Renovo: O Poder de se reinventar - Fernando Moraes

Livro: Renovo: O Poder de se reinventar
Autor (a): Fernando Moraes
Editora: Novo Conceito - Selo Novas Páginas
Ano: 2015
ISBN 978-85-8163-793-8

"Atitudes positivas, reconhecimento por um feito artístico, envolvimento cognitivo com o que se gosta e o que se faz bem. Essas são algumas atitudes que fazem parte do Renovo. O Renovo nos dá a possibilidade de fazer melhor, de ter esperança, de transformar o estado de fatalidade em felicidade mesmo que seja momentânea. É preciso se reinventar para que aconteça a mudança de vida. O Renovo pode, e deve, fazer parte da vida de todos. Superar o que não serve mais e construir hábitos importantes, cada vez mais presentes. A transformação vem de dentro. É essencial querer mudar, procurar a renovação interna com inspirações que vêm de fora."

*Livro cedido em parceria com a Editora Novo Conceito.

Oie, tudo bom?

Sei que esse livro faz parte de um gênero que muitos torcem o nariz, mas eu não tenho problema com esse tipo de leitura porque eles me fazem pensar nas minhas atitudes como ser humano.

Renovo é aquele livro que faz o leitor refletir sobre suas atitudes e nos instiga a mudar e transformar o que está em nossa volta. Eu já li outros livros nesse estilo e gosto bastante desse tipo de narrativa. Sempre penso que podemos ser melhores com as atitudes certas e Renovo promove esse tipo de mudança pessoal no leitor.

"A renovação para a transformação não está nos outros, embora os outros sejam normalmente a razão em que nos apoiamos para achar desculpas. Esse conceito só terá sentido quando compreendermos que nossa capacidade de transformação depende de como nos relacionamos com o que está em nossa volta, de como lidamos com situações do acaso, do inesperado." (pág. 24)

O autor passeia por vários assuntos, atrelado ao tema da renovação, mas também baseado em grandes pensadores como Rousseau. Ele também lembra dos problemas advindos do uso excessivo das tecnologias tem nos tornado pessoas que falam inverdades sobre os outros na internet. O Fernando também fala um pouco sobre a onda do politicamente correto em que tudo o que se fala na internet vira motivo para xingamentos e afins. Isso também me fez pensar como somos mais "corajosos" na internet e falamos coisas que nunca falaríamos no mundo real.


O assunto que mais gostei foi o capítulo em que o autor conversa sobre nossa necessidade de contar coisas ruins aos outros. Quando estamos tristes, infelizes e desolados, gostamos de desabafar com alguém e carregamos ela de sentimentos ruins. Mas quando estamos felizes, conseguimos fazer o mesmo? Muitas vezes não. É necessário compartilhar os momentos bons e precisamos de leveza para vivermos os períodos da vida.

"Todos nós precisamos do outro, existem momentos em que estar frágil é mais importante para se fortalecer e enfrentar os problemas do que estar sempre forte, com o coração escondido entre as emoções que os altos muros do ego aprisionam." (pág. 40)

Renovo tem poucas páginas, mas nem por isso deixa de ser um livro completo e inspirador. Foi meu primeiro contato com a escrita do autor e gostei muito do livro. Foi uma leitura que me inspirou a parar com as desculpas para mudar o que está errado na minha vida.

Renove-se. Reinvente-se. Torne-se alguém melhor.

Beijos!

33 comentários

  1. Aline!
    Ao contrário de muitas pessoas, gosto muito dos livros do gênero, assim como esse, que nos dão informações preciosas para melhoria, sem ter uma fórmula pronta.
    ”Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.”(Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  2. Oieee.
    Comprei esse livro, achei ele muito bom. Faz a gente refletir muito das nossas atitudes.
    E o que gostei mais foi a parte do politicamente correndo mesmo. As pessoas hoje não ponderam mais o que falam ou deixam de falar.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Oiii, que livro incrível <3
    A-D-O-R-E-I!!!!
    Que ideia maravilhosa do autor fazer algum tipo de livro assim, com toda a certeza leria!
    Beijos
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu estou no grupo que torce o nariz para o gênero, salve algumas mínimas exceções. Pela resenha, o livro me passou a ideia de Poliana...

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline, como vai?
    Gostei muito da resenha e já quero ler esse livro.
    É um estilo bem diferente.
    Beijo
    www.livricios.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Esse parece ser o tipo de leitura que nos faz pensar e nos faz agir, mudar, principalmente se estivermos passando por um momento em que precisamos de mudança, para renovar as coisas ao nosso redor, renovar a nós mesmos.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem Aline? Há alguns meses li uma resenha sobre este livro que me deixou bem curiosa e com vontade de ler. Botei ele na lista, mas ainda estou com algumas prioridades na frente!
    http://www.leituradascinco.com/

    ResponderExcluir
  8. Ei Aline,
    Esse é o tipo de livro que passo longe mas lendo sua resenha acabei ficando interessada, acho que vou da uma chance.

    Coracao Leitor

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline :) Eu não tenho costume de ler livros de auto-ajuda, mas se ele for interessante leio sem nenhum problema e com a maior vontade! Eu já tinha visto o livro e tinha amado a capa e isso me atraiu. Como não tinha lido nada sobre o livro resolvi esperar pra poder ter uma ideia do que se trata. E agora tenho certeza que o livro é bem bom mesmo e que vale a pena ler!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Apesar de sua resenha ter me deixado um pouco curiosa com relação a esse livro, o gênero do mesmo não me agrada e nem me instiga a ler, então eu acho que não me arriscaria nessa leitura.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu sou da turma que torce o nariz. Mas deve te confessar que, pelo o que você falou na resenha, eu fiquei interessada no livro. Pelo o que você colocou, o livro trata de temas bem atuais e isso é legal. Esse tema da internet ainda precisa de muitas reflexões.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá Aline!
    Que livro maravilhoso! Capa linda e edição bem feita! Gostei bastante da premissa e pelo visto nos trás muitas lições! Adorei e com certeza leria!
    Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Aline,realmente preciso me reinventar de novo,estou passando uma fase em que preciso muito de um renovo e essa sua dica de leitura encaixou-se perfeitamente nesse momento .Amo pensar nas minhas atitudes como ser humano.Amei saber que ele se baseia em pensadores como Rosseau. Realmente hoje existem muitas inverdades.Concordo que devemos falar das coisas boas que nos acontece ,ao invés de apenas desabafarmos as ruins.Meu próximo lema é parar com as desculpas ,para mudar o que está errado .Mil beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Não gosto muito de ler livros do gênero, apesar de já ter lido alguns, e achar que eles sempre tem coisas para ensinar! Esse vou passar a vez!
    Bju
    www.lelendolido.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie tudo bem?
    Gostei muito da resenha, a premissa é muito interessante.
    Espero ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi Aline, eu fiquei muito curiosa com esse livro, eu adoro esses livros que são tipo auto-ajuda, sempre acho uma mensagem muito linda e com certeza com esse não é diferente. Parabéns pela resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Aline! Achei muito bacana a premissa do livro. Principalmente porque gosto muito de Rousseau. Fiquei aqui com vontade de saber mais sobre o tema do livro.

    Muito linda sua resenha!
    Abração!

    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  18. Oi Aline,tudo bem?
    Eu já gosto de livros assim, porque, como você, acredito que livros desses gêneros nos ajudam a refletir sobre nossas atitudes, nossas vidas.
    Vou anotar a dica e espero comprar logo.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  19. Adorei, gosto muito de livros que te dão um "tapa na cara" e mostram que se quer algo, vá atrás, mude!

    ResponderExcluir
  20. Oi, flor!
    Gostei da sua opinião sobre esse livro. Eu não tenho preconceito com esse tipo de gênero, porque faço como você: reflito sobre minha própria vida quando leio. Gostei da proposta do autor em abordar o tema renovação e como podemos realmente mudar as nossas vidas… Mas não é o tipo de livro que procuro no momento. :)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Aline, esse é um dos livros da NC que não me atrairam tanto,
    por isso passei a leitura. Mas, adorei a resenha, levantou pontos que
    eu não esperava. Beijos

    ResponderExcluir
  22. Realmente muita gente não curte os livros considerados de autoajuda, mas concordo com você, muitos livros nesse estilo quando bem escritos e com teorias inteligentes nos ajudam a refletir e tomar decisões que irão melhorar nossa vida sim.
    Confesso que quando Renovo foi lançado não prestei muita atenção porque achei a capa feia, para mim uma capa bem pensada é um convite irresistível. Mas pelo que pude entender lendo seu texto, o autor conduz o leitor a refletir sobre vários assuntos que mobilizam a sociedade atual e isso acaba deixando a mensagem de que cada um responsável pela forma que leva sua vida. Além de incentivar o mesmo a parar de reclamar e correr atrás da mudança. Afinal precisamos fazer em nós a mudança que queremos no mundo!!!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  23. não leio muitos livros do gênero mas alguns valem a pena pela reflexões.

    ResponderExcluir
  24. Eu gosto de livros que me fazem refletir e pensar. Mas sempre leio com calma porque sei que não é a mesma dinâmica dos livros que estou acostumada a ler.
    Eu leria de boa, até porque seus elogios contribuíram.
    bjs,bjs

    ResponderExcluir
  25. Eu gosto muito de livros assim não, eu já tentei ler esse livros e não deu certo pra min e por isso vou dispensar essa leitura . Mas vejo que foi uma boa leitura pra você.

    ResponderExcluir
  26. Oiiie
    Poxa, que bom que curtiu a leitura, eu não sou chegada no gênero mas parece ter ótimos assuntos esse e sua resenha ficou ótima, quem sabe eu leia mais para frente ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá Aline
    Gostei muito da sua resenha, não conhecia esse livro e vou te confessar, não me interessou muito apesar das coisas bonitas que disse.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  28. Hello chefita, eu gosto de livros assim, cada um deles trazem uma mensagem que se todos parassem de torcer o nariz iriam aprender um pouco sobre a vida de forma bem interessante. Achei bem curioso esse livro e leria com certeza, é verdade mesmo que quando estamos tristes transmitimos ruins, e quantos aos bons nunca parei para pensar! Quero muito ler esse livro! Bjkas

    ResponderExcluir
  29. Oi Aline, tudo bem??
    Adorei a sua resenha... eu não curto livros dessa temática, mas confesso que fui picada pela pulguinha da curiosidade com relação a este livro... primeiro porque a capa é linda e inspiradora, segundo esses quotes são um mais lindo e reflexivo que o outro, terceiro, acreditei fielmente em tudo que disse... as vezes ficamos sentados apenas dando desculpas, para nos satisfazermos, e nos sentirmos melhor, mas a verdade é que estamos contando mentiras para nós mesmos... enfim... fiquei bem interessada e estou tentando mudar a minha visão com esse tipo de leitura, quem sabe esse não seja um inicio??
    Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi Aline,
    esse livro realmente foge um pouco da minha zona de conforto, mas as vezes gosto de ler obras mais reflexivas assim, com mensagens legais (e úteis, rs). Fiquei curiosa, e ele é mesmo fininho, então encararia
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oie!
    Eu não sou muito fã de obras de auto-ajuda e reflexivas, mas de vez em quando gosto de ler esse tipo de livro justamente quando estou precisando de mais inspiração!
    Concordo bem com a parte que vc citou: quase ninguém compartilha felicidades, só tristezas - é só dar uma olhada no jornal que você percebe a diferença da quantidade de notícias boas e ruins, né? Mas é sempre bom dar um elogio, compartilhar momentos felizes!

    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  32. Ola Aline eu amo livros desse gênero pois sempre absorvemos algo de bom em nossa vida, muitas vezes uma pequena mudança em nossas atitudes trazem grandes resultados. Com certeza irá para minha lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  33. Eu não sou muito fã deste tipo de leitura, mas alguns livros me fazem querer ler e Renovo parece ser um livro que te inspira a mudar e gostei disso.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin