Minha Vida Mora ao Lado - Huntley Fitzpatrick

Livro: Minha Vida Mora ao Lado
Autor (a): Huntley Fitzpatrick
Editora: Valentina
Ano: 2015
ISBN 978-85-65859-70-7

"Os Garrett são tudo que os Reed não são. Barulhentos, caóticos e afetuosos. São de verdade. E, todos os dias, de seu cantinho no telhado, Samantha sonha ser uma deles, ser da família. Até que, numa noite de verão, Jase Garrett vai até lá e...Quanto mais os adolescentes se aproximam, mais real esse amor genuíno vai se tornando. Contudo, precisam aprender a lidar com as estranhezas e maravilhas do primeiro amor. A família de Jase acolhe Samantha, apesar dela ter que esconder o namorado da própria mãe. Até que algo terrível acontece, o mundo de Samantha desmorona e ela é repentinamente forçada a tomar uma decisão quase impossível, porém definitiva. A qual família recorrer? Ou, quem sabe, Sam já é madura o bastante para assumir suas próprias escolhas? Será que está pronta para abraçar a vida e encarar desafios? Quem você estaria disposto a sacrificar pela coisa certa a se fazer? O que você estaria disposto a sacrificar pela verdade?"

*Livro cedido em parceria com a Editora Valentina.

Oie, tudo bom?

A resenha de hoje é especial e poucas vezes falei isso de uma resenha aqui no blog. Acho que isso acontece quando você começa a ler um livro e termina a leitura às 04h40 da madrugada com um sorriso no rosto.

Minha Vida Mora ao Lado é um young adult que se passa durante o verão de uma cidade litorânea dos Estados Unidos. Samantha Reed tem 17 anos e vive com a mãe exigente e a irmã mais velha. Ela é vizinha dos Garrett, uma família barulhenta de 8 filhos que se mudou para o bairro há alguns anos. A família da Samantha é totalmente o oposto deles e sua mãe Grace nunca deixou que as filhas tivesse contato com os vizinhos. Mesmo assim, há anos Samantha observa essa família numerosa com uma certa ponta de inveja, desejando aquelas conversas, aquele afeto e aquela bagunça em sua vida.

Certo dia, enquanto ela observa, Jase Garrett descobre seu esconderijo e começa a puxar conversa com ela. Os dois logo começa uma rápida amizade que parece bem mais que isso quando ela passa a frequentar a casa da família. Dentro da casa dos Garrett, Samantha encontra muita bagunça, mas também muito amor, alegrias e aprendizados. Junto com Jase, ela começa a viver um amor puro, sincero e surpreendente.

" - Você precisa me beijar. - acabo dizendo
  - É. - Ele se aproxima - Preciso mesmo." (pág. 87)

Sabe quando você inicia a leitura de um livro e dois capítulos depois você sabe que vai amar a história? Me senti assim quando comecei a ler Minha Vida Mora ao Lado e a narrativa ficou cada vez melhor.

A Samantha poderia ter sido mais uma protagonista "certinha demais", mas ela é correta, bondosa e com um ótimo caráter sem ser mimizenta. Ela sempre teve sua vida decidida pela mãe, sem muitos diálogos e apoio. Sua aproximação com os Garrett é como uma luz no meio da escuridão, dá medo e ao mesmo tempo aguça a curiosidade.

Jase....ah o Jase... é o filho que toda mãe pediu a Deus: dedicado, amoroso, amigo, prestativo e bonito. Ele não é o filho mais velho, mas é ativo em casa, ajuda o pai na loja de ferramentas e sempre que pode cuida dos irmãos menores. Jase se aproxima da Sam naturalmente, sem pressão e com uma certeza de que ela pode lhe oferecer algo bom. Pode parecer uma característica clichê, mas a autora fez tudo de uma forma tão casual, que me deixei levar pelo relacionamento dos dois.

"Mas está tudo bem, porque até as mais importantes - Eu te amo, Me desculpa, Me perdoa? Estou aqui - são apenas substitutos para o que podemos expressar de forma melhor sem nada a dizer." (pág. 282)


Huntley Fitzpatrick criou um YA cativante, com personagens inteligentes e carismáticos. Ela poderia ter sido clichê e focado no romance de verão, mas ela foi além e colocou drama familiar, problemas sociais, falta de caráter e um pouco de carga dramática. Todos os elementos deixaram a história singular.

Algo acontece e muda tudo na vida do casal e a autora soube fazer mistério até o fim. Imaginei várias hipóteses quando percebi que algo aconteceria ao longo da narrativa, mas ela me surpreendeu e conseguiu manter minha atenção o tempo todo, coisa que nem todos os autores conseguem.

"Dizem que a gente nunca sabe o que faria numa situação hipotética. Todos nós gostamos de pensar que seríamos uma daquelas pessoas que entregariam o colete salva-vidas e acenariam um estoico adeus do deque do Titanic enquanto ele afundava, alguém que pularia na frente de uma bala por um estranho ou que daria meia-volta e correria para uma das torres gêmeas, em busca de alguém que precisava de ajuda, sem pensar na própria segurança. No entanto, nunca sabemos com certeza se, quanto as coisas desmoronarem, vamos pensar na nossa segurança primeiro ou se isso vai ser a última coisa que vai passar pela nossa cabeça." (pág. 282)

Eu acho complicado explicar porque um livro é extraordinário porque cada leitor tem uma percepção diferente. Porém, Minha Vida Mora ao Lado já está na minha lista de melhores leituras do ano por sua simplicidade e sinceridade, mesmo que ainda seja a primeira quinzena de janeiro.

Eu tenho uma família grande e por isso simpatizei com a família do Jase. Tenho três irmãs e minha mãe tem 9 irmãos, ou seja, são muitos primos e tios. A família Garrett é a coisa mais fofa e unida que eu já vi. O que dizer do pequeno George, sua inteligência e as perguntas desconcertantes? Harry, Duff, Patsy, Alice, Joel...me apaixonei por todos.

A diagramação da Valentina está bem acabada, com uma capa fofa e detalhes nas páginas. O tamanho da fonte é um pouco pequeno, mas não atrapalha a leitura.

Esse livro tem drama, problemas familiares, primeiro amor, distúrbios comportamentais e amizade. Leiam Minha Vida Mora ao Lado como se a vida de vocês dependessem disso e você corre o risco de passar a noite acordado como eu.

Beijos!

53 comentários

  1. Nossa Aline! Esse livro te arrebatou mesmo. Achei a premissa muito interessante, e é impressionante como só vejo elogios pra esse livro. pra um romance de estréia a Huntley Fitzpatrick mandou muito bem não é mesmo? Espero sentir tudo o que você sentiu com esse livro. Eu realmente gosto de histórias como esta.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Aline, desde que a Valentina publicou a capa eu estou doida pra ler esse livro. A sua resenha só me deixou com mais vontade, principalmente por ter sido uma surpresa e que assim como você e os personagens, também tenho uma grande família. O livro parece conter uma historia carregada de sentimento, superação e drama familiar que vale muito a pena acompanhar. Minha Vida Mora ao Lado, vai para a minha listinha de desejados.

    ResponderExcluir
  3. Aline,quero muito ler esse livro já faz tempo e após sua resenha a minha vontade só se intensificou.Não é sempre que pegamos um livro direto e ainda terminamos com um sorriso no rosto.Quero muito ver essa trajetória do amor puro,sincero e surpreendente de Samantha e Jase,amo personagens inteligentes e carismáticos e gosto bastante de histórias singulares,com uma boa dose de drama,problemas familiares,primeiros anos,distúrbios comportamentais e amizade.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, sua resenha ficou especial, sensível. Gostei muito de lê-la! O livro parece ter um bom enredo, um juvenil daqueles que fisgam o leitor, não conhecia e espero ter oportunidade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu fiquei super ansiosa para ler esse livro quando vi a editora falando sobre ele. Acabei lendo antes de solicitar e bom... Infelizmente eu não me senti da mesma forma que você. Apesar de ter achado o romance da história muito lindo e fofo e ter amado casal, eu achei o desenvolvimento do "drama" bem... sei lá, talvez desnecessário. Bom, não sei exatamente qual palavra usar nesse caso mas é que eu não gostei daqueles acontecimentos envolvendo a mãe de Sam pois acredito que eu esperava algo mais. Acho que esperava um livro que me fizesse sofrer e acabei encontrando um belo romance de verão (que passou do verão, mas enfim). Espero que eu tenha me expressado de uma forma correta. rs

    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  6. Hi baby, tudo bem? nunca tinha ouvido falar dele mas fiquei bastante interessada nesse livro, a capa é muito bonita! Parabéns pela ótima resenha!

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Que bom que foi uma ótima leitura para você :) Mas sério, eu amo YA mas esse livro não conseguiu chamar a minha atenção :/ descobri ele há alguns anos pelo goodreads e acho que o que li por lá me desmotivou com relação a querer ler esse livro.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  8. Nossa, gostei muito da resenha de verdade! E não conhecia esse livro, mas confesso que ele me chamou atenção de um jeito diferente e acho que vou amar a história. <3

    ResponderExcluir
  9. Esse livro mexeu demais comigo. Amei a escrita da autora e, como você disse, ela foi muito além de um romance de verão entre adolescentes.
    Ameei!! *-*

    Beijos

    www.ooutroladoraposa.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline!
    Já tinha visto outra resenha positiva desse livro e isso me anima bastante, me interessei por ele desde seu lançamento. A história parece tem um ar de simplicidade apesar de tudo, um ar de coisa "normal", não sei se você me entende rs não tem aquela coisarada toda que alguns autores colocam só pra gerar conflito e aprecio isso.
    Quando leio livros assim fico encantada com a família, a minha é pequena e não muito unida, então bate até aquela pontinha de inveja rs
    Ótima resenha!

    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. esse livro deve ser uma coisa muito gostosa de ler. Tenho família bem pequena e acho que iria curtir ele mesmo assim.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Bem legal essa premissa! Eu já quero ler. Eu não tenho família grande, mas meu pai tem 7 irmãos, e entendo como é. Como não tenho muita relação com esses tios, então vou ler para saber como é uma família grande e unida.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Wow… peraí um minuto que eu vou ali no skoob adicionar o livro na minha estante…. pronto voltei! Sério, você me deixou louca de vontade de ler esse livro. Sua resenha está tão boa que você deveria ganhar comissão da editora sobre as vendas que ela irá ocasionar, hahahaha…
    Embora eu só tenha uma irmã, a minha avó teve incríveis 14 filhos, então imagine a bagunça que é uma festa de família. É tanta gente, que na última festa colamos adesivos com os nossos nomes, brincando que era impossível decorar o nome de tanta gente. Então estou louca para conhecer a casa dos Garrett.

    Bjs e parabéns por essa resenha maravilhosa.

    http://ciadoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá! Que livro mais fofo! Não conhecia esse NY e sou apaixonada por livros desse gênero! Obrigada pela dica e a resenha ficou ótima!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  15. Nossa que capa linda. a Valentina vem com uns livros tão maravilhosos últimamente que da vontade de ler todos, fiquei animado com a maneira que você descreve esse NY, não parece ser mais um daqueles que o foco é só hormonal, eu odeio essas adolescentes que ficam cheio de nhemnehem e com foco na perda da virgindade, mas esse não me pareceu caso.
    Vou com certeza colocá-lo entre meus desejados.
    Beijos
    Clube do Livro & Amigos | Curtiu?

    ResponderExcluir
  16. Esse e o tipo de livro que mais costumo ler, e por isso quando soube do lançamento deste livro já coloquei eles na minha lista de desejados, e o mais legal que até agora não vi ninguém dizendo que não gostou da leitura desse livro, por isso esse será uma das minha preferencias de leitura para 2016.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Já quero ler esse livro!
    Adoro histórias simples e que passam sinceridade!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Ola Aline sempre que tem muitos filhos é sempre uma alegria essa união, menina sua resenha me deixou tão curiosa com esse acontecimento que mudou tudo, sem contar suas emoções na resenha. Vou ler com certeza. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  19. Eu quero esse livro, quero um Jase para mim, eu sou louca em YA. Descobri isso esses dias hehe. Vamos ver se consigo ganhá-lo de aniversário.
    BEijos

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?
    Já vi a capa desse livro algumas vezes, mas não parei para analisar direitinho. Ele parecer ser uma leitura calminha, rápida e gostosa. Já entrou para a listinha de desejados haha. Sua resenha ficou ótima, gostei muito!

    http://garotareading.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oiiie
    Já tenho o livro aqui e estou mega curiosam para ler por essa capa e sinopse lindas, sua resenha me deioxu ainda mais com vontade hahah ótima dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Já vi algumas resenhas dessa obra e estou bem incitada a ler, agora com sua resenha cheguei a conclusão de que é um livro que merece muito ser lido!
    Parabéns pela resenha.

    Beijokas

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
  23. Aline, fiquei mega encantada pela história e já me apaixonei pelo Jase.
    E estou ansiosa pra saber o que aconteceu com eles e qual é o mistério que faz eles se separarem.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Oiii!

    Quanto mais livros eu vejo sendo lançado, mas eu percebo o quanto está faznedo sucesso esse estilo de livros com essa carga emocional mais "pesada" Acho lindo demais quando podemos nos identificar com os livros.
    Não li a obra ainda, mas já estou mega encantada com ela.
    Espero adquirir em breve!

    Beijinhos *-*

    ResponderExcluir
  26. Não conhecia ainda, mas com certeza é um livro que vou procurar mais sobre! Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  27. Nossa, já quero este livro, me encantei ela sinopse e mais ainda pela sua resenha, gosto de histórias, com drama familiar.
    Bjin
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá Aline,

    Primeiro quero te parabenizar pela resenha, consegui sentir seus sentimentos através dela. Que livro lindo. Que capa linda. Gosto de livros que tenham drama familiar e não se torna tão chiclê. Amei os pontos positivos apresentados. Adorei a dica.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    Não sei se leria, pois é muito clichê. Mas talvez, e quem sabe eu também não gostasse.
    Gostei da resenha.

    Beijos
    ummundochamadolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Oi Aline! Eu já havia lido uma resenha so te este livro e já tinha ficado apaixonada pelo enredo. Eu amo livros de romances e nada melhor do que um amor juvenil para te fazer suspirar.a coisa mais interessante que achei foi o fato da família do Jase ser grande, amo essa coisa de uma família grande reunidos em uma mesa faze do suas refeições com aquela bagunça acolhedora, acho que se deve al fato da minha família ser pequena. Tenho quase certeza que vou odiar a mãe da Samantha, pelas resenhas que li esta mulher é asquerosa! Acho sempre legal os livros que trazem uma reflexão no final, principalmente se tratando de um ya. Enfim o conjunto da obra me agradou muito e eu ainda nem li! Sem falar nesta capa que é simplesmente linda e meiga o que pelo jeito são palavras que retratam bem a historia! Beijos

    ResponderExcluir
  31. Nossa! É tão bom quando um livro nos prende e só percebemos a hora quando já é de madrugada, né? Isso aconteceu comigo com Eleanor & Park. Sua resenha me deixou super curiosa, pois eu não conhecia o livro e já quero ler! Espero poder lê-lo em breve! Amei sua resenha, assim como amo seu blog! Beijos!

    https://www.facebook.com/EiCarolLeia/

    ResponderExcluir
  32. Caramba sua resenha ficou cheia de emoção e empolgação, fiquei curiosa e com vontade de sair correndo para ler essa história que consegue com sua simplicidade conquistar o leitor segundo sua opinião. Não tinha ideia que ele era tão bom e fico feliz que a autora tenha conseguido fugir da superficialidade de um amor de verão e adicionar temas de interesse geral para reflexão e discussão. Parabéns pela leitura e pelo incentivo. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  33. Esse livro me chamou atenção logo de cara e essa sua resenha me chamou atenção e me fez decidir e sim vou ler :D
    http://marifriend.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Com exceção da capa, que sinceramente, não curti, achei o enredo bem legal. Gosto bastante de YA e tenho me surpreendido com esse gênero, suas histórias são cheias de lições, drama na medida certa e um romance fofo. Gostei de conhecer mais de Minha vida mora ao lado, acredito que vou gostar mesmo dessa história!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  35. Oi Aline, tudo bem??
    Sempre vejo a capa desse livro em alguns lançamentos, mas nunca tinha parado para ler direito a sinopse... lia sempre algo bem por cima, mas lendo sua resenha fiquei encantada pelo enredo e pela história contada, deve ter sido maravilhoso ler, afinal o horário que terminou a leitura já diz muita coisa rs... fiquei curiosa para conhecer a historia, vou colocar ele em minha lista... Xero!!

    ResponderExcluir
  36. Como amante de romances esse me encantou muito!!! Geralmente quando os personagens são vizinhos as historias me cativam, amei Lola e o garoto da casa ao lado *_* com certeza entrou pra minha lista de desejados... Lindos quotes

    ResponderExcluir
  37. Oi Aline! Não havia lido nada ainda sobre esse livros, apenas havia visto a capa, que por si só já chamou a minha atenção. Agora lendo a sua resenha, vejo que estou é curiosa para conferir essa obra.

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oi Aline!
    Tenho o livro aqui, mas ainda não tinha lido ele. Fiquei empolgada pq pela capa e pelo nome eu não leria ele, mas como estava no kobo eu deixei. Gostei do enredo e da trama familiar :D
    Bjs

    ResponderExcluir
  39. Visitando!
    www.sagaliteraria.com.br
    www.facebook.com/asagaliteraria

    ResponderExcluir
  40. oi ^^
    pow mt gente tem falando bem desse livro e to achando que vou dar uma chance a leitura pq a carga emocional parece ser mt forte e livros assim mechem mt comigo. adoro. Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  41. Oie tudo bem? Achei a premissa um tanto clichê, o mesmo já ouvi falar do livro em outras resenhas. Estou com o pé atrás, não tenho interesse de ler, mas gostaria de experimentar da tua reação.

    ResponderExcluir

  42. gostei da resenha do livro, to bastante curiosa para ler, to lendo uns livros do gênero e to adorando, não conheço a autora e nem li nenhum de seus livros ainda por isso espero gostar desse

    ResponderExcluir
  43. Oi! Esse livro me conquistou desde quanto li a primeira linha da sinopse! Ainda não li, mas espero lê-lo em breve. Adorei sua resenha! Beijos.

    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Oi Aline!
    Esse livro me deixou completamente encantada! Adorei os Garret e a maneira como Samantha enfrentou os problemas, se mantendo do lado da verdade. Minha família também é bem grande, e por isso como você eu me senti em casa lendo esse livro.
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  45. Oi Aline, tudo bem?
    Ainda não li esse livro mas estou com muita vontade. Pelo que pude perceber em diversas resenhas que vi ele é do tipo ou ama ou odeia. Espero ama-lo como você.

    ResponderExcluir
  46. Olá!
    Vi esse livro na livraria e fiquei curiosa com o título, e lendo a sua resenha me arrependi de não ter trago o livro. Mas agora sei mais sobre a história e já estou aqui louca para poder conferir e conhecer essas famílias. Parece ser uma história bem diferente das que estamos acostumadas a ver por aí o romance parece ser mais fofo e convidativo rs'
    espero ler em breve! E essa capa está maravilhosa!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  47. Eu quero tanto ler esse livro da Huntley Fitzpatrick, ele parece ter um enrendo maravilhoso.

    ResponderExcluir
  48. Oi Aline, eu nunca li nada desse escritor mas tenho lido ótimos comentários sobre esse livro, já está na minha lista de leitura, e como sempre você faz ótimas resenhas e obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
  49. Já sei que vou ser desses que também leem e em dois capítulos já descobriu um favorito. Estou louca pra conferir. É um livro bem bonito, tem dramas verídicos e parece muito bem escrito e envolvente. Tentando ser mais uma que vai passar a noite lendo, mas até agora não consegui conferir e não tenho previsão. Dá um desespero D=

    ResponderExcluir
  50. Oi Chefa tudo bem, ainda não tinha lido a sinopse do livro, mas a capa me conquistou, a sua resenha me deixou ainda mais interessada e com certeza é o tipo de enredo que vai me conquistar, afinal não tem um livro que vc indique que eu não curta, somos praticamente irmãs kkk Bjkas

    ResponderExcluir
  51. Oi!
    Esse livro está sendo uma das melhores leituras para muita gente, pois foge daquele clichê de YA mimizento onde a menina é chata e birrenta e o menino quer nada com a vida mais se perde loucamente por ela.
    Adorei a história e com certeza quero ler esse ano.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  52. Esse livro parece incrível mesmo, tá todo mundo falando bem dele! Esses problemas familiares, o crescimento dos personagens e o primeiro amor possuem tudo para tornar a narrativa inesquecível. Acho que ele pode me agradar bastante e eu mal vejo a hora de fazer a leitura! Adorei a resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  53. Oi, tudo bem?

    Eu li Minha Vida Mora ao lado e gostei. Não achei o segredo lá muito bombástico como prometeram, mas gostei dos personagens e do enredo então a leitura valeu a pena.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin