Zac e Mia - A. J. Betts

Livro: Zac e Mia
Autor (a): A. J. Betts
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
ISBN 978-85-8163-774-7

"A última pessoa que Zac esperava encontrar em seu quarto de hospital era uma garota como Mia - bonita, irritante, mal-humorada e com um gosto musical duvidoso. No mundo real, ele nunca poderia ser amigo de uma pessoa como ela. Mas no hospital as regras são diferentes. Uma batida na parede do seu quarto se transforma em uma amizade surpreendente. Será que Mia precisa de Zac? Será que Zac precisa de Mia? Será que eles precisam tanto um do outro? Contada sob a perspectiva de ambos, Zac e Mia é a história tocante de dois adolescentes comuns em circunstâncias extraordinárias."

*Livro cedido em parceria com a Editora Novo Conceito.

Oie, tudo bom?

Zac e Mia é um sick-lit? Sim. Tem uma garota e um garoto com câncer? Sim. Pode lembrar A Culpa é das Estrelas? Pode. É igual a ACEDE? Não.

Zac Meier é um adolescente com câncer e acabou de passar por um transplante de medula. Certo dia uma paciente chega no quarto ao lado e começa a escutar uma música da Lady Gaga bem alta. A paciente é Mia Phillips, ela também é adolescente, está com câncer na perna e através de uma batida na parede ela consegue se comunicar com Zac. Quando ela envia uma solicitação de amizade pelo Facebook e os dois começam uma relação que nem eles conseguem explicar.

Esse livro pode parecer mais um sick-lit, mas seu grande diferencial são os protagonistas bem construídos e humanos, com defeitos e acertos. Zac é um cara que só queria ser normal, jogar futebol e não ser tão dependente da mãe quando está no hospital. Ele tem uma família bacana e todos vivem em uma fazenda. Já a Mia não está lidando muito bem com a descoberta do câncer, não contou a ninguém  que está doente e tem uma relação conflituosa com a mãe.

O Zac está sempre pesquisando sobre o câncer, para saber sobre taxas de rejeição, taxa de sobrevivência e outros números que evidenciam como essa doença é devastadora. Quando conhece Mia, ele sabe que ela tem 90% de chance de sobrevivência e não consegue entender porque ela não é grata pela sorte que tem. SORTE, uma palavra forte demais para ser associada ao câncer e Mia não gosta que todos no hospital digam isso a ela o tempo todo.

O livro não tem uma narrativa cheia de reviravoltas e planos mirabolantes, são dois jovens com câncer que precisam lidar com seus medos e desejos sobre um futuro que pode não existir. No início eu me irritei com a Mia por causa do seu jeito mimado e que só pensava em si. Zac, ao contrário, me conquistou com seu jeito inseguro e divertido.


A escrita da autora é fluida, dinâmica, despretensiosa e pode ser lida em algumas horas. Ela conseguiu transportar um assunto tenso para uma narrativa mais "leve". Talvez por causa disso, a história não seja tão tocante ou emocionante para o leitor. Não são histórias de vida que fazem o leitor chorar, mas conseguem fazer você pensar nessa doença e tudo que ela acarreta. A narração alternada foi uma opção inteligente da autora porque nos aproximou dos personagens, pois eles passam muito tempo em cidades diferentes.

Os personagens secundários são formados pelas famílias dos dois e mesmo sem tanto destaque, eles proporcionam momentos importantes e delicados.

Zac e Mia pode não ter um enredo original, mas conseguiu se reinventar dentro do gênero. A mensagem que o livro passa é muito inspiradora, mas sem apelar tanto para o emocional Um diferencial é que ele se passa na Austrália, país pouco retratado nos livros lançados por aqui.

Gostei dos personagens, da trama e principalmente do desfecho da história. Uma leitura para quem gosta de romances e sick-lits.

 Beijos!

38 comentários

  1. Quero muito ler esse livro, adoro sick-lits, tenho certeza que vou amar o casal Zac e Mia. O fato de mesmo sendo um enredo não original e ainda sim surpreender me deixou com vontade de ler mais ainda. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline,
    Tudo bem?
    Eu posso até ler um romance se vez em quando, mas sick-lit estou fora. Não consigo nem pensar em um personagem ficando doente durante um livro quanto mais um livro que trate desse tema.
    Para quem gosta, pelo que você descreveu parece ser um bom livro de leitura fácil, mas eu passo essa dica.

    Beijussss;
    https://facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline, como vai?
    Goste bastante da premissa do livro, gosto de histórias com temáticas de doença, faz darmos valor aquilo que temos de mais precioso que é nossa saúde.
    Achei muito interessante o fato de dizer que o livro se modifica dentro do gênero. Isso me interessa muito.
    Obrigada pela dica.
    Beijo
    www.livricios.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Acho essa capa maravilhosa, fico admirando nos sites, quero ver se consigo ler até ano que vem, o livro me parece ser tão bom

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem? Eu quero muuuito esse livro faz um tempo, desde seu lançamento. Acho ele incrível e lindo demais e a história sempre me fascina.
    Beijos
    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    Realmente ele não é diferente dos outros livros do gênero, mais como os outros é uma Estoria boa e que vale a pena ler, pois as mensagens que esses livros nos traz são sempre muito positivas e cada um acaba tendo seu próprio diferencial no caso desse como pude perceber em sua resenha, os personagens fazem toda diferença.
    Bjocas!!

    ResponderExcluir
  7. Eu bolei de rir com esse trecho 'Zac e Mia é um sick-lit? Sim. Tem uma garota e um garoto com câncer? Sim. Pode lembrar A Culpa é das Estrelas? Pode. É igual a ACEDE? Não.'
    Eu achei a capa do livro sensacional, mas confesso que não é o tipo de leitura que estou procurando, quando vi as primeiras resenha, já havia ficado com o pé atrás, depois de folear o livro, vi que não era para mim.

    ResponderExcluir
  8. Aline,quero muito ler esse sick-lit e acompanhar a trajetória de Zac e Mia e ver como se desenrola essa amizade ,após Mia enviar-lhe uma solicitação pelo facebook.Gosto muito de protagonistas bem construídos e humanos.Amei saber que a família de Zac é unida e vive em uma fazenda ,o que contrasta com a de Mia que vive em conflito com sua mãe.Gostei de saber que o assunto da história é desenvolvido em uma narrativa mais ´´leve`` e que a narrativa é alternada.Amei saber que se passa na Austrália.Mil beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Antes do lançamento eu estava doida pra ler esse livro, mas não consegui comprar. Uma amiga minha leu e não curtiu o livro, pois achou os personagens meio infantis demais para o enredo proposto. Agora não sei o que faço, se leio ou não rsrs

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiee!!
    Mesmo o tema já sendo um pouco batido eu gosto bastante!!
    Ainda mais que vc disse que não é nada parecido com ACEDE eu me interessei ainda mais, pois um assunto tão vasto e cheio de possibilidade de ser explorado merece histórias autenticas!!
    Amei a resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Já gostei Aline! gosto de livros com temáticas assim acho que mesmo tendo um enredo quase conhecido eles sempre trazem alguma novidade e no meu caso conseguem me arrebatar. Adorei sua leveza na resenha. Sério, ficou muito bacana. Já anotei aqui na minha lista de desejados! =D

    Um grande abraço!
    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
  12. Achei interessante, mas cansei de doença =/


    www.thunderwave.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olha eu achei bem interessante o enredo e tenho que dizer que senti uma curiosidade em relação ao livro, acho que chegaria a dar uma chance a esse livro e me deliciar com essa história ^^ Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  14. Aline, a princípio eu não dei muita importância ao livro justamente por sua semelhança com a ACEDE. Acho que depois do livro de John Green esse gênero está tornando-se saturado, sabe? Mas saber que o livro te surpreendeu e que não foi mais do mesmo me faz ficar arrependida de não ter dado maior atenção ao livro. Espero que haja uma outra oportunidade de fazer a leitura no futuro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Aline, tudo bem?
    Já estava querendo muito ler esse livro, depois da sua resenha MAIS AINDA. Mal posso esperar pra resenhá-lo também.

    ResponderExcluir
  16. eu terminei de ler esse livro a dois dias atrás e gostei muito eu só queria que a capa fosse mas chamativa!

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?

    Eu gosto muito de drama. Então, curto sick lit. Mas depende muito de como a autora carrega a história, para não ficar aquela coisa chatinha. Eu ainda não li este livro, mas gostei muito da resenha, daria uma chance sim, de repente se torna uma história bem querida. Adoro um enredo bem construídos e com personagens cativantes.

    beijos

    Olá, tudo bem?

    Caixa de correio luxo. Quantos livros top. E este kit de marcadores estão maravilhosos, eu amo marcadores. Quanto a os de parceria, como Confissões de Inverno. Eu já li e gostei.

    Boas leituras

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. bem, apesar de ser diferente de ACEDE, eu não me animei pra fazer a leitura de Zac e Mia... a temática me atrai, mas - mesmo a escrita fluída - não me animei pra escolher entre os lançamentos...

    ResponderExcluir
  19. Quando a Novo Conceito lançou Zac e Mia, eu achei linda a capa e fui ler a sinopse pra ver do que se tratava.
    E acho que nunca li nenhum sick-lit, nem culpa das estrelas me pegou, hehe. Mas esse eu animei de conhecer, como vc disse, são livros diferentes.
    Como nunca li nada da A. J. Betts, foi mto bom saber que a narrativa dela é gostosa de ler e em algumas horas a gente termina sem sentir aquela enrolação.
    Os protagonistas sendo gente como a gente acho que ajuda mto a nos identificar melhor com o livro, sendo eles bem construídos e humanos.
    É um livro que nos faz pensar ne? To precisando.
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  20. Aline lindona eu confesso que senti falta desse diferencial nas resenhas que li, o livro ficou com dois personagens que lutam contra uma dor, cada uma sua maneira. Mas como adoro livros com lindas mensagens vou ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  21. Oie
    Assim que vi o lançamento fiquei bem interessada na leitura, por mais que não apresente um enredo muito original, parece ser muito bom e muito cativante, sua resenha está ótima e adorei a dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oiee
    Menina deixa te contar... eu achei a capa desse livro muito linda, porém a história para o momento não é o tipo que está me fazendo bem, então eu vou deixar essa leitura para mais para frente.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  23. Ao meu ver me encantaria mais do que ACEDE... Parece ter um diferencial, mesmo com o enredo do câncer.
    Vou ler para ter certeza.
    Bjs Bjs

    ResponderExcluir
  24. Aline!
    O drama é grande durante todo livro, o que traz uma certa angústia.
    Mais um sick lit.
    Não tive oportunidade de ler, mas espero que consiga.
    “Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo.”(Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  25. Oii,
    Estou lendo o livro e devo dizer que estou começando a não gostar da Mia, por ela ser muito mimada e egoísta. E o Zac é um cavalheiro hein. Estou gostando da leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi Aline :) Já tinha visto esse livro há um tempo, mas não sabia que era uma sick-lit, na verdade quando vi o livro nunca imaginava que seria parecido com ACEDE! Porém, eu gostei demais da premissa do livro, antes de ler ACEDE não lia nada do gênero, mas depois gostei bastante, mas não consegui um livro que fosse bom para ler! Agora encontrei um e estou bem interessada em ler!

    ResponderExcluir
  27. Olá! Já tinha lido outras resenhas desse livro, mas ele fugiu totalmente da minha mente. Gostei da premissa e mais ainda da sua resenha, mas ultimamente estou lendo vários livros que tem alguma doença no meio e estou fugindo um pouco disso por enquanto, mas vou anotar ele na minha lista!

    Beijão da Lari
    brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi ^^

    Quando vi este livro pela primeira vez eu imaginei que seria "mais do mesmo" e acabei não tendo vontade de lê-lo.
    Mas pelo visto, mesmo com uma temática não tão inovadora, parece que terei uma ótima experiência de leitura :D

    ResponderExcluir
  29. Olá, estou me esquivando um pouco desses tipos de romances, geralmente me deixam um pouco para baixo. Apesar de não ser uma cópia de acede embora lembre um pouco ele, aparenta ser um livro interessante rs

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Ei Aline, tudo bem?
    Já li outras resenhas desse livro, mas a sua foi a primeira que realmente se preocupou em diferenciar o livro de ACEDE, porque num primeiro momento, a impressão é de que é quase a mesma coisa. Gostei dos pontos levantados, que diferenciam a obra de outros chick lits. Acho que nesse tipo de livro não é preciso ter mil e uma reviravoltas, para a história ser emocionante e passar uma boa mensagem. E parece que o autor conseguiu isso
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi Aline, tudo bem?
    Eu não gosto da capa desse livro, acho ela bem estranha... a história parece ser bonita e envolvente, mesmo que não se aprofunde muito na doença deles, mas eu não curto sick lit, então é uma livro que não pretendo ler, mas que bom que curtiu... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Amo esse livro, principalmente a Mia! Adoro tudo desse livro, a história tem elementos modernos, deixando fácil nos identificar com a história, amei a resenha!!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oi Aline.
    Eu adoro esse tipo de livro e acho que seria uma ótima leitura, vai para minha lista de desejados. =)
    A sinopse inicialmente me lembrou um pouco da série Red Band Society hehehe

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Quando eu vejo esses livros sobre jovens com câncer minha mente volta muito antes de A culpa é das estrelas. Mas claro, A culpa é das estrelas foi o bum dessa temática. Eu, particularmente, não gosto, mesmo você dizendo que há um diferencial.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  35. O livro parece bom, especialmente considerando sue elogio pra escrita. Vou por na lista, no momento não estou com ânimos pra ler sick lit, quero só coisas felizinhas rs.

    ResponderExcluir
  36. Hello chefa, eu já gostado assim que vi a capa, mesmo não sendo um livro inovador eles tendem a ter sempre uma mensagem que eu gosto em livros assim, e esse casal parece bem diferente o que deixa o livro mais divertido. Dica anotada.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  37. Eu estou fingindo de livros com temas de câncer, minha mãe passou por um tratamento de câncer e estamos tentando esquecer tudo o que ela passou e eu não estou afim de ler um livro que me lembro disso. Mas eu gostei de sua resenha.

    ResponderExcluir
  38. Oii!

    Muitas pessoas dizem super bem desse livro e eu estou com muita ansiedade, pois é um livro que fala sobre câncer e com certeza vai ser uma história maravilhosa ^^
    A capa do livro é linda e a sua resenha é magnifica :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin