Autor (a): Cesar Cardoso
Editora: Biruta
Ano: 2014
ISBN 978-85-7848-147-6
"Uma menina e seu pai. Qual a distância entre eles? Hoje, estão bem próximos, no meio de uma torcida. É a primeira vez que o pai a leva pra ver um jogo de futebol, e essa aventura acontece na arquibancada daquele estádio imenso, o grande Maracanã, não, o gigante! O que ela vai aprender por lá? As regras do jogo. O prazer do drible. A emoção do gol. A grande área, a marca do pênalti, a defesa do goleiro… Mas o que mais a menina aprende, levada pela mão do pai para esse jogo, que talvez dure bem mais do que noventa minutos?"
Oie, tudo bom?
Resenhar esse livro hoje tem muita relação com essa semana na minha vida, pois meu time Palmeiras foi campeão da Copa do Brasil (UHU!). Sou apaixonada por futebol no geral e quis ler esse infantil justamente por isso.
Com pouco mais de 50 páginas, O Gigante do Maracanã é um livro lúdico sobre uma menina que vai com o pai para uma final de campeonato no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O pai já tentou levar o filho para torcer para o Fluminense, mas acabou decepcionado com o desinteresse do garoto e escalou a filha para acompanhá-lo.
A história não se passa nos dias atuais e a partida conta com um grande craque do passado, o garrincha. O pai é muito rigoroso, impaciente e bravo. A filha vê aquele jogo como uma maneira de ter uma relação mais próxima com seu pai.
O livro é bem curtinho, mas nem por isso deixa de ser uma história interessante e atraente para as crianças. A principal mensagem da narrativa para mim foi ter aquela lembrança deliciosa da infância, onde mesmo em um dia triste, a gente consegue guardar um bom momento. A menina fica encantada com tudo que vê, do grito do torcedor a tensão que o jogo provoca.
As ilustrações do livro e o trabalho gráfico da Editora Biruta estão incríveis, deixando o livro mais especial. As páginas são feitas com papel diferente e a capa tem uma bela simbologia.
O Gigante do Maracanã é um livro infantil sobre futebol e uma leitura ideal para os pequenos leitores.
Beijos!
Menina sou Palmeirense também! EEE...ganhamos a copa do Brasil. Esse livro me lembrou as vezes que fui no Palestra assistir jogos com meu pai. Ele nunca deixou eu ficar perto da Mancha Verde... Buá.
ResponderExcluirAchei um livro bem legal que posso indicar para o meu filhote ler!
Um abraço
Camila Bernardini Coelho
Nossa que legal!! eu ainda não tinha visto esse livro mas fiquei com a maior de vontade de comprar, nem digo de ler, mas de ter o livro comigo, sabe? gostei muito dele, sou carioca e preciso dele =D
ResponderExcluirAh!!! Livro lindinho Aline.
ResponderExcluirLivros infantis trazem sempre uma mensagem bacana mesmo ela sendo simples.
Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Fico encantada com a qualidade dos livros da Biruta, sempre bem diagramados e quando tem ilustrações, são ainda mais bonitos! Não gosto muito de futebol, mas achei interessante a história, que com certeza trás uma bela mesagem, por isso gosto tanto de livros infantis e juvenis, eles trazem sempre uma lição ótima e boas recordações!
ResponderExcluirhttp://www.daimaginacaoaescrita.com/
Também sou apsixonada por futebol ee achei esse livro superfofo <3 !!
ResponderExcluirNunca fui assistir algum jogo no estádio, mas acredito que deva ser uma experiência inesquecível mesmo.
Eu nào costumo ler livros ilustrados, mas comprendo que por ser um infantil, as ilustrações são necessárias .Com certeza, uma super dica para os baixinhos :) !!!
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirAcredita que eu nunca fui no Maracanã, mesmo morando aqui no Rio? Já fui ao Maracanãzinho, assisti a shows de patinação no gelo, mas nunca ao Maracanã... mas enfim. Parece ser um livro bem fofinho e gostei de mostrar que meninas também pode assistir futebol, e achei legal a mensagem que passa. Livros infantis são sempre deliciosos.
Beijinhos,
Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?
Aline,legal seu time ter sido campeão e ter inspirado você a fazer essa leitura.Interessante nesse livro o pai escalar a filha,já que o filho não demonstra interesse.Amei saber que o filho traz a figura do Garrincha que foi um craque do futebol.Legal a filha ter aceitado o convite para se aproximar mais do pai.Achei incrível os desenhos pela fotografia.Mil beijinhos!!!
ResponderExcluirOiiiiii...
ResponderExcluirbom amei o livro...essa aproximacao de pai e filha no estadio de futibol....d8ferente e muito legall,,,acho que a mensagem que o livro me passou foi que nao importa o sexo do seu filho ,se for minino ou menina vc pode fazer atividades diversas....esse livro e uma prova disso...enfim e isso...obg pela dica...otima resenha...bjsss....
Adorei o livro! Mas, não sou fã de futebol, mas acho que deve ser uma leitura muito boa e interessante! Adorei a resenha e as imagens! Que capa linda!
ResponderExcluirAbraços e até!
lendoferozmente.blogspot.com.br
Que livro interessante, gostei e gostei bastante. Por alguma rezão, enquanto lia a sinopse e a resenha, lembrei de O Dia em que Meus Pais saíram de Férias, os enredos são diferentes, mas eu lembrei. Parabéns pela resenha.
ResponderExcluirOi, Aline!
ResponderExcluirAchei o livro uma lindeza, em especial a mensagem por trás da história de que as coisas não devem ser distinguidas por gênero. Futebol não é coisa de menino, menina pode gostar, sim senhor! Principalmente por se passar em algumas décadas atrás, achei que o livro é um grito de alerta sobre o assunto. Amei!
Não conhecia esse livro, mas achei a história dele bem diferente e interessante, com certeza vou indicar para meu priminho, e como ele ainda é novo, é até bom que o livro é curtinho :)
ResponderExcluirBeijos!
Que interessante esse livro, não conhecia. Achei o máximo a menina pensar em ir aos jogos com o pai para ter um momento só deles é assim ficarem mais conectados. Também achei o máximo essa mensagem do menino que não gosta de futebol e da menina que pode vim a gostar se passar a conviver com o esporte. Parabéns pela leitura.
ResponderExcluirP.s. Meu marido que é paulista também é Palmeirense e ficou mega feliz com essa vitória!!!
Leituras, vida e paixões!!!
Não ligo pra fubebol, mas tenho 3 subrinhas que ama ler. Adorei livro e as imagens.
ResponderExcluirUau bem interessante a narrativa do livro, ano passado li um livro com a temática parecida, porém não me recordo qual o nome, uma pena vale a pena ler de novo. As imagens do livro são muito coloridas o que contribui ao interesse das crianças (e pra falara verdade o nosso também haha) Boa forma de se ter uma aproximação familiar!
ResponderExcluirOlá, ainda não conhecia esse livrinho, mas achei ele bem interessante. Quando criança, o futebol também era algo que me aproximava mais de meu pai.
ResponderExcluirOi Aline, que livro mais lindo com certeza esse livro é indicado para pequenos leitores, eu não leria porque não me chama a tenção bjs.
ResponderExcluirBom, como não curto futebol, esse livro não faz muito meu estilo de leituras, por esse motivo não pretendo ler, que legal seu time ter sido campeão, deve ter sido uma grande emoção.
ResponderExcluirBom, como não curto futebol, esse livro não faz muito meu estilo de leituras, por esse motivo não pretendo ler, que legal seu time ter sido campeão, deve ter sido uma grande emoção.
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirQue legal essa obra. Irei indicar para meu primo mais novo que é fascinado por futebol, quem sabe assim não desperta-lhe o gosto pela leitura?
Beijos
http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirOs livros da editora Biruta estão sempre com uma diagramação impecável, esse fator já é fundamental para nos apegarmos a leitura e ao livro em si. Essa história é bem legal, gostei bastante e adoraria ler o livro!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirQue graça de livro! Vou indicar para algumas amigas!
Bjs
A. Libri
Não é à toa que amo a Editora Biruta. O Gigante do Maracanã me encantou com sua edição, capa, diagramação, ilustrações... Mas, sua história também não fica para trás, mostrando que uma menina pode sim participar do futebol e ainda aproximação familiar. Gostei!
ResponderExcluirAline, também sou palmeirense e fiquei bem feliz com a vitória dele.
ResponderExcluirO livro é muito lindo. Fiquei encantada e morrendo de vontade de ler.
Lisossomos
Oiie
ResponderExcluirParece ser um livro bem legal para quem curte o gênero, eu adoro infantil mas esse gênero não é bem o que leio, mesmo assim o livro está uma graça, bela dica
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
que livro fofo *----*
ResponderExcluirOie! Bem eu não sou lá torcedora de um time realmente, mas gosto de assistir futebol como homem as vezes. kkk
ResponderExcluirBem eu nunca fui em um jogo e adoraria ir mesmo quando criança, é uma aventura a parte imagino, ele livro deve ser uma fofura sem fim. E o que dizer dessa capa? Biruta é a melhor em edições fofas.
http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
Xoxo
Olá!
ResponderExcluirEu acho que não curtiria muito o livro por se tratar de futebol e é um tema que não me atrai, mas achei o livro muito fofo e sua resenha é muito bonitinha. E a capa é linda!
Beijos
http://www.breakingfree.blog.br/
Adorei a ilustração! Parece ser um livro bem fofo! Beijos.
ResponderExcluirhttp://eicarolleia.blogspot.com.br/
Que história fantástica!
ResponderExcluirEu amo futebol e vou sempre ao estádio, pretendo passar esse amor para os meus filhos. Ainda não tenho nem perspectiva de crianças, mas já quero comprar esse livro para guardar, haha,
Beijocas,
http://www.segredosentreamigas.com.br/
Olá Aline, o livro parece ser uma fofura *--* me fez lembrar de como foi ir a primeira vez assistir um jogo em um estadio.
ResponderExcluirhttp://meumundo-meuestilo.blogspot.com/
Olá!
ResponderExcluirAdorei essa narrativa de filha que tem uma aproximação por causa de jogos, gosto de livros assim, me prende muito!
http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/
Eita Aline!
ResponderExcluirque bacana saber que é 'porquinha' também. Desde que fui criada em SP, sou Palmeirense e também comemorei.
Quanto ao livro... deve ser uma delicia, né?
Adoro os livros da Biruta, sempre com grandes ensinamentos, mesmo para quem não é criança.
“Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o Universo não tem ideias.” (Fernando Pessoa)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!
Aaahhh! Você é palmeirense? Sou São Paulino .-.
ResponderExcluirMas gostei da sua resenha, apesar de eu não ter vontade alguma de ler o livro. Tipo, o único livro infantil que eu QUERIA ler era O meu pé de laranja-lima, mas já nem quero mais .-.
Enfim, que bom que curtiu a leitura :3
Abs!
Oi Aline!
ResponderExcluirAdorei que a personagem é uma menina e gosta do que vê no estádio! Normalmente colocam meninos nesses papéis e como uma louca pelo meu Coringão e pelo futebol achei bem bacana isso. O livro parece ter um trabalho lindo.
beijos
http://pobreleitora.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem? Este livro não é bem o meu tipo de leitura, mas parece ser um ótimo livro para ler para as crianças. Adoro comprar livros para os meus primos, pois gosto de incentivá-los a ler. Gostei da dica.
ResponderExcluirBeijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Olá, Aline. Parabéns por seu time ter ganho o campeonato! O Gigante do Maracanã conta uma história curta, mas muito bacana, principalmente para o público infantil. Com uma história muito fofa o livro me conquistou, adorei a iniciativa da garotinha para aproximar-se do pai.
ResponderExcluirOii!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas fiquei bem interessada em ler ele ^^
A capa é linda e a promissa me conquistou!
Parabéns pela resenha :)
Beijos, Amanda
www.vicio-de-leitura.com