Fuja, Coelhinho, Fuja - Barbara Mitchelhill

Livro: Fuja, Coelhinho, Fuja
Autor (a): Barbara Mitchelhill
Editora: Biruta
Ano: 2014
ISBN 978-85-7848-139-1

"Fuja, coelhinho, fuja, conta a história de Lizzie e Freddie. Quando o pai das crianças, William, recusa-se a lutar na Segunda Guerra Mundial, a polícia vem à sua procura. Precisam então fugir para se manterem unidos. Refugiam-se em uma comunidade chamada Whiteway. O esconderijo não dura muito tempo, e a família precisa, mais uma vez, buscar um novo refúgio. Suas opções vão ficando mais escassas e os obstáculos aumentam; a chance de continuarem juntos fica cada vez menor."

*Livro cedido em booktour da Editora Biruta.

Oie, tudo bom?

Já tem um tempo que eu estava de olho nesse livro porque teve uma época em que choveram resenhas positivas sobre ele na blogosfera. A ambientação na 2º Guerra Mundial me atraiu e quando surgiu a chance de participar do Booktour organizado pela Editora Biruta, aceitei na hora.

Fuja, Coelhinho, Fuja conta a história da pequena Lizzie, uma menina que teve sua mãe morta por uma bomba que atingiu a sua loja. Ela vive com irmão caçula Freddie e seu pai William, um pacifista, ou seja, ele é contra a guerra e recusa o alistamento. O problema é que naquela época os homens mão tinham escolha, ou iam para a guerra, ou iam para a prisão.

Com sua prisão iminente, o pai de Lizzie resolve fugir com os filhos para Whiteway, uma comunidade onde residem refugiados de guerra. Porém, eles passam pouco tempo nesse local e logo precisam fugir novamente para um rumo desconhecido, fugindo também do frio, da fome e do medo. Eles passam a batalhar diariamente para continuar juntos e vivos.


Esse livro tem uma história delicada, tocante e emocionante. Dói demais pensar nas pessoas que viveram naquela época, que perderam suas famílias, que perderam seus filhos mortos nos fronts de combate, que não tinham escolhas e que tiveram suas famílias separadas. Foi uma época em que as perdas foram enormes por causa da ganância humana por mais espaço.

Me apaixonei por essa família e me impressionei com a união deles. William é calmo, Lizzie é inteligente e Freddie tem a doce inocência das crianças. É impossível não se emocionar com a situação vivida pelas pessoas e como muitas tiveram o rumo da suas vidas alterados por causa dos conflitos naquela época.

Narrado em primeira pessoa, a história conseguiu me envolver enquanto acompanhava a jornada dessa família. A narrativa tem uma linearidade que poderia deixar a história lenta, mas a autora conseguiu manter o ritmo e finalizei a leitura em dois dias.

A diagramação da Biruta dispensa comentários, pois é sempre bem trabalhada e bonita. É aquele tipo de livro que dá gosto ter na estante porque é bem diagramado e pontuado por belas ilustrações.

A autora acertou com seu desfecho emocionante e coerente. Fuja, Coelhinho, Fuja consegue ser uma leitura para crianças e adultos, sobre um tema que todos precisam conhecer e refletir. Um livro que recomendo pelo seu fundamento histórico e seus poéticos personagens.

Beijos!

44 comentários

  1. Não conhecia esse livro, mas a história dele parece ser realmente ótima, e ele parece ser bem tocante e emocionante mesmo. Gostei bastante da capa dele, a editora com certeza caprichou mesmo com ele.
    Esse não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas fiquei com bastante vontade de ler ele :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aline!
    Por esse título, nunca ia imaginar essa história. Deve ser muito linda!
    Eu gosto muito de livros ambientados na Segunda Guerra. Vou dar uma lida.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
  3. Oi, Aline. Eu estou interessado em Fuja, Coelhinho, Fuja há muito tempo, não apenas por sua ambientação na 2ª Guerra Mundial, mas também por sua ótima capa. O livro com uma arte tão fofa nos joga em um mar de histórias repleta de sentimentos, onde os personagens são obrigados a serem como nômades, fazendo jus ao título da obra. Uma narrativa incrível e instigante.

    ResponderExcluir
  4. Se não tivesse lido a resenha, jamais imaginaria que Fuja, coelhinho Fuja , traz uma história que se passa na segunda Guerra Mundial.
    Mas que bom que li essa resenha e descobri esse livro maravilhoso e tocante., que me fez lembrar de um dos meus filmes favoritos A Vida É Bela.
    Amo livros narrados em primeira pessoa, pois acho que isso nos aproxima mais dos personagens , e pelo visto, isso também acontece aqui.
    Obrigada por me apresentar esse livro, com certeza vou ler em breve.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, Aline!
    Estou ansiosa pra chegar logo o livro por aqui pra lê-lo logo! Imagino que o livro seja extremamente tocante mesmo!

    Beijos.
    Adorei o blog!

    Blog Coisa e tal

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline,
    Já tinha lido uma resenha dese livro e gostado. Achei a história criativa e o livro em si muito bonito, com certeza irei ler.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  7. Oi. Eu já me sentia atraída pelo título do livro, a capa também é extraordinária, e a sinopse não fica atrás. Mas eu jurava que era uma leitura só para adultos, saber que é para o público infanto-juvenil me animou mais, ele está em minha lista de compras. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  8. Aline,amo livros ambientados na segunda Guerra Mundial,esse mostra uma família lutando para ficar unida e fugir da guerra,amei isso e quero muito acompanhar a trajetória dessa família.Gosto muito de histórias delicadas,tocantes e emocionantes.Quero muito acompanhar a história de fuga de Willian,junto com Lizzie e Freddie.Amo ilustrações,fundamentos históricos e poéticos personagens.Mil beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Aline!
    Só vejo ótimos comentários sobre esse livro. A história parece ser interessante e bem intensa. Com muitas lições também. Já quero haha Adorei a resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro esse título. Já li várias resenhas positivas desse livro, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo. Semana passada eu li um livro que trazia um pouco do ambiente da Primeira Guerra, e narrado pelos olhos de uma criança. É sempre muito tocante livros assim.
    Pretendo ler em breve esse livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Sua resenha tá liiiinda! E que capa mais amorzinho. Não diria que tem relação com histórias de guerra.

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline, tudo bem?
    Já li várias resenhas sobre Fuja Coelhinho e também tenho interesse nele! O Fato de se passar durante a 2° guerra também é para mim um dos motivos para querer realizar essa leitura.
    Espero ler em breve!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    A resenha me deixou curiosa para saber mais sobre o livro, me apaixonei pela capa maravilhosa <3
    Beijos!
    www.mandyline.com

    ResponderExcluir
  14. Oi,faz tempo que eu sou curiosa em relação a esse livro
    Hoje ao ler a sua resenha fiquei triste de ainda não tê-lo solicitado como parceira da editora. Apesar de não curtir muito livros com temática de guerras pois acabam me deixando triste, mas esse eu quero ler. beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi Aline! ^^
    Tudo bem?
    Eu acho a capa e o título desse livro muito convidativos, mas não sei se eu leria. Os únicos livros que eu me lembro de ter lido que foram ambientados na segunda guerra foram os das Crônicas de Nárnia e O Livro das Coisas Perdidas. Ambos são fantasias/aventuras e a guerra não é o cenário principal deles. Fora isso ainda não me aventurei.

    Beijos;

    Blog: http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    Wattpad: https://www.wattpad.com/user/helainaideas
    Fanpage: https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  16. Oi Aline quando li o nome do livro pensei que era um livro de criança mas ai li a sinopse e a resenha e confesso me surpreendi o livro parece ser bem interessante e triste ao mesmo tempo com certeza vou le-lo obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
  17. Geralmente não curto livros com histórias relacionadas a guerra, mas lendo um pouco mais sobre Fuja, Coelhinho, Fuja na sua resenha, fiquei bem interessada, realmente a história parece ser bem emocionante e fiquei bem curiosa, por esse motivo pretendo ler esse livro.

    ResponderExcluir
  18. Adorei a sua resenha! Tão simples, mas me fez querer ler o livro *-*
    Tenho um sério problema com livros que se passam em épocas de guerra. Fico mais revoltada do que triste. Pensar no que aquelas pessoas sofreram, uma injustiça! Ainda assim, me parece um livro muito emocionante, quero ler algum dia.
    Bjos
    Coisinhas Aleatórias

    ResponderExcluir
  19. eu gosto dos títulos da Biruta e com esse não seria diferente... nao dava nada pela capa, mas pela história ele se tornou meta de compra pra 2016...
    amo temática de guerra, e voltada pro público infanto-juvenil é de me deixar com um nó na garganta. por isso leio...

    ResponderExcluir
  20. Assim que li o titulo desse livro já fiquei mega curiosa, apesar desses livros ter uma carga emocional grande é o tipo de leitura que adoro fazer, amei sua resenha chefa. Anotei a dica.

    ResponderExcluir
  21. Confesso para você que antes mesmo de ler uma resenha desse livro, eu já tinha marcado ele como "Desejados" no Skoob, e após agora ler sua resenha eu tenho ainda mais certeza de que ire amar esse livro.
    Beijos

    http://myself-here1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Apesar dos elogios não tenho vontade de ler o livro por ser ambientado durante a Segunda Guerra.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu amei a capa, o plot, o título. A única coisa que me deixa apreensiva em relação a essa leitura, é ter a 2ª guerra como pano de fundo. Não que não goste do tema, pelo contrário, gosto muito de ler a respeito. Mas, preciso sempre escolher muito bem em que momento ler, porque sempre fico muito mal. Fora isso, fiquei com muita vontade de lê-lo também.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  24. Olá, livros que falam sobre guerras sempre me interessam, esse é um quero muito ler, parece ter uma história bem tocante. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  25. Oie
    Sua resenha ficou ótima, e adorei a capa do livro, sou louca para ler e espero poder ler em breve e gostar muito, o tema é ótimo

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá, Aline. Estou imaginando como esta obra deve tocar o nosso sentimento. Fuja, Coelhinho, Fuja é, literalmente, uma narrativa em ritmo de fuga, cheio de emoções e dificuldades os personagens enfrentam "aventuras" perigosas, a pequena Lizzie deve nos passar a maioria desses sentimentos por meio de seu olhar sobre a guerra. Gostei da temática!

    ResponderExcluir
  27. Oie! A princípio, eu achava que se tratava de um livro infantil, mas mesmo assim já havia ficado interessado na obra, nunca li nenhuma resenha sobre o mesmo, mas a sua já me deixou super interessado.

    Não sou o tipo de pessoa que faz questão de ler histórias ambientadas em Guerras, pois elas normalmente me arrancam muitas lágrimas, mas, para esse, darei a chance :3

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. Adoro, adoro essa época da nossa história, não pelas guerras, mas das histórias que se originaram após essa barbaridade. Até que ponto o homem é movido pelo fanatismo, por ideias... Tenho certeza de que irei adorar esse livro!

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Cada vez que leio sobre esse livro fico com mais vontade de ir atrás dele e adiciona-lo a minha estante. Por ser da Biruta, já confio na beleza e pelas resenhas que leio confio também que a história é bem escrita, feita para emocionar.


    #DoQueEuLeio "

    ResponderExcluir
  30. Acho esse livro mega fofo, estou louca para comprar ele para minha subrinha.

    ResponderExcluir
  31. Oiee..
    Não conhecia o livro e gostei bastante da proposta que ele oferece...
    Livros que ten como fundo auguna gierra sempre traz uma trama valida, cheia de emoção e reflexão..
    Adorei a resenha e fom certeza pretendo dar uma chance para essa incrivel historia de sobrevivência..
    Beijos...

    ResponderExcluir
  32. Confesso que em um primeiro momento o título e a capa não chamam minha atenção e pensei até que fosse um livro bobo de comédia (não gosto muito); mas lendo sua resenha percebi o quanto o livro parece sr interessante e como vc falou, por ser ambientado na segunda guerra faz o leitor refletir e se imaginar no lugar daqueles que sofreram tanto. Trazendo para os dias atuais lembrei da crise dos refugiados, uma tristeza a pessoa ter que sair de seu país, sem poder levar quase nada e ficar nas fronteiras "mendigando" ajuda.
    Enfim valeu pela dica de leitura, parabéns pela experiência e obrigada por compartilhar suas impressões conosco. Beijos e ótimo fim de ano!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  33. Adoro os livros da editora Biruta, apesar de serem voltados ao público infantil ou jovem, a carga emocional e reflexiva é grande, ou seja, os adultos serão conquistados e vão se emocionar! Amo o trabalho gráfico deles, sempre com muito capricho e bem bonito. Gostei bastante da resenha, realmente esse livro foi bem comentando na blogosfera, pena que não solicitei, rs. Enfim, espero ler em breve.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  34. Aline!
    Gosto muito dos livros ambientados na guerra e aqui tem todo o drama da fuga e de se manter escondido.
    Gosto dos livros da Editora Biruta também e espero poder ler qualquer hora dessas.
    “Feliz Ano Novo, que este ano seja superado pelo velho em felicidades, amor, esperança, fé, paz e que o ano seguinte seja em dobro, tenha um feliz e prospero ano novo.” (Chium)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  35. O livro é lindo, adorei a resenha e também fiquei bastante interessado nele por causa das resenhas e da ambientação!

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Não tinha ouvido falar do livro ainda, mas a premissa muito me interessou. Já foi para a listinha de desejados.

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  37. Oi Aline, tudo bem??
    Não costumo ler livros com a temática de guerras, não gosto muito pra falar a verdade... só nas distopias mesmo rs... mas claro que fico chocada com essa época em que os homens não tinham escolhas e eram obrigados a "servir o país" e se não quisessem seriam presos... achei isso um abuso de poder imenso... imagino esse pai com esses filhos fugindo de um lugar para outro no relento, passando fome e sede, mas acredito que mesmo diante de toda essa dificuldade, eles ainda eram capazes de sorrir e ter momentos felizes... achei bem legal a história, mas fico somente com a resenha... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oi, Aline!
    Não conhecia o livro e pela capa nunca imaginaria que se trata de uma história ambientada na Segunda Guerra Mundial, gosto muito de livros nesse estilo e já anotei a dica para ler em 2016! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  39. Parece ser bem bacana o livro, bom para passatempo! Todos devemos conhecer um pouco desses livros temáticos em guerras! Porém não direcionando as guerras e sim aos personagens, suas vidas sendo abaladas, como fica união familiar! Deve ser bem emocionante o livro!
    Gostei da resenha! : )

    ResponderExcluir
  40. Achei super legal o livro ser válido tanto pras crianças quanto pros adultos, acho importante os pequenos conhecerem essa parte da nossa história mundial e sendo de um jeito "mais leve" como num livro assim, acho melhor ainda. Eu com certeza gostaria de ler porque amo histórias da 2° Guerra Mundial e sempre quero ler livros com essa tematica.
    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Esse livro é um presente para quem lê, é um livro que vai permanecer com você. Esse livro é daquele tipo que vai ajudar a moldar a sua consciência, onde você vai querer se inspirar para a vida. Esse livro me ensinou muito, e eu agradeço por isso. Me ensinou sobre escolhas e como elas nos moldam, sobre a aceitação delas e sobre ter a coragem de continuar, em tempo difíceis, com essas mesmas escolhas. ❤

    ResponderExcluir
  42. Aline lindona eu quero esse livro para mim, adoro as publicações da Editora Biruta tem ilustrações maravilhosas e que família linda hein. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  43. Ei Aline, tudo bem?
    Esse livro parece ser ótimo mesmo, também tenho muita curiosidade, devido as resenhas positivas, e a sua foi mais uma que me incentivou a ler.
    Eu gosto de livros ambientados na segunda guerra, mas que mostrem outros lados, que não o da guerra propriamente dita.
    E livros profundos com crianças sempre tem um toque especial
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Oi Aline, tudo bem?
    Eu acho a história desse livro maravilhosa, muito fofa e encantadora fora que a edição é lindíssima. esse é um livro que todos devem ler!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin