muitos ensinamentos
Adorei a resenha
Beijos
http://blog-myselfhere.blogspot.com.br
Amei sua resenha!! Sempre que leio sobre esse livro fico morrendo de vontade de ler, pois adoro o gênero. E essas capas!! Muuuuito lindas.
ResponderExcluirBeijos!
Olá!
ResponderExcluirQue livro mais lindo, fiquei encantado pela premissa, parece ser um livro ótimo e quase obrigatório aos adolescentes.
Adorei a resenha!
Beijos
http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/
MDS EU QUERO!
ResponderExcluirAdorei a historia, acho que devoraria a série. Amo YA e amo livros que falem sobre bullying, então seria uma combinação perfeita.
Abraços!
http://lendocomobiel.blogspot.com.br/
Clube dos incompreendidos é triste...rsrss Mais amei a premissa, um livro que tem essa sequência é muito fofo. Amadurecimento é a palavra chave aqui, poxa vida, agora preciso comprar esse fofo!Bjs e boas leituras!
ResponderExcluirOie, tudo bem? Eu gostei bastante da premissa do livro e do fato de ele abordar temas polêmicos no mundo dos adolescentes, adoro livros assim. A capa dele também é bem fofa né? Vou por na listinha!
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirAchei a premissa do livro bem diferente e interessante! Acho que a ideia de um clube para incompreendidos é bem legal, vou montar um haha Também adorei o fato dos personagens terem personalidade. Isso conta muito!
Beijos <3
Olá, eu tenho muita vontade de ler esse livro, a capa e o título já chamam minha atenção, mas por ser de um autor espanhol e por se passar em Madri fico ainda mais interessada.
ResponderExcluirHello!
ResponderExcluirEu vi alguns posts na página da editora e fiquei morrendo de curiosidade para saber do que o livro se tratava, para mim era mais um romance clichê e estava completamente enganada.
Na verdade a história me lembrou muito "O Clube dos Cinco", não que os dois sejam iguais, mas a forma que o autor abordou as situações e o clube dos incompreendidos, tem certa semelhança.
Gostei da sua resenha :)
Bjs!
Olá,
ResponderExcluirAchei bem legal a premissa do livro, gostei de ter um clube e tal com pessoas que mesmo que tenham mudado continuam lá. Parece ser interessante acompanhar o desenvolvimento dos personagens.
http://euinsisto.com.br
Oie Boss tudo bem, que surpresa ao ler essa resenha, não sabia do que se tratava o livro e achei bem legal esse grupo de amigos, e ver como eles mudam através que vão amadurecendo, vou anotar o título! Bjkas
ResponderExcluirOi, Aline! Acho que o livro não me agradaria, mas já anotei o título, porque quando o aniversário da minha prima chegar, vou procurá-lo pra comprar de presente. Você acha uma boa ideia? Ela vai fazer 13 anos. :)
ResponderExcluirBeijo!
Olá... Aline... eu não conhecia essa série, mas fiquei completamente encantada pela história que você resenhou... muitas histórias com adolescentes chamam a minha atenção, porque eu tive que crescer e pular essa fase e agora estou nela através de minha filha então a maioria das histórias que os envolvem chamam a minha atenção e essa chamou bastante... achei muito lindas as capas de cada livro... espero ter a oportunidade de ler um dia... sua resenha ficou maravilhosa, gostei muito... Xero!!!
ResponderExcluirhttp://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/